Buscar

Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico
· Defina citação DIRETA: É uma cópia da íntegra de parte da obra de um autor pesquisado. 
· Exemplo de citação direta retirada do texto “A ciência na história do conhecimento humano”: O ser humano, toma pra si conhecimentos que lhe são transmitidos.( Fonseca, 2002, p.10)
· Defina citação INDIRETA: Utilizar suas próprias palavras, para explicar uma ideia sobre um texto original que leu.
· Exemplo de citação indireta retirada do texto “A ciência na história do conhecimento humano”: O indivíduo interpreta o universo, de acordo com o que esta vivendo e sentindo.
A CIÊNCIA NA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO HUMANO
A ciência e o conhecimento científico são definidos de maneiras diferentes pelos diversos autores que abordam estes temas. Algumas definições são bastante semelhantes, outras levantam algumas diferenças. Contudo, a maior parte dos que buscam definir a ciência concordam que "ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes" (LAKATOS e MARCONI, 1991, p. 17). 
Segundo Ferrari (1982, p. 8), ciência “é um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação”. 
De acordo com Fonseca (2002, p. 10) 
O homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive. Apropria-se do conhecimento através das sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem. (FONSECA, 2002, p. 10) 
Assim, o conhecimento, dependendo da forma pela qual é representado, pode ser classificado de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico. 
O conhecimento pode ser adquirido de diversas formas: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição. Podemos adquirir conhecimento, também, como vamos ver ao longo deste livro, fazendo pesquisa! 
Tartuce (2006) apresenta uma reflexão sobre o conceito de conhecimento como ponto de partida para entendermos como se dá a sua construção. Podemos inicialmente refletir nas formas de aquisição do conhecimento: Intuição, Experimentação e Racionalização. 
Dessa maneira, ocorrem, então, as relações entre sensação, percepção e conhecimento, sendo que a percepção tem uma função mediadora entre o mundo caótico dos sentidos e o mundo mais ou menos organizado da atividade cognitiva. É importante frisar que o conhecimento, como também o ato de conhecer, existe como forma de solução de problemas próprios e comuns à vida.

Outros materiais