Buscar

Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A REAÇÃO EM CADEIA
 DA POLIMERASE (PCR)
BRUNA RAMOS, CAROLINE CONCEIÇÃO, MARIA LUISA DOS SANTOS, 
MARIÉLE DONATO
Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST, Lages/SC
Instituições Realizadoras e Agências de Fomento e etc...
Introdução
 
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 
CONCLUSÃO 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OBJETIVO
A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica rotineira de laboratório utilizada para amplificar ou fazer bilhões de cópias de uma determinada sequência especifica de DNA em um tubo de ensaio, suficiente para detectar e analisar a sequência que é alvo do estudo, sendo realizada de uma maneira rápida, prática e barata.
A PCR é uma técnica pela qual moléculas de DNA são amplificadas milhares de vezes em in vitro, sendo extremamente útil pela especificidade e rapidez. Essa amplificação é chamada assim porque as enzimas de restrição são as polimerases.
O princípio da PCR foi descrito pela primeira vez em 1971. E em 1983 o bioquímico Kary Mullis e seus colegas fizeram os ensaios experimentais e ajustes necessários para tornar a técnica executável. Em 1985, Kary Mullis apresentou sua descoberta à comunidade científica através de uma publicação na Revista Science, e no ano seguinte em 1986 a descoberta da bactéria Termus aquaticus e extração de sua DNA Polimerase ( Taq DNA Polimerase) possibilitou-o aperfeiçoamento da técnica, que não necessitava de adição de mais DNA Polimerase a cada ciclo, pois a mesma suporta temperaturas acima de 100°C.
Em 1987, com a patente da PCR por parte de Perkin, desenvolve-se a automação para o controle do aumento e redução da temperatura, neste momento surge o Termociclador que possui como função fazer ciclos de temperaturas pré-estabelecidos com tempos exatos específicos para a reação seguinte da análise.
TERMOCICLADOR
ETAPAS DA PCR
As principais etapas de uma reação PCR são a Taq polimerase, primers, DNA molde e nucleotídeos (blocos que compõem o DNA). Os ingredientes são reunidos em um tubo, juntamente com cofatores de que a enzima precisa, e passam por repetidos ciclos de aquecimento e resfriamento que permitem que o DNA seja sintetizado.
Desnaturação: Aquece fortemente a reação para separar, ou desnaturar, as fitas de DNA. Isso proporciona um molde de fita simples para a próxima etapa.
Anelamento: Resfria a reação para que os primers possam se ligar às suas sequências complementares no DNA molde de fita simples.
Extensão: Eleva a temperatura da reação para que a Taq polimerase estenda os primers, sintetizando novas fitas de DNA.
Os resultados de uma reação PCR são geralmente visualizados (torna-se visíveis) através do uso da eletroforese em gel é uma técnica na qual fragmentos de DNA de acordo com o tamanho. Um padrão, ou escada de DNA, é tipicamente incluído para que o tamanho dos fragmentos nas amostras da PCR possa ser determinado. 
O sucesso da PCR impactou em várias áreas, destacando-se pelo seu baixo custo na técnica e sua contínua renovação, e mesmo anos após sua invenção, se sustenta como uma técnica atual e permanece devido às suas elevadas especificidade, sensibilidade, reprodutibilidade e aplicações variadas em diversos campos.
KHAN ACADEMY. Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Disponível in: https://pt.khanacademy.org/_renderPROLAB. Conheça os princípios da PCR e suas funções. Disponível in: https://www.prolab.com.br/blog/equipamentos-aplicacoes/conheca-os-principios-da-tecnica-de-pcr-e-suas etapas/#:~:text=O%20prop%C3%B3sito%20central%20da%20t%C3%A9cnica,de%20restri%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o%20as%20polimerases. Visto em: 12 de outubro de 2022
 PROLAB. Conheça os princípios da técnica de PCR e sua etapas. Disponível em: 
https://www.prolab.com.br/blog/equipamentos-aplicacoes/conheca-os-principios-da-tecnica-de-pcr-e-suas-etapas/. Visto em 12 de outubro de 2022.

Outros materiais