Logo Passei Direto
Buscar

AOL 1-Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso

User badge image
Manny Keilen

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O termo imunossenescência, quanto ao envelhecimento imunológico, associa-se a alterações do sistema imune, aumentando a propensão dos indivíduos a quadros patológicos. Uma das teorias do envelhecimento celular respalda-se nessa premissa, e é denominada teoria imunológica do envelhecimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre envelhecimento celular, analise as afirmativas a seguir: I. A teoria imunológica do envelhecimento está calcada em dois pontos, sendo que um deles afirma que, no envelhecimento, é alterada a capacidade do sistema imunológico com relação à sua base celular e humoral. II. O sistema imunológico, com o envelhecimento, depara com uma grande deficiência, e isso incorrerá posteriormente na falta de desempenho ou diminuição de suas funções imunológicas. III. Outro ponto da teoria imunológica do envelhecimento defende que, conforme as respostas imunológicas declinam, as manifestações de autoimunidade também diminuem. IV. Com o envelhecimento, o sistema imunológico apresenta cada vez menos eficiência em discernir quais estruturas são próprias e quais são estranhas no organismo, ocasionando um aumento de doenças autoimunes. Está correto apenas o que se afirma em:
a)I e III.
b) II e IV.
c) Incorreta: I, III e IV.
d)II e III.
e) I, II e IV.

Os quadros álgicos geralmente estão presentes nas doenças reumáticas e devem ser criteriosamente pesquisados na semiologia reumatológica. Um dos aspectos que deve ser observado é de que maneira a dor se distribui e qual a sua intensidade. Isso poderá indicar ao profissional possíveis diagnósticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a semiologia reumatológica, é correto afirmar que nas doenças reumáticas a dor pode se apresentar:
A. com uma evolução sem surtos, como na febre reumática.
B. de maneira localizada, como em miopatias e fibromialgia.
C. com um curso articular progressivo, como na artrite reumatoide.
D. com características mecânicas, como nas artropatias inflamatórias crônicas.
E. com uma evolução contínua, como nas artropatias microcristalinas.

Sr. Raimundo, de 62 anos, motorista aposentado, foi encaminhado pelo médico clínico de um hospital geral para o serviço de reumatologia, no intuito de esclarecer seu diagnóstico. Por 32 anos foi motorista de ônibus, adotando em sua prática profissional a postura constante de flexão do cotovelo esquerdo apoiado à janela do carro. Refere há muito tempo perda de sensibilidade nas quarta e quinta falanges da mão associada à dor, na face interna do antebraço e nos cotovelos. No exame físico apresenta garra nos quarto e quinto dedos, com hiperextensões metacarpofalângicas e flexões interfalângicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, pode-se afirmar que o paciente está desenvolvendo um quadro de:
a) síndrome do túnel cubital.
b) síndrome do túnel do carpo.
c) capsulite adesiva.
d) tendinite calcárea.
e) epicondilite lateral.

O envelhecimento biológico é universal e ocorrerá sempre, em todos os seres vivos. Embora seja inevitável, implica consequências ao organismo que, para que não sofresse alterações em suas estruturas, necessitaria estar em constante renovação gênica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre envelhecimento celular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Conforme as células envelhecem, o organismo diminui sua capacidade reparativa e regenerativa, ficando mais suscetível a alterações teciduais. II. ( ) O envelhecimento celular afetará as funcionalidade do indivíduo, poupando-lhe suas funções intelectuais. III. ( ) No envelhecimento celular há uma diminuição do estresse oxidativo, causando o aumento nos telômeros. IV. ( ) No envelhecimento celular, a quantidade de células fica muito baixa; em consequência, os órgãos adoecerão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, F, V.
d) F, V, V, F.
e) V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "O envelhecimento biológico é um processo que se inicia no nascimento e continua até que ocorra a morte. O termo senescência descreve um período de mudanças relacionadas à passagem do tempo que causam efeitos deletérios no organismo." Fonte: TEIXEIRA, I. N. D. O.; GUARIENTO, M. E. Biologia do envelhecimento: teorias, mecanismos e perspectivas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, p. 2845-2857, set. 2010. p. 2846. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, está correto afirmar que o envelhecimento celular:
A. é um processo patológico que utiliza a senescência celular para se referir à necrose que ocorre nas células.
B. é um processo simples, que acontece em de maneira igual em todos os indivíduos, independentemente de sua estrutura genética ou estilo de vida.
C. é um processo de senilidade celular natural do envelhecimento, em nível celular ou do conjunto de fenômenos associados a esse processo.
D. é o processo que ocorre em algumas células do organismo, em que tecidos apresentam as mesmas características.
E. é a danificação molecular, celular e tecidual, com perda gradativa da capacidade de adaptação ou reparação de algum dano.

A semiologia reumatológica tem como subsídio para interpretação e elaboração de diagnósticos os exames complementares, para a avaliação tanto de resposta inflamatória e marcadores genéticos quanto de sinais apresentados pelo sistema osteoarticular. Portanto, exames de imagem e laboratoriais serão aliados do reumatologista dentro do processo do diagnóstico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a semiologia reumatológica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os processos artríticos, em radiografias simples, são detectados precocemente, favorecendo o prognóstico. II. ( ) A ultrassonografia é um exame indicado para diagnosticar bursites, tendinites e entesites periféricas, entre outras. III. ( ) A ressonância nuclear magnética (RNM) é um exame que pode detectar precocemente um edema da medula óssea nas espondiloartropatias. IV. ( ) Os exames laboratoriais mais solicitados são ASLO, VHS, FR, FAN, PCR e ANCA, caso a doença tenha alterações laboratoriais sanguíneas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, V.
b) V, V, F, F.
c) F, V, V, V.
d) V, F, V, F.
e) F, V, F, V.

As doenças autoimunes acontecem quando o sistema imunológico de defesa não consegue fazer o reconhecimento do “self”, ou seja, do “original”, acarretando a produção de autoanticorpos que, erroneamente, lançam ataques destrutivos a células e tecidos saudáveis do próprio organismo. Essa resposta é denominada autoimune.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as bases do sistema imunológico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Quando o sistema imune apresenta falta de capacidade de eliminar completamente os autoantígenos, haverá uma resposta contínua, uma inflamação crônica. II. ( ) Quando o organismo reage com uma resposta autoimune, esta é aleatória, atingido um ou a vários anticorpos próprios, fazendo com que essa resposta continue. III. ( ) Nas enfermidades autoimunes haverá uma síndrome propiciada por lesão tecidual ou uma alteração funcional desencadeada pela resposta autoimune. IV. ( ) Quando há falha no mecanismo de autotolerância, há a autoimunidade, e isso ocorre quando essa resposta se manifesta contra antígenos extracorpóreos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F, V, F, V.
b) V, V, V, F.
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, F.
e) V, V, F, F.

Dentre as síndromes dolorosas do ombro, encontra-se a capsulite adesiva. É uma enfermidade que provoca um processo inflamatório na cápsula articular do ombro, acarretando severa limitação da amplitude de movimentos do ombro, estando relacionada a fatores genéticos e a respostas autoimunes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, sobre a capsulite adesiva pode-se afirmar que:
a) sua fase de congelamento se manifesta por dor difusa, podendo persistir por seis meses ou mais.
b)há remissão espontânea completa, ou praticamente completa, em um período que pode variar de um a três anos.
c)sua fase de descongelamento se manifesta pela perda gradativa da amplitude de movimento do ombro.
d) para ser elaborado seu diagnóstico é necessária a realização de exames laboratoriais.
e) a conduta a ser adotada objetiva a intervenção cirúrgica, visto que o quadro pode persistir e deixar sequelas.

São várias as teorias que justificam o envelhecimento celular. Entretanto, há uma que apresenta como fundamento que o envelhecimento ocorre por meio de reações, nas quais as células e suas organelas ficam expostas a radiações ionizantes. Essas reações podem ser enzimáticas ou não enzimáticas, e contribuem para que haja redução de O2 e de água, com subsequente elaboração de espécies que reajam ao oxigênio.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, pode-se afirmar que a teoria do envelhecimento celular descrita é denominada:
a) teoria imunológica do envelhecimento.
b) teoria genética de envelhecimento.
c) teoria do entrelaçamento cruzado.
d) teoria dos radicais livres.
e) teoria telomérica do envelhecimento.

Epicondilite lateral, também conhecida como “cotovelo do tenista”, é uma síndrome dolorosa que se origina na região do epicôndilo lateral. Embora tenha sua nomenclatura associada ao esporte, pode se desenvolver por atividades laborais ou de lazer, entre outras. Uma vez que assume caráter crônico, impacta muito a qualidade de vida dos indivíduos, dificultando até mesmo a realização de atividades de vida diária.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, analise as afirmativas a seguir: I. A epicondilite lateral apresenta-se como um processo inflamatório e degenerativo dos tendões dos músculos responsáveis pela flexão de dedos e punhos. II. O quadro de epicondilite lateral se desenvolve quando há perda da capacidade do organismo para a cicatrização das fibras dos tendões, causando dor. III. A dor manifestada na epicondilite lateral está localizada na porção medial do cotovelo, piorando quando o paciente flete o punho com a palma da mão virada para cima. IV. O diagnóstico da epicondilite lateral é realizado principalmente pelo exame clínico, sendo que a ultrassonografia do cotovelo pode auxiliar nas manifestações iniciais. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.

Leia o trecho a seguir: “O envelhecimento biológico é um processo que se inicia no nascimento e continua até que ocorra a morte. O termo senescência descreve um período de mudanças relacionadas à passagem do tempo que causam efeitos deletérios no organismo.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, está correto afirmar que o envelhecimento celular:
a) é um processo de senilidade celular natural do envelhecimento, em nível celular ou do conjunto de fenômenos associados a esse processo.
b) é a danificação molecular, celular e tecidual, com perda gradativa da capacidade de adaptação ou reparação de algum dano.
c) é um processo patológico que utiliza a senescência celular para se referir à necrose que ocorre nas células.
d) é um processo simples, que acontece em de maneira igual em todos os indivíduos, independentemente de sua estrutura genética ou estilo de vida.
e) é o processo que ocorre em algumas células do organismo, em que tecidos apresentam as mesmas características.

Dentre as síndromes dolorosas do ombro, encontra-se a capsulite adesiva. É uma enfermidade que provoca um processo inflamatório na cápsula articular do ombro, acarretando severa limitação da amplitude de movimentos do ombro, estando relacionada a fatores genéticos e a respostas autoimunes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, sobre a capsulite adesiva pode-se afirmar que:
a) sua fase de congelamento se manifesta por dor difusa, podendo persistir por seis meses ou mais.
b) há remissão espontânea completa, ou praticamente completa, em um período que pode variar de um a três anos.
c) sua fase de descongelamento se manifesta pela perda gradativa da amplitude de movimento do ombro.
d) para ser elaborado seu diagnóstico é necessária a realização de exames laboratoriais.
e) a conduta a ser adotada objetiva a intervenção cirúrgica, visto que o quadro pode persistir e deixar sequelas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O termo imunossenescência, quanto ao envelhecimento imunológico, associa-se a alterações do sistema imune, aumentando a propensão dos indivíduos a quadros patológicos. Uma das teorias do envelhecimento celular respalda-se nessa premissa, e é denominada teoria imunológica do envelhecimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre envelhecimento celular, analise as afirmativas a seguir: I. A teoria imunológica do envelhecimento está calcada em dois pontos, sendo que um deles afirma que, no envelhecimento, é alterada a capacidade do sistema imunológico com relação à sua base celular e humoral. II. O sistema imunológico, com o envelhecimento, depara com uma grande deficiência, e isso incorrerá posteriormente na falta de desempenho ou diminuição de suas funções imunológicas. III. Outro ponto da teoria imunológica do envelhecimento defende que, conforme as respostas imunológicas declinam, as manifestações de autoimunidade também diminuem. IV. Com o envelhecimento, o sistema imunológico apresenta cada vez menos eficiência em discernir quais estruturas são próprias e quais são estranhas no organismo, ocasionando um aumento de doenças autoimunes. Está correto apenas o que se afirma em:
a)I e III.
b) II e IV.
c) Incorreta: I, III e IV.
d)II e III.
e) I, II e IV.

Os quadros álgicos geralmente estão presentes nas doenças reumáticas e devem ser criteriosamente pesquisados na semiologia reumatológica. Um dos aspectos que deve ser observado é de que maneira a dor se distribui e qual a sua intensidade. Isso poderá indicar ao profissional possíveis diagnósticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a semiologia reumatológica, é correto afirmar que nas doenças reumáticas a dor pode se apresentar:
A. com uma evolução sem surtos, como na febre reumática.
B. de maneira localizada, como em miopatias e fibromialgia.
C. com um curso articular progressivo, como na artrite reumatoide.
D. com características mecânicas, como nas artropatias inflamatórias crônicas.
E. com uma evolução contínua, como nas artropatias microcristalinas.

Sr. Raimundo, de 62 anos, motorista aposentado, foi encaminhado pelo médico clínico de um hospital geral para o serviço de reumatologia, no intuito de esclarecer seu diagnóstico. Por 32 anos foi motorista de ônibus, adotando em sua prática profissional a postura constante de flexão do cotovelo esquerdo apoiado à janela do carro. Refere há muito tempo perda de sensibilidade nas quarta e quinta falanges da mão associada à dor, na face interna do antebraço e nos cotovelos. No exame físico apresenta garra nos quarto e quinto dedos, com hiperextensões metacarpofalângicas e flexões interfalângicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, pode-se afirmar que o paciente está desenvolvendo um quadro de:
a) síndrome do túnel cubital.
b) síndrome do túnel do carpo.
c) capsulite adesiva.
d) tendinite calcárea.
e) epicondilite lateral.

O envelhecimento biológico é universal e ocorrerá sempre, em todos os seres vivos. Embora seja inevitável, implica consequências ao organismo que, para que não sofresse alterações em suas estruturas, necessitaria estar em constante renovação gênica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre envelhecimento celular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Conforme as células envelhecem, o organismo diminui sua capacidade reparativa e regenerativa, ficando mais suscetível a alterações teciduais. II. ( ) O envelhecimento celular afetará as funcionalidade do indivíduo, poupando-lhe suas funções intelectuais. III. ( ) No envelhecimento celular há uma diminuição do estresse oxidativo, causando o aumento nos telômeros. IV. ( ) No envelhecimento celular, a quantidade de células fica muito baixa; em consequência, os órgãos adoecerão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, F, V.
d) F, V, V, F.
e) V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "O envelhecimento biológico é um processo que se inicia no nascimento e continua até que ocorra a morte. O termo senescência descreve um período de mudanças relacionadas à passagem do tempo que causam efeitos deletérios no organismo." Fonte: TEIXEIRA, I. N. D. O.; GUARIENTO, M. E. Biologia do envelhecimento: teorias, mecanismos e perspectivas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, p. 2845-2857, set. 2010. p. 2846. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, está correto afirmar que o envelhecimento celular:
A. é um processo patológico que utiliza a senescência celular para se referir à necrose que ocorre nas células.
B. é um processo simples, que acontece em de maneira igual em todos os indivíduos, independentemente de sua estrutura genética ou estilo de vida.
C. é um processo de senilidade celular natural do envelhecimento, em nível celular ou do conjunto de fenômenos associados a esse processo.
D. é o processo que ocorre em algumas células do organismo, em que tecidos apresentam as mesmas características.
E. é a danificação molecular, celular e tecidual, com perda gradativa da capacidade de adaptação ou reparação de algum dano.

A semiologia reumatológica tem como subsídio para interpretação e elaboração de diagnósticos os exames complementares, para a avaliação tanto de resposta inflamatória e marcadores genéticos quanto de sinais apresentados pelo sistema osteoarticular. Portanto, exames de imagem e laboratoriais serão aliados do reumatologista dentro do processo do diagnóstico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a semiologia reumatológica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os processos artríticos, em radiografias simples, são detectados precocemente, favorecendo o prognóstico. II. ( ) A ultrassonografia é um exame indicado para diagnosticar bursites, tendinites e entesites periféricas, entre outras. III. ( ) A ressonância nuclear magnética (RNM) é um exame que pode detectar precocemente um edema da medula óssea nas espondiloartropatias. IV. ( ) Os exames laboratoriais mais solicitados são ASLO, VHS, FR, FAN, PCR e ANCA, caso a doença tenha alterações laboratoriais sanguíneas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, V.
b) V, V, F, F.
c) F, V, V, V.
d) V, F, V, F.
e) F, V, F, V.

As doenças autoimunes acontecem quando o sistema imunológico de defesa não consegue fazer o reconhecimento do “self”, ou seja, do “original”, acarretando a produção de autoanticorpos que, erroneamente, lançam ataques destrutivos a células e tecidos saudáveis do próprio organismo. Essa resposta é denominada autoimune.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as bases do sistema imunológico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Quando o sistema imune apresenta falta de capacidade de eliminar completamente os autoantígenos, haverá uma resposta contínua, uma inflamação crônica. II. ( ) Quando o organismo reage com uma resposta autoimune, esta é aleatória, atingido um ou a vários anticorpos próprios, fazendo com que essa resposta continue. III. ( ) Nas enfermidades autoimunes haverá uma síndrome propiciada por lesão tecidual ou uma alteração funcional desencadeada pela resposta autoimune. IV. ( ) Quando há falha no mecanismo de autotolerância, há a autoimunidade, e isso ocorre quando essa resposta se manifesta contra antígenos extracorpóreos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F, V, F, V.
b) V, V, V, F.
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, F.
e) V, V, F, F.

Dentre as síndromes dolorosas do ombro, encontra-se a capsulite adesiva. É uma enfermidade que provoca um processo inflamatório na cápsula articular do ombro, acarretando severa limitação da amplitude de movimentos do ombro, estando relacionada a fatores genéticos e a respostas autoimunes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, sobre a capsulite adesiva pode-se afirmar que:
a) sua fase de congelamento se manifesta por dor difusa, podendo persistir por seis meses ou mais.
b)há remissão espontânea completa, ou praticamente completa, em um período que pode variar de um a três anos.
c)sua fase de descongelamento se manifesta pela perda gradativa da amplitude de movimento do ombro.
d) para ser elaborado seu diagnóstico é necessária a realização de exames laboratoriais.
e) a conduta a ser adotada objetiva a intervenção cirúrgica, visto que o quadro pode persistir e deixar sequelas.

São várias as teorias que justificam o envelhecimento celular. Entretanto, há uma que apresenta como fundamento que o envelhecimento ocorre por meio de reações, nas quais as células e suas organelas ficam expostas a radiações ionizantes. Essas reações podem ser enzimáticas ou não enzimáticas, e contribuem para que haja redução de O2 e de água, com subsequente elaboração de espécies que reajam ao oxigênio.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, pode-se afirmar que a teoria do envelhecimento celular descrita é denominada:
a) teoria imunológica do envelhecimento.
b) teoria genética de envelhecimento.
c) teoria do entrelaçamento cruzado.
d) teoria dos radicais livres.
e) teoria telomérica do envelhecimento.

Epicondilite lateral, também conhecida como “cotovelo do tenista”, é uma síndrome dolorosa que se origina na região do epicôndilo lateral. Embora tenha sua nomenclatura associada ao esporte, pode se desenvolver por atividades laborais ou de lazer, entre outras. Uma vez que assume caráter crônico, impacta muito a qualidade de vida dos indivíduos, dificultando até mesmo a realização de atividades de vida diária.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, analise as afirmativas a seguir: I. A epicondilite lateral apresenta-se como um processo inflamatório e degenerativo dos tendões dos músculos responsáveis pela flexão de dedos e punhos. II. O quadro de epicondilite lateral se desenvolve quando há perda da capacidade do organismo para a cicatrização das fibras dos tendões, causando dor. III. A dor manifestada na epicondilite lateral está localizada na porção medial do cotovelo, piorando quando o paciente flete o punho com a palma da mão virada para cima. IV. O diagnóstico da epicondilite lateral é realizado principalmente pelo exame clínico, sendo que a ultrassonografia do cotovelo pode auxiliar nas manifestações iniciais. Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.

Leia o trecho a seguir: “O envelhecimento biológico é um processo que se inicia no nascimento e continua até que ocorra a morte. O termo senescência descreve um período de mudanças relacionadas à passagem do tempo que causam efeitos deletérios no organismo.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, está correto afirmar que o envelhecimento celular:
a) é um processo de senilidade celular natural do envelhecimento, em nível celular ou do conjunto de fenômenos associados a esse processo.
b) é a danificação molecular, celular e tecidual, com perda gradativa da capacidade de adaptação ou reparação de algum dano.
c) é um processo patológico que utiliza a senescência celular para se referir à necrose que ocorre nas células.
d) é um processo simples, que acontece em de maneira igual em todos os indivíduos, independentemente de sua estrutura genética ou estilo de vida.
e) é o processo que ocorre em algumas células do organismo, em que tecidos apresentam as mesmas características.

Dentre as síndromes dolorosas do ombro, encontra-se a capsulite adesiva. É uma enfermidade que provoca um processo inflamatório na cápsula articular do ombro, acarretando severa limitação da amplitude de movimentos do ombro, estando relacionada a fatores genéticos e a respostas autoimunes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, sobre a capsulite adesiva pode-se afirmar que:
a) sua fase de congelamento se manifesta por dor difusa, podendo persistir por seis meses ou mais.
b) há remissão espontânea completa, ou praticamente completa, em um período que pode variar de um a três anos.
c) sua fase de descongelamento se manifesta pela perda gradativa da amplitude de movimento do ombro.
d) para ser elaborado seu diagnóstico é necessária a realização de exames laboratoriais.
e) a conduta a ser adotada objetiva a intervenção cirúrgica, visto que o quadro pode persistir e deixar sequelas.

Prévia do material em texto

Fisiopatologia Clínica na Saúde do
Idoso - AOL 1
 
 Pergunta 1
O termo imunossenescência, quanto ao envelhecimento imunológico, associa-se a alterações
do sistema imune, aumentando a propensão dos indivíduos a quadros patológicos. Uma das
teorias do envelhecimento celular respalda-se nessa premissa, e é denominada teoria
imunológica do envelhecimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre envelhecimento celular, analise
as afirmativas a seguir:
I. A teoria imunológica do envelhecimento está calcada em dois pontos, sendo que um deles
afirma que, no envelhecimento, é alterada a capacidade do sistema imunológico com relação à
sua base celular e humoral.
II. O sistema imunológico, com o envelhecimento, depara com uma grande deficiência, e isso
incorrerá posteriormente na falta de desempenho ou diminuição de suas funções imunológicas.
III. Outro ponto da teoria imunológica do envelhecimento defende que, conforme as respostas
imunológicas declinam, as manifestações de autoimunidade também diminuem.
IV. Com o envelhecimento, o sistema imunológico apresenta cada vez menos eficiência em
discernir quais estruturas são próprias e quais são estranhas no organismo, ocasionando um
aumento de doenças autoimunes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
 a)I e III.
 b) II e IV.
 c) Incorreta: I, III e IV.
 d)II e III.
 e) I, II e IV.
 
 
 Pergunta 2
Os quadros álgicos geralmente estão presentes nas doenças reumáticas e devem ser
criteriosamente pesquisados na semiologia reumatológica. Um dos aspectos que deve ser
observado é de que maneira a dor se distribui e qual a sua intensidade. Isso poderá indicar ao
profissional possíveis diagnósticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a semiologia reumatológica, é
correto afirmar que nas doenças reumáticas a dor pode se apresentar:
Ocultar opções de resposta
 a) com um curso articular progressivo, como na artrite reumatoide.
 b) com uma evolução sem surtos, como na febre reumática.
 c) com uma evolução contínua, como nas artropatias microcristalinas.
 d) de maneira localizada, como em miopatias e fibromialgia.
 e) com características mecânicas, como nas artropatias inflamatórias crônicas.
 
 Pergunta 3
Sr. Raimundo, de 62 anos, motorista aposentado, foi encaminhado pelo médico clínico de um
hospital geral para o serviço de reumatologia, no intuito de esclarecer seu diagnóstico. Por 32
anos foi motorista de ônibus, adotando em sua prática profissional a postura constante de flexão
do cotovelo esquerdo apoiado à janela do carro. Refere há muito tempo perda de sensibilidade
nas quarta e quinta falanges da mão associada à dor, na face interna do antebraço e nos
cotovelos. No exame físico apresenta garra nos quarto e quinto dedos, com hiperextensões
metacarpofalângicas e flexões interfalângicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, pode-se
afirmar que o paciente está desenvolvendo um quadro de:
Ocultar opções de resposta
 a) síndrome do túnel cubital.
 b) síndrome do túnel do carpo.
 c) capsulite adesiva.
 d) tendinite calcárea.
 e) epicondilite lateral.
 
 Pergunta 4
O envelhecimento biológico é universal e ocorrerá sempre, em todos os seres vivos.
Embora seja inevitável, implica consequências ao organismo que, para que não sofresse
alterações em suas estruturas, necessitaria estar em constante renovação gênica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre envelhecimento celular,
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Conforme as células envelhecem, o organismo diminui sua capacidade reparativa e
regenerativa, ficando mais suscetível a alterações teciduais.
II. ( ) O envelhecimento celular afetará as funcionalidade do indivíduo, poupando-lhe suas
funções intelectuais.
III. ( ) No envelhecimento celular há uma diminuição do estresse oxidativo, causando o
aumento nos telômeros.
IV. ( ) No envelhecimento celular, a quantidade de células fica muito baixa; em
consequência, os órgãos adoecerão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
 a) V, F, V, V.
 b) F, V, F, V.
 c) V, F, F, V.
 d) F, V, V, F.
 e) V, F, V, F.
 
 Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“O envelhecimento biológico é um processo que se inicia no nascimento e continua até que
ocorra a morte. O termo senescência descreve um período de mudanças relacionadas à
passagem do tempo que causam efeitos deletérios no organismo.”
Fonte: TEIXEIRA, I. N. D. O.; GUARIENTO, M. E. Biologia do envelhecimento: teorias,
mecanismos e perspectivas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, p. 2845-2857,
set. 2010. p. 2846. Disponível em: <http://bit.ly/3bRN7Tt>. Acesso em: 05 fev. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular, está
correto afirmar que o envelhecimento celular:
Ocultar opções de resposta
 a) é um processo de senilidade celular natural do envelhecimento, em nível celular ou do
conjunto de fenômenos associados a esse processo.
 b) é a danificação molecular, celular e tecidual, com perda gradativa da capacidade de
adaptação ou reparação de algum dano.
 c) é um processo patológico que utiliza a senescência celular para se referir à necrose
que ocorre nas células.
 d) é um processo simples, que acontece em de maneira igual em todos os indivíduos,
independentemente de sua estrutura genética ou estilo de vida.
 e) é o processo que ocorre em algumas células do organismo, em que tecidos
apresentam as mesmas características.
 
 Pergunta 6
A semiologia reumatológica tem como subsídio para interpretação e elaboração de diagnósticos
os exames complementares, para a avaliação tanto de resposta inflamatória e marcadores
genéticos quanto de sinais apresentados pelo sistema osteoarticular. Portanto, exames de
imagem e laboratoriais serão aliados do reumatologista dentro do processo do diagnóstico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a semiologia reumatológica,
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os processos artríticos, em radiografias simples, são detectados precocemente,
favorecendo o prognóstico.
II. ( ) A ultrassonografia é um exame indicado para diagnosticar bursites, tendinites e entesites
periféricas, entre outras.
http://bit.ly/3bRN7Tt
III. ( ) A ressonância nuclear magnética (RNM) é um exame que pode detectar precocemente
um edema da medula óssea nas espondiloartropatias.
IV. ( ) Os exames laboratoriais mais solicitados são ASLO, VHS, FR, FAN, PCR e ANCA, caso a
doença tenha alterações laboratoriais sanguíneas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
 a) V, F, V, V.
 b) V, V, F, F.
 c) F, V, V, V.
 d) V, F, V, F.
 e) F, V, F, V.
 Pergunta 7
As doenças autoimunes acontecem quando o sistema imunológico de defesa não
consegue fazer o reconhecimento do “self”, ou seja, do “original”, acarretando a
produção de autoanticorpos que, erroneamente, lançam ataques destrutivos a células e
tecidos saudáveis do próprio organismo. Essa resposta é denominada autoimune.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as bases do sistema
imunológico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para
a(s) falsa(s):
I. ( ) Quando o sistema imune apresenta falta de capacidade de eliminar completamente
os autoantígenos, haverá uma resposta contínua, uma inflamação crônica.
II. ( ) Quando o organismo reage com uma resposta autoimune, esta é aleatória, atingido
um ou a vários anticorpos próprios, fazendo com que essa resposta continue.
III. ( ) Nas enfermidades autoimunes haverá uma síndrome propiciada por lesão tecidual
ou uma alteração funcional desencadeada pela resposta autoimune.
IV. ( ) Quando há falha no mecanismo de autotolerância, há a autoimunidade,e isso
ocorre quando essa resposta se manifesta contra antígenos extracorpóreos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta
 a) F, V, F, V.
 b) V, V, V, F.
 c) F, F, V, V.
 d) V, F, V, F.
 e) V, V, F, F.
 Pergunta 8
Dentre as síndromes dolorosas do ombro, encontra-se a capsulite adesiva. É uma enfermidade
que provoca um processo inflamatório na cápsula articular do ombro, acarretando severa
limitação da amplitude de movimentos do ombro, estando relacionada a fatores genéticos e a
respostas autoimunes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, sobre a
capsulite adesiva pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta
 a) sua fase de congelamento se manifesta por dor difusa, podendo persistir por seis
meses ou mais.
 b)há remissão espontânea completa, ou praticamente completa, em um período que
pode variar de um a três anos.
 c)sua fase de descongelamento se manifesta pela perda gradativa da amplitude de
movimento do ombro.
 d) para ser elaborado seu diagnóstico é necessária a realização de exames
laboratoriais.
 e) a conduta a ser adotada objetiva a intervenção cirúrgica, visto que o quadro pode
persistir e deixar sequelas.
 
 Pergunta 9
São várias as teorias que justificam o envelhecimento celular. Entretanto, há uma que apresenta
como fundamento que o envelhecimento ocorre por meio de reações, nas quais as células e
suas organelas ficam expostas a radiações ionizantes. Essas reações podem ser enzimáticas
ou não enzimáticas, e contribuem para que haja redução de O2 e de água, com subsequente
elaboração de espécies que reajam ao oxigênio.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o envelhecimento celular,
pode-se afirmar que a teoria do envelhecimento celular descrita é denominada:
Ocultar opções de resposta
 a) teoria imunológica do envelhecimento.
 b) teoria genética de envelhecimento.
 c) teoria do entrelaçamento cruzado.
 d) teoria dos radicais livres.
 e) teoria telomérica do envelhecimento.
 
 Pergunta 10
Epicondilite lateral, também conhecida como “cotovelo do tenista”, é uma síndrome dolorosa que
se origina na região do epicôndilo lateral. Embora tenha sua nomenclatura associada ao
esporte, pode se desenvolver por atividades laborais ou de lazer, entre outras. Uma vez que
assume caráter crônico, impacta muito a qualidade de vida dos indivíduos, dificultando até
mesmo a realização de atividades de vida diária.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre síndromes dolorosas, analise as
afirmativas a seguir:
I. A epicondilite lateral apresenta-se como um processo inflamatório e degenerativo dos tendões
dos músculos responsáveis pela flexão de dedos e punhos.
II. O quadro de epicondilite lateral se desenvolve quando há perda da capacidade do organismo
para a cicatrização das fibras dos tendões, causando dor.
III. A dor manifestada na epicondilite lateral está localizada na porção medial do cotovelo,
piorando quando o paciente flete o punho com a palma da mão virada para cima.
IV. O diagnóstico da epicondilite lateral é realizado principalmente pelo exame clínico, sendo que
a ultrassonografia do cotovelo pode auxiliar nas manifestações iniciais.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta
 a) I, II e III.
 b) I, III e IV.
 c) II e III.
 d) III e IV.
 e) II e IV.
POR GENTILEZA ESTOU TE AJUDANDO COM A RESPOSTA EXATAMENTE
CORRETA, ENTÃO ME AJUDE TAMBÉM ME DANDO UM JOINHA E FAZENDO
UM COMENTÁRIO NEM Q SEJA UM “OK’’

Mais conteúdos dessa disciplina