Buscar

Dimensões Socio Antropologica

Prévia do material em texto

Pontuação desta tentativa: 30 de 30
Enviado 18 abr em 10:40
Esta tentativa levou 43 minutos.
 
Pergunta 1
3 / 3 pts
Segundo afirmou Edward B. Taylor, em 1871, a cultura é “ todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Dicionário de Sociologia: guia prático de linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997).
 
Sobre a cultura e sua transmissão, analise as afirmativas abaixo:
 
I. Todo sistema cultural apresenta elementos tangíveis, fáceis de serem identificados (como bens materiais: tecnologia, máquinas, construção, etc.), bem como elementos intangíveis que não podem ser percebidos de imediato, mas que se fixam na mente dos indivíduos (como os valores, as crenças, as ideologias, normas etc.).
II. Cultura pode ser definida como o traço que determina a divisão da sociedade em dois grupos: aqueles que possuem cultura e aqueles que não possuem cultura.
III. Um determinado sistema cultural é transmitido aos indivíduos por meio de herança biológica. Assim, os filhos de um determinado grupo indígena, por exemplo, necessariamente, receberão a cultura dos seus pais por meio da transmissão genética.
 
IV. A cultura compreende a totalidade das criações humanas e é uma criação exclusiva dos seres humanos.
 
Estão corretas:
  I e IV apenas
 
  I e III apenas.
 
  I, III e IV.
 
  II, III e IV apenas
 
  I, II, III e IV
 
 
Pergunta 2
3 / 3 pts
“A ideia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘sociedades mais avançadas’. Desta maneira, era fácil estabelecer uma escala evolutiva que não deixava de ser um processo discriminatório, através do qual diferentes sociedades humanas eram classificadas hierarquicamente, com nítida vantagem para culturas europeias” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.34).
O trecho acima corresponde à uma abordagem sobre o significado e desenvolvimento da cultura, característica das primeiras décadas da existência da Antropologia. Assinale a alternativa que aponta corretamente esta perspectiva:
  Estruturalismo Cultural.
  Determinismo Geográfico.
  Escola Cultura e Relativismo.
  Evolucionismo Social.
  Determinismo Biológico.
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
“No contexto das primeiras décadas do século XX, não se falava em multiculturalismo, mas hoje esta é uma das exigências das políticas educacionais. Há uma demanda de ordem política e social para que a política incorpore o dado da diversidade no cotidiano escolar. Os movimentos sociais e a sociedade reivindicam dos governos, dos estados e dos municípios que sejam incluídas em suas pautas de discussões e de decisões medidas políticas em relação aos grupos que se sentem excluídos do sistema de ensino”. (FREITAS, Fatima e Silva de. A Diversidade Cultural como prática escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 86).
As questões relativas à diversidade e ao multiculturalismo ocupam espaço importante nas demandas e desafios da educação atual. Sobre isso:
  O ideal do multiculturalismo equivale à ausência de conflitos nos espaços e ambientes escolares.
  A educação multiculturalista busca assegurar e manter as formas de invisibilidade social dos grupos étnicos-raciais.
  Um dos pressupostos da educação multiculturalista é o reconhecimento da diversidade cultural como parte do cotidiano escolar.
  No contexto brasileiro não cabe a crítica à atuação monocultural da educação e dos sistemas escolares, uma vez que a história dos afrodescendentes e indígenas, como parte da estrutura social brasileira, sempre fizeram parte dos currículos e conteúdos.
  Uma educação multiculturalista pressupõe a existência de uma única cultura universal, comum a todos.
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
“Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente, – observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos são encarados tais como são e tais quais sempre foram. Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a comer, beber, dormir em horas regulares; são constrangidas a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde, obrigamos-as a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências, forçamos-as ao trabalho, etc. Se, com o tempo, esta coerção deixa de ser sentida, é porque pouco a pouco dá lugar a hábitos, a tendências internas que a tornam inútil, mas que não a substituem senão porque dela derivam” DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p.5).
 
No segmento do texto acima, Durkheim trata, sobretudo:
  do processo primário de socialização e do fortalecimento dos instintos e das individualidades no lugar do coletivo/ social.
  da noção de capital cultural e das formas de manutenção da ordem e das desigualdades sociais.
  da construção da ação social e das formas sutis de dominação e coerção.
  do conceito de fato social e dos processos de educação e socialização.
  da construção dos laços de solidariedade orgânica e mecânica, e a interdependência entre os indivíduos e o coletivo.
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
Leia os trechos abaixo:
[...] na verdade, cada sociedade, considerada em determinado momento de seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos como uma força geralmente irresistível (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013 p. 47-48).
[...] o ideal pedagógico de uma época expressa antes de tudo o estado da sociedade na época considerada. Contudo, para que este ideal se torne realidade, é preciso ainda fazer com que a consciência da criança se conforme (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: ed. Vozes, 2013, p. 95).
 
Sobre o papel da educação, para Durkheim, analise as afirmações abaixo:
I. Para o autor, a educação, em todas as épocas históricas, corresponde ao processo de socialização.
II. Um fator fundamental sobre a educação, segundo Durkheim, é seu poder coercitivo. Em todas as sociedades, o modelo de educação existente se sobrepõe ao indivíduo.
III. Educação e socialização são sinônimos e, portanto, em todos os contextos sociais e sociedades, prevalecem as mesmas maneiras e modos de educar.
IV. A educação objetiva, acima de tudo, a submissão das normas coletivas aos desejos e instintos individuais.
 
Estão corretas:
  II e III apenas.
 
  I apenas.
 
  I, III e IV apenas.
 
  I e III apenas.
 
  I e II apenas.
 
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
Leia o trecho abaixo:
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Assim, também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa; o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos; o sistema de moedas que emprego para pagar dívidas; os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais; as práticas seguidas na profissão etc., etc., funcionam independentemente do uso que delas faço. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta uma sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores ao indivíduo, são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõem, quer queira, quer não”.
O trecho acima faz referência:
  à relação entre trabalho e alienação, desenvolvida por Marx.
  às noções de hegemonia e contrahegemonia, em Gramsci.
  ao conceitode ação social, tema chave da Sociologia weberiana.
  à definição de capital cultural, em Bourdieu.
  à noção de fato social, desenvolvida por Durkheim.
 
Pergunta 7
3 / 3 pts
Afirmar que os seres humanos são seres culturais implica considerar que:
  os projetos individuais são pressupostos a partir dos quais se constroem diferentes culturas em diferentes sociedades.
  os seres humanos tendem naturalmente a priorizar as atividades artísticas, deslocando para um plano secundário as preocupações políticas e econômicas.
  os comportamentos humanos são sempre imprevisíveis, dado que as culturas caracterizam-se pelas incessantes transformações.
  as sociedades contemporâneas, com seu desenvolvimento tecnológico, atingiram o patamar mais elevado no plano civilizatório.
  os sentimentos, os pensamentos e os valores dos seres humanos são consideravelmente influenciados pelo universo cultural em que se situam.
 
Pergunta 8
3 / 3 pts
“Claro está aqui que todos nós vivemos em sociedade e que muitos se reconhecem como membros de uma ou de várias comunidades. Pode-se dizer que uma das necessidades humanas mais fundamentais é a convivência social e que a vida humana é praticamente impossível fora da sociedade. Quando uma criança nasce, torna-se visível a sua fragilidade, a qual exige cuidados especiais dos adultos que a cercam [...] Claro está também que, desde quando nascemos, começamos a ser inseridos na vida em sociedade. A esse processo de inserção, de internalizar ação dos modos de viver em cada sociedade particular, dá-se o nome de socialização, processo que se realiza pela educação.” (SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à Sociologia da Educação. 3 ed. ver. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 25).
A partir do trecho acima, podemos compreender que:
  Todo processo de socialização envolve algum modo de educação que pode ser realizado pela escola ou por outras instituições e grupos que transmitam aos mais jovens o modo de funcionamento da vida em sociedade.
  Nas sociedades contemporâneas, a escola não exerce mais o papel de agente socializador uma vez que há outras instituições mais importantes do que ela, como a indústria da mídia e que ocupam lugar mais importante na formação humana do que as instituições escolares.
  Nas modernas sociedades capitalistas, por conta do intenso processo de especialização e necessidade de formação para a vida produtiva, a escola assume o papel único de agente socializador, uma vez que apenas ela pode transmitir tais valores aos indivíduos.
  O objetivo central do processo de socialização é transmitir os valores familiares às crianças de modo independente do meio social mais geral, no qual esta família está inserida.
  Os processos de socialização são típicos das sociedades modernas capitalistas, inexistindo em outras épocas históricas e outras estruturas sociais.
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
A Sociologia é uma ciência que possui diferentes caminhos e métodos para a explicação da realidade social. Abaixo, são descritas, resumidamente, as três principais possibilidades sociológicas de interpretação das estruturas sociais e da vida em sociedade:
I. A sociedade é compreendida como algo exterior, organizada fora das mentes dos indivíduos. Aqui, os pontos centrais são o fato social e as formas coletivas de organização.
II. A ação social, exercida pelo indivíduo, é o principal agente das relações sociais. Dessa forma, a compreensão de uma dada realidade histórica se faz por meio da compreensão dos sentidos das ações exercidas pelo indivíduo.
III. A sociedade deve ser compreendida a partir da análise da sua infraestrutura, ou seja, da base material que compõe e forma a sociedade. O modo como o trabalho e a produção/ consumo estão organizados definem o conjunto de relações sociais entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as sequências acima expostas e as respectivas corrente sociológicas/autores:
  I. Positivista-Funcionalista/ Durkheim;
II. Materialista Histórico-Dialética/Marx;
III. Sociologia Compreensiva/Weber.
  I. Materialista Histórico-Dialética/Marx;
II. Sociologia Compreensiva/Weber;
III. Positivista-Funcionalista/ Durkheim.
  I. Positivista-Funcionalista/ Durkheim;
II. Sociologia Compreensiva/Weber;
III. Materialista Histórico-Dialética/Marx.
  I. Materialista Histórico-Dialética/Marx;
II. Positivista-Funcionalista/ Durkheim;
III. Sociologia Compreensiva/Weber.
  I. Sociologia Compreensiva/Weber;
II. Positivista-Funcionalista/ Durkheim;
III. Materialista Histórico-Dialética/Marx.
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, considerados os teóricos fundadores da Sociologia, desenvolveram conceitos e interpretações acerca da realidade e da sociedade que permanecem como referências ainda nos dias atuais.
Leia as sentenças abaixo e assinale como Verdadeiro (V) ou Falso (F). Em seguida, indique a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Para Marx, uma das características essenciais da sociedade capitalista é o fato desta ser dividida entre classes sociais que possuem interesses opostos. Nesta estrutura social, Marx identifica a classe operária e a classe burguesa.
( ) A definição de sociedade em Weber passa pelas noções do trabalho e do modo de produção. Segundo a perspectiva weberiana, as relações sociais e de dominação entre as classes são resultados dos processos produtivos e ideológicos.
( ) Apesar de possuírem perspectivas distintas sobre a formação e compreensão das sociedades, Marx e Durkheim concordavam que o modo de produção capitalista gerava desigualdades sociais que apenas seriam resolvidas a partir da revolução proletária.
( ) É possível identificarmos que enquanto Weber analisa a realidade e a sociedade a partir dos significados das ações dos indivíduos, Durkheim, ao contrário, interpreta que a sociedade é estruturada pelas instituições que possuem dinâmica própria e que independem dos juízos de valor dos indivíduos.
  F, F, F, V.
 
  V, V, F, F.
 
  F, V, V, V.
 
  V, F, F, F.
 
  V, F, F, V.

Continue navegando