Logo Passei Direto
Buscar

RESUMO CRÍTICO SOBRE O CAPÍTULO X - Pierre Levý

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RESUMO CRÍTICO SOBRE O CAPÍTULO X - A NOVA RELAÇÃO COM O SABER, DO TEXTO CIBERCUTULRA DE PIERRE LEVÝ
GRUPO: 
· nome
· nome
· nome
· nome
· nome
· nome
O capítulo X – A Nova Relação com o Saber, Cibercultura de Pierre Levý trata-se da geração de novos conhecimentos no ciberespaço para a construção de novos saberes, principalmente no sistema educacional. Com isso, o autor argumenta que qualquer concepção do futuro dos sistemas ciberliterários de educação e treinamento deve se basear em observações de mudanças contemporâneas nas relações de conhecimento relacionadas à taxa em que o conhecimento emerge e é renovado.
A partir desse fato, o referido autor faz três observações: a maioria das competências que adquirimos ao longo da carreira torna-se obsoleta ao final da trajetória; trabalho significa aprender, disseminar conhecimento e produzir conhecimento, e o ciberespaço é bastante complexo, suportando tecnologias inteligentes que ampliam, exteriorizam, e modificam várias funções cognitivas do ser humano, funções essas como: imaginação, memória, entre outras. Todas essas novas tecnologias inteligentes permitem novas formas de acesso à informação e conhecimento, como a navegação por hiperdocumentos, e novas formas de pensamento e conhecimento, como a simulação (que ocupa um lugar central na cultura de rede).
As escolas são de grande importância para a formação de jovens e adultos, porém não devem ser o único meio para adquirirmos conhecimentos. Salienta Levý (p. 158) “o que é preciso aprender não pode mais ser planejado nem precisamente definido com antecedência”.
O autor ressalta que se deve construir novos moldes de espaço de conhecimento, enfatizando a forma linear da prática pedagógica na mesma. Sendo assim, destacando a construção de novos espaços de conhecimento, abertos, contínuos, fluido e não linear, que se reorganiza de acordo com o contexto social de cada pessoa. Destacando ainda a necessidade de duas grandes reformas no sistema de educação e formação. A primeira seria a adaptação do EAD – Aprendizagem Aberta e à Distância ao cotidiano e à educação, já a segunda é o reconhecimento da experiência adquirida pelos alunos, pois os mesmos já trazem consigo mesmo referências, fazendo com que a escola tenha uma troca de saberes.
Para Pierre Levý a nova relação com o saber já teve início mesmo que de forma pequena com a invenção da equipe cern, a world, wide, web (www) que devido ao grande avanço tecnológico se ampliou bastante com o uso da internet, que com isso, vem proporcionando o desenvolvimento do ciberespaço. Observa-se que o ciberespaço é a nova fonte de armazenamento de saberes que deixará de forma permanente os saberes daquele grupo ou pessoa. Analisando essa informação em um contexto histórico...

Mais conteúdos dessa disciplina