Buscar

TDE-Matriz-do-pensamento-Comportamental

Prévia do material em texto

Rafaela Carvalho Araujo 
 TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE) 
1- ‘’A ideia central no Behaviorismo pode ser formulada de maneira simples: uma ciência do comportamento é possível’’. O behaviorismo é uma abordagem psicológica que surgiu no início do século XX, cujo principal objetivo é entender o comportamento humano a partir da análise científica de suas relações com o ambiente. Essa ciência também é chamada de Análise do Comportamento. Seguindo essa perspectiva, o comportamento é visto como resultado de estímulos do ambiente que evocam respostas do organismo. 
 Uma das principais características do behaviorismo é a ênfase no estudo do comportamento de maneira observável concentrando-se na observação de respostas a estímulos externos, ignorando estados e processos mentais interiores considerados impossíveis de examinar à observação direta. Outra característica importante é o uso de experimentos controlados em laboratório, nos quais vários ambientes são manipulados para investigar suas influências no comportamento.
O behaviorismo também pode modificar o comportamento por meio de técnicas de condicionamento, como o condicionamento respondente (onde estímulos neutros são provocados por respostas automáticas) e condicionamento operante (onde os comportamentos são reforçados ou punidos para aumentar ou diminuir a ocorrência futura).
 2- Além de pouco confiável foram várias razões pelas quais levaram esse método a ser criticado. Algumas delas se deu pela subjetividade que faz com que a introspecção dependa da capacidade do sujeito de relatar com precisão suas próprias experiências (que pode levar a resultados imprecisos por conta de fatores como desejos e emoções); a falta de objetividade por conta deste método subjetivo (podendo ser vulnerável a distorções pessoais); a falta de generalização para outras pessoas ou contextos e a inacessibilidade de muitos processos mentais que limita a investigar como um todo o funcionamento psicológico.
3- A psicologia objetiva, a psicologia comparativa e o behaviorismo metodológico são diferentes abordagens da psicologia. A psicologia objetiva, tem como objetivo estudar a mente humana por meio da experimentação e observação direta. Essa abordagem busca compreender os processos mentais, como percepção, atenção, memória e pensamento, utilizando-se de técnicas como a introspecção. A psicologia comparativa é uma abordagem que se concentra na comparação de comportamentos e processos cognitivos entre diferentes espécies animais procurando entender melhor como a mente evoluiu ao longo do tempo. Por fim, o behaviorismo metodológico nomeada por Watson é uma abordagem que se concentra no estudo do comportamento observável e da experimentação, se opondo a estudos relacionados a mente, pensamentos e emoções.
 4- Chamamos de condicionamento respondente (reflexo) o processo através do qual um organismo aprende associar um estímulo neutro a um estímulo incondicionado que tem a função de provocar uma resposta específica (reflexiva). Por exemplo, se um cachorro é exposto a um som neutro (como o som de um sino) ao mesmo tempo em que é apresentada uma tigela de comida (estímulo incondicionado), ele pode aprender a associar o som do sino com a comida, e começar a salivar (resposta incondicionada) quando ouvir o som, mesmo que a comida não esteja presente. Com o tempo, o estímulo neutro começa a evocar a mesma resposta, que agora é chamada de resposta condicionada. Esse processo pode ser modificado quando o estímulo condicionado (CS) é apresentado repetidamente sem o estímulo incondicionado (US) fazendo com que a resposta condicionada diminua ou desapareça completamente. Por exemplo, se o cachorro ouve o som do sino muitas vezes sem receber comida, ele pode parar de salivar em resposta ao som. Por fim, outra forma de modificar é quando pode temporariamente restaurar a resposta condicionada após um período de tempo sem exposição ao estímulo condicionado.
5- O condicionamento operante ocorre quando um comportamento é seguido por uma consequência, que pode ser reforçadora (aumenta a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente) ou punidora (diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente), ou seja envolve o uso de reforçadores tanto positivos quanto negativos para aumentar ou diminuir a frequência de um comportamento. Classificamos como operante o comportamento que produz consequências que se da como alterações no ambiente e que cuja probabilidade de ocorrência futura é afetada por tais consequências. Esse processo pode ser aplicado tanto em humanos quanto animais podendo ser usado pra adestramento de animais de estimação ou modificações de comportamento em seres humanos. 
Um exemplo de condicionamento operante é o experimento que Skinner realizou onde treinou um rato (que estava privado de receber água) para pressionar uma barra em troca de uma recompensa. Inicialmente, o rato não sabia que pressionar a barra resultaria na recompensa(a água), mas após algumas tentativas e erros, ele acaba por acaso pressionando a barra e recebendo a recompensa. Esse evento aumenta a probabilidade de o rato pressionar a barra novamente pois enquanto esse comportamento produzir água o animal continuará pressionando a barra. Neste caso a recompensa é chamada de reforçador positivo.
6- a) Operante - Sd (Estímulo discriminativo) – R (Resposta) – C (Consequência)
b) Respondente - S (Estímulo) – R (Resposta)
c) Operante - Sd (Estímulo discriminativo) – R (Resposta) – C (Consequência)
d) Operante - Sd (Estímulo discriminativo) – R (Resposta) – C (Consequência)
e) Respondente - S (Estímulo) – R (Resposta)
f) Respondente - S (Estímulo) – R (Resposta)
g) Operante - Sd (Estímulo discriminativo) – R (Resposta) – C (Consequência)
h) Respondente - S (Estímulo) – R (Resposta)
i) Operante - Sd (Estímulo discriminativo) – R (Resposta) – C 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS USADAS:
 O LIVRO da psicologia. São Paulo: Globo, 2012, 352 p.
MOREIRA, M. B. ; MEDEIROS, C. A. . Princípios básicos de análise do comportamento. 2. Ed. Porto Alegre; Artmed, 2019.

Continue navegando