Buscar

FONTES XYZ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
FONTES ALTERNATIVAS E CONVERSÃO DE ENERGIA
Gilmar Soares de Azevedo
01405260
 
As modificações na matriz energética global, em termos da variedade de fontes e padrões de uso, não mudaram muito ao longo dos séculos até a Revolução Industrial.
O desenvolvimento da tecnologia voltado à exploração de recursos energéticos foi visto entre os séculos XVIII e XIX, principalmente, no que diz respeito à exploração e uso do carvão mineral e de outros combustíveis fósseis. Essa energia era usada nos meios de transporte, também na indústria e na geração de energia elétrica. A era do petróleo teve início em meados do século XIX, quando ele foi encontrado em poucos metros de profundidade, durante a construção de um poço de água. Inicialmente o petróleo foi utilizado só para a obtenção de querosene e óleos lubrificantes. A utilização da gasolina, como combustível para carros, só começou após a invenção dos motores de combustão interna e a produção de automóveis em grande escala.
Logo então, a demanda energética só aumentou de maneira vertiginosa nos países industrializados, principalmente a demanda por eletricidade e derivados de petróleo.
	Precisamos considerar que se faz necessário novas formas de conversão de energia, no qual possa otimizar o uso de máquinas e equipamentos a partir de dados que mostram, em tempo real, a demanda da produção e a capacidade operacional exigida; que evitar desperdícios de matéria-prima, observando dados de estoque, fluxo de entrada e saída de mercadorias que consiga alinhar mais claramente os interesses da empresa com fornecedores e empresas terceiras, promovendo um maior bem-estar no ambiente corporativo. Obter certificações de sustentabilidade e boas práticas, como a ISO 14001, que aumentam a visibilidade e confiabilidade da empresa frente ao mercado.
	Há uma demanda especial para o uso de fontes ambientais corretas e consideradas inesgatáveis que poderão em breve ser mais utilizadas nas empresas, como, hídrica, energia da água dos rios; solar, energia do sol; eólica, vinda dos ventos; biomassa, que são da matéria orgânica; geotérmica, do interior da Terra e oceânica, que são das marés e das ondas.

Outros materiais