Buscar

Liderança Formal e Informal nas Organizações

Prévia do material em texto

Um líder é um indivíduo que conduz os demais colaboradores, seja em uma equipe, no trabalho, na escola ou em qualquer situação em que existam determinadas metas a serem alcançadas. Temos como classificação duas categorias de líderes os formais e informais.
Liderança Formal
Os líderes alcançaram seus cargos por escolha de seus superiores, seja ela interna ou externa. Tendo benefícios como gratificações, local de trabalho diferenciado, podem ter aptidão para influenciar nas decisões e políticas da empresa. Assim como possuem uma grande responsabilidade pelos resultados obtidos.
Liderança Informal
Líderes informais é um colaborador que não foi oficialmente denominado para coordenar um grupo ou uma função por parte da empresa, mais ainda sim, conquistou a credibilidade e o respeito de seus companheiros de trabalho.
Conflitos
É de extrema importância que os Líderes formais e informais saiba trabalhar em grupo, com isso garantindo que os melhores resultados possam ser alcançados. 
A postura de Spencer e Art Fry fazem com que sejam líderes informais, pois não houve a escolha de seus superiores como líderes. Ainda sim eles criaram e inovaram com o aperfeiçoamento da cola. Mesmo com um incomodo a instituição apostou no novo lançamento.
As empresas poderiam dar mais espaço para que os colaboradores possam expressar suas ideias e com isso obter confiança e trazendo-o para mais próximo da organização. Com isso aumentando as chances de colher excelentes resultados.
Fonte:
https://blog.adrianalombardo.com/2017/11/02/conflito-entre-lideranca-formal-e-informal-nas-organizacoes/

Continue navegando