Buscar

A educação infantil é a fase que inicia o processo educacional da criança e tem grande importância na sua formaçã1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A educação infantil é a fase que inicia o processo educacional da criança e tem grande importância na sua formação, pois desempenha um papel essencial e fundamental nessa fase, identificando pontos fortes e fracos e auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências da criança.
 Cabendo ao professor a responsabilidade de realizar uma avaliação bem fundamentada e observar as necessidades individuais de cada discente, contribuindo para o seu desenvolvimento na escola e para vida.
  Entre os objetivos da avaliação na educação infantil, destacam-se: á identificar as necessidades das crianças, adaptar o processo de ensino às necessidades individuais e coletivas, orientar o trabalho do professor e da equipe pedagógica, visando assistências pedagógicas e acompanhar o desenvolvimento das crianças.
  A avaliação é um dos instrumentos mais importantes para o professor acompanhar a aprendizagem dos estudantes. Afinal além de apontar como a criança está se desenvolvendo, ela serve para examinar as falhas que ocorrem no aprendizado e o que pode ser feito para corrigi-las. (Imagine Educação: Andrade Sabrina 03/06/2021) pesquisa no google,dia 22/04/2023 as 10:00hs.
 Cabe ao professor a responsabilidade de realizar a avaliação das crianças, observando todos os aspectos do desenvolvimento humano, como a cognição, a linguagem, a motricidade ampla, fina e motora, afetividade, entre outros. É necessária uma postura de examinador e reflexiva para identificar as necessidades e potencialidades das crianças e planejar estratégias de ensino que as ajudem a superar suas dificuldades.
  A avaliação pode ser de dois modos: formal ou informal. A avaliação formal envolve técnicas, instrumentos e procedimentos padronizados, como provas escritas ou orais, testes, questionários, observação sistemática e registro de notas. A avaliação informal se baseia em observações cotidianas e avaliação não padronizada, baseada na percepção do professor sobre as características e comportamentos da criança, pois é uma avaliação espontânea.
 Porém as duas formas de avaliação são importantes, mas a avaliação informal é essencial no processo educativo da criança na educação infantil, pois permite ao professor conhecer profundamente cada aluno, adaptando e personalizando suas intervenções pedagógicas.