Logo Passei Direto
Buscar

gabarito autoatividade legislação e etica

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a frase: “somente nós, seres humanos, podemos julgar o mundo das coisas, que pela inteligência capta a justa ordem do cosmos”. Com base nessa frase é correto afirmar que a ordem no cosmos é ou está:
a) ( ) No mundo em si mesmo, na natureza das coisas, cada qual com sua própria ordem natural.
b) ( ) Puramente humana, já que a inteligência é que ordena e julga o mundo.
c) (X) Anterior à natureza e somente a inteligência humana é capaz de captá-la.
d) ( ) Imanente à natureza das coisas, inclusive, à inteligência humana.

Na frase “um animal ao seguir seus instintos não está sendo justo ou injusto, mas somente está agindo conforme sua própria natureza”, encontra-se uma reflexão sobre ordem e natureza. Com base nessa frase e no conteúdo visto, é correto afirmar que ‘por natureza’ é:
a) ( ) A ordem cósmica captada pela inteligência humana e encontrada no mundo em si mesmo.
b) (X) O ordenamento do cosmos que só pode ser captado pela inteligência humana, já que se encontra ‘fora’ ou acima do mundo.
c) ( ) A percepção de que cada ser possui uma ordem própria por natureza, sem uma ordem superior que esteja presente no cosmos e que há tudo ordene.
d) ( ) O estabelecimento de uma ordem puramente humana, baseada na natureza humana.

Considerando a frase “A ordem de uma sociedade é espelho da ordem da alma” e o conteúdo visto até aqui, podemos dizer que para termos uma ordem social justa, é necessário que:
a) (X) A ética ordene a alma humana através das ações virtuosas.
b) ( ) As virtudes sejam ordenadas por convenção, já que não é possível estabelecer a natureza humana.
c) ( ) Percebendo uma ordem na natureza do mundo, a ordem social dirija a ordem da alma humana. A esta ordem da natureza damos o nome de ética.
d) ( ) Se estabeleça a Eudaimonia como virtude da sociedade inteira e não de um único indivíduo.

Os medievais absorveram as noções de justiça, virtude, natureza humana, entre outras, dentro da visão de mundo cristã. Assinale a alternativa correta a respeito das noções medievais:
a) ( ) A justiça é fundamentada numa ordem cósmica, que tinha como fundamento o noûs.
b) ( ) A sociedade tem como fundamento o contrato social.
c) ( ) O fundamento último da natureza humana é a razão.
d) (X) A ordem social tem como finalidade última o “bem-comum”.

Considerando o que foi visto neste tópico, assinale a alternativa correta sobre jusnaturalismo.
a) ( ) Entende que as leis positivas estão acima da lei natural.
b) (X) Se caracteriza pelo rompimento entre lei natural e lei divina.
c) ( ) O fundamento da ordem social está na ordem cósmica.
d) ( ) Tem como perspectiva o direito natural segundo o qual o homem é feito à imagem e semelhança de Deus.

“toda a ética é o discernimento escalar dos vícios e das virtudes. Então, toda a estrutura da justiça não passa de um escalonamento dos comportamentos humanos. [...] é inerente a este escalonamento tanto a relação entre o indivíduo homem e o seu agrupamento em sociedade, quanto a ideia de justiça que o norteia”. Com base no que vimos e no extrato anterior, selecione V para verdadeiro ou F para falso para as opções a seguir.
( ) Todo o ordenamento jurídico necessita de uma fundamentação ética e moral que o é anterior.
( ) O ordenamento jurídico brasileiro possui uma estrutura piramidal em que as normas inferiores validam as normas superiores, e que por isso nossas cláusulas pétreas encontram-se subordinadas e passíveis de serem alteradas por novas leis criadas no congresso.
( ) A liberdade de pensamento é entendida como um princípio dentro do ordenamento jurídico brasileiro já que é entendido como um princípio para qualquer sociedade moderna e democrática.
( ) Apesar do ordenamento jurídico brasileiro ter entendimento atual baseado no juspositivismo há uma contenda com o jusnaturalismo que vê na norma fundante da constituição uma orientação do pela lei natural.
a) (X) V, F, V, V
b) ( ) V, V, F, V
c) ( ) F, F, F, F
d) ( ) F, V, V, V

A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como total relativização delas. Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática:
a) ( ) promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raças, de sexo ou de cor.
b) ( ) admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
c) (X) sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
d) ( ) apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
e) ( ) adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.

“A diferença fundamental é que a ética tem como referência os valores bem e mal, e a deontologia tem como referência os valores aprovado ou desaprovado. Este está inter-relacionado ao ambiente social que interpreta e julga os atos, aquele está inter-relacionado à natureza humana que descreve e molda os atos”. Tomando a frase acima e o que foi visto até aqui, relacione as duas colunas:
a) ( ) a, a, b, a, a
b) ( ) b, a, a, b, b
c) ( ) a, a, a, b, a
d) (X) a, a, b, b, a

(ENADE, 2009) O primeiro artigo do Código de ética do Jornalista afirma: "A presunção da inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística". Do ponto de vista ético, a situação apresentada abaixo que se aplica ao enunciado desse artigo é:
a) ( ) a divulgação de gravações telefônicas autorizadas pela justiça.
b) ( ) a difusão de notícia com base em informação oficial via relesse.
c) ( ) a elaboração de reportagem com a versão de autoridade e especialistas.
d) (X) a produção de matéria com base em provas e versões de todos os envolvidos.
e) ( ) a propagação de um ''furo" com ênfase na rapidez e agilidade da divulgação.

Texto 1 Código de ética dos Jornalistas Brasileiros Capítulo I - Do direito à informação Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: I– a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores. II– [...] III– a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
Com base no texto, assinale qual artigo do código de auto-regulamentação poderia ser invocado para amparar a decisão do Conselho.
a) (X) Artigo 1º - Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.
b) ( ) Artigo 30 - A peça jornalística sob a forma de reportagem, artigo, nota, texto-legenda ou qualquer outra que se veicule mediante pagamento, deve ser apropriadamente identificada para que se distinga das matérias editoriais e não confunda o Consumidor.

Segundo Parry (2012, p. 134), “historicamente, os jornais sempre foram a mais partidária das mídias, não raro pertencendo a pessoas que pretendiam impor seus pontos de vista políticos. Ao longo da transição dos países, de regimes monárquicos para aristocráticos e, por fim, para democracias abertas, os jornais desempenharam papel crucial no apoio ou na rejeição aos políticos eleitos”.
Considerando a citação, podemos afirmar que o poder do jornal residia:
a) ( ) Na sua forma escrita, tendo sido a primeira mídia a usar essa tecnologia.
b) (X) No fato de ter sido a primeira mídia de massa.
c) ( ) Em ter suplantado todas as antigas tecnologias e ser a única mídia existente na época.
d) ( ) Em seu formato visual, que só veio a surgir com o advento do jornal.

A escrita cuneiforme indica um estágio da linguagem humana muito superior às pinturas rupestres. Por quê?
a) ( ) Expressavam a capacidade indicativa da linguagem de indicar objetos.
b) ( ) Estabeleciam conceitos abstratos mais complexos que os encontrados na arte rupestre.
c) ( ) Apesar de não terem ainda um alfabeto já expressavam conceitos abstratos.
d) (X) Refletiam as relações humanas através de conceitos abstratos.

Contudo, os mesmos veículos de comunicação de massa que antes alardeavam a conquista científica da relatividade e com ela postulavam o pós-modernismo, tratam hoje de expor a existência da pós-verdade como um risco às sociedades democráticas do Ocidente.
Considerando esse extrato e com base no que vimos, a semelhança entre pós-verdade e pós-modernismo é:
a) ( ) Ambas acreditam que a verdade é uma construção cultural.
b) ( ) As duas entendem que a verdade não é relativa.
c) (X) Tanto uma quanto a outra negam que existam verdades absolutas.
d) ( ) Ambas acreditam que só existem crenças e emoções.

A crise da pós-verdade evidenciou um problema relacionado com o surgimento da internet: dois conceitos complementares: de um lado a “pós-verdade”, relacionado com o problema da fonte da notícia querer modelar a opinião pública não com fatos, mas com apelo às emoções e crenças pessoais; e do outro as “fake news”, fenômeno relacionado com a mídia, supostamente iniciado com a internet e mídias sociais no qual conteúdos intencionalmente enganosos são viralizados para se obter ganhos financeiros ou políticos.
Considerando a citação e o que vimos em nosso Livro Didático, podemos afirmar que a essência da relação entre pós-verdade e internet está:
a) (X) Na perda da hegemonia no controle da opinião pública por parte das mídias tradicionais.
b) ( ) No uso de fake news que só existem na internet.
c) ( ) No ganho de credibilidade das mídias tradicionais.
d) ( ) Na diminuição do interesse do público por questões que não eram tratadas pela mídia tradicional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a frase: “somente nós, seres humanos, podemos julgar o mundo das coisas, que pela inteligência capta a justa ordem do cosmos”. Com base nessa frase é correto afirmar que a ordem no cosmos é ou está:
a) ( ) No mundo em si mesmo, na natureza das coisas, cada qual com sua própria ordem natural.
b) ( ) Puramente humana, já que a inteligência é que ordena e julga o mundo.
c) (X) Anterior à natureza e somente a inteligência humana é capaz de captá-la.
d) ( ) Imanente à natureza das coisas, inclusive, à inteligência humana.

Na frase “um animal ao seguir seus instintos não está sendo justo ou injusto, mas somente está agindo conforme sua própria natureza”, encontra-se uma reflexão sobre ordem e natureza. Com base nessa frase e no conteúdo visto, é correto afirmar que ‘por natureza’ é:
a) ( ) A ordem cósmica captada pela inteligência humana e encontrada no mundo em si mesmo.
b) (X) O ordenamento do cosmos que só pode ser captado pela inteligência humana, já que se encontra ‘fora’ ou acima do mundo.
c) ( ) A percepção de que cada ser possui uma ordem própria por natureza, sem uma ordem superior que esteja presente no cosmos e que há tudo ordene.
d) ( ) O estabelecimento de uma ordem puramente humana, baseada na natureza humana.

Considerando a frase “A ordem de uma sociedade é espelho da ordem da alma” e o conteúdo visto até aqui, podemos dizer que para termos uma ordem social justa, é necessário que:
a) (X) A ética ordene a alma humana através das ações virtuosas.
b) ( ) As virtudes sejam ordenadas por convenção, já que não é possível estabelecer a natureza humana.
c) ( ) Percebendo uma ordem na natureza do mundo, a ordem social dirija a ordem da alma humana. A esta ordem da natureza damos o nome de ética.
d) ( ) Se estabeleça a Eudaimonia como virtude da sociedade inteira e não de um único indivíduo.

Os medievais absorveram as noções de justiça, virtude, natureza humana, entre outras, dentro da visão de mundo cristã. Assinale a alternativa correta a respeito das noções medievais:
a) ( ) A justiça é fundamentada numa ordem cósmica, que tinha como fundamento o noûs.
b) ( ) A sociedade tem como fundamento o contrato social.
c) ( ) O fundamento último da natureza humana é a razão.
d) (X) A ordem social tem como finalidade última o “bem-comum”.

Considerando o que foi visto neste tópico, assinale a alternativa correta sobre jusnaturalismo.
a) ( ) Entende que as leis positivas estão acima da lei natural.
b) (X) Se caracteriza pelo rompimento entre lei natural e lei divina.
c) ( ) O fundamento da ordem social está na ordem cósmica.
d) ( ) Tem como perspectiva o direito natural segundo o qual o homem é feito à imagem e semelhança de Deus.

“toda a ética é o discernimento escalar dos vícios e das virtudes. Então, toda a estrutura da justiça não passa de um escalonamento dos comportamentos humanos. [...] é inerente a este escalonamento tanto a relação entre o indivíduo homem e o seu agrupamento em sociedade, quanto a ideia de justiça que o norteia”. Com base no que vimos e no extrato anterior, selecione V para verdadeiro ou F para falso para as opções a seguir.
( ) Todo o ordenamento jurídico necessita de uma fundamentação ética e moral que o é anterior.
( ) O ordenamento jurídico brasileiro possui uma estrutura piramidal em que as normas inferiores validam as normas superiores, e que por isso nossas cláusulas pétreas encontram-se subordinadas e passíveis de serem alteradas por novas leis criadas no congresso.
( ) A liberdade de pensamento é entendida como um princípio dentro do ordenamento jurídico brasileiro já que é entendido como um princípio para qualquer sociedade moderna e democrática.
( ) Apesar do ordenamento jurídico brasileiro ter entendimento atual baseado no juspositivismo há uma contenda com o jusnaturalismo que vê na norma fundante da constituição uma orientação do pela lei natural.
a) (X) V, F, V, V
b) ( ) V, V, F, V
c) ( ) F, F, F, F
d) ( ) F, V, V, V

A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como total relativização delas. Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática:
a) ( ) promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raças, de sexo ou de cor.
b) ( ) admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
c) (X) sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
d) ( ) apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
e) ( ) adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.

“A diferença fundamental é que a ética tem como referência os valores bem e mal, e a deontologia tem como referência os valores aprovado ou desaprovado. Este está inter-relacionado ao ambiente social que interpreta e julga os atos, aquele está inter-relacionado à natureza humana que descreve e molda os atos”. Tomando a frase acima e o que foi visto até aqui, relacione as duas colunas:
a) ( ) a, a, b, a, a
b) ( ) b, a, a, b, b
c) ( ) a, a, a, b, a
d) (X) a, a, b, b, a

(ENADE, 2009) O primeiro artigo do Código de ética do Jornalista afirma: "A presunção da inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística". Do ponto de vista ético, a situação apresentada abaixo que se aplica ao enunciado desse artigo é:
a) ( ) a divulgação de gravações telefônicas autorizadas pela justiça.
b) ( ) a difusão de notícia com base em informação oficial via relesse.
c) ( ) a elaboração de reportagem com a versão de autoridade e especialistas.
d) (X) a produção de matéria com base em provas e versões de todos os envolvidos.
e) ( ) a propagação de um ''furo" com ênfase na rapidez e agilidade da divulgação.

Texto 1 Código de ética dos Jornalistas Brasileiros Capítulo I - Do direito à informação Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que: I– a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores. II– [...] III– a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
Com base no texto, assinale qual artigo do código de auto-regulamentação poderia ser invocado para amparar a decisão do Conselho.
a) (X) Artigo 1º - Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.
b) ( ) Artigo 30 - A peça jornalística sob a forma de reportagem, artigo, nota, texto-legenda ou qualquer outra que se veicule mediante pagamento, deve ser apropriadamente identificada para que se distinga das matérias editoriais e não confunda o Consumidor.

Segundo Parry (2012, p. 134), “historicamente, os jornais sempre foram a mais partidária das mídias, não raro pertencendo a pessoas que pretendiam impor seus pontos de vista políticos. Ao longo da transição dos países, de regimes monárquicos para aristocráticos e, por fim, para democracias abertas, os jornais desempenharam papel crucial no apoio ou na rejeição aos políticos eleitos”.
Considerando a citação, podemos afirmar que o poder do jornal residia:
a) ( ) Na sua forma escrita, tendo sido a primeira mídia a usar essa tecnologia.
b) (X) No fato de ter sido a primeira mídia de massa.
c) ( ) Em ter suplantado todas as antigas tecnologias e ser a única mídia existente na época.
d) ( ) Em seu formato visual, que só veio a surgir com o advento do jornal.

A escrita cuneiforme indica um estágio da linguagem humana muito superior às pinturas rupestres. Por quê?
a) ( ) Expressavam a capacidade indicativa da linguagem de indicar objetos.
b) ( ) Estabeleciam conceitos abstratos mais complexos que os encontrados na arte rupestre.
c) ( ) Apesar de não terem ainda um alfabeto já expressavam conceitos abstratos.
d) (X) Refletiam as relações humanas através de conceitos abstratos.

Contudo, os mesmos veículos de comunicação de massa que antes alardeavam a conquista científica da relatividade e com ela postulavam o pós-modernismo, tratam hoje de expor a existência da pós-verdade como um risco às sociedades democráticas do Ocidente.
Considerando esse extrato e com base no que vimos, a semelhança entre pós-verdade e pós-modernismo é:
a) ( ) Ambas acreditam que a verdade é uma construção cultural.
b) ( ) As duas entendem que a verdade não é relativa.
c) (X) Tanto uma quanto a outra negam que existam verdades absolutas.
d) ( ) Ambas acreditam que só existem crenças e emoções.

A crise da pós-verdade evidenciou um problema relacionado com o surgimento da internet: dois conceitos complementares: de um lado a “pós-verdade”, relacionado com o problema da fonte da notícia querer modelar a opinião pública não com fatos, mas com apelo às emoções e crenças pessoais; e do outro as “fake news”, fenômeno relacionado com a mídia, supostamente iniciado com a internet e mídias sociais no qual conteúdos intencionalmente enganosos são viralizados para se obter ganhos financeiros ou políticos.
Considerando a citação e o que vimos em nosso Livro Didático, podemos afirmar que a essência da relação entre pós-verdade e internet está:
a) (X) Na perda da hegemonia no controle da opinião pública por parte das mídias tradicionais.
b) ( ) No uso de fake news que só existem na internet.
c) ( ) No ganho de credibilidade das mídias tradicionais.
d) ( ) Na diminuição do interesse do público por questões que não eram tratadas pela mídia tradicional.

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA 
COMUNICAÇÃO
2019
Prof. Renato Emydio da Silva Júnior
GABARITO DAS 
AUTOATIVIDADES
2
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
UNIDADE 1
TÓPICO 1
1 Achou interessante a simbologia com a deusa Themis? Que 
tal, colocar-se a analisar a estátua (FIGURA 1) e buscar outras 
significações ali presentes? Nesta atividade você está livre para 
buscar a polissemia dos símbolos.
R. O acadêmico pode encontrar simbologia na relação espacial esquerda e 
direita, com os objetos a que cada braço segura; também pode encontrar 
relação entre o ato de pisar na cabeça da cobra, com os símbolos católicos 
da serpente no paraíso.
2 Leia a frase: “somente nós, seres humanos, podemos julgar o mundo 
das coisas, que pela inteligência capta a justa ordem do cosmos”. Com 
base nessa frase é correto afirmar que a ordem no cosmos é ou está:
a) ( ) No mundo em si mesmo, na natureza das coisas, cada qual com sua 
própria ordem natural.
b) ( ) Puramente humana, já que a inteligência é que ordena e julga o mundo.
c) (X) Anterior à natureza e somente a inteligência humana é capaz de 
captá-la.
d) ( ) Imanente à natureza das coisas, inclusive, à inteligência humana.
3 Na frase “um animal ao seguir seus instintos não está sendo justo ou 
injusto, mas somente está agindo conforme sua própria natureza”, 
encontra-se uma reflexão sobre ordem e natureza. Com base nessa 
frase e no conteúdo visto, é correto afirmar que ‘por natureza’ é:
a) ( ) A ordem cósmica captada pela inteligência humana e encontrada no 
mundo em si mesmo.
b) (X) O ordenamento do cosmos que só pode ser captado pela 
inteligência humana, já que se encontra ‘fora’ ou acima do mundo.
c) ( ) A percepção de que cada ser possui uma ordem própria por natureza, 
sem uma ordem superior que esteja presente no cosmos e que há 
tudo ordene.
d) ( ) O estabelecimento de uma ordem puramente humana, baseada na 
natureza humana.
3
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
TÓPICO 2
1 O aluno deve tomar um tema que esteja em debate público 
atualmente, por exemplo, o aborto. Deve identificar alguns agentes 
neste debate e considerar se suas posições neste debate são justas 
ou injustas a partir do argumento de Sócrates de que a justiça é 
desinteressada, ou seja, não se pauta pelos interesses pessoais.
R.: ONGs que recebem dinheiro de fundações que estão ligadas a clínicas 
de aborto, principalmente nos EUA, podem ser vistas como possuindo 
interesses pessoais. Médicos e pessoas que estariam lucrando com a 
legalização do aborto também podem ser vistas sob essa perspectiva. 
2 “Sendo a contemplação a atividade própria do intelecto teórico, a 
vida prática é a atividade própria do intelecto prático. Este ponto é 
fundamental entender, que o intelecto teórico se dirige ao tipo de 
conhecimento imutável e invariável, e portanto, aos princípios que 
são absolutos e invariáveis, enquanto que o intelecto prático se 
dirige ao tipo de conhecimento que é mutável e variável, e portanto, 
aos princípios que são relativos e variáveis”.
Tomando a frase anterior, relacione as duas colunas:
a) Intelecto Teórico
b) Intelecto Prático
( ) Teorema de Pitágoras com a fórmula a² = b² + c².
( ) O homem é uma espécie animal do gênero Homo.
( ) Ser um bom pai é estar presente.
( ) A riqueza não traz felicidade.
( ) Há uma ordem no cosmos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) a, a, b, a, a.
b) ( ) b, a, a, b, a.
c) ( ) b, b, b, a, b.
d) (X) a, a, b, b, a.
3 Considerando a frase “A ordem de uma sociedade é espelho 
da ordem da alma” e o conteúdo visto até aqui, podemos dizer 
que para termos uma ordem social justa, é necessário que:
4
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
a) (X) A ética ordene a alma humana através das ações virtuosas.
b) ( ) As virtudes sejam ordenadas por convenção, já que não é possível 
estabelecer a natureza humana.
c) ( ) Percebendo uma ordem na natureza do mundo, a ordem social dirija a 
ordem da alma humana. A esta ordem da natureza damos o nome de ética.
d) ( ) Se estabeleça a Eudaimonia como virtude da sociedade inteira e não 
de um único indivíduo.
TÓPICO 3
1 Os medievais absorveram as noções de justiça, virtude, natureza 
humana, entre outras, dentro da visão de mundo cristã. Assinale a 
alternativa correta a respeito das noções medievais:
a) ( ) A justiça é fundamentada numa ordem cósmica, que tinha como 
fundamento o noûs.
b) ( ) A sociedade tem como fundamento o contrato social.
c) ( ) O fundamento último da natureza humana é a razão.
d) (X) A ordem social tem como finalidade última o “bem-comum”.
2 A concepção de ordem e justiça na idade média passa 
necessariamente pela Revelação Cristã. Da origem do universo ao 
seu fim, o texto bíblico dá os fundamentos para que os medievais 
concebam a ordem do universo, a natureza humana e a ordem 
social. Assim, a lei natural, seria a intersecção da metafísica (ordem 
do universo) com a antropologia (natureza humana) e a sociologia 
(ordem social). Considerando o texto anterior e tudo o que foi visto 
neste tópico, analise as sentenças a seguir e marque com V para 
Verdadeiro ou F para Falso.
( ) A noção de justiça na idade média nos diz que ela é o resultado de 
um processo que começa pela sindérese, na qual o homem capta a lei 
divina e extrai dela seus princípios para então compreender a natureza 
humana e seu modo de agir segundo o fim último desta mesma natureza. 
Estes princípios também servem para definir e ordenar a Lei Natural, da 
qual a ética extrai seu ordenamento, e, como ciência que estuda e defini 
o ‘modo de agir’, será ela mesma a fonte da justiça em sociedade.
( ) Ao compreender que a noção de natureza humana na idade média 
passa pela noção de que o homem foi criado à imagem e semelhança 
de Deus, pode-se concluir que a própria natureza é a fonte da ordem 
divina. E, nesse sentido, a frase do enunciado equivoca-se ao dizer 
que ela tem uma ordem diferente da divina.
5
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
( ) A ordem social não passa pela relação com a ordem do universo, já 
que a ordem do universo é um entendimento da antiguidade que foi 
rechaçado pelos medievais. Portanto, a ordem social advém somente 
da correta ordenação da alma humana que, por sua vez, é ordenada 
segundo a lei natural.
( ) É correto dizer que a lei natural está imbricada na natureza humana, 
na ordem social e na ordem do universo. Como a lei natural é derivada 
da lei divina, e o fundamento desta é o amor, resulta, pois, que, para os 
medievais, a organização social já não se dava orientado pela justiça, 
mas pelo amor e a misericórdia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) V – V – V – F.
b) ( ) V – F – V – V.
c) ( ) V – V – F – F.
d) (X) V – F – F – V.
TÓPICO 4
1 Considerando o que foi visto neste tópico, assinale a alternativa 
correta sobre jusnaturalismo.
a) ( ) Entende que as leis positivas estão acima da lei natural.
b) (X) Se caracteriza pelo rompimento entre lei natural e lei divina.
c) ( ) O fundamento da ordem social está na ordem cósmica.
d) ( ) Tem como perspectiva o direito natural segundo o qual o homem é 
feito à imagem e semelhança de Deus.
2 Há diferenças entre o jusnaturalismo e o juspositivismo. Relacione 
as colunas com as características de cada noção, de acordo com os 
seguintes aspectos:
(1) Direito Positivo
(2) Direito Natural
( ) Tem como fundamento a razão humana.
( ) Fundamenta-se no poder civil.
( ) Afirma a existência de leis naturais.
( ) Afirma que os princípios do direito são mutáveis.
6
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
UNIDADE 2
Agora assinale a alternativa a CORRETA:
a) ( ) 1 – 1 – 2 – 2.
b) ( ) 2 – 1 – 1 – 2.
c) ( ) 2 – 1 – 2 – 1.
d) (X) 2 – 1 – 2 – 2.
TÓPICO 1
1 “toda a ética é o discernimento escalar dos vícios e das virtudes. 
Então, toda a estrutura da justiça não passa de um escalonamento 
dos comportamentos humanos. [...] é inerente a este escalonamento 
tanto a relação entre o indivíduo homem e o seu agrupamento em 
sociedade, quanto a ideia de justiça queo norteia”.
 
Com base no que vimos e no extrato anterior, selecione V para verdadeiro 
ou F para falso para as opções a seguir.
( ) Todo o ordenamento jurídico necessita de uma fundamentação ética e 
moral que o é anterior.
( ) O ordenamento jurídico brasileiro possui uma estrutura piramidal em 
que as normas inferiores validam as normas superiores, e que por isso 
nossas cláusulas pétreas encontram-se subordinadas e passíveis de 
serrem alteradas por novas leis criadas no congresso.
( ) A liberdade de pensamento é entendida como um princípio dentro do 
ordenamento jurídico brasileiro já que é entendido como um princípio 
para qualquer sociedade moderna e democrática.
( ) Apesar do ordenamento jurídico brasileiro ter entendimento atual 
baseado no juspositivismo há uma contenda com o jusnaturalismo que 
vê na norma fundante da constituição uma orientação do pela lei natural. 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) (X) V, F, V, V
b) ( ) V, V, F, V
c) ( ) F, F, F, F
d) ( ) F, V, V, V
2 ENADE, 2015) A ideia segundo a qual todo ser humano, sem 
distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. 
O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os 
7
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e 
organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a 
silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na 
sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, 
presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, 
sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-
se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, 
indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, 
cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como total 
relativização delas. 
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna 
e democrática:
FONTE: <https://brainly.com.br/tarefa/12505489>. Acesso em: 28 out. 2019.
a) ( ) promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de 
raças, de sexo ou de cor.
b) ( ) admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas 
identidades étnicas em detrimento de outras.
c) (X) sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia 
no tratamento dos cidadãos.
d) ( ) apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa 
relativização de valores.
e) ( ) adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
TÓPICO 2
1 “A diferença fundamental é que a ética tem como referência os va-
lores bem e mal, e a deontologia tem como referência os valores 
aprovado ou desaprovado. Este está inter-relacionado ao ambiente 
social que interpreta e julga os atos, aquele está inter-relacionado à 
natureza humana que descreve e molda os atos”.
Tomando a frase acima e o que foi visto até aqui, relacione as duas colunas:
https://brainly.com.br/tarefa/12505489
8
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
a) Deontologia
b) Ética clássica
( ) Tem como fundamento da virtude humana o interesse 
próprio.
( ) Busca definir as normas que possuem aprovação social.
( ) Tem como finalidade o aumento do prazer e a 
diminuição do sofrimento.
( ) Entende que o fim último do homem é a felicidade
( ) O meio social é visto como instância de julgamento 
das condutas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) a, a, b, a, a
b) ( ) b, a, a, b, b
c) ( ) a, a, a, b, a
d) (X) a, a, b, b, a
2 “Uma cosmovisão, visão da ordem do mundo, deve ser a 
compreensão dos princípios que ordenam o universo físico — 
cosmologia ou física —, a sociedade humana — sociologia ou 
filosofia política —, a psique humana — antropologia ou psicologia 
—, que respondam às questões metafísicas sobre a existência deste 
mesmo universo”. Considerando a frase e o conteúdo visto até aqui, 
podemos dizer que a cosmovisão da deontologia:
a) ( ) Baseia-se na cosmovisão clássica, na qual a natureza humana é 
entendida dentro filosofia do utilitarismo.
b) ( ) Não possui cosmovisão já que está inserida dentro da modernidade.
c) (X) Está inserida na cosmovisão da modernidade, mais especificamente 
na filosofia utilitarista.
d) ( ) Deriva da ética clássica e dela retêm a noção de ordem do cosmos 
para a natureza humana. 
TÓPICO 3
1 (ENADE, 2009) O primeiro artigo do Código de ética do Jornalista 
afirma: "A presunção da inocência é um dos fundamentos da atividade 
jornalística". Do ponto de vista ético, a situação apresentada abaixo 
que se aplica ao enunciado desse artigo é:
FONTE:<https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/
questao/647126>. Acesso em: 28 10 2019.
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/647126
https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/647126
9
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
a) ( ) a divulgação de gravações telefônicas autorizadas pela justiça.
b) ( ) a difusão de notícia com base em informação oficial via relesse.
c) ( ) a elaboração de reportagem com a versão de autoridade e especialistas.
d) (X) a produção de matéria com base em provas e versões de todos 
os envolvidos.
e) ( ) a propagação de um ''furo" com ênfase na rapidez e agilidade da 
divulgação.
2 ENADE, 2015) Analise os textos abaixo e depois assinale a alternativa 
CORRETA:
Texto 1
Código de ética dos Jornalistas Brasileiros
Capítulo I - Do direito à informação
Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base 
o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o 
direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. 
Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um 
direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido 
por nenhum tipo de interesse, razão por que: 
I– a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de 
comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza 
jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus 
proprietários e/ou diretores. 
II– [...] 
III– a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, 
implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão; 
Texto 2
O jornalismo, como espaço da não ficção, não consegue chegar à verdade 
primeira, mas não pode mentir. Com sutileza e densidade, mais um paradoxo da 
sua arte, Muniz Sodré reflete sobre a condição ambivalente do texto jornalístico: 
sem ser fotografia da realidade, essa concepção ingênua que ainda encontra 
adeptos, sendo mais do que representação do real, esse avanço moderado em 
relação à concepção anterior, jornalismo é construção do real. 
Machado, J. Disponível em http://www.correiodopovo.com.br. Acesso em 10 
set. 2015 (adaptado).
http://www.correiodopovo.com.br
10
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
Considerando que a produção e a divulgação da informação devem se 
pautar pela veracidade dos fatos, conforme inciso II do Art 2º do Código de 
Ética do Jornalista, e levando-se em conta a constatação de que o jornalismo 
é construção do real, avalie as afirmações a seguir.
I- A realidade como construção é um pressuposto que traz, ao jornalista, o 
compromisso ético de não mentir.
II- O compromisso do jornalista não é com a verdade dos fatos, mas com a 
verdade que resulta de uma construção do real.
III- O compromisso para com a veracidade dos fatos é um parâmetro ético 
que deve estar presente no processo de produção e divulgação das 
informações jornalísticas.
IV- O jornalista, ao produzir um texto unívoco e objetivo, realiza seu 
compromisso ético, não permitindo que a verdade seja encoberta por 
ambivalências e ambiguidades.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE:<http://www3.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/
questao/631493>. Acesso em: 28 10 2019.
a) ( ) I e II
b) ( ) I e IV
c) ( ) III e IV
d) (X) I, II e III.
e) ( ) II, III e IV
3 Comovimos, todos os códigos de ética instituem normas de 
comportamento específico para cada profissão. E podemos dizer 
que os códigos de ética de jornalismo, publicidade e propaganda e 
relações públicas estão todos adequados ao ordenamento jurídico 
brasileiro. Qual princípio da constituição brasileira valida todos os 
códigos citados?
a) ( ) O princípio da deontologia como ética normativa.
b) (X) O artigo 5º da constituição que versa sobre a liberdade de expressão.
c) ( ) Nenhum. Todos os códigos de ética são autônomos e independentes 
do ordenamento jurídico.
d) ( ) Somente o inciso XIII, o qual diz: “é livre o exercício de qualquer trabalho, 
ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei 
estabelecer”, pois dá liberdade para a existência dos códigos de ética; 
http://www3.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/631493
http://www3.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/631493
11
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
4 “O Conar advertiu o laboratório Natulab, fabricante do Floratil, por 
um anúncio veiculado na TV, internet e mídia exterior. A propaganda, 
que mostra uma passeata a favor da flora intestinal, diz que o remédio 
"combate todo tipo de diarreia" e "age quatro vezes mais rápido que 
outros probióticos". O órgão pediu a alteração da propaganda em 
duas instâncias. No primeiro julgamento, os conselheiros do Conar 
consideraram que apenas a afirmação sobre Floratil combater todo 
tipo de diarreia era inadequada, taxativa demais para os efeitos que 
a medicação se propõe”. 
FONTE:<https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/propaganda-
enganosa-conar-pede-alteracao-de-anuncio-do-floratil.html>.Acesso em: 
23 out. 2019.
FIGURA – PROPAGANDA DO MEDICAMENTO FLORATIL
http://twixar.me/cgvT
Com base no texto, assinale qual artigo do código de auto-regulamentação 
poderia ser invocado para amparar a decisão do Conselho.
a) (X) Artigo 1º - Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às 
leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.
b) ( ) Artigo 30 - A peça jornalística sob a forma de reportagem, artigo, nota, 
texto-legenda ou qualquer outra que se veicule mediante pagamento, 
deve ser apropriadamente identificada para que se distinga das matérias 
editoriais e não confunda o Consumidor.
12
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
UNIDADE 3
TÓPICO 1
1 Segundo Parry (2012, p. 134), “historicamente, os jornais sempre 
foram a mais partidária das mídias, não raro pertencendo a pessoas 
que pretendiam impor seus pontos de vista políticos. Ao longo da 
transição dos países, de regimes monárquicos para aristocráticos e, 
por fim, para democracias abertas, os jornais desempenharam papel 
crucial no apoio ou na rejeição aos políticos eleitos”. Considerando 
a citação, podemos afirmar que o poder do jornal residia:
a) ( ) Na sua forma escrita, tendo sido a primeira mídia a usar essa tecnologia.
b) (X) No fato de ter sido a primeira mídia de massa.
c) ( ) Em ter suplantado todas as antigas tecnologias e ser a única mídia 
existente na época.
d) ( ) Em seu formato visual, que só veio a surgir com o advento do jornal.
2 A escrita cuneiforme indica um estágio da linguagem humana muito 
superior às pinturas rupestres. Por quê?
a) ( ) Expressavam a capacidade indicativa da linguagem de indicar objetos.
b) ( ) Estabeleciam conceitos abstratos mais complexos que os 
encontrados na arte rupestre. 
c) ( ) Apesar de não terem ainda um alfabeto já expressavam conceitos 
abstratos.
d) (X) Refletiam as relações humanas através de conceitos abstratos.
c) ( ) Artigo 24 - Os anúncios não devem apoiar-se no medo sem que haja 
motivo socialmente relevante ou razão plausível.
d) ( ) Artigo 19 - Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito 
à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às 
instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao 
núcleo familiar.
13
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
TÓPICO 2
1 Considere as duas colunas a seguir e relacione-as: 
A) Linguagem pré-formal.
B) Linguagem formal.
C) Linguagem informal.
( ) Canção de ninar
( ) Grunhido
( ) Constituilção Federal
2 A história da comunicação é a história de como a opinião pública 
tornou-se um poder social avassalador. As proposições a seguir são 
verdadeiras ou falsas? 
( ) Toda e qualquer deontologia está fundada na opinião pública.
( ) Opinião pública é a pressão do indivíduo sobre o ambiente social.
( ) A opinião pública retira sua força precisamente do medo do isolamento social.
( ) A linguagem informal é a tensão entre a formal e a pré-formal, e por isso 
a opinião pública se caracteriza pelo uso da linguagem informal.
( ) A opinião pública tem um efeito degenerativo na linguagem formal, já 
que ela é linguagem informal. 
( ) A linguagem formal, nas suas estruturas sociais e gramaticais, é o início 
de qualquer sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) (X) V – F – V – F – V – V.
b) ( ) F – F – F – V – V – V.
c) ( ) V – V – V – F – F – V.
d) ( ) V – F – F – F – V – F.
A ordem CORRETA da segunda coluna é:
a) ( ) A, B, C.
b) ( ) C, A, B.
c) ( ) B, C, A.
d) (X) C, B, A.
TÓPICO 3
1 “Contudo, os mesmos veículos de comunicação de massa que 
antes alardeavam a conquista científica da relatividade e com ela 
postulavam o pós-modernismo, tratam hoje de expor a existência 
da pós-verdade como um risco às sociedades democráticas do 
Ocidente”. Considerando esse extrato e com base no que vimos, a 
semelhança entre pós-verdade e pós-modernismo é:
14
LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
a) ( ) Ambas acreditam que a verdade é uma construção cultural. 
b) ( ) As duas entendem que a verdade não é relativa. 
c) (X) Tanto uma quanto a outra negam que existam verdades absolutas.
d) ( ) Ambas acreditam que só existem crenças e emoções.
2 A crise da pós-verdade evidenciou um problema relacionado com o 
surgimento da internet: dois conceitos complementares: de um lado 
a “pós-verdade”, relacionado com o problema da fonte da notícia 
querer modelar a opinião pública não com fatos, mas com apelo às 
emoções e crenças pessoais; e do outro as “fake news”, fenômeno 
relacionado com a mídia, supostamente iniciado com a internet e 
mídias sociais no qual conteúdos intencionalmente enganosos são 
viralizados para se obter ganhos financeiros ou políticos. 
FONTE:<https://revistaforum.com.br/blogs/pos-verdade-e-fake-news-
sao-noticias-falsas-para-colocar-jornalistas-hipsters-na-linha/>.Acesso 
em: 15 nov. 2019.
Considerando a citação e o que vimos em nosso Livro Didático, podemos 
afirmar que a essência da relação entre pós-verdade e internet está:
a) (X) Na perda da hegemonia no controle da opinião pública por parte 
das mídias tradicionais.
b) ( ) No uso de fake news que só existem na internet.
c) ( ) No ganho de credibilidade das mídias tradicionais.
d) ( ) Na diminuição do interesse do público por questões que não eram 
tratadas pela mídia tradicional.
https://revistaforum.com.br/blogs/pos-verdade-e-fake-news-sao-noticias-falsas-para-colocar-jornalistas-hipsters-na-linha/
https://revistaforum.com.br/blogs/pos-verdade-e-fake-news-sao-noticias-falsas-para-colocar-jornalistas-hipsters-na-linha/

Mais conteúdos dessa disciplina