Buscar

Resenha de artigo - Ultrassom e TENS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FISIOTERAPIA
THIAGO BOMFIM CAMPOS DANTAS
ISABELA LEMOS GUIMARÃES
RESENHA DE ARTIGO
RIO DE JANEIRO
2022
Low-Intensity Continuous Ultrasound Therapies—A Systematic Review of Current State-of-the-Art and Future Perspectives
Uddin, S., Komatsu, D. E., Motyka, T., & Petterson, S. (2021). Low-Intensity Continuous Ultrasound Therapies—A Systematic Review of Current State-of-the-Art and Future Perspectives. Journal of clinical medicine, 10(12), 2698. https://doi.org/10.3390/jcm10122698
O ultrassom é composto por uma série de ondas mecânicas com frequências < 20kHz. Quando essas ondas cíclicas se propagam induzem forças mecânicas.
As aplicações médicas do ultrassom variam dependendo dos parâmetros, como frequência, ciclo de trabalho, comprimento de onda, energia, potência e intensidade. Esses parâmetros determinam como as ondas do ultrassom são transmitidas, atenuadas e refletidas através do tecido.
Na maioria das aplicações médicas as ondas refletidas do ultrassom são usadas para diagnostico de imagem enquanto as ondas atenuadas e transmitidas são usadas como agentes terapêuticos. 
O nível de intensidade é essencial para o funcionamento do ultrassom. Em intervalos curtos, intensidade <0,1 W/cm² são usadas para efeito Doppler e intensidades entre 0,1 e 1W/ cm² são usadas para diagnósticos de imagem. Intensidades > 10 W/cm² geram uma quantidade significativa de calor. Os ultrassons de intensidade alta são mais usados para câncer e aplicações cirúrgicas. Em contrapartida, o ultrassom de baixa intensidade produz relativamente pouco calor ao longo do tempo, dependendo do ciclo de trabalho, frequência, comprimento de onda e tempo de duração. Eles podem ser divididos em ultrassom pulsado e continuo dependendo do ciclo de trabalho.
O ultrassom pulsado consiste em ciclos de onda ligados e desligados enquanto o contínuo consiste em ondas acústicas contínuas sem ciclos de ligado e desligado.
Muitos estudos têm avaliado a eficácia do ultrassom pulsado de baixa intensidade (LIPUS) e do ultrassom contínuo de baixa intensidade US (LICUS) como meio potencial de regeneração tecidual e tratamento para distúrbios como dor, trombose, cicatrização de fraturas, osteoporose e osteoartrite
O Ultrassom possui múltiplos efeitos biológicos, tais como termal, cavitação, micro transmissão, troca de nutrientes e oxigenação. Os feitos térmicos estão relacionados aos parâmetros do ultrassom e a densidade do tecido, em que a impedância e a atenuação determinam o nível de calor gerado no tecido e consequentemente aumenta a vasodilatação, oxigenação e o aporte nutricional. As propriedades de cavitação e micro transmissão são atribuídas ao ciclo contínuo de compressão e refração de microbolhas juntamente com fluídos inerciais levando ao estresse localizado, perda de matriz e membrana celular deste modo aumentando a troca de nutrientes e promovendo a entrega de medicamentos.
O LIPUS é altamente atribuído ao seu efeito de vibração mecânica associado a baixos efeitos térmicos a nível tecidual e celular. 
O LICUS em contrapartida tem tanto o efeito mecânico quanto o térmico a nível tecidual e celular.
Parâmetros a serem utilizados – Reconstrução do LCA
3MHZ, 132 mW/cm² - Ultrassom contínuo de baixa intensidade (LICUS) durante 4 semanas por 4 minutos com objetivo de reduzir a dor, aumentar a qualidade de vida, melhorar regeneração tecidual e o aporte nutricional. Estudos realizados em animais que esses mesmos parâmetros de LICUS melhoram na formação de novas fibras de colágeno.
Adding high-frequency transcutaneous electrical nerve stimulation to the first phase of post anterior cruciate ligament reconstruction rehabilitation does not improve pain and function in young male athletes more than exercise alone: a randomized single-blind clinical trial
Forogh B, Aslanpour H, Fallah E, Babaei-Ghazani A, Ebadi S. Adding high-frequency transcutaneous electrical nerve stimulation to the first phase of post anterior cruciate ligament reconstruction rehabilitation does not improve pain and function in young male athletes more than exercise alone: a randomized single-blind clinical trial. Disabil Rehabil. 2019;41(5):514-522. doi:10.1080/09638288.2017.1399294
De acordo com o artigo acima foi identificado que o TENS não apresenta resultados de melhora significativa em relação ao tratamento convencional.

Continue navegando