Buscar

AVA 2 Oficina de leitura Facul-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da leitura para a formação do indivíduo e da sociedade
 No dia 29 de Outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, essa comemoração também acontece mundialmente no Dia 23 de Abril, no qual deveria ser mais enfatizado, pois a leitura é essencial para adquirir mais conhecimento. Ler e compreender aquilo que é lido é uma dádiva, isto é, absorver novas informações, crescer intelectualmente e profissionalmente, elaborar novas reflexões, motivações e aspirações. O mundo da leitura pode enriquecer de divirsas formas o ser humano, pois através de uma boa leitura obtém - se o prazer de ler, do qual é de grande importância na formação do cidadão.
 A leitura tem a capacidade de influenciar a maneira de agir, pensar e até mesmo falar, ela é extremamente importante para todos os indíviduos que compõem uma sociedade, não apenas por ser fundamental na formação intelectual, mas também por permitir a todos um acesso ao mundo das informações, das ideias, da criatividade, do saber e dos sonhos. A leitura é fundamental para a construção do ser humano e para o seu convívio ao meio social. Ela é a base de tudo, é através dela que se tem uma boa preparação profissional e intelectual. A leitura tornou - se um campo de estudos muito proveitoso a partir de 1970, desse marco em diante ela foi se transformando de acordo com as construções sociais de cada uma das épocas, até surgir mais uma de suas variáveis como a prática da leitura silenciosa, cujo qual nasceu com os monges copistas na Idade Média. Os mongens que tinham por dever a cópia, ou seja, a réplica de manuscritos, necessitavam de um ambiente silencioso que favorecesse a leitura atenta e a precisão para o trabalho, desde então, isso tornou-se comum no meio social.
 A compreesão pode ser entendida como uma ideia, algo que deixa de ser estranho e torna-se parte de si, um pensamento, um conhecimento próprio. Vale ressaltar que ler e compreender aquilo que é lido é muito relevante atualmente, pois é preciso ler e compreender para poder opinar, criticar, questionar e modificar situações. Além disso, compreender e entender ajuda a solucionar os problemas, a encontrar respostas e a tomar decisões.
 Sabe-se que o mundo da leitura amplia o conhecimento de mundo do leitor, visto que ele trás consigo o prazer de ler, a capacidade de transformar e enriquecer culturalmente e socialmente àquele que lê. A relação que é tida hoje com a leitura está associada intimamente às contruções de hábitos sociais dependentes da tecnologia, como a tela de computador e a internet. Em virtude disso, pode - se afirmar que a tecnologia e as redes sociais tornaram - se um problema no mundo social, visto que o aumento do uso das mídias sociais é uma das principais causas para a redução do número de leitores nos últimos anos. O consumo excessivo de aplicativos prejudicam de diversas formas o mundo da leitura, pois ele pode gerar impactos negativos na formação cognitiva das crianças e jovens. É possível afirmar que para cada cinco horas diárias nas mídias sociais enquivale a mais de 100 obras literárias por ano que uma pessoa poderia ler, caso substituísse o consumo de redes pela leitura.
 Conforme explicitado em epígrafe, pode-se sintetizar que quanto mais um indíviduo lê, mais integrado com o seu meio estará, portanto, é preciso ler, compreender e se aprofundar nesse universo da leitura para que, deste modo, possa se alcançar o alto empenho de um indivíviduo em sua sociedade. 
Referências: 
https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=359963#:~:text=A%20leitura%20tem%20por%20finalidade,curiosidades%20e%20ativa%20a%20criatividade
https://blog.estantevirtual.com.br/2021/11/16/como-as-redes-sociais-afetam-a-leitura/
https://m.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-leitura.htm

Outros materiais