Logo Passei Direto
Buscar

exame fundamentos historicos e filosoficos da educaçao

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É próprio do ser humano fazer afirmacoes e negações, ter desejos, aprovar e recusar pessoas e coisas. Ele elabora conceitos e avaliações, orientando através delas seu comportamento. E em um determinado momento de sua história, o homem passa a conferir um caráter filosófico às suas perguntas, usando a razão para questionar suas crenças, valores e escolhas.
Nesse sentido, pode-se afirmar corretamente que a Filosofia:
a. é possível quando o homem aceita os dogmas e certezas do dia a dia sem a realização de nenhum questionamento, uma vez que esses mesmos dogmas e certezas fazem parte de nossa sociedade e são importantes para o bom convívio social.
b. existe desde o início da humanidade, não sendo possível identificar local ou época específicos para seu começo, nem mesmo como se deu seu desenvolvimento.
c. tem por base as opiniões pessoais que os indivíduos emitem e que não precisam ser atestadas pela reflexão racional.
d. inicia no momento em que o homem passa a buscar explicações racionais que justifiquem ou não suas crenças, seus valores e práticas, numa atitude de constante questionamento das verdades aceitas.
e. faz parte do ser humano desde sempre e que, através das emoções, das sensações e dos desejos humanos, procura comprovar suas crenças e opiniões.

A Filosofia surgiu na Grécia, por volta do século VI a.C. Durante todo esse século, a phisis, o mundo natural, foi objeto da especulação racional dos primeiros filósofos gregos.
É correto afirmar sobre o pensamento dos primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos:
a. Os pré-socráticos buscam explicar a natureza através da reconstrução do nexo causal entre os fenômenos naturais e sobrenaturais. Explicar, portanto, passa a ser a identificação entre um efeito natural e uma causa sobrenatural que o antecede e o determina.
b. O objeto de investigação dos pré-socráticos é o mundo natural, e afirmam que a chave de compreensão da realidade natural encontra-se fora dela, sendo acessível somente através da religião.
c. Para se manter o rigor do pensamento na busca da verdade, um aspecto do pensamento pré-socrático é o seu caráter dogmático, com a apresentação de verdades absolutas e definitivas, não permitindo divergências e discordâncias.
d. Logos, que significa discurso, trata-se de uma explicação através de razões e fundamentos. Assim, o discurso dos primeiros filósofos, que explica o real por meio de causas naturais, é um logos, com razões e justificativas que não dependem do pensamento humano aplicado ao entendimento da natureza, mas são fruto de uma inspiração e de uma revelação superiores.
e. A reflexão pré-socrática reconhece o mundo natural como o cosmo, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais. Daí podemos afirmar que no período pré-socrático buscava-se construir uma cosmologia, um estudo dos princípios de todas as coisas.

O homem entra em contato com o mundo de diversas maneiras, dependendo, entre outros elementos, da cultura de que faz parte. Entre os povos tribais, o que predomina é a abordagem mitológica da realidade, com o uso do sobrenatural e do divino nas explicações dadas aos fenômenos que ocorrem em suas vidas.
Sobre o mito, é correto afirmar:
a. Quanto mais as relações sociais são complexas, com um contato cada vez maior com outros povos e um desenvolvimento da economia, maior é a tendência de se reforçar as interpretações sobrenaturais da realidade.
b. Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional.
c. O mito, por seu caráter explicativo da realidade, não pode coexistir com outras abordagens, sendo, portanto, a única presente nas sociedades tribais.
d. Quanto mais a racionalidade se torna elaborada, mais os mitos se fazem presentes em diferentes setores da vida social.
e. O mito é uma forma de explicar a realidade a partir dos fenômenos que ocorrem, buscando suas causas no próprio mundo natural.

A transição do pensamento filosófico antigo para o pensamento filosófico moderno, nos séculos XVII e XVIII, também é chamada de “virada epistemológica”. Essa virada pode ser compreendida como valorização das questões ligadas à teoria do conhecimento, à epistemologia.
Sobre essa “virada epistemológica” moderna, podemos afirmar corretamente:
a. Na epistemologia, a relação entre o sujeito e o objeto expressa, respectivamente, a relação entre o conhecido e aquele que conhece.
b. A virada epistemológica moderna, na verdade, teve só um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
c. O pensamento moderno não dá muita importância à relação sujeito-objeto para a compreensão do conhecimento.
d. A virada epistemológica moderna, não teve um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
e. Sendo o conhecimento resultado da percepção que o sujeito tem do mundo, e que a forma como ele tem essa percepção é sempre a mesma, os modernos afirmam que as circunstâncias em que isso ocorre não são fundamentais para explicar o próprio conhecimento.

Conhecer as tendências pedagógicas nos ajuda a compreender melhor as diferentes práticas docentes existentes na escola. Vários autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: liberais e progressistas. As de cunho liberal são a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada e o Tecnicismo Educacional.
Referindo-se às tendências pedagógicas liberais no processo educacional, relacione:
1. Pedagogia Tradicional
2. Pedagogia Renovada
3. Pedagogia Tecnicista
I. O professor estabelece os conteúdos em função da experiência do aluno. Não há um lugar privilegiado para o professor, sendo o seu papel auxiliar o aluno em seu pleno desenvolvimento.
II. O professor tem autoridade sobre o aluno, cabendo a ele a exposição da matéria. Ao aluno, que deve estar sempre atento, cabe a memorização para absorver todo o conteúdo.
III. O professor administra as aulas utilizando-se de procedimentos necessários ao arranjo e controle do espaço escolar, assegurando a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos.
a. 1, 2, 3.
b. 3, 1, 2.
c. 3, 2, 1.
d. 2, 3, 1.
e. 2, 1, 3.

Quando falamos em educação, precisamos discutir seu papel socializador e seu aspecto representativo da cultura, analisando seus fundamentos históricos, uma vez que a educação ocorre no decorrer da história, pelo diálogo e no contato com as pessoas.
Sobre a educação como um fenômeno histórico e social, podemos afirmar:
I. Podemos definir a educação como a transmissão de hábitos, costumes, valores e outros conhecimentos necessários à vida em sociedade.
II. Analisar a educação de forma abstrata e sem levar em conta o seu contexto, permite uma compreensão mais próxima daquilo que ela significa na realidade.
III. A educação se realiza nas situações presenciadas e experiências vividas pelo indivíduo ao longo de sua vida.
IV. A educação ocorre somente nos espaços formalmente definidos para tal, uma vez que neles é que o saber instituído tem melhor condição de ser transmitido.
V. Não é possível falar de educação se não levarmos em conta seu ambiente e sua época histórica, por ser a educação um fenômeno enraizado em sua realidade.
a. Somente I, II, III.
b. Somente II, III, V.
c. Somente I, III, V.
d. Somente III, IV, V.
e. Somente I, II, IV.

O estudo dos fundamentos históricos e filosóficos nos ajuda a compreender o fenômeno da educação na sociedade em que vivemos, encontrando relações entre os diferentes períodos e concepções de pensamento. Perceberemos que a educação não é neutra, mas possui uma intencionalidade. Teremos uma atitude crítica e filosófica, superando o senso comum.
Sobre a relação entre a postura crítica e a baseada no senso comum, podemos afirmar corretamente:
a. A atitude filosófica tem a capacidade de nos tranquilizar diante da realidade, pois nos faz crer que as coisas acontecem por si mesmas, seguindo um plano superior pré-estabelecido.
b. O senso comum permeia nossa forma de compreender mundo, e se consolida com nossa busca de refletir sobre os porquês e os fundamentos das coisas serem do jeito que são.
c. A forma acrítica de compreender a realidade precisa ser superada, indo além de uma atitude de mera absorção das ideias dominantes e alicerçadas pelo senso comum.
d. A atitude filosófica sempre concorda com o senso comum, uma vez que baseia suas afirmações na coleta dos dados sensoriais disponíveis.
e. “Foi sempre assim, e assim será” é expressão própria da atitude crítica diante da realidade que nos rodeia.

As diversas tendências pedagógicas ajudam a compreender melhor a prática e a orientação educacional.
A partir das características das tendências pedagógicas, assinale com V o que for Verdadeiro e com F o que for Falso:
Na Pedagogia Libertadora, o professor ensina a partir da exposição e interpretação da matéria.
Para a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, os métodos devem favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes posam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor desenvolve um papel exclusivamente técnico, buscando a eficácia da transmissão do conhecimento.
Os conteúdos na Tendência Tradicional são valores sociais acumulados pelos antepassados, tendo um valor unicamente intelectual.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É próprio do ser humano fazer afirmacoes e negações, ter desejos, aprovar e recusar pessoas e coisas. Ele elabora conceitos e avaliações, orientando através delas seu comportamento. E em um determinado momento de sua história, o homem passa a conferir um caráter filosófico às suas perguntas, usando a razão para questionar suas crenças, valores e escolhas.
Nesse sentido, pode-se afirmar corretamente que a Filosofia:
a. é possível quando o homem aceita os dogmas e certezas do dia a dia sem a realização de nenhum questionamento, uma vez que esses mesmos dogmas e certezas fazem parte de nossa sociedade e são importantes para o bom convívio social.
b. existe desde o início da humanidade, não sendo possível identificar local ou época específicos para seu começo, nem mesmo como se deu seu desenvolvimento.
c. tem por base as opiniões pessoais que os indivíduos emitem e que não precisam ser atestadas pela reflexão racional.
d. inicia no momento em que o homem passa a buscar explicações racionais que justifiquem ou não suas crenças, seus valores e práticas, numa atitude de constante questionamento das verdades aceitas.
e. faz parte do ser humano desde sempre e que, através das emoções, das sensações e dos desejos humanos, procura comprovar suas crenças e opiniões.

A Filosofia surgiu na Grécia, por volta do século VI a.C. Durante todo esse século, a phisis, o mundo natural, foi objeto da especulação racional dos primeiros filósofos gregos.
É correto afirmar sobre o pensamento dos primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos:
a. Os pré-socráticos buscam explicar a natureza através da reconstrução do nexo causal entre os fenômenos naturais e sobrenaturais. Explicar, portanto, passa a ser a identificação entre um efeito natural e uma causa sobrenatural que o antecede e o determina.
b. O objeto de investigação dos pré-socráticos é o mundo natural, e afirmam que a chave de compreensão da realidade natural encontra-se fora dela, sendo acessível somente através da religião.
c. Para se manter o rigor do pensamento na busca da verdade, um aspecto do pensamento pré-socrático é o seu caráter dogmático, com a apresentação de verdades absolutas e definitivas, não permitindo divergências e discordâncias.
d. Logos, que significa discurso, trata-se de uma explicação através de razões e fundamentos. Assim, o discurso dos primeiros filósofos, que explica o real por meio de causas naturais, é um logos, com razões e justificativas que não dependem do pensamento humano aplicado ao entendimento da natureza, mas são fruto de uma inspiração e de uma revelação superiores.
e. A reflexão pré-socrática reconhece o mundo natural como o cosmo, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais. Daí podemos afirmar que no período pré-socrático buscava-se construir uma cosmologia, um estudo dos princípios de todas as coisas.

O homem entra em contato com o mundo de diversas maneiras, dependendo, entre outros elementos, da cultura de que faz parte. Entre os povos tribais, o que predomina é a abordagem mitológica da realidade, com o uso do sobrenatural e do divino nas explicações dadas aos fenômenos que ocorrem em suas vidas.
Sobre o mito, é correto afirmar:
a. Quanto mais as relações sociais são complexas, com um contato cada vez maior com outros povos e um desenvolvimento da economia, maior é a tendência de se reforçar as interpretações sobrenaturais da realidade.
b. Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional.
c. O mito, por seu caráter explicativo da realidade, não pode coexistir com outras abordagens, sendo, portanto, a única presente nas sociedades tribais.
d. Quanto mais a racionalidade se torna elaborada, mais os mitos se fazem presentes em diferentes setores da vida social.
e. O mito é uma forma de explicar a realidade a partir dos fenômenos que ocorrem, buscando suas causas no próprio mundo natural.

A transição do pensamento filosófico antigo para o pensamento filosófico moderno, nos séculos XVII e XVIII, também é chamada de “virada epistemológica”. Essa virada pode ser compreendida como valorização das questões ligadas à teoria do conhecimento, à epistemologia.
Sobre essa “virada epistemológica” moderna, podemos afirmar corretamente:
a. Na epistemologia, a relação entre o sujeito e o objeto expressa, respectivamente, a relação entre o conhecido e aquele que conhece.
b. A virada epistemológica moderna, na verdade, teve só um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
c. O pensamento moderno não dá muita importância à relação sujeito-objeto para a compreensão do conhecimento.
d. A virada epistemológica moderna, não teve um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
e. Sendo o conhecimento resultado da percepção que o sujeito tem do mundo, e que a forma como ele tem essa percepção é sempre a mesma, os modernos afirmam que as circunstâncias em que isso ocorre não são fundamentais para explicar o próprio conhecimento.

Conhecer as tendências pedagógicas nos ajuda a compreender melhor as diferentes práticas docentes existentes na escola. Vários autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: liberais e progressistas. As de cunho liberal são a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada e o Tecnicismo Educacional.
Referindo-se às tendências pedagógicas liberais no processo educacional, relacione:
1. Pedagogia Tradicional
2. Pedagogia Renovada
3. Pedagogia Tecnicista
I. O professor estabelece os conteúdos em função da experiência do aluno. Não há um lugar privilegiado para o professor, sendo o seu papel auxiliar o aluno em seu pleno desenvolvimento.
II. O professor tem autoridade sobre o aluno, cabendo a ele a exposição da matéria. Ao aluno, que deve estar sempre atento, cabe a memorização para absorver todo o conteúdo.
III. O professor administra as aulas utilizando-se de procedimentos necessários ao arranjo e controle do espaço escolar, assegurando a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos.
a. 1, 2, 3.
b. 3, 1, 2.
c. 3, 2, 1.
d. 2, 3, 1.
e. 2, 1, 3.

Quando falamos em educação, precisamos discutir seu papel socializador e seu aspecto representativo da cultura, analisando seus fundamentos históricos, uma vez que a educação ocorre no decorrer da história, pelo diálogo e no contato com as pessoas.
Sobre a educação como um fenômeno histórico e social, podemos afirmar:
I. Podemos definir a educação como a transmissão de hábitos, costumes, valores e outros conhecimentos necessários à vida em sociedade.
II. Analisar a educação de forma abstrata e sem levar em conta o seu contexto, permite uma compreensão mais próxima daquilo que ela significa na realidade.
III. A educação se realiza nas situações presenciadas e experiências vividas pelo indivíduo ao longo de sua vida.
IV. A educação ocorre somente nos espaços formalmente definidos para tal, uma vez que neles é que o saber instituído tem melhor condição de ser transmitido.
V. Não é possível falar de educação se não levarmos em conta seu ambiente e sua época histórica, por ser a educação um fenômeno enraizado em sua realidade.
a. Somente I, II, III.
b. Somente II, III, V.
c. Somente I, III, V.
d. Somente III, IV, V.
e. Somente I, II, IV.

O estudo dos fundamentos históricos e filosóficos nos ajuda a compreender o fenômeno da educação na sociedade em que vivemos, encontrando relações entre os diferentes períodos e concepções de pensamento. Perceberemos que a educação não é neutra, mas possui uma intencionalidade. Teremos uma atitude crítica e filosófica, superando o senso comum.
Sobre a relação entre a postura crítica e a baseada no senso comum, podemos afirmar corretamente:
a. A atitude filosófica tem a capacidade de nos tranquilizar diante da realidade, pois nos faz crer que as coisas acontecem por si mesmas, seguindo um plano superior pré-estabelecido.
b. O senso comum permeia nossa forma de compreender mundo, e se consolida com nossa busca de refletir sobre os porquês e os fundamentos das coisas serem do jeito que são.
c. A forma acrítica de compreender a realidade precisa ser superada, indo além de uma atitude de mera absorção das ideias dominantes e alicerçadas pelo senso comum.
d. A atitude filosófica sempre concorda com o senso comum, uma vez que baseia suas afirmações na coleta dos dados sensoriais disponíveis.
e. “Foi sempre assim, e assim será” é expressão própria da atitude crítica diante da realidade que nos rodeia.

As diversas tendências pedagógicas ajudam a compreender melhor a prática e a orientação educacional.
A partir das características das tendências pedagógicas, assinale com V o que for Verdadeiro e com F o que for Falso:
Na Pedagogia Libertadora, o professor ensina a partir da exposição e interpretação da matéria.
Para a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, os métodos devem favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes posam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor desenvolve um papel exclusivamente técnico, buscando a eficácia da transmissão do conhecimento.
Os conteúdos na Tendência Tradicional são valores sociais acumulados pelos antepassados, tendo um valor unicamente intelectual.

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
É próprio do ser humano fazer afirmações e negações, ter desejos, aprovar e recusar pessoas e coisas. Ele elabora conceitos e avaliações, orientando através delas seu comportamento. E em um determinado momento de sua história, o homem passa a conferir um caráter filosófico às suas perguntas, usando a razão para questionar suas crenças, valores e escolhas.  Nesse sentido, pode-se afirmar corretamente que a Filosofia:
a.
inicia no momento em que o homem passa a buscar explicações racionais que justifiquem ou não suas crenças, seus valores e práticas, numa atitude de constante questionamento das verdades aceitas.
b.
tem por base as opiniões pessoais que os indivíduos emitem e que não precisam ser atestadas pela reflexão racional.
c.
faz parte do ser humano desde sempre e que, através das emoções, das sensações e dos desejos humanos, procura comprovar suas crenças e opiniões.
d.
é possível quando o homem aceita os dogmas e certezas do dia a dia sem a realização de nenhum questionamento, uma vez que esses mesmos dogmas e certezas fazem parte de nossa sociedade e são importantes para o bom convívio social.
e.
existe desde o início da humanidade, não sendo possível identificar local ou época específicos para seu começo, nem mesmo como se deu seu desenvolvimento.
Feedback
A resposta correta é: inicia no momento em que o homem passa a buscar explicações racionais que justifiquem ou não suas crenças, seus valores e práticas, numa atitude de constante questionamento das verdades aceitas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Filosofia surgiu na Grécia, por volta do século VI a.C. Durante todo esse século, a phisis, o mundo natural, foi objeto da especulação racional dos primeiros filósofos gregos.
 É correto afirmar sobre o pensamento dos primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos:
a.
A reflexão pré-socrática reconhece o mundo natural como o cosmo, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais. Daí podemos afirmar que no período pré-socrático buscava-se construir uma cosmologia, um estudo dos princípios de todas as coisas.
b.
Para se manter o rigor do pensamento na busca da verdade, um aspecto do pensamento pré-socrático é o seu caráter dogmático, com a apresentação de verdades absolutas e definitivas, não permitindo divergências e discordâncias.
c.
Logos, que significa discurso, trata-se de uma explicação através de razões e fundamentos. Assim, o discurso dos primeiros filósofos, que explica o real por meio de causas naturais, é um logos, com razões e justificativas que não dependem do pensamento humano aplicado ao entendimento da natureza, mas são fruto de uma inspiração e de uma revelação superiores.
d.
Os pré-socráticos buscam explicar a natureza através da reconstrução do nexo causal entre os fenômenos naturais e sobrenaturais. Explicar, portanto, passa a ser a identificação entre um efeito natural e uma causa sobrenatural que o antecede e o determina.
e.
O objeto de investigação dos pré-socráticos é o mundo natural, e afirmam que a chave de compreensão da realidade natural encontra-se fora dela, sendo acessível somente através da religião.
Feedback
A resposta correta é: A reflexão pré-socrática reconhece o mundo natural como o cosmo, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais. Daí podemos afirmar que no período pré-socrático buscava-se construir uma cosmologia, um estudo dos princípios de todas as coisas.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O homem entra em contato com o mundo de diversas maneiras, dependendo, entre outros elementos, da cultura de que faz parte. Entre os povos tribais, o que predomina é a abordagem mitológica da realidade, com o uso do sobrenatural e do divino nas explicações dadas aos fenômenos que ocorrem em suas vidas. Sobre o mito, é correto afirmar:
a.
O mito, por seu caráter explicativo da realidade, não pode coexistir com outras abordagens, sendo, portanto, a única presente nas sociedades tribais.
b.
Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional.
c.
Quanto mais a racionalidade se torna elaborada, mais os mitos se fazem presentes em diferentes setores da vida social.
d.
O mito é uma forma de explicar a realidade a partir dos fenômenos que ocorrem, buscando suas causas no próprio mundo natural.
e.
Quanto mais as relações sociais são complexas, com um contato cada vez maior com outros povos e um desenvolvimento da economia, maior é a tendência de se reforçar as interpretações sobrenaturais da realidade.
Feedback
A resposta correta é: Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento da noção de infância na modernidade ocorre entre duas configurações básicas, que vão determinar as características em relação à forma como ela deveria ser vivenciada, ao papel do professor e ao ambiente escolar. Sobre essas configurações é correto afirmar:
a.
De acordo com a configuração positiva de infância, esta não pode ser prolongada, pois quanto mais cedo o adulto se constituir, mais a sociedade ganhará com a existência de pessoas responsáveis e maduras.
b.
Na configuração negativa da infância, o professor não tem grande importância, uma vez que a criança é capaz de aprender com facilidade as regras e normas.
c.
Na configuração negativa da infância, a criança se educará ao explorar todo seu potencial interno de tomar decisões baseadas unicamente em sua autonomia.
d.
Em uma das configurações a infância é vista como uma fase negativa, que precisa ser apressada o máximo possível, para que o adulto se firme rapidamente.
e.
A configuração positiva da infância defendia que a heteronomia era o melhor modo de desenvolver as qualidades morais do indivíduo, sendo a disciplina algo que se aprendia de “fora para dentro”. O professor seria um disciplinador por excelência.
Feedback
A resposta correta é: Em uma das configurações a infância é vista como uma fase negativa, que precisa ser apressada o máximo possível, para que o adulto se firme rapidamente.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A transição do pensamento filosófico antigo para o pensamento filosófico moderno, nos séculos XVII e XVIII, também é chamada de “virada epistemológica”. Essa virada pode ser compreendida como valorização das questões ligadas à teoria do conhecimento, à epistemologia. Sobre essa “virada epistemológica” moderna, podemos afirmar corretamente:
a.
Na epistemologia, a relação entre o sujeito e o objeto expressa, respectivamente, a relação entre o conhecido e aquele que conhece.
b.
A virada epistemológica moderna, não teve um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
c.
Sendo o conhecimento resultado da percepção que o sujeito tem do mundo, e que a forma como ele tem essa percepção é sempre a mesma, os modernos afirmam que as circunstâncias em que isso ocorre não são fundamentais para explicar o próprio conhecimento.
d.
A virada epistemológica moderna, na verdade, teve só um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
e.
O pensamento moderno não dá muita importância à relação sujeito-objeto para a compreensão do conhecimento.
Feedback
A resposta correta é: A virada epistemológica moderna, na verdade, teve só um efeito retórico, uma vez que os modernos continuaram valorizando o conhecimento da mesma forma como a Filosofia sempre fez, desde os antigos.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No século XX, muitos filósofos tomaram a linguagem como fundamento para o pensamento em geral e para a filosofia em particular,tendência que ficou conhecida como virada linguística, que definiu um campo de investigação filosófica chamada de filosofia analítica. Sobre a filosofia analítica, que teve Ludwig Wittgenstein como seu principal destaque, é correto afirmar:
a.
Wittgenstein afirma que o pensamento e a linguagem são indissociáveis, sendo impossível pensar algo que não possa ser dito.
b.
Para a filosofia analítica, o objeto da filosofia não é a linguagem, mas a realidade concreta em que o homem está inserido.
c.
O positivismo lógico é uma vertente da filosofia linguística, e se ocupa da investigação da linguagem em geral.
d.
É possível que um predicado tenha sentido fora da frase, quando considerado isoladamente, uma vez que o sujeito tem sentido independente do predicado.
e.
Para Wittgenstein, a unidade mínima de sentido na linguagem é a palavra, que designa um determinado objeto, e não uma frase inteira.
Feedback
A resposta correta é: Wittgenstein afirma que o pensamento e a linguagem são indissociáveis, sendo impossível pensar algo que não possa ser dito.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conhecer as tendências pedagógicas nos ajuda a compreender melhor as diferentes práticas docentes existentes na escola. Vários autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: liberais e progressistas. As de cunho liberal são a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada e o Tecnicismo Educacional.  Referindo-se às tendências pedagógicas liberais no processo educacional, relacione:
1. Pedagogia Tradicional
2. Pedagogia Renovada
3. Pedagogia Tecnicista
I. O professor estabelece os conteúdos em função da experiência do aluno. Não há um lugar privilegiado para o professor, sendo o seu papel auxiliar o aluno em seu pleno desenvolvimento. (___)
II. O professor tem autoridade sobre o aluno, cabendo a ele a exposição da matéria. Ao aluno, que deve estar sempre atento, cabe a memorização para absorver todo o conteúdo. (___)
III. O professor administra as aulas utilizando-se de procedimentos necessários ao arranjo e controle do espaço escolar, assegurando a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos. (___)
Marque a sequência correta:
a.
1, 2, 3.
b.
3, 1, 2.
c.
3, 2, 1.
d.
2, 3, 1.
e.
2, 1, 3.
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 3.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos em educação, precisamos discutir seu papel socializador e seu aspecto representativo da cultura, analisando seus fundamentos históricos, uma vez que a educação ocorre no decorrer da história, pelo diálogo e no contato com as pessoas. Sobre a educação como um fenômeno histórico e social, podemos afirmar:
I. Podemos definir a educação como a transmissão de hábitos, costumes, valores e outros conhecimentos necessários à vida em sociedade.
II. Analisar a educação de forma abstrata e sem levar em conta o seu contexto, permite uma compreensão mais próxima daquilo que ela significa na realidade.
III. A educação se realiza nas situações presenciadas e experiências vividas pelo indivíduo ao longo de sua vida.
IV. A educação ocorre somente nos espaços formalmente definidos para tal, uma vez que neles é que o saber instituído tem melhor condição de ser transmitido.
V. Não é possível falar de educação se não levarmos em conta seu ambiente e sua época histórica, por ser a educação um fenômeno enraizado em sua realidade.
São verdadeiras as seguintes afirmações:
a.
Somente I, II, IV.
b.
Somente I, III, V.
c.
Somente III, IV, V.
d.
Somente I, II, III.
e.
Somente II, III, V.
Feedback
A resposta correta é: Somente I, III, V.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O estudo dos fundamentos históricos e filosóficos nos ajuda a compreender o fenômeno da educação na sociedade em que vivemos, encontrando relações entre os diferentes períodos e concepções de pensamento. Perceberemos que a educação não é neutra, mas possui uma intencionalidade. Teremos uma atitude crítica e filosófica, superando o senso comum. Sobre a relação entre a postura crítica e a baseada no senso comum, podemos afirmar corretamente:
a.
O senso comum permeia nossa forma de compreender mundo, e se consolida com nossa busca de refletir sobre os porquês e os fundamentos das coisas serem do jeito que são.
b.
A atitude filosófica tem a capacidade de nos tranquilizar diante da realidade, pois nos faz crer que as coisas acontecem por si mesmas, seguindo um plano superior pré-estabelecido.
c.
“Foi sempre assim, e assim será” é expressão própria da atitude crítica diante da realidade que nos rodeia.
d.
A forma acrítica de compreender a realidade precisa ser superada, indo além de uma atitude de mera absorção das ideias dominantes e alicerçadas pelo senso comum.
e.
A atitude filosófica sempre concorda com o senso comum, uma vez que baseia suas afirmações na coleta dos dados sensoriais disponíveis.
Feedback
A resposta correta é: A forma acrítica de compreender a realidade precisa ser superada, indo além de uma atitude de mera absorção das ideias dominantes e alicerçadas pelo senso comum.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As diversas tendências pedagógicas ajudam a compreender melhor a prática e a orientação educacional. A partir das características das tendências pedagógicas, assinale com V o que for Verdadeiro e com F o que for Falso:
 Na Pedagogia Libertadora, o professor ensina a partir da exposição e interpretação da matéria. 
 Para a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, os métodos devem favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes posam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
 Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor desenvolve um papel exclusivamente técnico, buscando a eficácia da transmissão do conhecimento.
 Os conteúdos na Tendência Tradicional são valores sociais acumulados pelos antepassados, tendo um valor unicamente intelectual. 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a.
F – V – F – V.
b.
F – F – V – V.
c.
F – V – V – F.
d.
V – F – F – V.
e.
V – F – V – F.
Feedback
A resposta correta é: F – V – F – V.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina