Buscar

Modelagem do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES PARA REVISÃO
CAPÍTULO 12 – MODELAGEM DO TRABALHO
1 - Caracterize e critique a abordagem clássica ao desenho de cargos.
─ O desenho clássico foi criado para alcançar as vantagens da redução de custos, padronização das atividades e apoio à tecnologia. Mas, na realidade, trouxe desvantagens e limitações como: cargos simples e chatos, desmotivação pelo trabalho, trabalho individualizado e isolado, monopólio de chefia e a era da informação.
2 - Caracterize e critique a abordagem humanística ao desenho de cargos.
─ Substitui a administração tradicional pelas ciências sociais, à organização formal e informal, a chefia pela liderança, os incentivos salariais pelas recompensas sociais, o individual pelo grupo. Como desvantagem é a visão simplificada do indivíduo, limitação do campo de atuação, parcialidade nos resultados e enfoque manipulativo das relações humanas.
3 - Caracterize e critique a abordagem contingencial ao desenho de cargos.
─ É dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente. Enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento delas. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro, impõe coações e ameaças às organizações.
4 - Comente a respeito da especialização da definição e do enriquecimento de cargos, suas características e consequências.
─ As especializações constituem formas diferentes de divisão do trabalho: vertical e horizontal. Vertical é dividida em termos de autoridade e responsabilidade, e a horizontal em diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executados. Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades.
5 - Comente a respeito do desenho de cargos e das relações de intercâmbio entre pessoas e a empresa.
─ É o processo de organizar o trabalho através de tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico. As pessoas e as organizações estão engajadas em uma estrutura complexa e incessante interação, as pessoas dependem das organizações para viver e as organizações dependem das pessoas, sem as quais não poderiam existir.
6 - Descreva os mecanismos de integração entre cargos.
─ São três mecanismos de integração.
1) Ajustamento Mútuo: a coordenação do trabalho é feita por processos simples de comunicação informal enquanto o controle do trabalho permanece nas mãos do gerente. Quando a empresa é pequena ou quando as pessoas trabalham lado a lado. Na proporção em que o número de executores aumenta, o ajustamento mútuo torna-se necessário para coordenar o trabalho de todos. Ideal para atividades com pouca burocratização e grande descentralização.
2) Supervisão direta: a coordenação se dá pela atribuição de responsabilidade a um supervisor pelo trabalho de outros. Um supervisor pode coordenar o trabalho de muitas pessoas, dependendo da amplitude de controle desejável. Ideal para atividade com pouca burocratização e pouca descentralização.
3) Estandardização: a coordenação é estabelecida com a especificação e a programação das atividades de acordo com padrões predeterminados. 
A Estandardização pode ser efetuada de três modos:
Estandardização do processo de trabalho: o próprio cargo é desenhado e os processos de trabalho são especificados ou programados por meio de instruções, procedimentos, métodos, regras e regulamentos etc. Ideal quando as tarefas são simples e rotineiras, como ocorre nas linhas de montagem.
Estandardização de resultados do trabalho: o resultado (produto/serviço) é dimensionado e padronizado, a quantidade de sua produção é especificada, sua qualidade ou desempenho são previamente determinados. Quando a tarefa é mais complexa, especificam-se os resultados, deixando a escolha do processo ao executor.
Estandardização das habilidades ou dos conhecimentos: a seleção e o treinamento do pessoal que executará o trabalho são especificados rigorosamente. Em tarefas mais complexas, os resultados nem sempre podem ser estandardizados, e a empresa precisa padronizar as habilidades dos executores.
Os mecanismos de integração constituem elementos básicos da estrutura de cargo, podem ser encontrados em todos os outros níveis da estrutura organizacional e podem coexistir. Quando mais complexa a estrutura e quando mais diferenciada, tanto mais mecanismos de integração existirão, Na medida em que a empresa parte para mecanismos mais sofisticados de integração, como a estandardização, ela vai se tornando mais complexa e, daí, volta a utilizar mecanismos mais simples, como o ajustamento mútuo e assim sucessivamente.
7 - Explique a diferença entre grupos e equipe.
─ A principal delas está no compromisso e na responsabilidade solidária.
A base fundamental do trabalho de cada administrador seja ele do nível institucional, intermediário ou operacional, está na equipe. Ela constitui a sua unidade de ação, a sua ferramenta de trabalho. Com ela e através dela o administrador alcança metas e produz resultados.
8 - Comente os tipos de equipes.
─ Equipes funcionais cruzadas: São compostas de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e são formadas para alcançar um objetivo específicos por um mix de competências. Quase sempre são designadas.
Equipes de projetos: são formadas especialmente para desenhar um novo produto ou serviço. Os participantes são designados na base de sua habilidade a fim de contribuir para o sucesso. O grupo geralmente debanda após completada a tarefa.
Equipes autodirigidas: são compostas de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho, resolver problemas ou lidar com clientes internos ou externos.
Equipes de força-tarefa: uma força-tarefa é designada para resolver imediatamente um problema. O grupo fica responsável por um plano de longo prazo para a resolução do problema, que pode incluir a implementação da solução proposta.
Equipes de melhoria de processos: é um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a quantidade, reduzir custos, incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos ou funções envolvidas. Os membros são geralmente designados, isto é, indicados pela administração.
9 - Quais são as habilidades que o administrador precisa desenvolver para lidar com equipes?
— Como escolher sua equipe; como desenhar o trabalho para aplicar as competências da equipe; como treinar e prepara a equipe para aumentar sua excelência; como liderar e impulsionar a equipe; como motivar a equipe; como avaliar o desempenho da equipe para melhorá-lo cada vez mais; como recompensar a equipe para reforçar e reconhecer seu valor.
10 – Quais são os cuidados que o administrador precisa tomar para lidar com equipes?
— O trabalho em equipe exige os seguintes cuidados:
Objetivos claros: a missão e os objetivos da equipe devem ser claramente definidos e aceitos por todos os membros. O objetivo de cada membro da equipe também deve ser apoiado pela equipe toda. Cada um deve ajudar o outro.
Visão compartilhada: os participantes da equipe devem alcançar uma visão conjunta e coerente da situação enfrentada. Devem gerar uma definição da missão e da visão da organização, determinar as direções de seus movimentos, definir seus propósitos e problemas e especificar suas atividades.
Distribuição dos papéis e posições: os membros da equipe devem ser designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipos de personalidade. Devem estar totalmente esclarecidos quanto aos seus papéis para poder desempenhar seus deveres com suas melhores qualidades e competências.
Decisões colaborativas: a equipe deve evitar formalidades e burocracia. O compromisso deve ser alcançado com a discussão e o consensoespontâneo entre os membros. Nada deve ser imposto às pessoas.
Liderança compartilhada: as funções de liderança devem passar de pessoa para pessoa, dependendo da situação, necessidades das equipes e dos membros.
Novas ideias para resolução de problemas: a equipe aceita o desacordo como um jeito de discutir novas ideias e resolver seus assuntos com a inovação e criatividade.
Avaliação da eficácia da equipe: a equipe deve avaliar continuamente seu desempenho, como está realizando as tarefas, alcançando metas e construindo e mantendo relacionamentos eficientes com seus membros.

Outros materiais