Buscar

TIC's 7 - Tireoidectomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAHESP – Faculdade de Ciências Humanas, Extas e da Saúde do Piauí.
IESVAP – Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA.
Disciplina: Sistemas Orgânicos integrados II (SOI II)
Aluno (a): Ana Darla Mendes Figueira.
	TIC’S – SEMANA 7	
Tireoidectomia
· O que pode ocorrer fisiologicamente com um paciente após a retirada total da Tireoide (tireoidectomia)? Comente sobre pelo menos 3 aspectos
A glândula tireoide é uma das mais importantes glândulas endócrinas, altamente vascularizada, que tem como principal função a síntese e o armazenamento dos hormônios tireoidianos. Esses hormônios desempenham importantes papéis na manutenção da homeostasia assim como o controle do metabolismo celular e a absorção de cálcio nos ossos.
Assim como em qualquer outra glândula, a funcionalidade anormal na produção de hormônios da glândula tireoide ocasiona mudanças no comportamento funcional do organismo. Nesse sentindo, em condições graves, como por exemplo, nos casos de hipertireoidismo ou em casos de neoplasia da tireoide, faz-se necessário à remoção da glândula por meio da tireoidectomia – método terapêutico para a retirada parcial ou total da tireoide. 
Quando o paciente é submetido a tireoidectomia para a retirada da glândula da tireoide pode ser desencadeado sequelas que podem ser extremamente incômodas, incapacitantes, mas, raramente letais. Na retirada total da glândula tireoide se faz necessário a realização de um tratamento contínuo com base na reposição dos hormônios produzidos pela tireoide tiroxina (T3) e triiodotironina (T4), uma vez que, a ausência desses hormônios alteram diretamente o metabolismo celular, o que fisiologicamente é uma condição indispensável para a vida do indivíduo.
A retirada da tireoide pode ainda levar o paciente a um quadro de hipotireoidismo devido aos baixos níveis de T3, T4 e TSH que pode variar de alta a média intensidade. A sintomatologia mais comum nesses casos de média intensidade é marcada por um quadro depressivo, ao qual se associam a lentificação da fala, diminuição do rendimento intelectual, fadiga, insônia, diminuição do apetite e apatia. Já a forma mais grave de alteração emocional decorrente do hipotireoidismo leva a um quadro psicótico, o mixedema. 
Das complicações pós- tireoidectomia a que ocorre com mais frequência é a hipocalcemia. No pós-operatório, os pacientes apresentam uma deficiência na secreção de PTH e, consequentemente, perda da ação desse hormônio sobre os ossos e os rins. A reabsorção óssea e a liberação de cálcio das reservas esqueléticas ficam comprometidas além de ocorrer a redução da reabsorção tubular renal do cálcio. 
Em conclusão, a tireoidectomia total pode resultar em sintomas iniciais inespecíficos para alguns casos, podendo se expressar desde fadigas, pele seca, taquicardia, estado neurológico ou mental alterado. Diante desse contexto, percebe-se que os pacientes que apresentam distúrbio da tireoide e que necessitam realizar a tireoidectomia, pode realizar a operação evitando, assim, futuras recidivas e reoperações. 
REFERÊNCIAS:
OLIVEIRA, Gustavo Batista de et al. Qualidade de vida em voz e sintomas emocionais pré e pós-tireoidectomia. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2022.
MEDEIROS, Ana Lúcia et al. TIREOIDECTOMIA E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES.
ACCETTA, Pietro et al. Tireoidectomia total nas doenças benignas da tireóide. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 38, p. 223-226, 2011.

Outros materiais