Buscar

CONTEXTUALIXADA LITERATURA INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO
Papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura.
	Para o escritor, educador entre outros títulos Rubem Alves “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa. Hoje a dimensão da leitura infantil é muito mais ampla e importante, proporcionando um desenvolvimento social e emocional.
	A prática da leitura é construída com a união entre a família e a escola. Essa união é fundamental para criar esse hábito e permitir a formação de leitores. Entretanto, para que essa parceria seja de sucesso, é essencial que o processo seja estimulado de forma prazerosa, fazer da leitura um hábito diário começa dentro de casa. Afinal, por meio dos laços afetivos, é muito mais fácil inserir essa atividade nas rotinas familiares como uma brincadeira bastante divertida e rica em possibilidades. 
	Quando esse contato inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, fica para a escola a responsabilidade de iniciar esse trabalho. No espaço escolar os docentes trabalharam a competência de educar para a boa interpretação, compreensão da leitura. A escola é uma fonte de complemento ao que as famílias já realizam. O professor incentivará a leitura com aulas que irão enriquecer e aprimorar os conhecimentos multidisciplinares. 
	A educação conjunta entre família e escola é responsável pela formação de leitores conscientes, é importante respeitar a autonomia e as preferências da criança e do jovem em relação aos gêneros e aos formatos das histórias. Inserindo conhecimento, contextualizando assuntos, desenvolvendo pensamento crítico do aluno quanto parte de uma sociedade, incentivando o aluno a desenvolver sua percepção de mundo, seus direito e deveres desde pequenos.
	É de grande importância que os responsáveis estimularem a prática da leitura além da escola. As crianças, naturalmente, buscam ações e atitudes dos adultos como exemplos de vida. Sendo assim trazer a literatura para convivência familiar com os livros e gibis para o dia a dia delas é bastante saudável e necessário para garantir o pleno desenvolvimento como leitores e cidadãos.
	O incentivo à leitura no processo de formação de leitores, tem grande impacto no rendimento escolar, transforma aluno em seres éticos em tudo que faz, pois é capaz de interpretar situações, tornando o aluno mais seguro e com maior aproveitamento em todas as atividades. Crianças que são estimuladas a ler em casa estão a um passo a frente no processo de aprendizagem e a escola se torna uma rica fonte de complemento e encorajamento aos alunos leitores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CUNHA, Adriana. Brasil Escola. Site <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-leitura-infantil-para-desenvolvimento-crianca.htm>Acessado em 08/12/2022
BNCC. Site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/203-literatura-infantil-reflexoes-e-praticas acessado em 08/12/2022

Outros materiais