Buscar

cli ate psicosocial a2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA – A2 – 2021.2 
Disciplina: Técnicas Psicanalíticas Professora: Sandra Chiabi
Aluna: Ana Caroline Alves Araújo Matrícula: 20201101898
De acordo com o livro de Paulo Amarantes, releia o cap 5 "Caminhos e tendências das políticas de saúde Mental e Atenção Psicossocial no Brasil" escreva com suas palavras sobre a importância dos CAPS na saúde mental.
O CAPS tem o objetivo de oferecer atendimento a população que sofre com algum tipo de adoecimento mental, lá é realizado acompanhamento clínico com uma equipe multiprofissional que é formada por médicos psiquiatras, clínicos gerais, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, arte-terapeutas entre outros. O trabalho do CAPS busca a promover a recuperação da saúde mental dos usuários, a reinserção social através do trabalho, do lazer e a integração do paciente com sua família.
Antes a busca por atendimento para esses usuários era exclusivamente por hospitais psiquiatras, no qual ele era internado para ser tratado e passava anos de sua vida privado de seu direito à liberdade, isso quando o paciente não chegava a falecer. Em muitos desses hospitais o tratamento na realidade não existia, os pacientes eram dopados de remédios e maltratados quando se comportavam mal. Com isso o paciente perdia todos os seus direitos, como já citado a sua liberdade, o convívio com sua família não existia e se caso fosse liberado deste local, os familiares já não o aceitavam de volta pois ele já não teria mais lugar junto a eles.
 Por isso os CAPS tem sido considerado um avanço para a saúde mental, os usuários não precisam de uma internação e sim de serem incluídos. Esse trabalho multiprofissional é mais do que dar um tratamento para melhorar a saúde mental do paciente, é estar dando voz a quem realmente importa, tratando com dignidade aquele indivíduo que tiraram dele direitos por causa de preconceitos formados no passado por ter doença mental, uma mudança em toda a vida da pessoa em decorrência a esse apoio.

Outros materiais