Buscar

ATIVIDADE 3 - GERENCIAMENTO DE CRISES E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
GERENCIAMENTO DE CRISES E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Nesta Atividade, iremos abordar o tema da Mediação, dando maior atenção para as questões relacionadas ao procedimento e etapas que uma sessão deve ter para possuir legitimidade.
Devemos ressaltar a importância para o profissional do Direito, principalmente aquele atuante no dia a dia forense, em dominar os procedimentos que estruturam as demandas em que atua, para que possa atuar com efetividade e excelência. 
Desse modo, nessa Atividade Avaliativa, você deverá apresentar, dissertando, os procedimentos de uma Sessão de Mediação, analisando os comandos legais e aqueles apresentados na seção explore.
Após nos dizer sobre o procedimento, você deverá dissertar, brevemente, sobre as etapas que a Sessão deve ter.
Boa atividade!
RESPOSTA;
A arbitragem é um dos métodos de solução de controvérsias por acordo previsto na Nova Lei de Processo Civil, com o auxílio de um árbitro objetivo e independente para ajudar as partes a entender se já estiveram previamente vinculadas. conflito. Identifique questões e interesses para que, ao retomar a comunicação, você possa encontrar uma solução mutuamente benéfica para você.
As atividades de mediação são geralmente conduzidas por meio da formulação de uma decisão processual por escrito, a partir do contato inicial com as partes.
Nesse sentido, seguindo o manual de mediação judicial do CNJ (mg. 150), encontramos o seguinte procedimento: 
• Pre-mediação; 
• Reunião de informações; 
• Identificação de questões, interesses e sentimentos; 
• Esclarecimento das controvérsias; 
• Resolução de questões; 
• Registro das soluções encontradas. 
Sessões Individuais ou Cáucus
As circunstâncias geralmente exigem que os árbitros falem em particular com cada parte em uma atividade de arbitragem extrajudicial, com exceções. Este desvio não é necessariamente uma fase de mediação, mas uma técnica para facilitar a resolução de conflitos ou negociações potenciais.
Pre-Mediação 
Antes de iniciar a mediação, o perito traça o procedimento e assina um termo de compromisso para as partes conduzirem durante a sessão.
Para fazer isso, os moderadores usam discursos pré-determinados, chamados de declarações de abertura, que destacam os pontos mais importantes para iniciar adequadamente a próxima tarefa.
Após a conclusão da sessão de moderação, você pode iniciar ou reagendar a sessão de moderação imediatamente.
Fases de Investigação 
Quando as partes optam pela mediação de um conflito, inicia-se uma série de investigações com o objetivo de entender os conflitos de interesse e criar uma agenda de temas a serem trabalhados.
Etapas 
Reunião de Informações 
Os moderadores ouvem ativamente as mensagens de ambas as partes. Em seguida, ele detalha o problema com a intenção de construir um quadro geral do conflito.
Identificação de questões, interesses e sentimentos 
Com as informações colocadas em pauta, o mediador fará um resumo objetivo, positivo e imparcial das questões. Por exemplo:
• Se “A” relata que “B” não paga o material escolar do filho; 
• Se “B” relata que “A” não toma providências para que o filho tenha boas notas. 
O moderador, então, resume os principais fatores e dá um novo enfoque, indicando que ambos estão muito preocupados com a educação do menor e buscam oportunidades para prestar esse cuidado.
Nesse caso, a educação de menores será uma das agendas de ajuste, e o foco será deslocado para abordar questões futuras sob uma nova perspectiva. Então, o segundo passo é realmente filtrar as preocupações, sentimentos e questões relacionadas ao conflito.
Esclarecimento das Controvérsias 
Ao apontar os pontos, o moderador aprofundará o assunto polêmico. Ou seja, ele utilizará novas perguntas para entender os posicionamentos e estratégias das partes envolvidas, além de outros métodos de mediação.
Resolução de pauta e registro de resolução
Definido e esclarecido o problema, o moderador ajuda as partes a propor e analisar uma solução. A arbitragem, portanto, caminha para a rescisão sem desistência de nenhuma das partes envolvidas, e isso pode acontecer de três maneiras.
• Acordo total; 
• Acordo parcial; 
• Ausência de acordo. 
Havendo acordo, a solução encontrada será fixada pela via obrigatória, ou seja, por acordo extrajudicial válido por escrito.
No entanto, a falta de acordo não é sinônimo de fracasso. Em última análise, a arbitragem permite escolher consciente e deliberadamente a verdadeira necessidade de uma decisão tomada por um terceiro (juiz ou árbitro).
É muito importante que o mediador esteja atento a todas as etapas da mediação. É importante lembrar que as situações de conflito são verdadeiramente diagnosticáveis ​​e, portanto, sempre úteis para os envolvidos.

Outros materiais