Buscar

Resumo 0 Neuroanatomia

Prévia do material em texto

João Marcos – Psicologia 018 - Neuroanatomia
1. Neurônio:
· São células nervosas que desempenham o papel de conduzir impulsos elétricos, são unidades básicas do sistema nervoso.
1.1 Dendrito:
· Parte receptora do neurônio, por lá chegarão as informações.
1.2 Corpo Celular:
· Parte responsável pela integração das informações.
1.3 Axônio:
· Parte responsável pela transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular.
1.4 Sinapse:
· A sinapse é o local de contato (comunicação) entre dois neurônios. A transferência do impulso nervoso nas sinapses ocorre graças aos neurotransmissores. Estes são biomoléculas (substâncias químicas), produzidas pelos neurônios e armazenados nas vesículas sinápticas (bolsas presentes nas extremidades dos axônios).
· Estima-se que o ser humano possui certa de 86 bilhões de neurônios, sendo que 69 bilhões deles estão no cerebelo e 16 bilhões do cérebro.
1.5 Neurônio sensitivo:
· Conduz a informação da periferia em direção ao SNC, sendo também chamado neurônio aferente. Transmite os impulsos nervosos referentes à sensações ao córtex.
1.6 Neurônio motor:
· Conduz informação do SNC em direção à periferia, sendo conhecido como neurônio eferente. Os neurônios sensitivos e motores são encontrados tanto no SNC quanto no SNP. Transmite impulsos nervos referentes à motricidade de partes do corpo.
1.7 Neurônio interneurônio:
· São aqueles neurônios que conectam um a outro, sendo encontrados no SNC
2 Nervo:
· O nervo é uma estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso.
3 Gânglio:
· Gânglio nervoso é o aglomerado de corpos celulares de neurônios encontrado fora do sistema nervoso central, e apresenta-se geralmente como uma dilatação.
4 Núcleo:
· São aglomerações de neurônios dentro do sistema nervoso central. 
5 Sistema Nervoso Periférico:
· É constituído por nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo, localizado fora do esqueleto axial. 
· É dividido em:
5.1 Sistema Nervoso Somático: regula as ações que estão sob o controle da nossa vontade, ou seja, ações voluntárias. Atua sob a musculatura esquelética de contração voluntária.
5.2 Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central. Geralmente, exerce o controle de atividades de independem da nossa vontade, ou seja, ações involuntárias. Atua sob a musculatura lisa e cardíaca.
· O Sistema Nervoso Autônomo, por sua vez, divide-se em:
5.2.1 Sistema Nervoso Simpático: que estimula o funcionamento dos órgãos.
5.2.2 Sistema Nervoso Parassimpático: que inibe o funcionamento dos órgãos.
6 Sistema Nervoso Central:
· É constituído pela medula espinhal e encéfalo. O sistema nervoso central atua como um centro integrador, processando todas as informações dos impulsos recebidos. É nessa região, portanto, que as decisões são tomadas e ordens são geradas e enviadas para o órgão efetor.
7 Substância Branca:
· A substância branca é o tecido pelo qual as mensagens passam entre diferentes áreas da substância cinzenta dentro do sistema nervoso. A substância branca tem este nome devido à capa de gordura (mielina) que envolve as fibras nervosas (axônios). Essa mielina é encontrada em quase todas as fibras nervosas longas e atua como isolante elétrico. Isso é importante porque permite que as mensagens passem mais rapidamente de um ponto a outro.
8 Substância Cinzenta:
· A substância cinzenta é composta de corpos celulares de neurônios, e é responsável por interpretar os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial - como visão e audição, memória, emoções e fala.
 
9 Cortes:
· Corte Sagital: É o plano anatómico que divide o corpo humano em metades esquerda e direita, cortando no sentido cima para baixo
· Corte Coronal ou Corte Frontal: É um dos tipos de planos anatômicos, dividindo o corpo com cortes verticais e perpendiculares ao plano mediano, cortando no sentido direito para esquerdo.
· Corte Transversal ou Corte Horizontal: É um dos planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.
 
10 Posição anatômica:
· Posição ereta
· Face voltada para frente
· Membros superiores estendidos
· Palmas das mãos voltadas para frente
· Membros inferiores unidos
· Pontas dos pés dirigidas para frente
11 Conceitos anatômicos:
· Normal anatômico: Tudo o que ocorre com maior frequência.
· Variação anatômica: Ocorre com menor frequência, sem prejuízos.
· Anomalia: Ocorre com baixa frequência, com prejuízo funcional.
· Monstruosidade: Anomalia acentuada incompatível com a vida.
Fontes:
· https://www.todabiologia.com/anatomia/neuronios.htm
· https://www.todamateria.com.br/sistema-nervoso-periferico/
· https://www.todamateria.com.br/sistema-nervoso-central/
· http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso-central.htm
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Subst%C3%A2ncia_branca#Fun%C3%A7%C3%A3o
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Subst%C3%A2ncia_cinzenta#Fun%C3%A7%C3%A3o
· https://www.auladeanatomia.com/novosite/generalidades/planos-anatomicos/
· Aulas do dia 15/03/2018 e 22/03/2018 da Prof. Maíra

Continue navegando