Buscar

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Eficiência trata de como fazer (a nível operacional), de fazer certo a coisa. É o meio (atividade, ou, aquilo que se faz) para se atingir um resultado. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha (resultado, objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua missão) e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. 
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
EXEMPLO: para fazer 50 pães gasto X quilos de farinha e 40 minutos de forno. Serei eficiente se fizer mais de 50 pães em 40 minutos com a mesma quantidade de farinha, ou 50 pães com a mesma quantidade de farinha e em menos de 40 minutos.
EXEMPLO 2: uma pessoa eficaz é aquela que faz aquilo que dever ser feito, que cumpre com suas metas, que realiza o que foi proposto. Cláudio vendeu sua quota de produtos. Eliza também, mas gastou 30% de gasolina a menos. Neste caso, se a meta era vender a quota, ambos foram eficazes, mas Eliza foi mais eficiente.
EXEMPLO 3: toda a sua equipe entregou o relatório na data prevista, então foram eficazes. Mas se você conseguiu fazê-lo e ainda sobrou tempo para realizar a próxima tarefa, ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, então você foi eficiente.
Para finalizar, podemos citar Peter Drucker: "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas”. E ainda complementa: “O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

Outros materiais