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Etapa 08
Após o levantamento dos custos relacionados com a infraestrutura, faça o levantamento dos custos referentes ao cliente tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Lembre-se de que: 
· Como pessoa jurídica há necessidade de investimento tanto em marketing imobiliário quanto no grupo de corretores que irão atender os clientes. Para saber qual o custo de aquisição de clientes, como pessoa jurídica, é preciso elaborar uma tabela com os valores usuais de sua região, com base no valor da anuidade do CRECI para pessoa jurídica em sua regional, e também de acordo com as suas expectativas de despesas com a captação de clientes.
· Como pessoa física o investimento no cliente refere-se aos gastos com telefone, tempo, roupas, alimentação etc. Para saber qual o custo de aquisição de clientes como pessoa física é preciso elaborar uma tabela com os valores usuais de sua região, com base no valor da anuidade de seu CRECI (pessoa física em sua regional) e as suas expectativas de despesas com a captação de clientes.
Para realizar esta etapa, leia com atenção o material complementar que está disponível sobre o tema Custos de Aquisição do Cliente (CAC).
Entrega
Organize sua tarefa numa planilha de forma a evidenciar os seus custos como pessoa física e como pessoa jurídica. Salve a tarefa em seu computador e entregue no AVA, no local indicado para esta etapa.
	TABELA DE CUSTO DO CLIENTE PESSOA FISICA
	DISPESAS 
	CUSTO/ MÊS 
	CUSTO POR DIA TRABALHADO 
	CUSTO POR HORA TRABALHADO 
	COMBUSTIVEL 
	700,00
	28,00
	3,11
	ROUPAS 
	600,00
	24,00
	2,66
	ALIMENTAÇÃO 
	750,00
	30,00
	3,33
	VALOR DA HORA TRABALHADA 
	-
	-
	13,05
	TELEFONE/ INTERNET 
	100,00
	4,00
	0,44
	ANUIDADE CRECI R$710,00
	59,17
	2,37
	0,26
	TOTAL GERAL DE DESPESA POR HORA: R$ 22,85
	Calculo do custo de atendimento de cliente para corretor de imóveis, considerando:
	Atendimentos/captação mensal: 100 clientes 
	Clientes ativos/ visitas: 50 
Vendas efetivas: 10 vendas R$ 55.000,00 de comissão 
Despesas por mês R$2.570,00/
CAC: R$2.570,00/50 = 51,40
51,40*10 vendas= 514,00
55.000,00 – 514,00 – 2.570,00
	LUCRO FINAL: 51.916,00
	DISPESAS MENSAIS PESSOA JURIDICA
	DISPESAS 
	CUSTO/ MÊS 
	ALUGUEL
	4.000,00
	FUNCIONARIOS
	4.000,00
	PUBLICIDADE 
	3.000,00
	TELEFONE/ INTERNETE 
	120,00
	ANUIDADE CRECI 2.130,00
	177,55
	TOTAL GERAL DE DESPESA POR MÊS: R$ 11.297,55
	Calculo do custo de atendimento de cliente para corretor de imóveis, considerando:
	Atendimentos/captação mensal: 300 clientes 
	Clientes ativos/ visitas: 150
Vendas efetivas: 50 vendas R$ 550.000,00 de comissão 
Despesas por mês R$11.297,55
CAC: R$211.297,55/150 = 75,31
75,31*50 vendas= 3.765,50
550.000,00 – 3.765,50 – 11.297,55
	LUCRO FINAL: 534.936,95

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