Buscar

Gestão da Qualidade

Prévia do material em texto

Gestão da Qualidade
Qualidade é o potencial próximo da perfeição de um processo, produto ou serviço no qual uma organização entrega para o cliente.
“Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor” (ISHIKAWA, 1993).
A qualidade não somente pode ser utilizada para entrega de um produto bem acabado, pode ser utilizada em melhoria de pessoas e processos, onde busca deixar o colaborador mais produtivo, através de engajamento perfeito dele com a organização, trazendo como consequência, o desenvolvimento de trabalho adequado com o planejamento estratégico da organização.
 A qualidade com os passar dos anos, vem sendo introduzida dentro das fabricas já a algum tempo e é responsável por melhorar os resultados estatísticos e diminuir desperdícios dentro do processo produtivo, em consequência disso há diminuição do custo do produto final e a entrega de um produto de melhor qualidade. 
“O verdadeiro significado de qualidade é a preferência do consumidor. É isto que garantirá a sobrevivência de sua empresa: a preferência do consumidor pelo seu produto em relação ao produto do concorrente, hoje e no futuro” (CAMPOS, 2004, p. 2).
História gestão da qualidade
Historicamente podemos observar que a qualidade já havia sendo executada nos processos de produção, embora de maneira mais simples, a produção artesanal tinha controle de qualidade, que era uma inspeção no produto já acabado, e quando necessitava de ajustes, era feito dentro da própria oficina, essa verificação tinha como base padrões específicos pré-definidos.
A era do controle estatístico surgiu quando começou a produção em massa, começando pela inserção de maquinas dentro do processo produtivo e o aparecimento das grandes industrias, introduzindo técnicas de amostragem e outros procedimentos estatísticos. Os sistemas de qualidade foram pensados, melhorados, esquematizados e implantados desde a década de 1930.
A partir deste período Walter Andrew Shewhart, conhecido como “pai do controle estatístico de qualidade” estudou a qualidade dentro das indústrias e em outros locais de produção. Shewhart criou CEP- controle estatístico de processo, também foi criador do ciclo PDCA, onde é usado para resolver problemas, controlar e melhorar processos de maneira continua. 
A gestão da qualidade da forma que conhecemos hoje surgiu na década de 1950, depois do período do pós guerra em que grandes potencias começaram a investir pesado em melhorar seus métodos de produção. Também procuraram implementar a qualidade em plantas industriais pela falta de mão de obra e a escassez de recursos.
Atualmente a qualidade é extremamente utilizada pelas organizações, é comumente associada a indústria 4.0, onde há uma grande preocupação com melhoria de pessoas produtos e processos, fazendo escolhas assertivas quando lançar um produto ou mesmo na hora de produzi-lo e entregar um produto que satisfaça o cliente em sua totalidade. 
Conforme Carpinetti (2016), a gestão da qualidade é um fator estratégico para que haja melhoria de competitividade e produtividade e sua relevância provém de um longo processo de mutação dos conceitos da qualidade.
Importância da gestão da qualidade
A gestão da qualidade é muito importante para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, pois devem se preocupar com o que entregam e a qualidade de seus processos. Os sistemas de gestão da qualidade fornecem subsídios e ferramentas para que o negócio continue progredindo de forma continuada, e com isso também é possível traçar estratégias de curto e longo prazo, com previsão e segurança.
Benefícios
Quando uma empresa decide implementar um sistema de gestão de qualidade, faz com que a empresa tenha efeitos positivos, trazendo mais clientes, mais vendas e mais negócios.
A garantia da qualidade, garante qualidade dentro do processo produtivo, pensando na melhora na qualidade do trabalho e na divisão de tarefas dentro da indústria, tornando-a mais eficiente a parte operacional da organização sobre o aspecto de custos e recursos tornando possível expansão, crescimento e lucro.
Outros benefícios adicionais:
· Melhor controle de processo 
· Redução do desperdício 
· Prevenção de erros 
· Redução de custos 
· Facilita e identifica oportunidades de crescimento
· Melhor envolvimento das equipes “motivação”
· Clientes satisfeitos.
Gestão da Qualidade 
Juliano Machado

Continue navegando

Outros materiais