Buscar

radio e televisao

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA
INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE NAMPULA
ENGENHARIA INFORMÁTICA E DE TELECOMUNICAÇÕES
Sistemas de Áudio Via Radio e Televisão
 
 Nampula, 2023
Laurelcio João Francisco David
 Vicente Mário Bernardo Chale
 Zarai Yassera Rafate Abdul
	
Sistemas de Áudio via Radio e Televisão
Trabalho de carácter avaliativo, a ser apresentado no ISEUNA, na turma do 7o Semestre do curso de Engenharia Informática e de Telecomunicações, na disciplina Sistemas de teledifusão, apresentado como requisito para avaliação e obtenção de conhecimento.
Docente: phd. Sidónio Turra
D
Docente: Guerreiro Chuze 
	
 
ÍNDICE
CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO	3
1.1.	Introdução	3
1.2.	Objetivos	4
1.2.1.	Objetivo Geral	4
1.2.2.	Objetivos específicos	4
1.3.	Estrutura do Trabalho	4
CAPÍTULO II – SISTEMAS DE AUDIO VIA RADIO	5
2.1. Conceitualização	5
2.1.1 Vantagens e Desvantagens dos Sistemas de Áudio via Radio	6
CAPÍTULO Ⅲ – Sistemas de áudio via televisão	8
2.2. Tipos de sistemas de áudio via televisão	9
2.2.1. Vantagens e Desvantagens dos sistemas de áudio de televisão	9
CAPÍTULO V: CONCLUSÃO	10
CAPÍTULO VI: Referencias Bibliogafica e Bibliografia	11
CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO
1.1. Introdução 
O trabalho que ora se apresenta é de uma investigação cientifica para a avaliação académica no domínio de sistemas de áudio via radio e televisão, no âmbito da disciplina de Sistemas de teledifusão ao curso de Engenharia Informática e de Telecomunicações. Trata-se, em síntese, de um excurso por literaturas, dissertações, portais on-line que possibilitasse obter conhecimentos.
Sistemas de áudio via rádio e televisão são tecnologias que permitem a transmissão de som por meio de ondas eletromagnéticas. Esses sistemas são amplamente utilizados para a difusão de programas de rádio e televisão em todo o mundo. Os sistemas de áudio via rádio e televisão são importantes ferramentas de comunicação e entretenimento, permitindo que as pessoas acessem informações e sejam entretidas em seus lares, carros e em qualquer outro lugar que tenha um receptor de rádio ou televisão.
1.2. Objetivos
1.2.1. Objetivo Geral
· Abordar sobre os sistemas de áudio via radio e televisão
1.2.2. Objetivos específicos 
· Descrever as vantagens dos sistemas de radio e de televisão;
· Identificar os tipos de sistemas de radio e de televisão;
 Metodologia
O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, que de acordo com Praia; Cachapuz e Pérez (2002), fundamenta-se com base em material que já fora construído, o que incluí artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos. 
Para o levantamento das informações foi realizado uma busca por artigos que abrangessem o assunto colocado em questão. Pode-se perceber que tal pesquisa é bastante utilizada atualmente e dessa forma, na elaboração deste estudo, os conhecimentos obtidos foram estruturados para que ocorra uma construção reflexiva a respeito do assunto estudado (GIL, 2008; WILL, 2012). 
1.3. Estrutura do Trabalho
O presente trabalho obedece a seguinte estrutura: 
· Capítulo II: Introdução
· Capítulo II: Sistemas de áudio via radio
· Capítulo III: Sistemas de áudio televisão
· Capítulo IV: Conclusão.
· Capítulo V: Bibliografia.
CAPÍTULO II – SISTEMAS DE AUDIO VIA RADIO
2.1. Conceitualização
Os sistemas de áudio via rádio são sistemas de transmissão de som que utilizam ondas de rádio para enviar sinais de áudio de um transmissor para um receptor. Esses sistemas são amplamente utilizados em todo o mundo para transmitir programas de rádio, música, notícias e outros conteúdos de áudio.
Para James E. Katz e Mark Aakhus (2010), a rádio é um meio de comunicação que oferece aos ouvintes uma sensação de conexão e participação com o mundo. Eles argumentam que a rádio é um meio de "massa personalizado" que oferece uma ampla variedade de programação e permite que as pessoas se conectem com outras pessoas e com o mundo em tempo real. 
Os sistemas de áudio via rádio podem ser definidos como uma tecnologia de transmissão de sinais de áudio por meio de ondas de rádio que permite a disseminação de informações, entretenimento e conexão com outras pessoas e o mundo em tempo real.
Os sistemas de áudio via rádio podem ser analógicos ou digitais.
 Sistemas analógicos o sinal de áudio é modulado na frequência da onda de rádio, e o receptor de rádio demodula o sinal para produzir o som original. 
Sistemas digitais o sinal de áudio é convertido em dados digitais e transmitido como uma série de bits, que são decodificados pelo receptor para produzir o som original.
2.1.1 Vantagens e Desvantagens dos Sistemas de Áudio via Radio
Os sistemas de áudio via rádio são ferramentas de comunicação que permitem que os usuários acessem informações e sejam entretidas em qualquer lugar que tenha um receptor.
Vantagens
· Acesso fácil: os sistemas de áudio via rádio são amplamente disponíveis e acessíveis. As pessoas podem sintonizar uma estação de rádio em praticamente qualquer lugar, com apenas um receptor de rádio simples;
· Alcance: as ondas de rádio podem viajar longas distâncias e penetrar em obstáculos, o que permite que as estações de rádio alcancem grandes áreas e comunidades remotas;
· Atualizações em tempo real: as estações de rádio podem fornecer atualizações em tempo real sobre eventos atuais, notícias, previsões do tempo e trânsito, permitindo que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está acontecendo no mundo;
· Baixo custo: a maioria das estações de rádio é gratuita para ouvir, o que significa que as pessoas não precisam pagar por acesso a conteúdo de áudio.
Desvantagens
No entanto, também existem algumas desvantagens em relação aos sistemas de áudio via rádio, incluindo:
· Qualidade de áudio: a qualidade de áudio dos sistemas de rádio pode ser afetada pela interferência de outras fontes de rádio, pela qualidade da recepção e pelas condições climáticas;
· Limitações de conteúdo: as estações de rádio podem ter limitações quanto ao tipo e qualidade do conteúdo que transmitem, o que pode limitar o tipo de programação que está disponível;
· Falta de interatividade: ao contrário de outras formas de mídia, como a Internet e as redes sociais, os sistemas de áudio via rádio não oferecem muitas oportunidades para interação em tempo real com outras pessoas ou com a estação de rádio;
· Publicidade: as estações de rádio geralmente dependem de publicidade para financiar sua programação, o que pode significar que os ouvintes são expostos a uma grande quantidade de anúncios.
2.1.1. Tipos de sistemas de áudio via rádio
Existem vários tipos de sistemas de áudio via rádio, que incluem:
AM (modulação em amplitude)
 O AM é um dos sistemas mais antigos de transmissão de áudio via rádio e ainda é amplamente utilizado em todo o mundo. É usado principalmente para transmissões de rádio de notícias, debates, programas de entrevistas, esportes e música clássica.
FM (modulação em frequência) O FM é um sistema de áudio mais avançado que oferece uma qualidade de som mais alta do que o AM. É comumente usado para transmitir música pop, rock, jazz e outros gêneros musicais.
Digital Audio Broadcasting (DAB)
 O DAB é um sistema de transmissão de áudio digital que oferece uma qualidade de som superior ao AM e FM. Ele é usado principalmente em países europeus e oferece uma ampla variedade de estações de rádio digitais.
HD Radio
 O HD Radio é uma tecnologia de rádio digital que oferece melhor qualidade de som do que o FM. Ele também permite que as estações de rádio transmitam várias sub-canais em sua faixa de frequência.
Radio por satélite
 O rádio por satélite é uma forma de transmissão de áudio via rádio que usa satélites de comunicação para transmitir sinais de rádio para receptores em todo o mundo. Ele oferece uma ampla variedadede canais de música, notícias, esportes e entretenimento.
CAPÍTULO Ⅲ – Sistemas de áudio via televisão
Os sistemas de áudio via televisão são uma tecnologia que permite a transmissão de som em conjunto com o sinal de vídeo de uma programação de televisão. Segundo autores, eles são sistemas que oferecem uma experiência sonora de alta qualidade para os telespectadores, permitindo que eles desfrutem de um som claro e nítido ao assistir seus programas de televisão favoritos. Os sistemas de áudio via televisão são uma forma de transmitir som junto com o sinal de vídeo de uma programação de televisão. Eles permitem que o som seja transmitido em conjunto com as imagens em um canal de televisão, permitindo que os telespectadores ouçam o som do programa de televisão em seus aparelhos de televisão.
2.2. Tipos de sistemas de áudio via televisão
Transmissão Analógica: A transmissão analógica de televisão transmite o sinal de áudio através de uma portadora de áudio separada que está relacionada com o sinal de vídeo.
Transmissão Digital: A transmissão digital de televisão permite a transmissão de som em conjunto com o sinal de vídeo através de um canal de áudio digital dedicado.
Sistema de Som Surround: O sistema de som surround é um sistema de áudio multicanal que oferece som imersivo em uma experiência de visualização de filmes, programas de televisão e jogos. Ele usa vários alto-falantes posicionados em torno do espaço de audição para criar uma sensação de som 360 graus.
Descrição de áudio: A descrição de áudio é um recurso de acessibilidade que oferece uma narração adicional dos elementos visuais do programa de televisão, permitindo que pessoas com deficiência visual possam entender o que está acontecendo na tela.
2.2.1. Vantagens e Desvantagens dos sistemas de áudio de televisão
Vantagens
· Qualidade de som: os sistemas de áudio via televisão geralmente oferecem uma qualidade de som de alta definição e com uma ampla gama dinâmica que permite aos telespectadores desfrutarem de uma experiência sonora de alta qualidade;
· Compatibilidade: A maioria dos aparelhos de televisão modernos é compatível com vários tipos de sistemas de áudio, permitindo que os usuários tenham uma variedade de opções de som para escolher;
· Facilidade de acesso: os sistemas de áudio via televisão são facilmente acessíveis e disponíveis para qualquer pessoa que tenha uma televisão.
· Recursos de acessibilidade: os sistemas de áudio via televisão muitas vezes incluem recursos de acessibilidade, como descrição de áudio e legendas, que permitem que pessoas com deficiências visuais ou auditivas desfrutem do conteúdo.
Desvantagens dos sistemas de áudio via televisão
· Limitação de localização: os sistemas de áudio via televisão só podem ser ouvidos no local onde a televisão está localizada. Não é possível ouvir o som fora da área de alcance da televisão.
· Qualidade de som limitada: em alguns casos, a qualidade de som dos sistemas de áudio via televisão pode ser limitada, especialmente se o aparelho de televisão não tiver alto-falantes de alta qualidade.
· Custo: algumas tecnologias de áudio via televisão podem ser caras e exigir a compra de equipamentos adicionais.
· Necessidade de volume alto: em alguns casos, pode ser necessário aumentar o volume da televisão para ouvir claramente o som, o que pode causar perturbações para outras pessoas na casa ou para os vizinhos.
CAPÍTULO V: CONCLUSÃO
Os sistemas de áudio via rádio e televisão oferecem diversas vantagens para os ouvintes e telespectadores, como a possibilidade de desfrutar de uma experiência sonora de alta qualidade e a oferta de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Além disso, esses sistemas utilizam diferentes tecnologias de transmissão de som, que permitem uma melhor qualidade de áudio e maior alcance da transmissão.
No entanto, também existem desvantagens em alguns sistemas de áudio via rádio e televisão, como a possibilidade de interferência ou perda de sinal, além de limitações de alcance em algumas áreas geográficas.
Em suma, os sistemas de áudio via rádio e televisão têm evoluído ao longo dos anos, trazendo melhorias significativas na qualidade do som e na oferta de recursos de acessibilidade. Essas tecnologias continuam sendo uma parte importante da experiência de ouvir rádio ou assistir televisão, proporcionando uma imersão sonora mais completa e satisfatória para o público em geral.
CAPÍTULO VI: Referencias Bibliogafica e Bibliografia
Lotz, A. D. (2017). Portals: A Treatise on Internet-Distributed Television. University of Michigan Press.
McLeish, R. (2011). Radio Production (5th ed.). Focal Press.
Consultas eletronicas
ISBN85-85061-68-5 «Highfields Amateur Radio Club - Innovator Pages». Consultado em 20 de marco de 2023. Arquivado do original em 24 de julho de 2013 
Janes, Marcelus William (5 de setembro de 2007). «A contribuição da comunicação para a saúde: Estudo de comunicação de risco via rádio na Grande São Paulo». São Paulo. doi:10.11606/d.6.2007.tde-05102007-113609. Consultado em 24 de marco de 2023
9

Continue navegando