Buscar

FRATURAS DE ANTE-BRAÇO E PUNHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FRATURAS DE ANTE BRACO E PUNHO
Fratura Articular: As fraturas articulares são emergências médicas. Quando a articulação fica muitos dias “fora do lugar,” sem movimento os condrócitos podem morrer, causando danos irreversíveis na articulação.
Nutrição Articular: Dentro da articulação não tem vasos sanguíneos, não tem sangue. Encontra-se o líquido sinovial. Esse líquido é formado na parede da articulação numa camada de células chamada de sinóvia, ou membrana sinovial. Essas células produzem o liquido sinovial responsável por lubrificar e nutrir os condrócitos. 
· Como o oxigênio é transportado da periferia próxima a membrana sinovial para o centro da articulação? É preciso agitar o líquido sinovial dentro da articulação. Para que isso ocorra precisa realizar movimentos articulares. A aticulação que se move frequentemente mantem um bom gradiente de oxigenio e portanto tem uma melhor nutrição. Movimentar a articulação previne Artrose. 
· Articulação sem movimento e com os fragmentos deslocados (fraturas articulares) a cartilagem morre consequentemente artrose precoce.
FRATURAS ANTEBRAÇO
FRATURA EM GALHO VERDE
· É uma fratura em um osso jovem e suave que dobra e parcialmente quebra. O nome é uma analogia com um galho verde de madeira que similarmente quebra quando a parte de fora é dobrada.
· É uma fratura incompleta que atravessa apenas parte do osso. Ocorre principalmente em crianças por conta da calcificação parcial de sua estrutura. 
· São mais comuns em ossos do terço médio do antebraço, que se deformam totalmente em angulações importantes. No entanto esse tipo de fratura também pode ocorrer no cotovelo, no joelho, na tíbia, e são relativamente raras no úmero e no fêmur. 
· Nas fraturas em galho verde, se há desvios, produz-se grande deformidade, porém estável. Podem parecer estar apenas anguladas mas também há um elemento rotacional presente. Além disso o quadro algico é intenso.
FRATURA DE MONTEGGIA
· Esta lesão caracteriza-se por uma fratura do terço superior da ulna e uma luxação da cabeça do radio (em alguns casos pode ocorrer lesão ligamentar). 
· As fraturas instáveis (completas) da ulna são propensas a desvio residual e podem requerer uma fixação cirúrgica. 
Exame físico: Observar se há deformidades, hematoma, equimose, hiperemia, tipo de fratura e desvio. Verificar com cuidado a parte anterior, posterior, lateral e medial do cotovelo. 
Diagnóstico laboratorial: Exame radiológico (AP e de perfil). 
Formas de tratamento: A osteossíntese com redução da cabeça do rádio é essencial para a qualidade do movimento de flexão, extensão e prono-supinação. 
Complicações: complicação nervosa e/ou vascular.
FRATURA DE GALLEAZZI
· Fratura diafisária do rádio com luxação da articulação radioulnar distal. Pode ocorrer uma lesão de ligamento em virtude à luxação posterior da cabeça da ulna. Normalmente ocorre por choque indireto (mão em extensão durante a queda).
Exame físico: Verificar com cuidado o movimento de pronosupinação (a membrana interossea pode estar lesionada). Verificar com cuidado a parte anterior, posterior, lateral e medial do cotovelo
Diagnóstico laboratorial: Exame radiológico (AP e perfil).
Formas de tratamento: Tratamento cirúrgico através da osteossíntese e redução cruenta.
Complicações: 
Consolidação viciosa, Pseudoartrose, Complicações vasculares e nervosas (nervo mediano).
FRATURA DE COLLES
· O radio é o maior dos dois ossos entre o cotovelo e punho. A fratura de Colles é uma ruptura no radio perto do pulso. A este tipo de fratura foi dado o nome do cirurgião que a descreveu pela primeira vez.
· A fratura de Colles é uma fratura comum que acontece mais frequentemente em mulheres do que homens. De fato, este é o osso fraturado mais comumente em mulheres acima de 75 anos de idade.
· Fratura de Colles é causada por uma lesão vigorosa no punho, e isto pode ocorrer devido a:
· Acidente de carro, Esportes de contato, Cair ao esquiar, andar de bicicleta, ou outra atividade, Um objeto que cai no braço estendido (causa mais comum)
· Ter osteoporose é um importante fator de risco para fraturas de pulso. A osteoporose torna os ossos frágeis, pelo que, estes precisam de menos força para quebrar. Por vezes, um punho quebrado é o primeiro sinal de enfraquecimento dos ossos.
· Quando você tem uma fratura deste tipo, você quase sempre têm uma história de uma queda ou algum outro tipo de trauma. Geralmente, uma pessoa tem dor e edema no antebraço ou punho e pode apresentar uma deformidade no punho. O que é bastante comum. A presença de hematomas (preto e coloração azul) é comum.
· Provavelmente terá que estabilizar o punho por aproximadamente 3 a 5 semanas. Se a sua fratura for mais grave, poderá ser necessário cirurgião ortopédico. Os tratamentos podem incluir um procedimento para definir (reduzir) um osso quebrado sem cirurgia. A cirurgia serve para inserir pinos e placas (osteossintese)
· A recuperação inicial de uma fratura no punho pode demorar 6 semanas ou mais, geralmente há necessidade de recorrer a fisioterapia.

Outros materiais