Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA estagio I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA –
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Daniela Martins Figueira
01324902
Farmácia – EAD
O exemplo citado retrata muito bem a realidade brasileira quanto ao uso indiscriminado de medicamentos ou automedicação, que é quando as pessoas usam medicamentos por conta própria ou por indicação de outra pessoa não habilitada para tal. Isso nos leva a refletir sobre os danos que isso pode causar ao organismo, acometendo o indivíduo a vários problemas de saúde. 
No caso acima exemplificado, o indivíduo ingeriu dois medicamentos que continham a mesma substância, o paracetamol, causando-lhe uma superdosagem, uma vez que ultrapassou o limite indicado e seguro para cada dose ingerida.
Além da superdosagem medicamentosa houve ainda a ingestão de bebida alcoólica, sendo que muito provável que o paracetamol estivesse atingindo seu pico de ação, e uma vez que o indivíduo faz o uso de bebida alcoólica, vai haver uma alteração na velocidade de absorção do medicamento, modificando sua chegada à corrente sanguínea e sobrecarregando o fígado, pois, a bebida e o medicamento são metabolizados pelas mesmas enzimas, isso faz com que o medicamento fique agindo por mais tempo no organismo.
No Brasil, as principais causas de intoxicação são: autointoxicação intencional (uso de sedativos, anticonvulsivantes, psicóticos, entre outros), intoxicação acidental, uso anabolizantes, uso de procedimentos estéticos, substancias biológicas e outras drogas. Com isso existem algumas medidas que podem evitar, como: não se auto medicar, manter os medicamentos em locais seguros, armazenar em suas embalagens originais, ler os rótulos antes de ingerir. 
Diante do exposto, observa-se a importância de procurar orientação de um profissional capacitado antes de ingerir qualquer medicamento. O farmacêutico é um profissional acessível capacitado para orientar o paciente quanto ao uso dos medicamentos, pois ele tem conhecimento das características completas dos medicamentos, e direcioná-lo ao médico especialista.
Referências Bibliográficas
ARRAIS, P. S.; COELHO, H. L. L.; BATISTA, M. C. D. S.; CARVALHO, M. L.; RIGHI, R. W.; ARNAU, K. M. Perfil da automedicação no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 1, p. 71-77, 1997.
M. M. S. Rodrigues, I. P. dos Anjos, M. V. P. Santos, et al COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL E SEUS EFEITOS ADVERSOS NO CORPO HUMANO. Candombá – Revista Virtual, v. 14, n. 1, p. 1-9, jan – dez 2018.

Outros materiais