Buscar

Estou compartilhando o arquivo 'Estudo Dirigido III Vascular SRA ' com você

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Fisiologia Cardiovascular 
1. Quais as principais diferenças estruturais e funcionais entre artérias e veias?
R: As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue oxigenado do coração para o corpo, alimentam os tecidos com oxigênio e nutrientes,têm diâmetros habitualmente menores e têm paredes mais grossas e o sangue é impulsionado pelo bombeamento produzido pelas contrações do coração e por isso, as artérias pulsam.
As veias são os vasos sanguíneos que trazem o sangue com menos oxigênio e mais gás carbônico dos tecidos e órgãos ao coração, As veias têm seu sangue impulsionado por um complexo mecanismo de bombeamento pela musculatura dos membros inferiores (principalmente pela panturrilha) e superiores e pelo efeito que os movimentos respiratórios proporcionam.
2. Descreva sucintamente o Sistema Renina Angiotensina.
R: A angiotensina II (ANG II) é o sinal que normalmente controla a liberação de aldosterona do córtex da glândula suprarrenal. A ANG II é um componente do sistema renina-angiotensina (SRA), uma via complexa para a manutenção da pressão arterial que atua em vários passos. A via SRA inicia quando células granulares justaglomerulares, localizadas nas arteríolas aferentes dos néfrons, secretam uma enzima, chamada de renina. A renina converte uma proteína plasmática inativa, o angiotensinogênio, em angiotensina I. Quando a ANG I presente no sangue encontra uma enzima, chamada de enzima conversora da angiotensina (ECA), ela é convertida à ANG II. Quando a ANG II no sangue alcança a glândula suprarrenal, ela estimula a síntese e a liberação da aldosterona. Por fim, no néfron distal, a aldosterona desencadeia as reações intracelulares que estimulam a reabsorção de Na pelo túbulo renal. Os estímulos que ativam a via SRA são todos relacionados direta ou indiretamente à baixa pressão arterial
3. Como Aldosterona participa na regulação da pressão arterial?
R: A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretam potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.
4. Qual o principal mecanismo de regulação da pressão arterial a curto prazo?
R: Os reflexos originados nos barorreceptores arteriais e nos receptores de estiramento da região cardiopulmonar são os principais mecanismos de controle efetivo da pressão arterial a curto prazo.
5. Quais os estímulos que aumentam a secreção de renina?
R: Redução da pressão de perfusão renal, estimulação simpática e redução da carga filtrada de NaCl.
6. Quais as diferenças entre angiotensina 2 e angiotensina 1-7?
R: A angiotensina tem efeitos significativos no equilíbrio hídrico e na pressão arterial, além de estimular a secreção de aldosterona, demonstrando a função integrada dos sistemas renal e circulatório. A ANG II aumenta a pressão arterial tanto direta quanto indiretamente através de cinco mecanismos adicionais. 
A angiotensina 1-7 
7. Quais os principais vasos que regulam a pressão arterial?
R: 
8. Explique como funcionam os barorreceptores e quimiorreceptores
 R: Os barorreceptores são sensores de estiramento localizados nas grandes artérias. Respondem de modo progressivamente mais rápido em pressões acima de 50-60 mmHg. E variam entre sístole e diástole e respondem com maior rapidez às variações de pressão do que à pressão estável.
Os quimiorreceptores são ativados pelos baixos níveis sanguíneos de oxigênio aumentam o débito cardíaco. O centro de controle cardiovascular também tem comunicação recíproca com os centros bulbares que controlam a respiração.
9. Explique como participam na regulação da pressão arterial.
R: A ativação dos quimiorreceptores carotídeos é inibida pela ativação dos barorreceptores aórticos em situações de aumento da PA e a desativação dos barorreceptores potencializa a resposta ventilatória e vasoconstritora dos quimiorreceptores.

Continue navegando

Outros materiais