Buscar

Resenha Video aula 1 (Qualidade) - Claudia Athaydes (1)

Prévia do material em texto

Resenha da vídeo aula nº 1
Contextualização com o mercado e perfil profissional:
De acordo com a vídeo aula podemos ver que o técnico em qualidade pode atuar em diversos segmentos do mercado como na indústria, alimentação, saúde, banco, educação, transporte, comércio, telefonia, energia e etc.
O profissional da área necessita ter características especificas como proatividade, flexibilidade, adaptação, motivação em mudanças, perfil de liderança, fácil relacionamento interpessoal, colaboração em equipe, comunicação clara e objetiva e organização.
Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:
Um dos personagens do vídeo trabalha como recepcionista de um hotel e realiza o curso técnico em qualidade. A empresa em questão tem buscado crescimento para excelência em seu negócio e o personagem foi convidado para participar desse projeto.
Percebe-se que a empresa tem oferecido oportunidade para este personagem crescer juntamente com organização. Podendo ele reunir a parte teórica do curso e aplicar na prática com a empresa.
Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:
Ele pode atuar na inspeção da qualidade, indicadores, elaboração de dados, realização de testes, auditorias internas e externas, pesquisas de satisfação, testes e treinamento.
A Gestão da qualidade está vinculada a empresa como um todo, ela tem um olhar com foco na excelência, dando destaque a empresa frente ao mercado atual, fazendo a diferença no negócio.
O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:
O papel da qualidade é satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes em produtos e serviços prestados.
Com as exigências do público atual é necessário cada vez mais investir em processos de melhoria em produtos e processos, buscando excelência constantemente. 
Este processo de melhoria traz benefícios a todos: aos colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, governo, sociedade e meio ambiente.
Com colaboradores que cumprem as expectativas do proprietário, clientes consumindo, fornecedor com a entrega de um produto ou serviço, acionista com o investimento de recursos, governo com arrecadação de impostos, a sociedade e meio ambiente com instalações de novas empresas.
Cases de sistemas da qualidade:
O vídeo nos mostra alguns exemplos de processos e características da gestão da qualidade, como foi no caso da empresa Móveis Cabral, que trabalha com móveis residenciais, empresariais e do setor de hotelaria, conquistaram a certificação ISO 9001.
Melhoraram o atendimento das exigências dos clientes, investiram em capacitação de seus colaboradores. Desde que implementaram a certificação vem se destacando no mercado de trabalho, gerando crescimento e novos clientes.
Na empresa Usinagem Vértice foi implementado a ISO/TS 16949 devido exigência de clientes.
No início houve resistência dos colaboradores com a mudança dos processos em novas rotinas, mas os benefícios foram percebidos depois da implementação do sistema 5S: Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de padronização e Senso de disciplina. Por fim conquistaram a ISO 9001, se destacando entre demais empresas.
E por último na empresa de Desenvolvimento de software chamada Vector Softer foi implementado a certificação a 3 anos e eles puderam ver ganhos após esse período como foi no caso de mapeamento de processos desconhecidos por alguns colaboradores e atenção com a qualidade dos seus produtos, agora documentados.
Com a implementação da certificação ISO 9001 é notável que contribui na melhoria em diversos aspectos, com benefícios para todo o sistema, com resultado na entrega de produtos/serviços com padronização em qualidade, gerando rentabilidade ao negócio seja em qualquer empresa, de diferentes ramos de atuação.
A empresa precisa abraçar essa causa, pode até acontecer resistências dos colaboradores, mas é preciso seguir em frente ao processo de melhoria contínua, motivando os envolvidos.
Metodologias e histórico da qualidade:
Com Aristóteles, 350 a.C introduziu seus primeiros conceitos, mas a Qualidade de hoje surgiu e foi aprimorada na revolução industrial com a produção em série e da 1ª e 2ª guerra mundial.
O Japão acabou tornou-se referência no pós-guerra em práticas do conceito da qualidade.
Com o fim da guerra, o país destruído e em dívidas, mas devido a disciplina e cultura do seu povo teve sucesso na reconstrução e crescimento.
Profissionais que se destacaram na disseminação dos conceitos da qualidade foram Deming e Juran.
Outros contribuidores foram Ishikawa, Crosby e Feigenbaum.
A metodologia PDCA, criada por Shewhart, (criador do controle estatístico de processo), era baseada na tomada de decisões para busca de metas necessárias para sobrevivência da organização:
P (Planejamento) trabalha com metas a serem alcançadas, defini objetivos;
D (Execução) educar, treinar e executar;
C (Verificação) comparar a implementação do plano;
A (Atuação) Decidir de acordo com os resultados.
Podemos enxergar que essa metodologia se encaixa perfeitamente na frase do economista Peter Drucker, que diz “Para uma empresa que não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”.
Para alcançar lugares maiores, com excelência em qualidade em qualquer ramo de atuação é necessário planejar acima de tudo, pôr em prática, verificar e decidir.
Podemos ver empresas que não seguem este planejamento e acabam não dando certo, é necessário aliar a teoria á prática, utilizar ferramentas disponíveis para alcançar o sucesso no mercado atual que se encontra tão competitivo a cada dia.

Continue navegando