Buscar

Caso Clínico Bola de Fogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
Caso Clínico Bola de Fogo 
Diante do caso clínico acima, quais os achados relevantes e o raciocínio clínico
Primeiro o Paciente apresenta dor abdominal crônica (por ser uma dor presente a mais de três meses)
Segundo Para a dor epigástrica com piora pós-prandial Se chama Dispepsia é uma condição na qual o paciente apresenta problemas relacionados a uma dificuldade na digestão e alterações na mucosa do estômago. 
De ulcera sintomas mais graves, e ulcera como vomito com sangue e fezes escuras ou avermelhadas que indicam a presença de sangue. 
Qual a sua suspeita?
Geralmente, o desenvolvimento de úlceras está relacionado à presença da bactéria Helicobacter pylori, mas pode acontecer por diversos fatores com por consumo de bebidas alcoólicas (com o paciente apresentou uso) ou uso de cigarro.
Quais exames deveriam ser solicitados para confirmar a suspeita?
O principal exame seria a endoscopia digestiva alta, feito com um tubo longo e fino que é passado por dentro da sua boca até o duodeno, e que permite ao médico olhar a sua úlcera bem de perto. Podendo também tirar um pequeno fragmento da mucosa do tubo digestivo para fazer um teste para pesquisa de H. pylori ou pode ser detectada por meio de exames que utilizam amostras de ar exalado ou fezes.
Quais seriam os resultados esperados?
Ulcera por consumo e uso de álcool e cigarro ou por bactéria Helicobacter pylori
Quais são as complicações possíveis que esse paciente pode ter e como identificá-la?
 Complicações da ulcera seria perfuração, sangramento e obstrução podendo levar esse paciente para uma cirurgia de Emergência. O melhor e identificar os sintomas e procurar um médico o mais rápido possível
Qual são as terapia meticamentosa deve ser indicada para esse paciente ? 
É administrado um dos vários inibidores da bomba de prótons: lansoprazol, omeprazol, pantoprazol, rabeprazol ou esomeprazol ou bloqueadores de histamina e antiácidos 
A infecção pelo H. pylori incluem um inibidor da bomba de prótons (reduzir a produção de ácido gástrico), dois antibióticos e, às vezes, subsalicilato de bismuto para matar a infecção. Vários antibióticos diferentes podem ser usados, incluindo amoxicilina, claritromicina, metronidazol e tetraciclina. 
Obs:
Confirma que o tratamento foi bem-sucedido ao repetir o exame de ar exalado ou de fezes ou uma endoscopia, aproximadamente quatro semanas após a conclusão do tratamento.

Continue navegando