Logo Passei Direto
Buscar

Questões 1 e 2 Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos (COMPLETA)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o extrato de texto: “O espaço das brincadeiras é importante, pois intervém de forma positiva na intenção do educando durante as atividades lúdicas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 85.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que define o que é a brinquedoteca:
A Delimita-se a um espaço organizados para seção cinema e televisão.
B É um espaço organizado que favorece somente a leitura.
C É um espaço que favorece os jogos direcionados para que o educando interaja com os educadores.
D É um espaço direcionado aos jogos eletrônicos.
E A brinquedoteca é um espaço organizado para favorecer a brincadeira livremente.

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a comunicação e a socialização são grandes desafios para seus professores e pais quando pensamos nessas duas habilidades. O brincar poderá contribuir para que estas crianças aprendam a lidar com suas características nestas áreas.”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 2, Curitiba, Intersaberes, 2021 p. 8.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 2, Videoaula - Tema 3 – Brincadeira, faz de conta e o Transtorno do Espectro Autista, sobre a mediação dos jogos e das brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica que se caracteriza por um conjunto de sinais clínicos nem sempre provocados por uma causa comum.
( ) Os jogos e as brincadeiras são importantes aliados no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso.
( ) Algumas orientações específicas para a prática lúdica com crianças com TEA são: Explique os jogos e as brincadeiras claramente e com objetivos bem específicos; lembre-se de verificar se a criança está olhando para você enquanto explica as brincadeiras; promova rotinas, descrevendo o encaminhamento dos jogos em cartazes.
( ) Ao saber um pouco mais sobre as características das crianças com TEA e conhecer algumas dicas para desenvolver os jogos e as brincadeiras, podemos planejar as práticas lúdicas com maior segurança.
A F – V – F – V
B V – F – V - F
C F – F – F - F
D V - F – V – V
E V – V – V - V

Atente para o seguinte fragmento de texto: “A riqueza da infância é a possibilidade de brincar com objetos da cultura lúdica, como os jogos e os brinquedos tradicionais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! Curitiba, Intersaberes: 2020. (p.37-38)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brinquedo, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) É irrelevante considerar o brinquedo como um objeto que dá suporte à brincadeira, as ações da criança são exploratórias.
( ) O brinquedo pode ser confeccionado com um objetivo pré-estabelecido, mas também pode ser um objeto qualquer ao redor da criança, que atraia sua atenção para estabelecer uma brincadeira.
( ) Devemos priorizar o brinquedo pedagógico ou improvisado e não o industrializado.
( ) A ação de dominar o material, de conhecer as suas funções e possibilidades é o que vai estimular seu desenvolvimento, tornando suas atividades mais complexas.
A V – F – F – F
B F – V – F – V
C F – V – V - F
D V – V – F - V
E V – V – F - F

Atente para o seguinte fragmento de texto: “A aprendizagem cooperativa, pois, “[...] é uma maneira inovadora de se aprender a trabalhar com a diversidade” (Soler, 2009, p. 142). Com efeito, a educação inclusiva encontra nas práticas lúdicas um meio ímpar de estimular o aprendizado de atitudes mais cooperativas e solidárias entre as crianças”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 14.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 3– Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre a prática dos jogos cooperativos, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Uma das preocupações dos professores e demais profissionais da educação é incluir os estudantes com deficiências, TGD e AH/SD nas aulas.
( ) Um estudante que possui boas habilidades, apresentando uma habilidade motora eficiente, poderá desmotivar o aprendizado de outros estudantes.
( ) A prática dos jogos cooperativos é uma ótima ferramenta para que tralhar com um estudante extremamente competitivo que está em conflito com os colegas, na escola.
( ) Um estudante que demonstre maior interesse por práticas de leitura, escrita ou desenho e menor habilidade motora, vivenciando práticas lúdicas cooperativas com os colegas de sala, poderá bloquear sua capacidade de raciocínio, interpretação e memória visual e espacial.
A V – F – V - F
B V – V – V - F
C F – F – V - V
D F – V – F – F
E F – F – F - F

Leia o extrato de texto: “Os sentimentos de confiança e valor interferem no modo como os educandos interagem com o meio, Soler, destaca que a autoestima apresenta dois aspectos que se interrelacionam”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 82.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que indica corretamente os dois aspetos da autoestima:
A A autoestima apresenta dois aspectos: a vaidade e a vulnerabilidade.
B Os dois aspectos da autoestima correspondem à noção de autoeficiência e à noção de autorrespeito.
C Os aspectos apresentados na autoestima são autoeficiência e imaginação.
D Na autoestima, dois aspectos são encontrados: o autorrespeito e a inclusão.
E São os dois aspectos da autoestima: a noção lúdica e a noção educativa.

Leia o extrato de texto: "Piaget, criou um campo de investigação denominado epistemologia genética, que aborda uma teoria do conhecimento pautada no desenvolvimento natural da criança, em que são referências na organização dos jogos e brinquedos". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 100-101.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as três categorias dos recursos lúdicos:
A Os jogos de exercício, os de acoplagem e os de regras.
B Os jogos de exercício, os simbólicos e os de regras.
C Os jogos simbólicos, experimentação e os de regras.
D Os jogos de exercício, experimentação e simbólicos.
E Os jogos fabricação, experimentação e os de regras.

Atente para o seguinte fragmento de texto: "Atualmente, existe uma variedade significativa de jogos à disposição para atender os objetivos didático-pedagógicos traçados pelos profissionais. Selecionar esse material, levando em consideração as possibilidades de experimentação, exploração e exercícios, é fundamental para o trabalho".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à classificação dos jogos estabelecida por Piaget, enumere os elementos a seguir de acordo com os conceitos e características de cada uma delas:
(1) de exercício
(2) simbólicos
(3) de regras
D 1 – 3 – 2
E 3 – 1 – 2

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o objetivo do brinquedo educativo, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A Alfabetizar, expressar a oralidade e a diversidade cultural.
B Educar, estimular o desenvolvimento sensorial e elaborar representações mentais.
C Ensinar e modificar o significado dos objetos e assumir papéis.
D Expressar a oralidade e a diversidade cultural.
E Ensinar e educar, assim como possibilitar a compreensão sobre os processos interativos que envolvem a cognição.

Leia o fragmento de texto: "[...] a classificação dos jogos, é eleita como fundamentos desta obra e que explicitarão a relação brincar/inclusão/escola/educação/educadores/estudantes com deficiências/desenvolvimento/aprendizagem".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente os jogos e sua respectiva classificação:
1. Fórmulas de escolha.
2. Jogos de representação.
3. Parlenda.
( ) Par ou ímpar.
( ) Pé de cachimbo.
( ) Mímica.

Atente para o seguinte fragmento de texto: "Brincar espontaneamente, compartilhar experiências sensoriais, criar regras, dialogar, superar desafios cognitivos e motores são fundamentais para que o sujeito se desenvolva na sua integralidade".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar, os brinquedos e as brincadeiras, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento.
( ) As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.
( ) Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para as crianças, que quando adultos não fazem mais essa ação.
( ) A interação com os brinquedos aprimora apenas nossas funções cognitivas.
A V – F – F – F
B V – F – V - V
C F – V – V - F
D F – V – F - V
E V – V – F - F

Leia o fragmento de texto: "O conceito de zona de desenvolvimento proximal explica a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento [...]".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente os três níveis de desenvolvimento:
1. Zona de desenvolvimento real.
2. Zona de desenvolvimento potencial.
3. Zona de desenvolvimento proximal.
( ) Permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.
( ) A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
( ) O nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados.

Leia o extrato do texto: "Vygotsky aponta três posições teóricas: a primeira 'os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado', a segunda o aprendizado é desenvolvimento' e a terceira 'supera os extremos das outras duas'."
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que define corretamente, de acordo com os três níveis de aprendizado, a zona de desenvolvimento real:
A Zona de desenvolvimento real se define como o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados.
B A zona de desenvolvimento real é aquela em que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas, quando recebe ajuda de outras pessoas, no caso do aprendizado escolar com mediação dos educadores.
C A zona de desenvolvimento real é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e proximal, em que permite à criança saber explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento.
D Zona de desenvolvimento real é o nível em que a criança ainda não consegue realizar ações mentais e estabelece como resultado certos ciclos de desenvolvimentos incompletos.
E Zona de desenvolvimento real é aquela que permite a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que pode projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.

Leia o extrato de texto: "A categorização facilita o uso das classificações dos jogos por meio da simplicidade de utilização, ganho de tempo e valorização dos objetos lúdicos".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente identifica em que fase o educando melhor representa os jogos simbólicos:
A Caracterizam-se pela fase que vai desde o nascimento até um ano e seis meses de idade.
B Caracterizam-se pela fase dos três meses até os três anos de idade.
C Caracterizam-se pela fase que vai dos três aos 12 anos de idade.
D Caracterizam-se pela fase que vai do nascimento até o surgimento da linguagem.
E Caracterizam-se pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 2 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à função do brinquedo e da brincadeira para a infância, analise as seguintes afirmativas:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A função do brinquedo para a infância, destaca-se por seu valor social, afetivo e simbólico.
II. O brinquedo propicia às crianças que vivenciem situações e entreguem à brincadeira um conjunto de representações sociais e culturais ricas.
III. Brincar é saudável para as crianças porque possibilita a experimentação de novos comportamentos, o que favorece a formação pessoal e a construção da identidade.
IV. As crianças experimentam ações que envolvem a imaginação e a associação com suas experiências anteriores e, dessa forma, resgatam memórias afetivas e simbólicas.
A I e II
B I e III
C II, III e IV
D III e IV
E todas as afirmativas estão corretas

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Por meio do jogo a criança obtém uma maior coordenação motora, cria normas de conduta e assim aprende a viver em grupo. Hábitos e atitudes se modificam durante a prática de jogos, podendo algumas condutas”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da Aula 3, Videoaula - Tema 3 – Transformar jogos competitivos em cooperativos é possível?, sobre os brinquedos oferecidos às crianças com TEA, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Praticamente, todos os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser transformados em práticas lúdicas cooperativas.
( ) Há a necessidade de se transformar o olhar sobre o modo como os participantes agem e interagem consigo e uns com os outros.
( ) Os participantes do jogo competitivo têm como meta vencer e, dessa forma, elaboram estratégias para derrotar e excluir o outro.
( ) No jogo cooperativo, os participantes do jogo têm como meta vencer o adversário.
A V – V – F – V
B V – F – V - F
C F – F – F - F
D V - F – V – V
E V – V – V - V

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que identifica corretamente o efeito do Marco Legal sobre o direito das crianças a brincar na primeira infância:
Em termos de fundamentação legal, o Brasil avançou no que diz respeito ao direito de brincar na infância, incitando, inclusive, a pesquisa sobre a ludicidade na educação.
A A lei que garantiu o direito legal à criança brincar na primeira infância traz que a escola na primeira infância dever limitar-se apenas a brinquedos.
B O efeito, em termos legais, trouxe um retrocesso e muitas confusões, então houve uma revolução para que as crianças voltassem a trabalhar, e não a brincar.
C É visível o efeito no Brasil da fundamentação legal sobre o direito as brincadeiras, pois permitem que as crianças utilizem unicamente jogos eletrônicos.
D Em termos legais, o Brasil não avançou nos direitos da criança ao acesso às brincadeiras, ainda encontra resistência em liberar legalmente esse direito.
E Em termos de fundamentação legal, o Brasil avançou no que diz respeito ao direito de brincar na infância, incitando, inclusive, a pesquisa sobre a ludicidade na educação.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 2 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente a mediação nos jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Os jogos e as brincadeiras são irrelevantes no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso.
( ) As práticas lúdicas servem à inclusão, pois propiciam a valorização das características de cada um.
( ) Ao utilizar as práticas lúdicas que envolvem o faz-de-conta e a fantasia para as crianças com autismo, deve-se ter muito cuidado, pois neste tipo de brincadeira ocorre a vivência de outros papéis e a atribuição de significado aos objetos.
( ) A prática lúdica com jogos sensoriais tem em comum os jogos de faz-de-conta o mundo imaginário.
A F – V – F - V
B V – F– V – F
C F – F – F – F
D V – V – F – F
E F – V - F - F

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que identifica os três níveis de desenvolvimento do aprendizado da criança segundo Vygotsky.
Assinale corretamente a alternativa que identifica os três níveis de desenvolvimento do aprendizado da criança segundo Vygotsky:
A Zona de desenvolvimento infantil, zona de desenvolvimento adolescente e zona de desenvolvimento adulto.
B Zona de desenvolvimento imaginário, zona de desenvolvimento educativo e zona de desenvolvimento cognitivo.
C Zona de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal.
D Zona de desenvolvimento aéreo, zona de desenvolvimento imaginário e zona de desenvolvimento lúdico.
E Zona de desenvolvimento motor, zona de desenvolvimento motivacional, zona de desenvolvimento real.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define a zona de desenvolvimento proximal, um dos três níveis de aprendizado apontado por Vygotsky.
Assinale a alternativa que corretamente define a zona de desenvolvimento proximal, um dos três níveis de aprendizado apontado por Vygotsky:
A Permite somente a relação entre o brincar, a imaginação e o lúdico educativo.
B É a relação entre aprendizado e desenvolvimento, permite projetar o porvir imediato da criança.
C A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
D Não permite que a criança realize ações mentais e não também necessita da mediação dos colegas e adultos ao redor.
E Permite que a criança imagine, porém não permite que ela realize ações mentais, assim sempre necessitará da mediação de seus pais.

Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que identifica a função lúdica na oficina.
Assinale corretamente a alternativa que identifica a função lúdica na oficina:
A A função lúdica na oficina está ligada à alfabetização, ao dever e à interação.
B A função lúdica na oficina está ligada ao letramento, ao prazer e ao desenvolvimento cognitivo.
C A função lúdica na oficina está ligada imaginação, socialização e disciplina.
D A função lúdica na oficina está ligada à diversão, ao prazer e à interação.
E A função lúdica na oficina está ligada à diversão, desenvolvimento coordenação motora fina e a socialização.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o extrato de texto: “O espaço das brincadeiras é importante, pois intervém de forma positiva na intenção do educando durante as atividades lúdicas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 85.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que define o que é a brinquedoteca:
A Delimita-se a um espaço organizados para seção cinema e televisão.
B É um espaço organizado que favorece somente a leitura.
C É um espaço que favorece os jogos direcionados para que o educando interaja com os educadores.
D É um espaço direcionado aos jogos eletrônicos.
E A brinquedoteca é um espaço organizado para favorecer a brincadeira livremente.

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a comunicação e a socialização são grandes desafios para seus professores e pais quando pensamos nessas duas habilidades. O brincar poderá contribuir para que estas crianças aprendam a lidar com suas características nestas áreas.”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 2, Curitiba, Intersaberes, 2021 p. 8.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 2, Videoaula - Tema 3 – Brincadeira, faz de conta e o Transtorno do Espectro Autista, sobre a mediação dos jogos e das brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica que se caracteriza por um conjunto de sinais clínicos nem sempre provocados por uma causa comum.
( ) Os jogos e as brincadeiras são importantes aliados no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso.
( ) Algumas orientações específicas para a prática lúdica com crianças com TEA são: Explique os jogos e as brincadeiras claramente e com objetivos bem específicos; lembre-se de verificar se a criança está olhando para você enquanto explica as brincadeiras; promova rotinas, descrevendo o encaminhamento dos jogos em cartazes.
( ) Ao saber um pouco mais sobre as características das crianças com TEA e conhecer algumas dicas para desenvolver os jogos e as brincadeiras, podemos planejar as práticas lúdicas com maior segurança.
A F – V – F – V
B V – F – V - F
C F – F – F - F
D V - F – V – V
E V – V – V - V

Atente para o seguinte fragmento de texto: “A riqueza da infância é a possibilidade de brincar com objetos da cultura lúdica, como os jogos e os brinquedos tradicionais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! Curitiba, Intersaberes: 2020. (p.37-38)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brinquedo, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) É irrelevante considerar o brinquedo como um objeto que dá suporte à brincadeira, as ações da criança são exploratórias.
( ) O brinquedo pode ser confeccionado com um objetivo pré-estabelecido, mas também pode ser um objeto qualquer ao redor da criança, que atraia sua atenção para estabelecer uma brincadeira.
( ) Devemos priorizar o brinquedo pedagógico ou improvisado e não o industrializado.
( ) A ação de dominar o material, de conhecer as suas funções e possibilidades é o que vai estimular seu desenvolvimento, tornando suas atividades mais complexas.
A V – F – F – F
B F – V – F – V
C F – V – V - F
D V – V – F - V
E V – V – F - F

Atente para o seguinte fragmento de texto: “A aprendizagem cooperativa, pois, “[...] é uma maneira inovadora de se aprender a trabalhar com a diversidade” (Soler, 2009, p. 142). Com efeito, a educação inclusiva encontra nas práticas lúdicas um meio ímpar de estimular o aprendizado de atitudes mais cooperativas e solidárias entre as crianças”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 14.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 3– Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre a prática dos jogos cooperativos, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Uma das preocupações dos professores e demais profissionais da educação é incluir os estudantes com deficiências, TGD e AH/SD nas aulas.
( ) Um estudante que possui boas habilidades, apresentando uma habilidade motora eficiente, poderá desmotivar o aprendizado de outros estudantes.
( ) A prática dos jogos cooperativos é uma ótima ferramenta para que tralhar com um estudante extremamente competitivo que está em conflito com os colegas, na escola.
( ) Um estudante que demonstre maior interesse por práticas de leitura, escrita ou desenho e menor habilidade motora, vivenciando práticas lúdicas cooperativas com os colegas de sala, poderá bloquear sua capacidade de raciocínio, interpretação e memória visual e espacial.
A V – F – V - F
B V – V – V - F
C F – F – V - V
D F – V – F – F
E F – F – F - F

Leia o extrato de texto: “Os sentimentos de confiança e valor interferem no modo como os educandos interagem com o meio, Soler, destaca que a autoestima apresenta dois aspectos que se interrelacionam”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 82.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que indica corretamente os dois aspetos da autoestima:
A A autoestima apresenta dois aspectos: a vaidade e a vulnerabilidade.
B Os dois aspectos da autoestima correspondem à noção de autoeficiência e à noção de autorrespeito.
C Os aspectos apresentados na autoestima são autoeficiência e imaginação.
D Na autoestima, dois aspectos são encontrados: o autorrespeito e a inclusão.
E São os dois aspectos da autoestima: a noção lúdica e a noção educativa.

Leia o extrato de texto: "Piaget, criou um campo de investigação denominado epistemologia genética, que aborda uma teoria do conhecimento pautada no desenvolvimento natural da criança, em que são referências na organização dos jogos e brinquedos". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 100-101.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as três categorias dos recursos lúdicos:
A Os jogos de exercício, os de acoplagem e os de regras.
B Os jogos de exercício, os simbólicos e os de regras.
C Os jogos simbólicos, experimentação e os de regras.
D Os jogos de exercício, experimentação e simbólicos.
E Os jogos fabricação, experimentação e os de regras.

Atente para o seguinte fragmento de texto: "Atualmente, existe uma variedade significativa de jogos à disposição para atender os objetivos didático-pedagógicos traçados pelos profissionais. Selecionar esse material, levando em consideração as possibilidades de experimentação, exploração e exercícios, é fundamental para o trabalho".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à classificação dos jogos estabelecida por Piaget, enumere os elementos a seguir de acordo com os conceitos e características de cada uma delas:
(1) de exercício
(2) simbólicos
(3) de regras
D 1 – 3 – 2
E 3 – 1 – 2

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o objetivo do brinquedo educativo, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A Alfabetizar, expressar a oralidade e a diversidade cultural.
B Educar, estimular o desenvolvimento sensorial e elaborar representações mentais.
C Ensinar e modificar o significado dos objetos e assumir papéis.
D Expressar a oralidade e a diversidade cultural.
E Ensinar e educar, assim como possibilitar a compreensão sobre os processos interativos que envolvem a cognição.

Leia o fragmento de texto: "[...] a classificação dos jogos, é eleita como fundamentos desta obra e que explicitarão a relação brincar/inclusão/escola/educação/educadores/estudantes com deficiências/desenvolvimento/aprendizagem".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente os jogos e sua respectiva classificação:
1. Fórmulas de escolha.
2. Jogos de representação.
3. Parlenda.
( ) Par ou ímpar.
( ) Pé de cachimbo.
( ) Mímica.

Atente para o seguinte fragmento de texto: "Brincar espontaneamente, compartilhar experiências sensoriais, criar regras, dialogar, superar desafios cognitivos e motores são fundamentais para que o sujeito se desenvolva na sua integralidade".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar, os brinquedos e as brincadeiras, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento.
( ) As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.
( ) Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para as crianças, que quando adultos não fazem mais essa ação.
( ) A interação com os brinquedos aprimora apenas nossas funções cognitivas.
A V – F – F – F
B V – F – V - V
C F – V – V - F
D F – V – F - V
E V – V – F - F

Leia o fragmento de texto: "O conceito de zona de desenvolvimento proximal explica a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento [...]".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente os três níveis de desenvolvimento:
1. Zona de desenvolvimento real.
2. Zona de desenvolvimento potencial.
3. Zona de desenvolvimento proximal.
( ) Permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.
( ) A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
( ) O nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados.

Leia o extrato do texto: "Vygotsky aponta três posições teóricas: a primeira 'os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado', a segunda o aprendizado é desenvolvimento' e a terceira 'supera os extremos das outras duas'."
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que define corretamente, de acordo com os três níveis de aprendizado, a zona de desenvolvimento real:
A Zona de desenvolvimento real se define como o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados.
B A zona de desenvolvimento real é aquela em que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas, quando recebe ajuda de outras pessoas, no caso do aprendizado escolar com mediação dos educadores.
C A zona de desenvolvimento real é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e proximal, em que permite à criança saber explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento.
D Zona de desenvolvimento real é o nível em que a criança ainda não consegue realizar ações mentais e estabelece como resultado certos ciclos de desenvolvimentos incompletos.
E Zona de desenvolvimento real é aquela que permite a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que pode projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.

Leia o extrato de texto: "A categorização facilita o uso das classificações dos jogos por meio da simplicidade de utilização, ganho de tempo e valorização dos objetos lúdicos".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente identifica em que fase o educando melhor representa os jogos simbólicos:
A Caracterizam-se pela fase que vai desde o nascimento até um ano e seis meses de idade.
B Caracterizam-se pela fase dos três meses até os três anos de idade.
C Caracterizam-se pela fase que vai dos três aos 12 anos de idade.
D Caracterizam-se pela fase que vai do nascimento até o surgimento da linguagem.
E Caracterizam-se pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 2 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à função do brinquedo e da brincadeira para a infância, analise as seguintes afirmativas:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A função do brinquedo para a infância, destaca-se por seu valor social, afetivo e simbólico.
II. O brinquedo propicia às crianças que vivenciem situações e entreguem à brincadeira um conjunto de representações sociais e culturais ricas.
III. Brincar é saudável para as crianças porque possibilita a experimentação de novos comportamentos, o que favorece a formação pessoal e a construção da identidade.
IV. As crianças experimentam ações que envolvem a imaginação e a associação com suas experiências anteriores e, dessa forma, resgatam memórias afetivas e simbólicas.
A I e II
B I e III
C II, III e IV
D III e IV
E todas as afirmativas estão corretas

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Por meio do jogo a criança obtém uma maior coordenação motora, cria normas de conduta e assim aprende a viver em grupo. Hábitos e atitudes se modificam durante a prática de jogos, podendo algumas condutas”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da Aula 3, Videoaula - Tema 3 – Transformar jogos competitivos em cooperativos é possível?, sobre os brinquedos oferecidos às crianças com TEA, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Praticamente, todos os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser transformados em práticas lúdicas cooperativas.
( ) Há a necessidade de se transformar o olhar sobre o modo como os participantes agem e interagem consigo e uns com os outros.
( ) Os participantes do jogo competitivo têm como meta vencer e, dessa forma, elaboram estratégias para derrotar e excluir o outro.
( ) No jogo cooperativo, os participantes do jogo têm como meta vencer o adversário.
A V – V – F – V
B V – F – V - F
C F – F – F - F
D V - F – V – V
E V – V – V - V

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que identifica corretamente o efeito do Marco Legal sobre o direito das crianças a brincar na primeira infância:
Em termos de fundamentação legal, o Brasil avançou no que diz respeito ao direito de brincar na infância, incitando, inclusive, a pesquisa sobre a ludicidade na educação.
A A lei que garantiu o direito legal à criança brincar na primeira infância traz que a escola na primeira infância dever limitar-se apenas a brinquedos.
B O efeito, em termos legais, trouxe um retrocesso e muitas confusões, então houve uma revolução para que as crianças voltassem a trabalhar, e não a brincar.
C É visível o efeito no Brasil da fundamentação legal sobre o direito as brincadeiras, pois permitem que as crianças utilizem unicamente jogos eletrônicos.
D Em termos legais, o Brasil não avançou nos direitos da criança ao acesso às brincadeiras, ainda encontra resistência em liberar legalmente esse direito.
E Em termos de fundamentação legal, o Brasil avançou no que diz respeito ao direito de brincar na infância, incitando, inclusive, a pesquisa sobre a ludicidade na educação.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 2 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente a mediação nos jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Os jogos e as brincadeiras são irrelevantes no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso.
( ) As práticas lúdicas servem à inclusão, pois propiciam a valorização das características de cada um.
( ) Ao utilizar as práticas lúdicas que envolvem o faz-de-conta e a fantasia para as crianças com autismo, deve-se ter muito cuidado, pois neste tipo de brincadeira ocorre a vivência de outros papéis e a atribuição de significado aos objetos.
( ) A prática lúdica com jogos sensoriais tem em comum os jogos de faz-de-conta o mundo imaginário.
A F – V – F - V
B V – F– V – F
C F – F – F – F
D V – V – F – F
E F – V - F - F

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que identifica os três níveis de desenvolvimento do aprendizado da criança segundo Vygotsky.
Assinale corretamente a alternativa que identifica os três níveis de desenvolvimento do aprendizado da criança segundo Vygotsky:
A Zona de desenvolvimento infantil, zona de desenvolvimento adolescente e zona de desenvolvimento adulto.
B Zona de desenvolvimento imaginário, zona de desenvolvimento educativo e zona de desenvolvimento cognitivo.
C Zona de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal.
D Zona de desenvolvimento aéreo, zona de desenvolvimento imaginário e zona de desenvolvimento lúdico.
E Zona de desenvolvimento motor, zona de desenvolvimento motivacional, zona de desenvolvimento real.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define a zona de desenvolvimento proximal, um dos três níveis de aprendizado apontado por Vygotsky.
Assinale a alternativa que corretamente define a zona de desenvolvimento proximal, um dos três níveis de aprendizado apontado por Vygotsky:
A Permite somente a relação entre o brincar, a imaginação e o lúdico educativo.
B É a relação entre aprendizado e desenvolvimento, permite projetar o porvir imediato da criança.
C A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
D Não permite que a criança realize ações mentais e não também necessita da mediação dos colegas e adultos ao redor.
E Permite que a criança imagine, porém não permite que ela realize ações mentais, assim sempre necessitará da mediação de seus pais.

Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que identifica a função lúdica na oficina.
Assinale corretamente a alternativa que identifica a função lúdica na oficina:
A A função lúdica na oficina está ligada à alfabetização, ao dever e à interação.
B A função lúdica na oficina está ligada ao letramento, ao prazer e ao desenvolvimento cognitivo.
C A função lúdica na oficina está ligada imaginação, socialização e disciplina.
D A função lúdica na oficina está ligada à diversão, ao prazer e à interação.
E A função lúdica na oficina está ligada à diversão, desenvolvimento coordenação motora fina e a socialização.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto: 
“O espaço das brincadeiras é importante, pois intervém de forma positiva na intenção do educando durante as atividades lúdicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 85.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que define o que é a brinquedoteca:
Nota: 10.0
	
	A
	Delimita-se a um espaço organizados para seção cinema e televisão.
	
	B
	É um espaço organizado que favorece somente a leitura.
	
	C
	É um espaço que favorece os jogos direcionados para que o educando interaja com os educadores.
	
	D
	É um espaço direcionado aos jogos eletrônicos.
	
	E
	A brinquedoteca é um espaço organizado para favorecer a brincadeira livremente.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Você sabe o que é uma brinquedoteca? A brinquedoteca é um espaço organizado para favorecer a brincadeira dos educandos livremente, estimulando a interiorização e a expressão de vivências lúdicas. 'A brinquedoteca é um espaço onde as crianças (e os adultos) brincam livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas' [....]” (livro-base, p. 91).
Questão 2/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a comunicação e a socialização são grandes desafios para seus professores e pais quando pensamos nessas duas habilidades. O brincar poderá contribuir para que estas crianças aprendam a lidar com suas características nestas áreas.”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 2, Curitiba, Intersaberes, 2021 p. 8
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 2, Videoaula - Tema 3 – Brincadeira, faz de conta e o Transtorno do Espectro Autista, sobre a mediação dos jogos e das brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) O autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica que se caracteriza por um conjunto de sinais clínicos nem sempre provocados por uma causa comum.
( ) Os jogos e as brincadeiras são importantes aliados no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso.
( ) Algumas orientações específicas para a prática lúdica com crianças com TEA são: Explique os jogos e as brincadeiras claramente e com objetivos bem específicos; lembre-se de verificar se a criança está olhando para você enquanto explica as brincadeiras; promova rotinas, descrevendo o encaminhamento dos jogos em cartazes.
( ) Ao saber um pouco mais sobre as características das crianças com TEA e conhecer algumas dicas para desenvolver os jogos e as brincadeiras, podemos planejar as práticas lúdicas com maior segurança.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V - F
	
	C
	F – F – F - F
	
	D
	V - F – V – V
	
	E
	V – V – V - V
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V - V – V – V, pois “O autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica que se caracteriza por um conjunto de sinais clínicos nem sempre provocados por uma causa comum. “. [...] “Os jogos e as brincadeiras são importantes aliados no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso”. [...] “Algumas orientações específicas para a prática lúdica com crianças com TEA são: Explique os jogos e as brincadeiras claramente e com objetivos bem específicos; lembre-se de verificar se a criança está olhando para você enquanto explica as brincadeiras; promova rotinas, descrevendo o encaminhamento dos jogos em cartazes” [...] “Ao saber um pouco mais sobre as características das crianças com TEA e conhecer algumas dicas para desenvolver os jogos e as brincadeiras, podemos planejar as práticas lúdicas com maior segurança.”(Aula 2, Videoaula - Tema 3 – Brincadeira, faz de conta e o Transtorno do Espectro Autista, 1min45s)
Questão 3/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A riqueza da infância é a possibilidade de brincar com objetos da cultura lúdica, como os jogos e os brinquedos tradicionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! Curitiba, Intersaberes: 2020. (p.37-38)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brinquedo, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
(  ) É irrelevante considerar o brinquedo como um objeto que dá suporte à brincadeira, as ações da criança são exploratórias.
(  ) O brinquedo pode ser confeccionado com um objetivo pré-estabelecido, mas também pode ser um objeto qualquer ao redor da criança, que atraia sua atenção para estabelecer uma brincadeira.
(  ) Devemos priorizar o brinquedo pedagógico ou improvisado e não o industrializado.
(  ) A ação de dominar o material, de conhecer as suas funções e possibilidades é o que vai estimular seu desenvolvimento, tornando suas atividades mais complexas
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – F – V
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é: F – V – F - V, pois, , “Frente a um brinquedo, entendido como um objeto que dá suporte à brincadeira, as ações da criança são exploratórias” (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 2). “O brinquedo pode ser confeccionado com um objetivo pré-estabelecido, mas também pode ser um objeto qualquer ao redor da criança, que atraia sua atenção para estabelecer uma brincadeira” (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 3). “Dessa maneira, deve-se entender como brinquedo qualquer suporte para as brincadeiras, a ludicidade da criança, seja industrializado, pedagógico ou improvisado (caixa, colher, panela, tampa etc.)” (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 3).” A ação de dominar o material, de conhecer as suas funções e possibilidades é o que vai estimular seu desenvolvimento, tornando suas atividades mais complexas” (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 3).
	
	C
	F – V – V - F
	
	D
	V – V – F - V
	
	E
	V – V – F - F
Questão 4/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A aprendizagem cooperativa, pois, “[...] é uma maneira inovadora de se aprender a trabalhar com a diversidade” (Soler, 2009, p. 142). Com efeito, a educação inclusiva encontra nas práticas lúdicas um meio ímpar de estimular o aprendizado de atitudes mais cooperativas e solidárias entre as crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 14
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 3– Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre a prática dos jogos cooperativos, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Uma das preocupações dos professores e demais profissionais da educação é incluir os estudantes com deficiências, TGD e AH/SD nas aulas.
( ) Um estudante que possui boas habilidades, apresentando uma habilidade motora eficiente, poderá desmotivar o aprendizado de outros estudantes.
( ) A práticados jogos cooperativos é uma ótima ferramenta para que tralhar com um estudante extremamente competitivo que está em conflito com os colegas, na escola.
( ) Um estudante que demonstre maior interesse por práticas de leitura, escrita ou desenho e menor habilidade motora, vivenciando práticas lúdicas cooperativas com os colegas de sala, poderá bloquear sua capacidade de raciocínio, interpretação e memória visual e espacial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V - F
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é:  V – F - V – F, pois “Sabemos que uma das preocupações dos professores e demais profissionais da educação é incluir os estudantes com deficiências, TGD e AH/SD nas aulas, pois, quando isso ocorre, muitas vezes as práticas não são bem-sucedidas e, dessa forma, podem constranger as crianças”. [...] “Nesse sentido, pense sobre a seguinte situação: imagine um estudante que possui boas habilidades espaciais e joga muito bem futebol, caçador ou queimada. Apresentando uma habilidade motora eficiente, ele poderá ser um incentivador do aprendizado de outros estudantes”. [...] “No entanto, ele é extremamente competitivo, não sabe lidar com suas emoções e sentimentos e, dessa forma, está em constante conflito com os colegas, na escola. Sendo assim, a prática dos jogos cooperativos será uma ótima ferramenta para que ele desenvolva as suas competências socioemocionais e aprenda a lidar com suas características de temperamento e personalidade”. [...] “Da mesma forma, um estudante que demonstre maior interesse por práticas de leitura, escrita ou desenho e menor habilidade motora, vivenciando práticas lúdicas cooperativas com os colegas de sala, inclusive com o estudante “bom de bola”, poderá compartilhar da sua capacidade de raciocínio, interpretação e memória visual e espacial e, dessa forma, as estratégias para a participação nos jogos serão fortalecidas para todos”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 3, p. 14-15)
	
	B
	V – V – V - F
	
	C
	F – F – V - V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	F – F – F - F
Questão 5/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“Os sentimentos de confiança e valor interferem no modo como os educandos interagem com o meio, Soler, destaca que a autoestima apresenta dois aspectos que se interrelacionam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 82.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que indica corretamente os dois aspetos da autoestima:
Nota: 10.0
	
	A
	A autoestima apresenta dois aspectos: a vaidade e a vulnerabilidade.
	
	B
	Os dois aspectos da autoestima correspondem à noção de autoeficiência e à noção de autorrespeito.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Soler destaca que a autoestima apresenta dois aspectos que se interrelacionam: 'a) a noção de autoeficiência: confiança no funcionamento de nossa mente, capacidade de pensar, refletir, escolher e decidir. É uma autoconfiança cognitiva. b) noção de autorrespeito: certeza de nossos valores; aceitação do direito de viver e ser feliz' [...]" (livro-base p. 82).
	
	C
	Os aspectos apresentados na autoestima são autoeficiência e imaginação.
	
	D
	Na autoestima, dois aspectos são encontrados: o autorrespeito e a inclusão.
	
	E
	São os dois aspectos da autoestima: a noção lúdica e a noção educativa.
Questão 6/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“Piaget, criou um campo de investigação denominado epistemologia genética, que aborda uma teoria do conhecimento pautada no desenvolvimento natural da criança, em que são referências na organização dos jogos e brinquedos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 100-101.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que caracteriza corretamente as três categorias dos recursos lúdicos:
Nota: 10.0
	
	A
	Os jogos de exercício, os de acoplagem e os de regras.
	
	B
	Os jogos de exercício, os simbólicos e os de regras.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O teórico organizou os recursos lúdicos em três categorias: os jogos de exercício, os simbólicos e os de regras” (livro-base p. 101).
	
	C
	Os jogos simbólicos, experimentação e os de regras.
	
	D
	Os jogos de exercício, experimentação e simbólicos.
	
	E
	Os jogos fabricação, experimentação e os de regras.
Questão 7/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Atualmente, existe uma variedade significativa de jogos à disposição para atender os objetivos didático-pedagógicos traçados pelos profissionais. Selecionar esse material, levando em consideração as possibilidades de experimentação, exploração e exercícios, é fundamental para o trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 6
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à classificação dos jogos estabelecida por  Piaget, enumere os elementos a seguir de acordo com os conceitos e características de cada uma delas:
(1) de exercício
(2) simbólicos
(3) de regras
 ( ) Normalmente estão presentes na vida da criança na fase de zero a dois anos. São jogos de exploração, os quais exercitam suas funções psicomotoras
( ) Conhecido por nós, brasileiros, como “jogo do faz de conta”.
( ) Jogo que apresenta um desenvolvimento muito significativo para a criança a partir dos sete anos, tendo em vista que exige um pensamento mais elaborado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	1 – 2 - 3
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é: 1 – 2 – 3, pois “Os jogos de exercício normalmente estão presentes na vida da criança na fase de zero a dois anos. Nunca deixam de existir, mas são modificados conforme seu crescimento e desenvolvimento, e ela vai escolhendo outras formas de jogar”. Esses jogos geralmente são de exploração, os quais exercitam suas funções psicomotoras”. [...] “Conhecido por nós, brasileiros, como “jogo do faz de conta”, é o momento em que uma criança de dois a sete anos usa brinquedos e jogos numa perspectiva mais simbólica” [...] “O jogo de regras apresenta um desenvolvimento muito significativo para a criança a partir dos sete anos, tendo em vista que exige um pensamento mais elaborado”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1,  p. 7).
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 8/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
"[...] o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e os desenvolvimento infantil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 103.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o objetivo do brinquedo educativo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Alfabetizar, expressar a oralidade e a diversidade cultural.
	
	B
	Educar, estimular o desenvolvimento sensorial e elaborar representações mentais.
	
	C
	Ensinar e modificar o significado dos objetos e assumir papéis.
	
	D
	Expressar a oralidade e a diversidade cultural.E
	Ensinar e educar, assim como possibilitar a compreensão sobre os processos interativos que envolvem a cognição.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O brinquedo educativo, para Kishimoto [...], objetiva ser um recurso que ensina e educa, como o jogo de quebra-cabeça e os jogos de tabuleiro (xadrez, damas, trilha), que estimulam a percepção de formas, de tamanhos, de cores e de operações matemáticas. O educando aprende de modo intuitivo e essa forma de brincar possibilita a compreensão sobre os processos interativos que envolvem a cognição, a afetividade, o corpo e as interações sociais” (livro-base, p. 103). 
Questão 9/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o fragmento de texto:
“[...] a classificação dos jogos, é eleita como fundamentos desta obra e que explicitarão a relação brincar/inclusão/escola/educação/educadores/estudantes com deficiências/desenvolvimento/aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 107.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente os jogos e sua respectiva classificação: 
1. Fórmulas de escolha.
2. Jogos de representação.
3. Parlenda.
( ) Par ou ímpar.
( ) Pé de cachimbo.
( ) Mímica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 1.
	
	B
	3 – 1 – 2.
	
	C
	1 – 3 – 2.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 3 – 2. De acordo com o livro-base: “Considerando o gráfico apresentado nesta página: Classificação: Fórmulas de escolha, Exemplos de jogos: Em cima do piano Par ou ímpar Um dois, feijão com arroz [...] Classificação: Jogos de representação, estimulam a imaginação, a expressão corporal e a cooperação tem como exemplo, jogos de Mímica e Elefante voa [...] Classificação: Jogos de Parlenda: tem como objetivo desenvolver as habilidades das mãos e da voz, exemplo de parlenda, dedo mindinho e pé de cachimbo” (livro-base, p. 106).
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 3.
Questão 10/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Brincar espontaneamente, compartilhar experiências sensoriais, criar regras, dialogar, superar desafios cognitivos e motores são fundamentais para que o sujeito se desenvolva na sua integralidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! (p. 37). Curitiba, Intersaberes: 2020
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar, os brinquedos e as brincadeiras, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
(  ) O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento.
(  ) As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.
(  ) Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para as crianças, que quando adultos não fazem mais essa ação.
(  ) A interação com os brinquedos aprimora apenas nossas funções cognitivas
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – F – F – F
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	V – F – V - V
	
	C
	F – V – V - F
	
	D
	F – V – F - V
	
	E
	V – V – F - F
COMENTÁRIO: A sequência correta é: V – V – F – F. As afirmativas I e II são verdadeiras, pois, “O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento”[...] “As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.”  (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1,  p. 2). As afirmativas III e IV são falsas, pois, “Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para o ser humano, independentemente de sua faixa etária”. [...] “A interação com os brinquedos aprimora nossas funções psicológicas superiores, a expressão de nossos sentimentos e nosso entendimento de mundo, relacionando-nos de maneira mais adequada com todos ao redor”. (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 2).
Questão 1/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o fragmento de texto:
"O conceito de zona de desenvolvimento proximal explica a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 52.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente os três níveis de desenvolvimento: 
1. Zona de desenvolvimento real.
2. Zona de desenvolvimento potencial.
3. Zona de desenvolvimento proximal.
( ) Permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.
( ) A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
( ) O nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2.
	
	B
	1 – 2 – 3.
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	3 – 2 – 1.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é: 3 – 2 – 1. De acordo com o livro-base: “[3] O conceito de zona de desenvolvimento proximal explica a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, como também aquilo que está. [2] A zona de desenvolvimento potencial define que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe ajuda de outras pessoas, no caso do aprendizado escolar com mediação dos educadores. [1] A zona de desenvolvimento real é o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos”. (livro-base, p 53-54).
	
	E
	3 – 1 – 2.
Questão 2/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato do texto:
“Vygotsky aponta três posições teóricas: a primeira "os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado", a segunda o aprendizado é desenvolvimento" e a terceira “supera os extremos das outras duas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 53.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que define corretamente, de acordo com os três níveis de aprendizado, a zona de desenvolvimento real:
Nota: 10.0
	
	A
	Zona de desenvolvimento real se define como o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A Zona de desenvolvimento real é o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados” (livro-base, p. 53-54).
	
	B
	A zona de desenvolvimento real é aquela em que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas, quando recebe ajuda de outras pessoas, no caso do aprendizado escolar com mediação dos educadores.
	
	C
	A zona de desenvolvimentoreal é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e proximal, em que permite à criança saber explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento.
	
	D
	Zona de desenvolvimento real é o nível em que a criança ainda não consegue realizar ações mentais e estabelece como resultado certos ciclos de desenvolvimentos incompletos.
	
	E
	Zona de desenvolvimento real é aquela que permite a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que pode projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.
Questão 3/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto: 
“A categorização facilita o uso das classificações dos jogos por meio da simplicidade de utilização, ganho de tempo e valorização dos objetos lúdicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 100.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente identifica em que fase o educando melhor representa os jogos simbólicos:
Nota: 10.0
	
	A
	Caracterizam-se pela fase que vai desde o nascimento até um ano e seis meses de idade.
	
	B
	Caracterizam-se pela fase dos três meses até os três anos de idade.
	
	C
	Caracterizam-se pela fase que vai dos três aos 12 anos de idade.
	
	D
	Caracterizam-se pela fase que vai do nascimento até o surgimento da linguagem.
	
	E
	Caracterizam-se pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Caracterizam-se pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade.” (livro -base, p. 101). “A segunda categoria é caracterizada pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade, os jogos simbólicos”. (livro -base, p. 101).
Questão 4/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“O brinquedo é o material ou objeto pelo qual a criança explora sua materialidade e, por meio da imaginação, livremente expressa seus desejos e interesses.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 2
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 2 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à função do brinquedo e da brincadeira para a infância, analise as seguintes afirmativas:
I. A função do brinquedo para a infância, destaca-se por seu valor social, afetivo e simbólico
II. O brinquedo propicia às crianças que vivenciem situações e entreguem à brincadeira um conjunto de representações sociais e culturais ricas.
III. Brincar é saudável para as crianças porque possibilita a experimentação de novos comportamentos, o que favorece a formação pessoal e a construção da identidade.
IV. As crianças experimentam ações que envolvem a imaginação e a associação com suas experiências anteriores e, dessa forma, resgatam memórias afetivas e simbólicas.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas, pois “Para esclarecer melhor a função do brinquedo para a infância, destacamos seu valor social, afetivo e simbólico. Quando a criança transforma uma folha de papel em um pássaro, dobrando, amassando e criando movimentos, ela está fazendo de conta”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 3). “Dessa forma, o brinquedo propicia às crianças que vivenciem situações e entreguem à brincadeira um conjunto de representações sociais e culturais ricas”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 4). “Brincar é saudável para as crianças porque possibilita a experimentação de novos comportamentos, o que favorece a formação pessoal e a construção da identidade.” (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 4). “...as crianças experimentam ações que envolvem a imaginação e a associação com suas experiências anteriores e, dessa forma, resgatam memórias afetivas e simbólicas”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 5).
Questão 5/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A mediação do adulto em relação à criticidade na prática de jogos e brincadeiras é fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar!  Curitiba, Intersaberes: 2020. P. 159”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente às quatro etapas da prática construtivista de intervenção apresentadas por Macedo, Petty e Passos (1997), enumere os elementos a seguir de acordo com as características de cada uma delas:
(1) Primeira etapa
(2) Segunda etapa
(3) Terceira etapa
(4) Quarta etapa
( ) Etapa que consiste na análise da experiência vivenciada na prática do jogo
( ) Etapa na qual os participantes vão, de fato, jogar o jogo.
( ) Etapa caracterizada pela exploração integral do jogo
( ) Etapa da construção de situações-problema com base nas situações de jogo
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 - 3
COMENTÁRIO: A sequência correta é: 4 – 2 – 1 - 3, pois A primeira etapa é caracterizada pela exploração integral do jogo”. [...] “Segunda etapa: prática do jogo e construção de estratégias. Na segunda etapa, os participantes vão, de fato, jogar o jogo”. [...] “Terceira etapa: construção de situações-problema A terceira etapa é a construção de situações-problema com base nas situações de jogo” (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 9). [...] “Quarta etapa: análise das implicações do jogar - A quarta etapa consiste na análise da experiência vivenciada na prática do jogo”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 10).
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	1 – 2 – 3 – 4
	
	E
	4 – 3 – 2 - 1
Questão 6/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Por meio do jogo a criança obtém uma maior coordenação motora, cria normas de conduta e assim aprende a viver em grupo. Hábitos e atitudes se modificam durante a prática de jogos, podendo algumas condutas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educaçãol: uma atitude pedagógica Curitiba, Ibpex 2011.  p. 161.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da Aula 3, Videoaula - Tema 3 – Transformar jogos competitivos em cooperativos é possível?, sobre os brinquedos oferecidos às crianças com TEA , analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Praticamente, todos os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser transformados em práticas lúdicas cooperativas.
( ) Há a necessidade de se transformar o olhar sobre o modo como os participantes agem e interagem consigo e uns com os outros.
( ) Os participantes do jogo competitivo têm como meta vencer e, dessa forma, elaboram estratégias para derrotar e excluir o outro.
( ) No jogo cooperativo, os participantes do jogo têm como meta vencer o adversário
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – V – F – V
Comentário: A sequência correta é: V - V – F – V, pois “Praticamente, todos os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser transformados em práticas lúdicas cooperativas”. [...] “Mas, para que isso ocorra, há a necessidade de se transformar o olhar sobre o modo como os participantes ageme interagem consigo e uns com os outros”. [..] “Os participantes do jogo competitivo têm como meta vencer e, dessa forma, elaboram estratégias para derrotar e excluir o outro. O termo correto para o outro é adversário. “ [...] “No caso do jogo cooperativo, os participantes do jogo têm como meta vencer juntos e, nessa perspectiva, elaboram estratégias para evidenciar as habilidades e competências individuais e, por consequência, da equipe”. (Aula 3, Videoaula - Tema 3 – Transformar jogos competitivos em cooperativos é possível?, 0min25s)
	
	B
	V – F – V - F
	
	C
	F – F – F - F
	
	D
	V - F – V – V
	
	E
	V – V – V - V
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 7/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto: 
"Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 42.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que identifica corretamente o efeito do Marco Legal sobre o direito das crianças a brincar na primeira infância:
Nota: 10.0
	
	A
	A lei que garantiu o direito legal à criança brincar na primeira infância traz que a escola na primeira infância dever limitar-se apenas a brinquedos.
	
	B
	O efeito, em termos legais, trouxe um retrocesso e muitas confusões, então houve uma revolução para que as crianças voltassem a trabalhar, e não a brincar.
	
	C
	É visível o efeito no Brasil da fundamentação legal sobre o direito as brincadeiras, pois permitem que as crianças utilizem unicamente jogos eletrônicos.
	
	D
	Em termos legais, o Brasil não avançou nos direitos da criança ao acesso às brincadeiras, ainda encontra resistência em liberar legalmente esse direito.
	
	E
	Em termos de fundamentação legal, o Brasil avançou no que diz respeito ao direito de brincar na infância, incitando, inclusive, a pesquisa sobre a ludicidade na educação.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] o brincar foi reconhecido por lei como direito pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas (1959) e reiterado pela Convenção dos Direitos da Criança (1991), art. 31, ao focalizar que "Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito". O Brasil subscrito nessa convenção e, por conseguinte, a Constituição Federal de1988 (Brasil, 1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (Brasil, 1990) — afirmaram o direito das crianças a brincar como o Marco Legal da Primeira Infância — Lei n. 13.257, de 8 de março de 2016 (Brasil,2016a). Com efeito, em termos de fundamentação legal, o nosso país avançou no que diz respeito ao direito de brincar pela infância e, consequentemente, incitou a pesquisa sobre a ludicidade na educação” (livro -base, p. 42).
Questão 8/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A partir do momento em que a escola e os educadores visualizarem a função lúdica para a inclusão além de sua função de ensino formal, o espaço escolar atenderá as demandas da inclusão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! Curitiba, Intersaberes: 2020. (p.84)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 2 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente a mediação nos jogos e brincadeiras para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
(  ) Os jogos e as brincadeiras são irrelevantes no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso.
(  ) As práticas lúdicas servem à inclusão, pois propiciam a valorização das características de cada um.
(  ) Ao utilizar as práticas lúdicas que envolvem o faz-de-conta e a fantasia para as crianças com autismo, deve-se ter muito cuidado, pois neste tipo de brincadeira ocorre a vivência de outros papéis e a atribuição de significado aos objetos. 
(  ) A prática lúdica com jogos sensoriais tem em comum os jogos de faz-de-conta o mundo imaginário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F - V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é: F - V – F – V, pois,  pois,  “Os jogos e as brincadeiras são importantes aliados no processo de aprendizado dos estudantes com TEA, no entanto algumas orientações são fundamentais para que o brincar seja prazeroso”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 10). “As práticas lúdicas servem à inclusão, pois propiciam a valorização das características de cada um”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 11). “As práticas lúdicas que envolvem o faz-de-conta e a fantasia são interessantes para as crianças com autismo, pois neste tipo de brincadeira ocorre a vivência de outros papéis e a atribuição de significado aos objetos”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 2, p. 13)
	
	B
	V – F– V – F
	
	C
	F – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V - F - F
Questão 9/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Brincar espontaneamente, compartilhar experiências sensoriais, criar regras, dialogar, superar desafios cognitivos e motores são fundamentais para que o sujeito se desenvolva na sua integralidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! (p. 37). Curitiba, Intersaberes: 2020
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar, os brinquedos e as brincadeiras, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
(  ) O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento.
(  ) As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.
(  ) Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para as crianças, que quando adultos não fazem mais essa ação.
(  ) A interação com os brinquedos aprimora apenas nossas funções cognitivas
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – F – V - V
	
	C
	F – V – V - F
	
	D
	F – V – F - V
	
	E
	V – V – F - F
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é: V – V – F – F. As afirmativas I e II são verdadeiras, pois, “O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento”[...] “As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.”  (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1,  p. 2). As afirmativas III e IV são falsas, pois, “Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para o ser humano, independentemente de sua faixa etária”. [...] “A interação com os brinquedos aprimora nossas funções psicológicas superiores, a expressão de nossos sentimentos e nosso entendimento de mundo, relacionando-nos de maneira mais adequada com todos ao redor”. (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 2).
Questão 10/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“[...] o aprendizadoé considerado um processo puramente externo que não está envolvido ativamente no desenvolvimento, a aprendizagem utilizaria dos progressos do desenvolvimento para encaminhar seu curso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 52.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que identifica os três níveis de desenvolvimento do aprendizado da criança segundo Vygotsky:
Nota: 10.0
	
	A
	Zona de desenvolvimento infantil, zona de desenvolvimento adolescente e zona de desenvolvimento adulto.
	
	B
	Zona de desenvolvimento imaginário, zona de desenvolvimento educativo e zona de desenvolvimento cognitivo.
	
	C
	Zona de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para Vygotsky [...], o aprendizado é considerado um processo puramente externo que não está envolvido ativamente no desenvolvimento, a aprendizagem utilizaria dos progressos do desenvolvimento para encaminhar seu curso [...] A teoria compõe três níveis: a zona de desenvolvimento real, a zona de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal” (livro-base, p.52- 53).
	
	D
	Zona de desenvolvimento aéreo, zona de desenvolvimento imaginário e zona de desenvolvimento lúdico.
	
	E
	Zona de desenvolvimento motor, zona de desenvolvimento motivacional, zona de desenvolvimento real.
Questão 1/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto: 
“[...] os pressupostos teóricos sobre o brincar e o brincar para aprender evidenciam sua prática no processo de ensino e aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 52.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define a zona de desenvolvimento proximal, um dos três níveis de aprendizado apontado por Vygotsky:
Nota: 10.0
	
	A
	Permite somente a relação entre o brincar, a imaginação e o lúdico educativo.
	
	B
	É a relação entre aprendizado e desenvolvimento, permite projetar o porvir imediato da criança.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O conceito de zona de desenvolvimento proximal explica a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando que permite projetar o porvir imediato "da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, como também aquilo que está” (livro-base p. 54).
	
	C
	A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
	
	D
	Não permite que a criança realize ações mentais e não também necessita da mediação dos colegas e adultos ao redor.
	
	E
	Permite que a criança imagine, porém não permite que ela realize ações mentais, assim sempre necessitará da mediação de seus pais.
Questão 2/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto: 
“A categorização facilita o uso das classificações dos jogos por meio da simplicidade de utilização, ganho de tempo e valorização dos objetos lúdicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 100.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente identifica em que fase o educando melhor representa os jogos simbólicos:
Nota: 10.0
	
	A
	Caracterizam-se pela fase que vai desde o nascimento até um ano e seis meses de idade.
	
	B
	Caracterizam-se pela fase dos três meses até os três anos de idade.
	
	C
	Caracterizam-se pela fase que vai dos três aos 12 anos de idade.
	
	D
	Caracterizam-se pela fase que vai do nascimento até o surgimento da linguagem.
	
	E
	Caracterizam-se pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Caracterizam-se pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade.” (livro -base, p. 101). “A segunda categoria é caracterizada pela fase do surgimento da linguagem até seis ou sete anos de idade, os jogos simbólicos”. (livro -base, p. 101).
Questão 3/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Atualmente, existe uma variedade significativa de jogos à disposição para atender os objetivos didático-pedagógicos traçados pelos profissionais. Selecionar esse material, levando em consideração as possibilidades de experimentação, exploração e exercícios, é fundamental para o trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 6
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente à classificação dos jogos estabelecida por  Piaget, enumere os elementos a seguir de acordo com os conceitos e características de cada uma delas:
(1) de exercício
(2) simbólicos
(3) de regras
 ( ) Normalmente estão presentes na vida da criança na fase de zero a dois anos. São jogos de exploração, os quais exercitam suas funções psicomotoras
( ) Conhecido por nós, brasileiros, como “jogo do faz de conta”.
( ) Jogo que apresenta um desenvolvimento muito significativo para a criança a partir dos sete anos, tendo em vista que exige um pensamento mais elaborado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	1 – 2 - 3
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é: 1 – 2 – 3, pois “Os jogos de exercício normalmente estão presentes na vida da criança na fase de zero a dois anos. Nunca deixam de existir, mas são modificados conforme seu crescimento e desenvolvimento, e ela vai escolhendo outras formas de jogar”. Esses jogos geralmente são de exploração, os quais exercitam suas funções psicomotoras”. [...] “Conhecido por nós, brasileiros, como “jogo do faz de conta”, é o momento em que uma criança de dois a sete anos usa brinquedos e jogos numa perspectiva mais simbólica” [...] “O jogo de regras apresenta um desenvolvimento muito significativo para a criança a partir dos sete anos, tendo em vista que exige um pensamento mais elaborado”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1,  p. 7).
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 4/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o fragmento de texto: 
“A classificação dos brinquedos, como destaca Azevedo [...], está organizada em jogos de exercício, simbólicos, de acoplagem e de regras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 100.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente a classificação dos brinquedos: 
1. Simbólico.
2. Exercício.
3. Acoplagem.
( ) Fantasias, bonecas e brinquedos que possibilitam representações de objetos e personagens.
( ) Bolas de tecido, balanços e brinquedos de encaixe.
( ) Lego, quebra-cabeças e pequeno químico são exemplos de jogos utilizados nessa categoria.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	1 – 2 – 3.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 3. De acordo com o livro-base: “Azevedo [...] referiu-se aos [2] jogosde exercício como os que objetivam o despertar sensorial, a motricidade e a manipulação, dando como exemplos pianos infantis, brinquedos de borracha, bolas de tecido, balanços e brinquedos de encaixe. [1] Os jogos simbólicos estimulam as brincadeiras de imitação de papéis, a encenação e a representação. São utilizados, para essa classificação, fantasias, bonecas e brinquedos que possibilitam representações de objetos e personagens. [3] Os jogos de acoplagem trabalham com a construção, o encadeamento, a experimentação e a fabricação. Brinquedos como lego, quebra-cabeças e pequeno químico são exemplos de jogos utilizados nessa categoria” (livro-base, p. 100).
	
	E
	3 – 1 – 2.
Questão 5/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“A oficina lúdica é organizada em etapas e a prática dela é um trabalho coletivo e prevê momentos individuais e em grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 125.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale corretamente a alternativa que identifica a função lúdica na oficina:
Nota: 10.0
	
	A
	A função lúdica na oficina está ligada à alfabetização, ao dever e à interação.
	
	B
	A função lúdica na oficina está ligada ao letramento, ao prazer e ao desenvolvimento cognitivo.
	
	C
	A função lúdica na oficina está ligada imaginação, socialização e disciplina.
	
	D
	A função lúdica na oficina está ligada à diversão, ao prazer e à interação.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A função lúdica na oficina está ligada à diversão, ao prazer e à interação” (livro-base, p. 126).
	
	E
	A função lúdica na oficina está ligada à diversão, desenvolvimento coordenação motora fina e a socialização.
Questão 6/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A mediação do adulto em relação à criticidade na prática de jogos e brincadeiras é fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar!  Curitiba, Intersaberes: 2020. P. 159”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente às quatro etapas da prática construtivista de intervenção apresentadas por Macedo, Petty e Passos (1997), enumere os elementos a seguir de acordo com as características de cada uma delas:
(1) Primeira etapa
(2) Segunda etapa
(3) Terceira etapa
(4) Quarta etapa
( ) Etapa que consiste na análise da experiência vivenciada na prática do jogo
( ) Etapa na qual os participantes vão, de fato, jogar o jogo.
( ) Etapa caracterizada pela exploração integral do jogo
( ) Etapa da construção de situações-problema com base nas situações de jogo
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 1 - 3
COMENTÁRIO: A sequência correta é: 4 – 2 – 1 - 3, pois A primeira etapa é caracterizada pela exploração integral do jogo”. [...] “Segunda etapa: prática do jogo e construção de estratégias. Na segunda etapa, os participantes vão, de fato, jogar o jogo”. [...] “Terceira etapa: construção de situações-problema A terceira etapa é a construção de situações-problema com base nas situações de jogo” (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 9). [...] “Quarta etapa: análise das implicações do jogar - A quarta etapa consiste na análise da experiência vivenciada na prática do jogo”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 10).
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	1 – 2 – 3 – 4
	
	E
	4 – 3 – 2 - 1
Questão 7/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Brincar espontaneamente, compartilhar experiências sensoriais, criar regras, dialogar, superar desafios cognitivos e motores são fundamentais para que o sujeito se desenvolva na sua integralidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! (p. 37). Curitiba, Intersaberes: 2020
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 1 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar, os brinquedos e as brincadeiras, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
(  ) O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento.
(  ) As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.
(  ) Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para as crianças, que quando adultos não fazem mais essa ação.
(  ) A interação com os brinquedos aprimora apenas nossas funções cognitivas
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – F – V - V
	
	C
	F – V – V - F
	
	D
	F – V – F - V
	
	E
	V – V – F - F
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
COMENTÁRIO: A sequência correta é: V – V – F – F. As afirmativas I e II são verdadeiras, pois, “O brincar é uma necessidade interior do ser humano e, portanto, intrínseco ao processo de desenvolvimento”[...] “As brincadeiras e os jogos possibilitam o exercício de pegar, explorar e interagir com todas as suas possibilidades.”  (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1,  p. 2). As afirmativas III e IV são falsas, pois, “Brincar, então, passa a ser considerado como uma ação fundamental para o ser humano, independentemente de sua faixa etária”. [...] “A interação com os brinquedos aprimora nossas funções psicológicas superiores, a expressão de nossos sentimentos e nosso entendimento de mundo, relacionando-nos de maneira mais adequada com todos ao redor”. (texto-base Oficinas,  Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 1, p. 2).
Questão 8/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Por meio do jogo a criança obtém uma maior coordenação motora, cria normas de conduta e assim aprende a viver em grupo. Hábitos e atitudes se modificam durante a prática de jogos, podendo algumas condutas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educaçãol: uma atitude pedagógica Curitiba, Ibpex 2011.  p. 161.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da Aula 3, Videoaula - Tema 3 – Transformar jogos competitivos em cooperativos é possível?, sobre os brinquedos oferecidos às crianças com TEA , analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Praticamente, todos os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser transformados em práticas lúdicas cooperativas.
( ) Há a necessidade de se transformar o olhar sobre o modo como os participantes agem e interagem consigo e uns com os outros.
( ) Os participantes do jogo competitivo têm como meta vencer e, dessa forma, elaboram estratégias para derrotar e excluir o outro.
( ) No jogo cooperativo, os participantes do jogo têm como meta vencer o adversário
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V - V – F – V, pois “Praticamente, todos os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser transformados em práticas lúdicas cooperativas”. [...] “Mas, para que isso ocorra, há a necessidade de se transformar o olhar sobre o modo como os participantes agem e interagem consigo e uns com os outros”. [..] “Os participantes do jogo competitivo têm como meta vencer e, dessa forma, elaboram estratégias para derrotar e excluir o outro.O termo correto para o outro é adversário. “ [...] “No caso do jogo cooperativo, os participantes do jogo têm como meta vencer juntos e, nessa perspectiva, elaboram estratégias para evidenciar as habilidades e competências individuais e, por consequência, da equipe”. (Aula 3, Videoaula - Tema 3 – Transformar jogos competitivos em cooperativos é possível?, 0min25s)
	
	B
	V – F – V - F
	
	C
	F – F – F - F
	
	D
	V - F – V – V
	
	E
	V – V – V - V
Questão 9/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato do texto:
“Para o Vygotsky, existem alguns equívocos sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento, considerando-o de natureza teórica quando seria de natureza metodológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 52.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corresponde corretamente à definição da zona de desenvolvimento potencial um dos três níveis de aprendizado apontado por Vygotsky:
Nota: 10.0
	
	A
	Permite projetar o porvir imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento.
	
	B
	A criança não consegue realizar ações mentais, mas intensifica a autonomia de não necessitar da ação de outras pessoas para realizar atividades.
	
	C
	Na zona de desenvolvimento potencial, a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe a mediação de educadores.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A zona de desenvolvimento potencial define que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe ajuda de outras pessoas, no caso do aprendizado escolar com mediação dos educadores” (livro-base, p. 54).
	
	D
	A criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando está brincando sozinha destacando a autonomia.
	
	E
	A criança está determinada e demonstra isso por meio da solução de problemas por ela mesma.
Questão 10/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Utilizando os princípios pensados para a prática lúdica inclusiva propostos por Soler (2009), é possível pensar na educação para a diversidade na prática lúdica, fazendo com que as crianças desenvolvam atitudes de respeito à singularidade de cada pessoa.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 12
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 3 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre a prática lúdica inclusiva, tenho como exemplo a história: A ilha, os náufragos e o urso, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) Ao lidar com as frustrações geradas pela competição exagerada, muitas crianças se sentem incluídas nas atividades, pois seus colegas e pares de jogos têm como único objetivo vencer
( ) Ao contar a história A ilha, os náufragos e o urso para as crianças, você poderá incentivar a sua reflexão sobre a competição, o medo, a ansiedade, a necessidade, vencer sozinho ou vencer em equipe.
( ) O tema da história incita a reflexão sobre como podemos nos ajudar e, dessa forma, atingirmos objetivos comuns, atendendo aos interesses e necessidades de todos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	F – V - V
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é:  F – V – V, pois, “Ao lidar com as frustrações geradas pela competição exagerada, muitas crianças se sentem excluídas das atividades, pois seus colegas e pares de jogos têm como único objetivo vencer”. [...] “Ao contar a história A ilha, os náufragos e o urso para as crianças, você poderá incentivar a sua reflexão sobre a competição, o medo, a ansiedade, a necessidade, vencer sozinho ou vencer em equipe”. [...] “O tema da história incita a reflexão sobre como podemos nos ajudar e, dessa forma, atingirmos objetivos comuns, atendendo aos interesses e necessidades de todos”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 3, p. 12)
	
	E
	F - F - F
Questão 1/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“O termo oficina é de origem latina e originalmente caracteriza um local destinado ao reparo de produtos industriais como as oficinas mecânica e a marcenaria. Dessa forma, quando se pensa em oficina espera-se um trabalho prático em que todos participam e constroem alguma coisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 6, p. 3
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 6 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente às oficinas lúdicas, analise as seguintes afirmativas:
 I. As oficinas lúdicas desenvolvem a capacidade reflexiva e crítica dos educandos, além da sua criatividade.
II. As vivências lúdicas, por meio de oficinas, facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento, pois contribuem para a estruturação da linguagem e do pensamento.
III. Por meio das oficinas lúdicas, as crianças resgatam cenas do seu cotidiano e as revivem de maneira livre e espontânea.
IV. As oficinas lúdicas contribuem para que os educandos, com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento (TGD) ou não, diminuam a importância de suas dificuldades
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas, pois “As oficinas lúdicas desenvolvem a capacidade reflexiva e crítica dos educandos, além da sua criatividade, pois lhes propiciam a reflexão sobre as práticas realizadas em jogos e brincadeiras”. [...] “Desse modo, as vivências lúdicas, por meio de oficinas, facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento, pois contribuem para a estruturação da linguagem e do pensamento”. “Por meio das oficinas lúdicas, as crianças resgatam cenas do seu cotidiano e as revivem de maneira livre e espontânea”. [...] “As oficinas lúdicas contribuem para que os educandos, com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento (TGD) ou não, diminuam a importância de suas dificuldades, mudando a sua percepção sobre o erro, consequentemente fortalecendo sua resistência à frustração”.   (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 6, p. 4)
Questão 2/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
"O espectro autista possibilita a compreensão sobre o quadro de gravidade do transtorno, com quadros mais graves ou com maior dependência de outras pessoas e quadros mais leves".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba:InterSaberes, 2020. p. 304.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define o que é o autismo:
Nota: 10.0
	
	A
	Autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica, caracterizada por um conjunto de sinais clínicos, nem sempre provocados por uma causa comum.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O autismo é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica, pois é caracterizado por um conjunto de sinais clínicos, nem sempre provocados por uma causa comum” (livro-base, p. 304).
	
	B
	Autismo é um quadro do TEA de alto funcionamento, em que o desenvolvimento da infância é bem próximo ao esperado.
	
	C
	Autismo é um transtorno caracterizado por sintomas de desatenção/desorganização, de hiperatividade e de impulsividade.
	
	D
	Autismo é uma síndromecaracterizada por uma disfunção motora em que o indivíduo apresenta problemas de locomoção.
	
	E
	Autismo é um transtorno neurocomportamental por meio de uma disfunção cerebral em que o indivíduo passa a apresentar problemas de comportamento como a hiperatividade.
Questão 3/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“É fundamental que o professor estabeleça uma ponte entre a sua própria concepção de ludicidade, com base em suas vivências, e o conhecimento construído a partir de um sólido referencial teórico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica Curitiba, IBPEX: 2011. p.39
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 6 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao papel do professor nas brincadeiras, analise as seguintes afirmativas:
I. Os professores e todos os profissionais da educação que fizerem uso do brincar como princípio educativo precisarão inicialmente conhecer como elaborar a organização do espaço, das atividades e dos recursos que promovam a vivência dos papéis assumidos pelas crianças em uma brincadeira.
II. Outro aspecto importante é a observação das crianças em situações lúdicas, e claro que isso se refere aos diversos tempos e espaços escolares em que as crianças brincam.
III. Ao observar as crianças brincando, os adultos percebem as suas dimensões relacionais que, na maioria das vezes, são camufladas pelas atividades tradicionais de ensino.
IV. A observações possibilitarão a percepção de como as crianças pequenas e as maiores brincam e se relacionam com os objetos e com os outros.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas, pois “Os professores e todos os profissionais da educação que fizerem uso do brincar como princípio educativo precisarão inicialmente conhecer como elaborar a organização do espaço, das atividades e dos recursos que promovam a vivência dos papéis assumidos pelas crianças em uma brincadeira”. [...] “Outro aspecto importante é a observação das crianças em situações lúdicas, e claro que isso se refere aos diversos tempos e espaços escolares em que as crianças brincam”. [...] “Ao observar as crianças brincando, os adultos percebem as suas dimensões relacionais que, na maioria das vezes, são camufladas pelas atividades tradicionais de ensino”. [...] “Essas observações possibilitarão a percepção de como as crianças pequenas e as maiores brincam e se relacionam com os objetos e com os outros”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 6, p. 10-11)
Questão 4/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia a passagem de texto:
“Aprendizado não é desenvolvimento, entretanto, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 103.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, analise as seguintes afirmativas:
I. Para Vygotsky o aprendizado é um processo externo, utiliza-se dos progressos do desenvolvimento para caminhar seu curso, não está envolvido ativamente com o desenvolvimento.
II. É correto afirmar que o educando é um ser social que está em constante interação com o meio que ele vive.
III. Para Vygotsky a aprendizagem infantil inicia-se somente quando o educando ingressa na escola. 
IV. Na teoria do reflexo, o processo de aprendizado está inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e IV.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
As afirmativas I, II e VI estão corretas, pois “Para Vygotsky [...], 'o aprendizado é considerado um processo puramente externo que não está envolvido ativamente no desenvolvimento, assim, a aprendizagem utilizaria dos progressos do desenvolvimento para encaminhar seu curso [...] O educando é um sujeito social e está em constante interação com o meio que o circunda'. [...] Na teoria do reflexo, 'o desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados, não importando se o que se considera é o ler, o escrever ou a aritmética, isto é, o processo de aprendizado está completa e inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento' [...]" (livro-base, p. 52-53). A afirmativa, III está incorreta, pois “O brincar, no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, localiza em Vygotsky [...] seus fundamentos, uma vez que, para o teórico, a aprendizagem infantil inicia-se anteriormente ao ingresso na escola, ou seja, desde o nascimento” (livro-base, p. 54).
	
	E
	II, III e IV.
Questão 5/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto
“O desenvolvimento infantil precisa da estimulação rica e desafiadora e de um ambiente que favoreça a aprendizagem, a socialização e a intencionalidade nas ações dos estudantes na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 278.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que indica corretamente a contribuição de jogos sensoriais para a aprendizagem dos educandos:
Nota: 10.0
	
	A
	Os jogos sensoriais estimulam a audição, a visão, o olfato, o tato e o paladar, o que desenvolve as sensações internas e externas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Os jogos sensoriais estimulam a audição, a visão, o olfato, o tato e o paladar, o que desenvolve as sensações internas e externas” (livro-base, p. 279).
	
	B
	Os jogos sensoriais estimulam a audição, a visão, o raciocínio lógico, plasticidade motora, o que desenvolve as sensações externas.
	
	C
	Os jogos sensoriais estimulam habilidades motora fina, socialização, o tato e o paladar, o que desenvolve as sensações internas.
	
	D
	Os jogos sensoriais estimulam a interação social, a visão, a imagem corporal, a potencialização nas habilidades de resolução de problemas, o que desenvolve as sensações externas.
	
	E
	Os jogos sensoriais estimulam a capacidade de locomoção e habilidades de raciocínio, o que desenvolve as sensações internas.
Questão 6/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
" A Psicomotricidade tem como objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BESSA, Larissa Aparecida Silva; MACIEL, Rosana Mendes. A importância da psicomotricidade no desenvolvimento das crianças nos anos iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 1, v. 12, p. 59-78, dez. 2016. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-importancia-da-psicomotricidade. Acesso em: 24 fev. 2022.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobreo brincar, psicomotricidade e desenvolvimento infantil, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) As interações sociais e afetivas nas brincadeiras estão relacionadas à expressão de sentimentos que dificultam a socialização dos educandos.
II. ( ) Com a psicomotricidade, o progresso da criança especial é certo, sendo área psíquica ou física.
III. ( ) A psicomotricidade possibilita as ações entre a coordenação motora e o esquema corporal.
IV. ( ) Práticas de jogos e brincadeiras auxiliam na formação do esquema corporal. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	F – V – F – V.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A sequência correta é: F – V – F– V. As afirmativas II e IV são verdadeiras, pois “A psicomotricidade aborda a estreita ligação entre corpo e mente, e é por meio de suas práticas que os estudantes desenvolvem suas capacidades sensoriais, cognitivas, sociais e afetivas, por meio da psicomotricidade, qualquer que seja a condição psíquica ou física da criança especial, o progresso é alcançado [...] O movimento corporal na prática de jogos e brincadeiras auxilia a formação do esquema corporal e o sentido do tempo e do espaço.” (livro-base, p. 220). As afirmativas I e III são falsas, pois “As interações sociais e afetivas nas brincadeiras estão relacionadas à expressão dos sentimentos e emoções e facilitam a socialização [...] A psicomotricidade possibilita que as ações entre o pensamento e a linguagem enriqueçam o senso crítico, tornando possível o desenvolvimento de novas ideias” (livro-base, p. 221).
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – F.
Questão 7/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Santos (2017, p. 100) esclarece: Em autistas, os padrões de assimetria de movimento e alguns reflexos ainda não são inibidos na idade apropriada de desenvolvimento, enquanto outros não apareceram quando deveriam como os reflexos de proteção ao cair, isso ocasiona atraso no desenvolvimento dos estágios de caminhar e posicionamento anormal da marcha.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 10
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 5 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre o brincar e o movimento no autismo, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) As alterações nos movimentos da criança com TEA se manifestam mesmo antes que ela comece a andar e podem acarretar atraso na aquisição dessa habilidade.
( ) É incomum que essas crianças usem a ponta dos pés para se apoiar e andar
( ) As características que evidenciam as alterações no movimento são imperceptíveis pelo encurtamento do tendão calcâneo e do músculo gastrocnêmico 
( ) A coordenação motora das crianças com TEA também pode ser afetada e isso envolve a capacidade de executar movimentos mais refinados
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F - V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – F – F - V, pois “As alterações nos movimentos da criança com TEA se manifestam mesmo antes que ela comece a andar e podem acarretar atraso na aquisição dessa habilidade”. [...] “Desse modo, é comum que essas crianças usem a ponta dos pés para se apoiar e andar, o que comumente é resultado de “déficit motor, desequilíbrio muscular e alteração do tônus muscular” (Santos, 2017, p. 97).” [...] “As características que evidenciam as alterações no movimento podem ser percebidas pelo encurtamento do tendão calcâneo e do músculo gastrocnêmico (músculo da panturrilha), o que pode causar dores e o desenvolvimento da marcha”. “A coordenação motora das crianças com TEA também pode ser afetada e isso envolve a capacidade de executar movimentos mais refinados como a escrita, desenhar e amarrar um tênis, por exemplo”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 5, p. 10)
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – V – F - V
Questão 8/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
"Todos os estímulos oferecidos à criança são fundamentais para a construção do seu conhecimento. Ao ser estimulada a criança passa a se sentir importante no contexto ao qual se insere, sendo assim sente-se mais segura para buscar novos conhecimentos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCKE, Neiva Cristiane Flores Sott. A importância do estímulo no desenvolvimento da criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 4, v. 12, n. 6, p. 33-44, jun. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar, psicomotricidade e o desenvolvimento infantil, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A criança desenvolve-se por si própria sem precisar de estímulos, cada fase acontece naturalmente.
II. ( ) Os estímulos cognitivos permitem que as ações entre a coordenação motora e o pensamento favoreçam o desenvolvimento de altas habilidades nos educandos.
III. ( ) Os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação são ativos e gostam de brincar.
IV. ( ) Jogos e brincadeiras acabam atrapalhando e desfavorecem a construção do aprendizado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	F – F – V – F.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A sequência correta é: F – F – V – F. A afirmativa III é verdadeira, pois “Os estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superlotação apresentam ritmo próprio, mas também são ativos e gostam de brincar” (livro-base, p. 279). As afirmativas I, II e IV são falsas, pois “O desenvolvimento infantil precisa da estimulação rica e desafiadora e de um ambiente que favoreça a aprendizagem, a socialização e a intencionalidade nas ações dos estudantes na escola [...] Os estímulos cognitivos permitem que as ações entre o pensamento e a linguagem enriqueçam o senso crítico, tornando possível o desenvolvimento de novas ideias [...] Os jogos e as brincadeiras favorecem a construção da memória, a percepção, o raciocínio lógico matemático, a linguagem, a atenção e, consequentemente, o aprendizado” (livro-base, p. 278-279).
	
	C
	F – V – F – V.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – F.
Questão 9/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
"Interação corresponde ao comportamento de um indivíduo e implica a participação de outro, como por exemplo a interação numa conversa, a troca de gestos, um jogo ou um conflito. Por seu lado, a cooperação representa algo mais complexo, implicando a existência de um objetivo comum”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AREZES, Marta; COLAÇO, Suzana. A Interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche. Revista Interacções, Santarém, n. 30, p. 110-137, 2014. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4027. Acesso em: 24 fev. 2022.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base, Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar, jogos cooperativos e cooperação entre pares, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Os jogos cooperativos encorajam a interação social nas escolas.
II. ( ) O papel do professor nas atividades cooperativas é mediar as diferenças que acompanham os estudantes.
III. ( ) A dança das cadeiras, é utilizada erroneamente na escola , pois não é um jogo competitivo nem cooperativo.
IV. ( ) Jamais termineum jogo cooperativo com conversas sobre comportamento dos educandos, procure punir as más atitudes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	F – V – F – V.
	
	D
	V – V – F – F.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é: V – V – F – F. As afirmativas I, II são verdadeiras, pois “Os jogos e as brincadeiras cooperativas na escola justificam e encorajam as interações sociais e culturais, significativas para a vida das crianças e dos jovens [...] A aprendizagem cooperativa tem no papel do professor a mediação sobre inúmeras diferenças que acompanham os estudantes, o que talvez seja uma exigência muito ampla para os educadores” (livro-base, p. 184). As afirmativas III e IV são falsas, pois, “Um ótimo exemplo de jogo competitivo que poderá se tornar um jogo cooperativo é a dança das cadeiras [...] A prática de jogos cooperativos poderá terminar sempre com uma conversa sobre as atitudes e comportamentos dos educandos [...] o diálogo também poderá possibilitar a reflexão sobre o respeito às regras, aos movimentos, aos limites do espaço e ao outro, punições não são interessantes, pois reforçam posturas excludentes. Quando alguém burlar a regra, uma conversa sincera contribuirá para o processo de formação social e comunitária” (livro-base, p. 196).
	
	E
	V – F – V – F.
Questão 10/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
"O desenvolvimento da criança é um 'processo ordenado, regular e contínuo que envolve todas as áreas do organismo e da personalidade". A criança se desenvolve desde o seu primeiro dia de vida e suas capacidades futuras podem ser prejudicadas, por isso é de suma importância se atentar para o desenvolvimento psicomotor, nos primeiros anos de vida' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 38. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2007. p. 87.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar, psicomotricidade e as fases do desenvolvimento infantil, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A fase oral que vai dos zero a dezoito meses vê se a criança significativamente dependente.
II. ( ) A fase fálica inicia dos seis meses a um ano de vida onde a criança inicia os primeiros balbucios.
III. ( ) Na fase oral a criança encontra no toque e na massagem as formas de comunicação.
IV. ( ) Na fase anal os músculos e a percepção de espaço vão se definindo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – F – V – V.
A sequência correta é: V – F – V– V. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois “Na fase oral (0 a 18 meses), na qual a criança é significativamente dependente, o toque e a massagem são as formas de comunicação, pois propiciam maior flexibilidade, tonificação dos músculos e estimulação sensorial [...] Na fase anal (18 a 36 meses), as crianças apresentam a movimentação autónoma, os músculos e a percepção de espaço vão se definindo” (livro-base, p. 222). A afirmativa II é falsa, pois “A fase fálica (4 a 6 anos) é constituída pela ludicidade, a criança toca nos objetos e descobre que estes apresentam semelhanças e diferenças” (livro-base, p. 223).
	
	B
	F – V – V – F.
	
	C
	F – V – F – V.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – F.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 1/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o fragmento de texto:
“As causas do TEA, depende de diversos fatores, dentre eles genéticos, ambientais, intercorrências no parto e gestação, uso de álcool, substâncias abortivas e idade paterna avançada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 305.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!,  relacione corretamente as características dos problemas encontrados em crianças com TEA:
1. Problemas de sociabilidade.
2. Problemas de comunicação. 
( ) Falar de si mesmo na terceira pessoa.
( ) Pouco interesse por pessoas de mesma idade.
( ) Dificuldades em fazer amizades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 2 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 1 – 2.
	
	E
	2 – 1 – 1.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 1. De acordo com o livro-base: “[1] Problemas de sociabilidade: pouca interação ou interesse por pessoas de mesma idade e dificuldades em fazer e manter amizades. [2] Problemas na comunicação: atraso na linguagem verbal, ecolalia, neologismos, falar de maneira estranha, falar de si mesmo na terceira pessoa e falar como um personagem da televisão” (livro-base, p. 305).
Questão 2/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“As vivências lúdicas possibilitam que a criança construa a consciência mental do uso do seu corpo. Desse jeito, o esquema corporal é uma das funções psicomotoras que contribui para a construção da personalidade da criança, pois quando se sente bem com sua imagem corporal e gesticula com harmonia de movimentos, interage melhor no meio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 11
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 5 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre o brincar e as deficiências, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
( ) As limitações da criança com Paralisia Cerebral (PC) envolvem o controle das pernas em consequência de uma lesão cerebral que afeta o cérebro no período de desenvolvimento.
( ) As crianças com síndrome de Down (SD) apresentam características físicas diferentes, entre elas estão a hipotonia, que é a perda ou redução do tônus muscular que causa atraso no desenvolvimento do equilíbrio.
( ) Prática lúdica como sugestão para crianças com PC é o painel interativo que estimula as crianças a manusear os objetos de acordo com seu funcionamento, utilizando os pés e/ou as mãos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina dos membros inferiores e superiores
( ) Prática lúdica como sugestão para crianças com SD é o jogo da memória auditiva, essa atividade estimula a discriminação auditiva e a socialização entre as crianças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V - V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: F – F – V - V, pois “As limitações da criança com Paralisia Cerebral envolvem o controle da postura em consequência de uma lesão cerebral que afeta o cérebro no período de desenvolvimento”. [...] “Prática lúdica como sugestão para crianças com PC é o painel interativo que estimula as crianças a manusear os objetos de acordo com seu funcionamento, utilizando os pés e/ou as mãos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina dos membros inferiores e superiores”. [...]  (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 5, p. 15) “As crianças com SD apresentam características físicas diferentes, entre elas estão a hipotonia, que é a perda ou redução do tônus muscular que causa atraso no desenvolvimento da coordenação motora” (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 5, p. 16) “Prática lúdica como sugestão para crianças com SD é o Jogo da memória auditiva: Essa atividade estimula a discriminação auditiva e a socialização entre as crianças”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 5, p. 17)
	
	B
	F – F – F – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – F – V - F
	
	E
	V – F - F – VQuestão 3/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto: 
“Ao observar as brincadeiras entre os estudantes, você perceberá que, no decorrer das atividades, eles demonstram significativas transformações na relação consigo e com o outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 299.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente caracteriza o que é o jogo do faz de conta:
Nota: 10.0
	
	A
	O jogo do faz de conta se caracteriza quando a criança brinca de formar cenas que desenvolvam unicamente a coordenação motora fina.
	
	B
	O jogo do faz de conta é uma atividade que se caracteriza quando a criança busca interagir com todos os tipos de jogos, mas não com o educador.
	
	C
	Caracteriza-se como jogo de faz de conta quando o educando faz interpretação de desenhos e quando a criança tem domínio da ortografia e da leitura de textos.
	
	D
	O jogo do faz de conta se caracteriza nos atos artísticos e por meio das atividades de raciocínio lógico, como a matemática.
	
	E
	O que caracteriza o jogo do faz de conta é quando a criança forma cenas que se desenrolam de maneira a não deixar dúvida do significado que os objetos assumem dentro de um contexto.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Mas você já sabe o que é o jogo de faz de conta? Sabia que existem outras denominações para esse tipo de jogo? Quando vemos uma criança brincando de faz de conta, sentimo-nos atraídos pelas representações que ela desenvolve. A primeira impressão que nos causa é que as cenas se desenrolam de maneira a não deixar dúvida do significado que os objetos assumem dentro de um contexto". (livro- base p. 300).
Questão 4/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
"O desenvolvimento da criança é um 'processo ordenado, regular e contínuo que envolve todas as áreas do organismo e da personalidade". A criança se desenvolve desde o seu primeiro dia de vida e suas capacidades futuras podem ser prejudicadas, por isso é de suma importância se atentar para o desenvolvimento psicomotor, nos primeiros anos de vida' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 38. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2007. p. 87.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar, psicomotricidade e as fases do desenvolvimento infantil, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A fase oral que vai dos zero a dezoito meses vê se a criança significativamente dependente.
II. ( ) A fase fálica inicia dos seis meses a um ano de vida onde a criança inicia os primeiros balbucios.
III. ( ) Na fase oral a criança encontra no toque e na massagem as formas de comunicação.
IV. ( ) Na fase anal os músculos e a percepção de espaço vão se definindo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – V– V. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois “Na fase oral (0 a 18 meses), na qual a criança é significativamente dependente, o toque e a massagem são as formas de comunicação, pois propiciam maior flexibilidade, tonificação dos músculos e estimulação sensorial [...] Na fase anal (18 a 36 meses), as crianças apresentam a movimentação autónoma, os músculos e a percepção de espaço vão se definindo” (livro-base, p. 222). A afirmativa II é falsa, pois “A fase fálica (4 a 6 anos) é constituída pela ludicidade, a criança toca nos objetos e descobre que estes apresentam semelhanças e diferenças” (livro-base, p. 223).
	
	B
	F – V – V – F.
	
	C
	F – V – F – V.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – F.
Questão 5/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“A psicomotricidade aborda a estreita ligação entre corpo emente, e é por meio de suas práticas que os estudantes desenvolvem suas capacidades sensoriais, cognitivas, sociais e afetivas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 221.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define o papel da psicomotricidade no educando:
Nota: 10.0
	
	A
	O papel da psicomotricidade é possibilitar que as ações entre a razão e a linguagem alinhem a sensibilidade crítica, tornando impossível o desenvolvimento de novas ideias, repelindo-as.
	
	B
	O papel da psicomotricidade é possibilitar que as ações entre o pensamento e a linguagem enriqueçam o senso crítico, tornando possível o desenvolvimento de novas ideias.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A psicomotricidade possibilita que as ações entre o pensamento e a linguagem enriqueçam o senso crítico, tornando possível o desenvolvimento de novas ideias, independente da hereditariedade, o cérebro humano necessita de estímulos que ampliem as funções cognitivas, como a memória, a percepção, o raciocínio lógico matemático, a linguagem, a atenção e, consequentemente, o aprendizado” (livro -base, p. 221).
	
	C
	O papel da psicomotricidade é buscar que as ações entre a imaginação e criatividade, tornando impossível o desenvolvimento de novas ideias.
	
	D
	O papel da psicomotricidade é estimular a linguagem corporal a autoimagem, tornando possível o desenvolvimento cognitivo.
	
	E
	O papel da psicomotricidade é possibilitar que as ações entre as atividades motora e as ações imaginativas tornem possível o desenvolvimento corporal.
Questão 6/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia a passagem de texto:
“O desenvolvimento da criança não acompanha nunca a aprendizagem escolar, como uma sombra acompanha o objeto que a projeta. Portanto, é possível analisar que o desenvolvimento da criança reflete na sua aprendizagem quando inserida ao meio escolar, por isso é necessário que esse processo tenha um olhar atento e sensível dos profissionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 100.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar, a aprendizagem e desenvolvimento infantil, analise as seguintes afirmativas:
I. O conceito de zona de desenvolvimento proximal objetiva resolver a questão sobre o desenvolvimento e aprendizagem.
II. A zona de desenvolvimento real define que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas.
III. A zona do nível potencial é a distância do nível de desenvolvimento real e o nível proximal. 
IV. A teoria de desenvolvimento proximal compõe três níveis, sendo zona de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e IV.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
As afirmativas I e VI estão corretas, pois “Ao descrever o conceito de zona de desenvolvimento proximal, Vygotsky [...]procura resolver a questão sobre o desenvolvimento e aprendizagem, o que, atualmente, é considerado um fundamento importante no processo de ensino e aprendizagem em diversas abordagens pedagógicas [...] A teoria compõe três níveis: a zona de desenvolvimento real, a zona de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal” (livro-base, p. 53). As afirmativas, II e III estão incorretas, pois “A zona de desenvolvimento real é o nívelde desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimentos já completados [...] A zona de desenvolvimento potencial define que a criança consegue realizar ações mentais mais elevadas quando recebe ajuda de outras pessoas, no caso do aprendizado escolar com mediação dos educadores” (livro-base, p. 54).
	
	B
	I e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 7/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Na oficina, os educandos não devem ser obrigados a realizar as atividades, pois a espontaneidade da brincadeira nunca deve ser perdida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Educação especial: Eu também quero brincar! Curitiba, Intersaberes: 2020. (p.83)
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 6 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao aspecto lúdico como princípio educativo, analise as seguintes afirmativas:
 I. O brincar como princípio educativo está presente na prática pedagógica dos professores na educação infantil e no ensino fundamental.
II. A mediação docente entre as ações lúdicas da criança possibilita diversas vivências inclusivas para as crianças, no ambiente escolar ou recreativo.
III. As interações e brincadeiras das crianças dependem das condições que encontram para brincar na escola e em espaços recreativos.
IV. Se a escola não oferecer tempo, espaço, brinquedos e recursos para as crianças brincarem, a brincadeira provavelmente se desenvolverá de maneira precária
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas, pois “O brincar como princípio educativo está presente na prática pedagógica dos professores na educação infantil e no ensino fundamental”. [...] “Nessa perspectiva, a mediação docente entre as ações lúdicas da criança possibilita diversas vivências inclusivas para as crianças, no ambiente escolar ou recreativo”. [...]  “Desse modo, as interações e brincadeiras das crianças dependem das condições que encontram para brincar na escola e em espaços recreativos”. [...] “Se a escola não oferecer tempo, espaço, brinquedos e recursos para as crianças brincarem, a brincadeira provavelmente se desenvolverá de maneira precária”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 6, p. 8)
Questão 8/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“A fantasia se constrói sempre a partir dos materiais captados do mundo real, o brincar é um elo entre a fantasia e a realidade, a atividade gera efeitos construtivos na formação da personalidade dos educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 296.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define o papel da imitação nas brincadeiras:
Nota: 10.0
	
	A
	A imitação desenvolve a flexibilidade nas resoluções matemáticas do educando.
	
	B
	A imitação desenvolve as habilidades motoras do educando.
	
	C
	A imitação desenvolve o sistema muscular do educando.
	
	D
	A imitação desenvolve o pensamento do educando.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "A imitação nas brincadeiras desenvolve o pensamento do educando, é evidente que, nos seus jogos, as crianças reproduzem muito do que veem, mas sabemos qual a importância do papel desempenhado pela imitação na atividade lúdica" (livro-base, p. 296).
	
	E
	A imitação desenvolve a capacidade de resolver problemas no educando.
Questão 9/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Aos poucos, a criança desenvolve a mobilidade corporal e, da vivência de brincadeiras com o próprio corpo, passa a explorar mais os objetos, criar jogos e ampliar sua capacidade motora e sensorial. Isso favorece o desenvolvimento e o aprendizado cognitivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 6
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula5 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar e a aprendizagem no autismo, analise as seguintes afirmativas:
 I. Sabemos que as crianças com TEA apresentam características de estereotipias que se expressam por meio do seu comportamento e movimentos.
II. Algumas crianças balançam as mãos quando se sentem alegres e outras se autoagridem pelo mesmo motivo, porém isso não diz respeito à maneira como ela desenvolve a organização interna.
III. Brincar para e com a criança com TEA em um contexto educativo é uma necessidade essencial como para todas as outras que não apresentam esse transtorno.
IV. Assim como em qualquer prática lúdica, as crianças expressam alegria, prazer, diversão e desprazer o que gera um movimento diferente do que comumente as atividades tradicionais de ensino e aprendizado propiciam na escola.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, III e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Comentário: As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois “Sabemos que as crianças com TEA apresentam características de estereotipias que se expressam por meio do seu comportamento e movimentos”. [...] “Brincar para e com a criança com TEA em um contexto educativo é uma necessidade essencial como para todas as outras que não apresentam esse transtorno”. [...] “Por conseguinte, assim como em qualquer prática lúdica, as crianças expressam alegria, prazer, diversão e também desprazer o que gera um movimento diferente do que comumente as atividades tradicionais de ensino e aprendizado propiciam na escola”. [...] “Algumas crianças balançam as mãos quando se sentem alegres e outras se autoagridem pelo mesmo motivo. Isso diz respeito à maneira como ela desenvolve a organização interna”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 5, p. 6)
Questão 10/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
"A Psicomotricidade Relacional visa desenvolver e aprimorar os conceitos relacionados ao enfoque da globalidade humana. Busca superar o dualismo cartesiano corpo/mente, enfatizando a importância da comunicação corporal, não apenas pela compreensão da organicidade de suas manifestações, mas essencialmente, pelas relações psicofísicas e sócio emocionais do sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, José L. Psicomotricidade relacional: a teoria de uma prática. Perspectivas Online, Campos dos Goytacazes, v. 3, n. 11, p. 64-68, 2009.https://ojs3.perspectivasonline.com.br/revista_antiga/article/view/388 . Acesso em: 25 fev. 2022.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base, Educação especial: eu também quero brincar! Sobre o brincar, psicomotricidade e desenvolvimento infantil, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Crianças com deficiências, transtornos e ou dificuldades de aprendizagem são estimuladas de acordo com suas capacidades motoras, cognitivas e ou afetivas.
II. ( ) A psicomotricidade Relacional intervém na linguagem e no desenvolvimento do pensamento do educando.
III. ( ) O desenvolvimento psicomotor favorece a consciência corporal.
IV. ( ) O objetivo da psicomotricidade é estudar a relação entre a linguagem e o esquema corporal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V– V.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	F – V – F – V.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – F.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – V – F. As afirmativas I e III são verdadeiras, pois “Os educandos com deficiências, transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem recebem estímulos de acordo com suas capacidades motoras, cognitivas e afetivas [...] O estudo da psicomotricidade é amplo, uma vez que o desenvolvimento psicomotor favorece a consciência corporal, facilita a vida social e a aprendizagem dos estudantes, podendo contribuir consideravelmente com a educação” (livro-base, p. 223). As afirmativas II e IV são falsas, pois “A psicomotricidade relacional, aborda a análise corporal da relação, a qual intervém na afetividade, na agressividade, na comunicação e na orientação dos educandos [...] "Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo da relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção” (livro-base, p. 223).
Questão 1/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A criança com TEA poderá apresentar alterações motoras e, dessa forma, você auxiliará o seu desenvolvimento incluindo atividades que contribuam para a sua independência física”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, M. C. T. D. Texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 5, Curitiba, Intersaberes, 2021 p. 10
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 5, Videoaula - Tema 3 – O brincar e o movimento, sobre o brincar e as alterações motoras, analise as seguintes afirmativas:
 I. Grande parte das crianças com TEA possuem hipotonia muscular e que, como consequência, podem provocar desvios na coluna vertebral, principalmente na fase da puberdade.
II. As alterações nos movimentos da criança com TEA se manifestam mesmo antes que ela comece a andar e podem acarretar atraso na aquisição dessa habilidade
III. É comum que essas crianças usem a ponta dos pés para se apoiar e andar, o que comumente é resultado de “déficit motor, desequilíbrio muscular e alteração do tônus muscular” 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e III
	
	D
	Apenas a III
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Todas as afirmativas estão corretas, pois “Grande parte das crianças com TEA possuem hipotonia muscular e que, como consequência, podem provocar desvios na coluna vertebral, principalmente na fase da puberdade”. [...] “As alterações nos movimentos da criança com TEA se manifestam mesmo antes que ela comece a andar e podem acarretar atraso na aquisição dessa habilidade”. [...] “Desse modo, é comum que essas crianças usem a ponta dos pés para se apoiar e andar, o que comumente é resultado de “déficit motor, desequilíbrio muscular e alteração do tônus muscular” (Santos, 2017, p. 97)”. (Aula 5, Videoaula - Tema 3 – O brincar e o movimento, 0min40s)
Questão 2/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
“O brincar transformou-se no trabalho infantil. A infância tornou-se “educável”, sendo que o objetivo básico dos pedagogos dentro das instituições e da família era o de criar um novo homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VELASCO, C. G. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996. p. 41.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base, Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar educativo e o brincar livre, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) As relações sociais influenciam nas vivências da escola.
II. ( ) A mídia tem sua influência e não prioriza valores de bens materiais.
III. ( ) As pessoas deixam de compartilhar momentos para comunicar-se em redes sociais.
IV. ( )A infância é melhor vivida quando não utiliza-se de brincadeiras. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – V – F. As afirmativas I e III são verdadeiras, pois: “As relações sociais em que estudantes estão inseridos na atualidade refletem-se no interior da escola [...]. As pessoas deixam de conversar, olhar-se, compartilhar momentos em que estão juntos, para comunicar-se nas redes sociais ou participar de jogos eletrônicos” (livro-base, p. 36-37). As afirmativas II e IV são falsas, pois “observamos que a sociedade tem no apelo da mídia um desvio no que poderia vir a ser elementos de base na formação humana dos educandos: desvincula suas escolhas dos valores humanos e opta por escolhas que priorizam a aquisição de bens. [...] A infância é vivida em total qualidade quando a criança pode compartilhar tempo e espaço com as brincadeiras” (livro-base, p. 37).
	
	B
	V – F – V – V.
	
	C
	F – V – V – F.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	F – V – F – F.
Questão 3/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“Alves [...], destaca as fases de desenvolvimento da criança, um conhecimento relevante para os educadores que atuarão com a educação especial, pois, podem nortear o trabalho pedagógico com a psicomotricidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 221-222.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que indica corretamente a fase oral da criança:
Nota: 10.0
	
	A
	A fase oral é de 1 a 5 anos, em que a criança apresenta a movimentação autônoma e os músculos e a percepção de espaço se definem.
	
	B
	A fase oral vai dos 12 meses aos 24 meses, em que a criança é constituída pela ludicidade.
	
	C
	A fase oral compreende dos 3 aos 6 anos, na qual a criança apresenta a fase inicial das primeiras palavras
	
	D
	A fase oral vai dos 5 aos 7 anos, em que a criança é constituída pela ludicidade.
	
	E
	A fase oral é de zero a 18 meses, em que a criança é significativamente dependente e o toque e a massagem são as formas de comunicação.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "Na fase oral (0 a 18 meses), na qual a criança é significativamente dependente, o toque e a massagem são as formas de comunicação, pois propiciam maior flexibilidade, tonificação dos músculos e estimulação sensorial” (livro-base, p. 222).
Questão 4/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A concepção piagetiana sobre o jogo ampara-se nos conceitos de acomodação e assimilação (Piaget, 1971). Isso se justifica porque esses conceitos aparecem em todas as fases de desenvolvimento, em grau crescente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 4, p. 2
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula 4 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, sobre os dois conceitos das fases de desenvolvimento: acomodação e assimilação, segundo Piaget, enumere os elementos a seguir de acordo com as características de cada uma delas:
(1) Acomodação
(2) Assimilação
 
( ) é o processo pelo qual uma criança modifica seu estágio mental em resposta ao meio
( ) se refere ao processo pelo qual a criança incorpora aspectos do mundo externo ao seu próprio esquema.
( ) desenvolvimento de comportamentos de ajustes dos movimentos e de percepção dos brinquedos.
( ) Piaget (1971) aponta o papel ativo que o jogo propicia ao jogador, compreendendo-o como forma de o indivíduo manipular o mundo externo para assimilá-lo e, desse modo, desenvolver o seu intelecto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
COMENTÁRIO:A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2, pois “A acomodação, de acordo com Piaget (1971), é o processo pelo qual uma criança modifica seu estágio mental em resposta ao meio”. [...] “Em ambos os exemplos, as crianças, mesmo que em diferentes idades, desenvolveram comportamentos de ajustes dos movimentos e de percepção dos brinquedos. Esses ajustes evidenciam o processo de acomodação”. [...] “A assimilação, para Piaget (1971), se refere ao processo pelo qual a criança incorpora aspectos do mundo externo ao seu próprio esquema”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 4, p. 3) “Piaget (1971) aponta o papel ativo que o jogo propicia ao jogador, compreendendo-o como forma de o indivíduo manipular o mundo externo para assimilá-lo e, desse modo, desenvolver o seu intelecto”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 4, p. 4)
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	1– 2 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2
Questão 5/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Aos poucos, a criança desenvolve a mobilidade corporal e, da vivência de brincadeiras com o próprio corpo, passa a explorar mais os objetos, criar jogos e ampliar sua capacidade motora e sensorial. Isso favorece o desenvolvimento e o aprendizado cognitivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: texto-base Rota de Aprendizagem da Aula 5, p. 6
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da aula5 – Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, referente ao brincar e a aprendizagem no autismo, analise as seguintes afirmativas:
 I. Sabemos que as crianças com TEA apresentam características de estereotipias que se expressam por meio do seu comportamento e movimentos.
II. Algumas crianças balançam as mãos quando se sentem alegres e outras se autoagridem pelo mesmo motivo, porém isso não diz respeito à maneira como ela desenvolve a organização interna.
III. Brincar para e com a criança com TEA em um contexto educativo é uma necessidade essencial como para todas as outras que não apresentam esse transtorno.
IV. Assim como em qualquer prática lúdica, as crianças expressam alegria, prazer, diversão e desprazer o que gera um movimento diferente do que comumente as atividades tradicionais de ensino e aprendizado propiciam na escola.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	todas as afirmativas estão corretas
Comentário: As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois “Sabemos que as crianças com TEA apresentam características de estereotipias que se expressam por meio do seu comportamento e movimentos”. [...] “Brincar para e com a criança com TEA em um contexto educativo é uma necessidade essencial como para todas as outras que não apresentam esse transtorno”. [...] “Por conseguinte, assim como em qualquer prática lúdica, as crianças expressam alegria, prazer, diversão e também desprazer o que gera um movimento diferente do que comumente as atividades tradicionais de ensino e aprendizado propiciam na escola”. [...] “Algumas crianças balançam as mãos quando se sentem alegres e outras se autoagridem pelo mesmo motivo. Isso diz respeito à maneira como ela desenvolve a organização interna”. (texto-base Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos, aula 5, p. 6)
Questão 6/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o fragmento de texto:
[...] as atividades psicomotoras devem atender ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, o que requer paciência e um olhar sensível para a comunicação dos educandos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 221-222.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, relacione corretamente as fases de desenvolvimento da criança às suas respectivas características:
1. Fase oral.
2. Fase anal.
3. Fase fálica.
( ) Fase que vai de 18 a 36 meses. As crianças apresentam a movimentação autónoma, os músculos e a percepção de espaço vão se definindo.
( ) Fase que vai de zero a 18 meses. A criança é significativamente dependente, o toque e a massagem são as formas de comunicação.
( ) Fase que vai dos 4 aos 6 anos de idade. É constituída pela ludicidade, em que a criança toca nos objetos e descobre que eles apresentam semelhanças e diferenças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 3 – 1.
	
	B
	3 – 2 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 3.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. “[1] Na fase oral (o a 18 meses), na qual a criança é significativamente dependente, o toque e a massagem são as formas de comunicação, pois propiciam maior flexibilidade, tonificação dos músculos e estimulação sensorial [...] [2] Na fase anal (18 A 36 meses), as crianças apresentam a movimentação autónoma, os músculos e a percepção de espaço vão se definindo [...] [3] A fase fálica (4 a 6 anos) é constituída pela ludicidade. A criança toca nos objetos e descobre que estes apresentam semelhanças e diferenças” (livro-base, p. 222).
	
	D
	2 – 1 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1.
Questão 7/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
"O espectro autista possibilita a compreensão sobre o quadro de gravidade do transtorno, com quadros mais graves ou com maior dependência de outras pessoas e quadros mais leves".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba:InterSaberes, 2020. p. 304.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que corretamente define o que é o autismo:
Nota: 10.0
	
	A
	Autismo é uma síndrome neuropsiquiátrica, caracterizada por um conjunto de sinais clínicos, nem sempre provocados por uma causa comum.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O autismo é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica, pois é caracterizado por um conjunto de sinais clínicos, nem sempre provocados por uma causa comum” (livro-base, p. 304).
	
	B
	Autismo é um quadro do TEA de alto funcionamento, em que o desenvolvimento da infância é bem próximo ao esperado.
	
	C
	Autismo é um transtorno caracterizado por sintomas de desatenção/desorganização, de hiperatividade e de impulsividade.
	
	D
	Autismo é uma síndrome caracterizada por uma disfunção motora em que o indivíduo apresenta problemas de locomoção.
	
	E
	Autismo é um transtorno neurocomportamental por meio de uma disfunção cerebral em que o indivíduo passa a apresentar problemas de comportamento como a hiperatividade.
Questão 8/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o excerto de texto:
“Brincar de forma livre e prazerosa permite que a criança seja conduzida a uma esfera imaginária, um mundo de faz de conta consciente, porém capaz de reproduzir as relações que observa em seu cotidiano, vivenciando simbolicamente diferentes papéis, exercitando sua capacidade de generalizar e abstrair”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Luciana; VALLE, Elizabeth. O brinquedo e o brincar no desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 40, p. 43-48, jan./mar. 2005.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base, Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar educativo e o brincar livre, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O melhor incentivo para a criança seriam atividades que facilitassem o acesso a mídia e a bens materiais.
II.  ( ) Não importa o valor do brinquedo, o importante é que a criança possa brincar.III. ( ) A qualidade dos brinquedos está na vivência e na cultura que carregam.
IV.  ( ) A criança não necessita de interação com outras crianças para desenvolver a autoconsciência, o brinquedo substitui essa interação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – V – V – F.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A sequência correta é: F – V – V – F. As afirmativas II e III são verdadeiras, pois “Uma boneca é um brinquedo, não importa seu valor financeiro ou se foi feita artesanalmente ou por uma indústria de brinquedos. O que importa é que a criança possa brincar com este objeto, compartilhar vivências lúdicas com outras crianças ou até mesmo com os adultos. [...] A qualidade dos brinque dos está nas inserções culturais e vivências que propiciam à criança” (livro-base, p. 38-39). As afirmativas I e IV são falsas, pois “O melhor incentivo para a criança seria que o adulto lhe propiciasse o acesso a bens culturais nos quais estão inseridos os brinquedos de qualidade educativa. [...] A interação com outros estudantes nas práticas lúdicas possibilita que ela desenvolva a autoconsciência, identificando suas dificuldades e potencialidades" (livro-base, p. 38).
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	F – V – F – F.
Questão 9/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia a passagem de texto:
“Independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais, as crianças precisam brincar, e as unidades de Educação Infantil são lugares onde elas podem dar vazão à criatividade e à imaginação. Mas, para que isso aconteça, os professores precisam incentivar a autonomia e garantir espaço, tempo e materiais para a brincadeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRINCAR é para todos. Nova Escola, São Paulo, 31 jan. 2019. https://novaescola.org.br/conteudo/15454/brincar-e-para-todos. Acesso em: 25 fev. 2022.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar! sobre o brincar e a inclusão de companheiros das brincadeiras, analise as seguintes afirmativas:
I. O brincar só existe no momento da ação nele não há consequência educativa que permaneça no desenvolvimento da criança.
II. Há diferença entre educação especial, educação inclusiva e inclusão social, é importante distinguir essas expressões pois não tem a mesma função.
III. O brincar ajuda a identificar melhor as necessidades   dos educandos de inclusão nas áreas, visual, auditiva, física e intelectual, com transtorno global de desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação no contexto da inclusão escolar.
IV. Os brinquedos selecionados para alunos de inclusão devem ser selecionados de forma que sejam adaptadas as necessidades especiais, devem tornar possível a brincadeira.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e IV.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III e IV.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II, III e IV.
As afirmativas II, III e VI estão corretas, pois “Com efeito, é importante estabelecer a distinção entre inclusão social, educação inclusiva e educação especial, pois expressões equivocadas quanto à educação especial na escola definem o aluno de inclusão e a sala de inclusão [...] considerando os educandos com deficiências nas áreas visual, auditiva, física e intelectual, com transtorno global de desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação no contexto da inclusão escolar, o brincar encontra na corporeidade a possibilidade de identificar as necessidades da criança [...] Podemos pensar nos brinquedos como os primeiros companheiros do brincar, porém é necessário que estes sejam adaptados às necessidades especiais, pois, quando a criança experimenta a dificuldade de manipulação, isso poderá trazer frustração em vez de atender à curiosidade e possibilitar o aprendizado, os brinquedos selecionados devem ter como critério: não exigir controle motor muito apurado ou ter algumas adaptações que tornem possível a brincadeira” (livro-base, p. 63-66). A afirmativa, I está incorreta, pois “O brincar apresenta uma condição fundamental: só existe no momento da brincadeira, no momento da ação, mas sua consequência educativa permanece para todo o desenvolvimento da criança” (livro -base, p. 67).  
Questão 10/10 - Oficinas, Ludicidade e Jogos Cooperativos
Leia o extrato de texto:
“Por meio da psicomotricidade, qualquer que seja a condição psíquica ou física da criança especial, o progresso é alcançado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação especial: eu também quero brincar! Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 220.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação especial: eu também quero brincar!, assinale a alternativa que define corretamente a psicomotricidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Psicomotricidade é a ciência que estuda a criança em fase de socialização e não envolve o pensamento e a emoção.
	
	B
	Psicomotricidade é a ciência que estuda a relação entre a coordenação motora e o equilíbrio.
	
	C
	Psicomotricidade é a ciência que estuda a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo da relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção” (livro-base, p. 223).
	
	D
	Psicomotricidade é a ciência que estuda a relação entre o jogo simbólico e o jogo educativo.
	
	E
	Psicomotricidade é a ciência que estuda a relação entre o pensamento crítico e o pensamento passivo.

Mais conteúdos dessa disciplina