Buscar

experimento 7 resumo e part exp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
No presente experimento foi realizado o preparo de uma solução padrão de AgNO3 e a posterior padronização de uma solução de KSCN, além disso, foi realizada a análise de uma amostra de soro fisiológico (0,9%) por meio de dois métodos da volumetria de precipitação, o método de Mohr e o de Volhard, comparando os valores obtidos em cada método e com o valor real da embalagem.
PARTE EXPERIMENTAL
Preparo de solução padrão de AgNO3 a 0,1 mol/L: 
Foram pesados 4,25g de AgNO3 previamente seco por 2 h a 150ºC, resfriado e mantido no dessecador, então o mesmo foi dissolvido em água e diluído em um balão volumétrico de 250mL, por fim, a solução foi homogeneizada.
Solução de KSCN 0,1 molL-1 
Foi calculada a massa necessária para preparar 250 mL uma solução de KSCN 0,1 molL-1, o valor obtido foi pesado e dissolvido em água, então o volume foi completado em balão de 250 mL com água destilada e foi calculada a sua concentração.
Método de Mohr 
Em um erlenmeyer de 250 mL foram medidos 10 mL da amostra de soro fisiológico e adicionados 20 mL de água destilada, em seguida, adicionou-se 0,5 mL de solução 5% m/v de K2CrO4 (indicador). 
A titulação foi iniciada adicionando, sem interrupções, a solução padrão de AgNO3 0,1000 mol L-1 ao erlenmeyer, sob agitação constante, até que se observasse o ponto final da titulação, então foi anotado o volume consumido de titulante, esse procedimento foi realizado em triplicata, e ao seu fim, foi calculado o teor de NaCl contido na amostra e seu valor comparado com o valor real contido na embalagem.
Método de Volhard 
Com o auxílio de uma pipeta volumétrica, foram medidos 10mL da solução de soro fisiológico (0,9%) e transferiu-se a quantia para um Erlenmeyer de 125 mL, em seguida, adicionou-se 25 mL de nitrato de prata 0,1 mol L-1. A solução foi filtrada com filtro de papel e foi adicionado 1,0 mL de indicador (solução saturada de sulfato férrico amoniacal ~ 40%,) e 5,0 mL de HNO3 6,0 mol L-1. 
A titulação foi realizada com solução padrão de tiocianato de potássio 0,1 mol L-1 até que fosse observado o ponto final, então o volume gasto do titulante foi anotado e o procedimento repetido mais duas vezes. Por fim, foi realizado o cálculo do teor de NaCl na amostra, o erro relativo da medida, média e o desvio padrão entre as medidas dos dois métodos, comparando os resultados com o valor real contido na embalagem.

Continue navegando