Buscar

Ensaio 2

Prévia do material em texto

Ensaio 2 - Seminários
Nome: Fernando Uba Cariêlo Vieira
Matrícula: 2017014367
Ensaio:
Ao longo do semestre a área que mais me chamou atenção foi a de Métodos Aplicados, na qual a apresentação foi do professor Igor Viveros Souza, além de interessante o artigo que ele nos trouxe devido os métodos econométricos utilizados, o tema do artigo em questão (futebol) também me é de grande interesse. Poder juntar teoria econômica em métodos aplicados dentro de um tema de meu interesse particular parece muito promissor. Na FACE, professores que possuem Métodos Aplicados como área de interesse, além do próprio Igor, são: Leonardo Costa Ribeiro, Mariangela Furlan Antigo e a Ana Hermeto, por exemplo. O grupo Ecult, de pesquisa em economia da cultura coordenado pela professora Ana Flávia Machado, o qual faço parte é um exemplo no qual utilizamos métodos aplicados, o grupo não é voltado especificamente para este tipo de pesquisa, mas atualmente estamos trabalhando através destes métodos, principalmente para análise de dados.
5 artigos:
BILLE, Trine; JENSEN, Søren. Artistic education matters: survival in the arts occupations. Journal of Cultural Economics, v. 42, n. 1, p. 23-43, 2018.
BILLE, Trine; LØYLAND, Knut; HOLM, Anders. Work for passion or money? Variations in artists’ labor supply. Kyklos, v. 70, n. 3, p. 347-380, 2017.
SCORZAFAVE, Luiz Guilherme; SOARES, Milena Karla; DORIGAN, Tulio Anselmi. Vale a pena pagar para desarmar? Uma avaliação do impacto da campanha de entrega voluntária de armas sobre as mortes com armas de fogo. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 45, p. 475-497, 2015.
FUJIWARA, Thomas et al. A privatização beneficia os pobres? Os efeitos da desestatização do saneamento básico na mortalidade infantil. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Economia, 2005.
ROCHA, Bruno et al. Pressão social e favorecimento: evidências para o futebol brasileiro. Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
Resenha de dois artigos (bibliografia acima):
1- Artistic education matters: survival in the arts occupations. 
1) Qual é o objetivo do artigo?
O objetivo do artigo é analisar comparativamente para diferentes grupos de artistas a sua sobrevivência no mercado de trabalho e os fatores que a influenciam.
2) Qual é o principal problema de pesquisa do artigo?
O principal problema de pesquisa do artigo relaciona-se a análise comparativa de cinco grupos de artistas: escultores, pintores e afins; coreógrafos e dançarinos; atores e diretores de cinema, teatro e afins; compositores, músicos e cantores; e autores, jornalistas e outros escritores. Os autores oferecem uma discussão acerca das diferenças entre esses grupos de artistas e elaboram possíveis explicações, com base em diferenças específicas de cada indústria, como: barreiras de entrada, a importância de uma educação artística formal e a facilidade com que as diferentes profissões artísticas podem ser usadas fora de suas principais indústrias criativas.
3) O artigo tem hipóteses de pesquisa?
Sim, a principal hipótese do artigo é a de que a educação artística é relevante para a sobrevivência dos artistas no meio, contrariando a literatura formal que não concede grande relevância para a educação formal e defende que a educação artística pode ter nenhum ou pouquíssimo impacto na renda e carreira dos artistas.
4) Qual é o método utilizado? 
A análise é baseada em dados do registro nacional da Dinamarca (Statistics Denmark) em nível individual e para os anos de 1996-2012. Se utilizam de um conjunto de dados longitudinais único para cinco grupos diferentes de artistas na Dinamarca, usando o modelo de Cox para aplicar funções de sobrevivência e análise semiparamétrica. 
5) Quais são os principais resultados e conclusões do trabalho?
Os principais resultados obtidos demonstram que uma educação artística tem um impacto significativo nas carreiras dos artistas e, além disso, também existem diferenças significativas entre as indústrias criativas. Dessa forma, enquanto estudos anteriores não encontraram nenhum impacto da educação ou muito pouco sobre a renda dos artistas, este estudo mostra que a educação artística tem um impacto significativo na sobrevivência dos artistas em ocupações artísticas. Porém ressaltam, que dentre os resultados a educação artística demonstrou-se relevante para apenas três (atores, músicos e escritores e jornalistas) dos cinco grupos estudados.
2- Vale a pena pagar para desarmar? Uma avaliação do impacto da campanha de entrega voluntária de armas sobre as mortes com armas de fogo.
1) Qual é o objetivo do artigo?
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de curto prazo da campanha de entrega de armas (política de buy-back) sobre a incidência de óbitos com armas de fogo no Estado do Paraná.
2) Qual é o principal problema de pesquisa do artigo?
O principal problema de pesquisa do artigo relaciona-se a análise de que como no Paraná a campanha teve início seis meses antes da campanha nacional (Janeiro/2004), foi possível utilizar o estimador de diferenças em diferenças, em que os municípios paranaenses constituíram o grupo de tratamento e o grupo de controle (formado por alguns municípios das regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do país) foi delimitado com a utilização de técnicas de propensity score matching. 
3) O artigo tem hipóteses de pesquisa?
A principal hipótese do artigo é analisar qual das duas teorias divergentes da literatura em relação à causalidade entre armas de fogo e violência terão mais respaldo nos resultados que forem encontrados. Assim, a grande inovação do artigo é aplicar uma metodologia adequada para se inferir a relação de causalidade entre a política de buy-back e a incidência de óbitos com armas de fogo. 
4) Qual é o método utilizado? 
Os autores utilizaram a metodologia de diferenças em diferenças, para verificar se houve impacto sobre mortes com arma de fogo após os seis primeiros meses da campanha de buy-back no Paraná, visto que foi o único estado a adotar esta política entre janeiro e junho de 2004. A análise foi realizada em nível municipal e o grupo de controle foi escolhido entre os demais municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, por meio da aplicação de técnicas de propensity score matching.
5) Quais são os principais resultados e conclusões do trabalho?
A partir dos resultados encontrados os autores puderam concluir que a campanha de entrega de armas não produziu resultados significativos, pelo menos no curto prazo. O que corrobora com outras pesquisas realizas em diferentes países. Dessa forma, concluem que este tipo de prática possui uma contribuição marginal para a redução da violência. Porém alertam que o seu estudo possui limitações: o horizonte de análise adotado é relativamente curto (6 meses). Assim, se o efeito do desarmamento demorar mais do que seis meses para ocorrer, tal estudo não possibilita capturar esse efeito. De qualquer modo, o que se pode constatar é que essa campanha são foi eficaz em reduzir drasticamente os crimes com arma de fogo no curto prazo.

Continue navegando