Buscar

RELATORIO IMUNOLOGIA-giardia e cinomose 2.0

Prévia do material em texto

SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA 
DISCIPLINA IMUNOLOGIA 
PROFESSOR (A): PROFa. DRa. FRANCILENE VIEIRA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: TESTES IMUNOCROMATOGRÁFICOS NA PRATICA CLINICA
	
COMPONENTES: Luis Felipe; Gabriela Martins; Aliny Rodrigues; Déborah Monte; Adriano Moura; Maria luiza Geovanna.
TERESINA-PI
MARÇO-2023
1. INTRODUÇÃO
1.1 Teste imunocromatografico
Teste simples e rápido que é capaz de identificar doenças infecciosas, pela Associação específica de anticorpos com as partículas coloridas conjugadas.
O resultado desse tipo de exame caracterizado pela presença de antígenos na mostra. Esses antígenos são substâncias externas, quando dentro do organismo desencadeia a produção de anticorpos. Uma das principais substâncias responsável pela defesa em nosso organismo são as proteínas. 
Para realização do teste, É necessário a coleta da amostra, que pode ser coletada no sangue, urina, mucosas e etc.. A amostra deve ser depositada no local indicando no exame, junto com uma solução e aguardar o tempo de reação. 
O resultado é demonstrado através do surgimento de marcações coloridas em uma membrana de nitro celulose ou nylon que possui área reagente e outras bloqueados com proteína inerte. Esse resultado deve ser analisado de acordo com as instruções do teste, verificando se o exame deu positivo ou negativo.
1.2 Giárdia lamblia
A Giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giárdia lamblia, é uma doença que acomete animais domésticos, silvestres e humanos sendo considerada uma zoonose pela OMS (organização mundial de saúde).
O ciclo biológico consiste nas suas duas formas morfológicas: cistos e trofozoítos, os cistos são as formas infectantes liberadas pelas fezes de animais infectados enquanto os trofozoítos são a forma capaz de se reproduzir dentro do intestino delgado por reprodução assexuada, quando os trofozoítos chegam ao intestino grosso voltam a forma de cisto para sobreviver no meio ambiente e continuar o ciclo de contaminação.
 A infecção dos pacientes ocorre pela ingestão desses cistos, quando eliminados pelas fezes infectadas, eles contaminam a água, alimentos e o ambiente, são resistentes a maioria dos desinfetantes portanto a taxa de reinfecção é muito alta. Portando a melhor forma de quebrar a cadeia de transmissão é a higiene do local. Sãos sintomas variam muito de paciente podendo ser também assintomáticos, os mais comuns são: Diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos, cansaço, fezes pastosas e fétidas, perda de peso, pode apresentar febre também. O Diagnóstico se dá pela observação de cistos nas fezes, para aumentar a chance de encontrar cistos é ideal pelo menos três amostras de fezes.
1.3 Cinomose
A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus, é altamente contagiosa e costuma afetar cães filhotes que não terminaram o esquema vacinal ou idosos com o sistema imunológico menos ativo , é muito importante o conhecimento sobre cinomose pois geralmente o diagnóstico é feito muito tardio, deixando sequelas no animal ou até mesmo a morte. A contaminação pode se dar de várias maneiras entre elas, o contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes ou até mesmo objetos como cobertores casinhas alimentos, ademais o contato não precisa ser direto pois o vírus pode estar na rua, parque, em locais que passaram animais infectados.
Os sintomas como o vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central no estágio inicial da doença um sintoma muito comum é a diarreia pois o sistema digestório é geralmente o primeiro a ser atingido, em um estágio um pouco mais avançado o sistema respiratório é acometido sendo observadas secreções amareladas e densas do nariz e região dos olhos, na fase mais tardia é acometido o sistema nervoso central deixando o animal desorientado, com tremores musculares e até convulsões.
Os principais sinais a serem observados são apatia, perda de apetite, diarreia, febre, vômito, secreções oculares e nasais, convulsões, tiques nervosos, falta de coordenação, paralisias.
Não a medicamento antiviral eficaz contra a doença o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas acometidos, é uma doença que n possua cura apenas tratamentos para ajudar o organismo a combater a infecção, dependendo do estágio da doença o animal fica com sequelas como crises convulsivas, tremores entre outras. Portanto é de extrema importância a prevenção pela vacinação quando filhote e a vacinação anual do animal.
 O diagnóstico quando feito rápido pode prevenir a proliferação da infecção para que não atinja vários sistemas, pode ser feito diagnóstico por testes rápidos imunocromatograficos pois tem melhor custo benefício.
2. OBJETIVO (S)
- Aprender a usar os testes imunocromatograficos
- Aprender o uso clinico dos testes
3. MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS:
- Kits imunocromatográficos
MÉTODOS:
- Coletou-se amostras dos animais seguindo as instruções dos kits do fabricante.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 Teste giárdia lamblia
1. Utensílios para a realização do teste. 5. Gotejar 4 gotas da amostra.
2. Coletar a amostra do paciente na mucosa retal. 6. Aguardar 10min o resultado.
3. Por a amostra no diluente. 7. Registar o resultado.
4. Limpando o suab no diluente. 8.paciente: Betinha.
4.2 Cinomose
1-Utensílios para a realização do teste. 5-gotejando 4 gotas no dispositivo.
 2-molhando o suab no diluente. 6-aguardando o resultado por 10min.
3- Coletar a amostra do paciente na mucosa do olho. 7- registrando o resultado.
4- Limpando o suab no diluente. 8-registro da equipe. 
5. CONCLUSÕES
	
Os testes imunomatograficos de Giárdia e Cinomose, são de grande valia, a partir de seus resultados podemos identificar qual situação patológica de determinado paciente. São testes que apresentam fácil utilização, além disso, ótima precisão e rapidez em seus resultados.
6. BIBLIOGRAFIA
REFERÊNCIAS DOS MATERIAIS UTILIZADOS DENTRO DO RELATÓRIO
https://hilab.com.br/blog/imunocromatografia/
https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/parasitoses/giardiase/
https://www.tecsa.com.br/assets/pdfs/Giardiase%20em%20caes%282%29.pdf
https://www.petlove.com.br/dicas/cinomose-o-que-e-sintomas-tratamento-e-cura

Continue navegando