Buscar

Ação de Reparação por Danos Morais em Caso de Injúria Racial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor
Eduardo Braz Marinho Rolim
Nome do Aluno / Matrícula
AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANOS MORAIS 
	Nome da Disciplina
NPJ DIREITOS HUMANOS
	Semestre
2022.1
Maria de Jesus no dia 10 de outubro, por volta das 10:30h, fora realizar compras em uma das filiais da Happy Sun, situada na Rua Zumbi dos Palmares, nº. 2011, nesta Capital. Na ocasião, fora comprar alguns brinquedos para sua filha. 
Ao chegar ao caixa, verificou a divergência de preços entre o demonstrado na etiqueta do produto e aquele mostrado no visor do caixa e decide retornar à loja. A funcionária, nada obstante a ostensiva divergência, negou-se a cobrar o valor inferior. Disse, mais, que “se a senhora não quisesse comprar, era só deixar o produto aqui.” Dona Maria, inconformada, discordou do procedimento e indica seu direito de pagar o valor menor. Decorrido mais de 15 minutos sem solução, a empregada chamou o segurança da loja de brinquedos para sanar o impasse. Esse, chama-se Leandro da Conceição. 
Ao confrontar-se com a cliente agiu rispidamente. Proferiu inúmeros adjetivos a essa. Nominou-a, dentre outros, de “pretinha barraqueira”. 
Em decorrência da situação vivida, em que sua personalidade fora bruscamente maculada, dona Maria de Jesus se dirige a uma delegacia, onde realiza Boletim de Ocorrência.  Em ato contínuo, Maria de Jesus o(a) procura para que, na qualidade de advogado(a), proponha a medida judicial cabível, na busca da reparação de danos por ofensa à personalidade, decorrente de palavras ofensivas de injúria racial.
Considerando a situação fática apresentada acima, redija a peça processual pertinente abordando os fundamentos de direito que possam ser utilizados para dar respaldo à pretensão. A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não é suficiente.
FOLHA RESPOSTA: