Buscar

Apol Educacao Especial e Inclusiva rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol Educação Especial e Inclusiva .rtfd/TXT.rtf
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Reportar-se ao passado, buscando compreender aspectos da produção cultural humana como expressão da vida material de dada sociedade, amplia a compreensão histórica do homem e colabora para a compreensão dos fenômenos de nossa própria época."  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 45.
Considerando o fragmento de texto  e as informações da Aula 01, Videoaula do Tema Fatos históricos da educação especial, assinale a alternativa que identifica as fases do extermínio:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
O extermínio e a valorização da beleza física.
Esta é a alternativa correta porque “Dentro do extermínio temos duas fases: podemos perceber que o primeiro fato era a valorização da beleza física e intelectual e o sacrifício de bebês deficientes e deformados”. (Aula 01, Videoaula 01,  04’23’’ a 08’53’’).
B
O extermínio e a inclusão.
C
A exclusão e a inclusão.
Você assinalou essa alternativa (C)
D
A segregação e a exclusão.
E
A integração e a segregação.
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“Podemos supor que nesse grupo de Homo sapiens que caçou o mamute tínhamos pessoas com destacadas habilidades físicas e de liderança necessárias para o arremesso certeiro na costela do mamute e para organização do trabalho coletivo no sucesso da caçada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 2.
Considerando o fragmento acima e as informações da Aula 1, Videoaula do Tema 1 – Vestígios do talento e da deficiência na pré-história, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre a vida das pessoas com deficiência na pré-história:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Eram excluídas do grupo por terem deficiência.
B
Eram exterminadas do grupo por terem deficiência.
C
Faziam parte do bando e eram acolhidas.
Esta é afirmativa correta, pois: “Elas estavam integradas ao grupo, tinham uma vida adulta, pessoas com deficiência também tinha uma vida próspera, nesse sentido de serem acolhidas" (Rota de Aprendizagem da Aula 1, Videoaula do Tema 1 – Vestígios do talento e da deficiência na pré-história, - 3'8”-3'21").
D
Ficavam isoladas e deixadas para trás.
Você assinalou essa alternativa (D)
E
Serviam de "chamariz" para os animais da pré-história.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:

“Compreender a Educação Especial é tarefa que exige um olhar contextualizado entre a sociedade [...] pois permanecem indicadores de uma cultura escolar que não dialoga com as vivências do outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 2.
Considerando o fragmento de texto acima e as informações da Aula 3, Videoaula do Tema 1 – Clarificando Conceitos e Terminologias, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre a educação especial:
Nota: 10.0
A
Continua sistematizada na exclusão e no colonialismo, que é a herança de nosso passado colonial.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é alternativa correta porque: "Skliar [...], ele nos afirma que educação especial ainda hoje é pautada na lógica da exclusão e no colonialismo, o que é o colonialismo? É a herança do nosso passado colonial, e essa herança está presente nos indicadores de meritocracia, imposição da cultura da normalidade, dos comportamentos corretos, dos métodos certos, da sexualidade correta, vejam bem aqui, meu caro estudante, essa relação da meritocracia que hoje seria a forma, a expressão que nós utilizamos hoje para a exclusão, quando nós colocamos em situação de desvantagem, a pessoa que vem já em situação desvantagem [...]" (Aula 3, Videoaula do Tema 1 – Clarificando Conceitos e Terminologias – Tempo: 0'41" - 1'31").
B
Baseia-se na educação inclusiva com influência dos senhores feudais.
C
Marcada pelo processo de inclusão que já acontecia nos tempos escravidão.
D
A herança do colonialismo trouxe aspectos importantes de inclusão para pessoas com deficiência.
E
A educação inclusiva tem suas raízes no sistema feudal.
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“As ideias, crenças e representações que os homens desenvolvem sobre os diferentes fatos que cercam sua existência são resultados de sua prática [...] . ” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 36.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente a potencialidade humana para o trabalho:
Nota: 10.0
A
Rico e inteligente
B
Bonito e malhado
C
Físico e intelectual
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Assim, a potencialidade humana para o trabalho (físico e intelectual) em cada sociedade será o critério determinante para julgar se o sujeito é “normal” ou “deficiente” no interior das relações daquele grupo” (livro-base, p. 36).
D
Rápido e Forte
E
Alto e Magro
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação:
“Em seu conjunto,  a legislação brasileira tem uma orientação inclusiva,  já que aponta a escola regular como lócus  preferencial oh necessidades educacionais especiais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.125
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente as finalidades da Educação especial definidas nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica  Res. n.2 /2001:
 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Complementar a ação da família e do Estado, substituir o currículo tradicional e propor serviços educacionais comuns.
 
 
B
Incentivar a formação de professores, complementar a ação da escola especial, substituir o currículo da escola regular comum.
C
Atender alunos com múltiplas deficiências, apoiar as famílias de crianças com deficiência e incentivar a contratação de profissionais especializados.
 
Você assinalou essa alternativa (C)
D
Apoiar a inclusão, complementar a base curricular, suplementar o currículo comum em alguns casos, substituir os serviços educacionais.
Esta é afirmativa correta porque: “No texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, promulgado pela Res. no 2/2001, define-se: ‘Art. 30 Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.’ Essa conceituação traz uma série de avanços à compreensão da educação especial, pois a insere no contexto geral da educação com finalidade claramente pedagógica articulada à oferta de educação regular, oferecendo recursos para o desenvolvimento dos sujeitos desse processo. ”
E
Substituir as escolas especiais, complementar a ação educativa da família e do Estado.
 
Questão 6/10 - Educação
Especial e Inclusiva
Leia a citação:
“O foco do processo dá inclusão repousa, justamente, na ação receptiva e acolhedora a ser desenvolvida pela sociedade para garantir que pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados sintam-se totalmente integrados.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.76
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta o entendimento de diversidade no processo de inclusão:
Nota: 10.0
A
O entendimento de diversidade enfatizado as relações burocráticas de integração.
B
A diversidade pode ser entendida pelo sinônimo de segregação no processo de inclusão.
C
A diversidade é enfatizada como valor educativo essencial para transformação das escolas.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “Aliada aos direitos aprendizagem e a participação de todos a diversidade é enfatizada como o valor educativo é essencial para a transformação das escolas.” (Livro-base, p.77).
D
No processo de inclusão a diversidade pode ser entendida pelo princípio da Integração.
E
No processo de inclusão a diversidade tem como base os princípios da exclusão.
 
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto: 

“Conforme Fernandes [...], na sociedade greco-romana, 'o poder político e econômico detido pela nobreza era consubstanciado pelos laços hereditários e pela força armada dos exércitos militares', pois, dessa forma concentrariam a detenção da riqueza na conquista de novos territórios e escravizando os povos derrotados".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 5.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema – 3 Antiguidade Clássica, de Educação Especial e Inclusiva, qual era um dos procedimentos realizados para a manutenção da nobreza? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
As crianças com deficiência ficavam separadas.
B
As pessoas com deficiência motora eram isoladas.
C
Os anãos e deficientes visuais eram segregados.
D
A aniquilação das crianças que possuíssem deficiência.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] era fundamental a formação de exércitos militares e, portanto, o culto ao homem de corpo perfeito e forte para guerrear justificava o extermínio de crianças com deficiência” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 5).
E
As crianças com deficiência eram excluídas da sociedade.
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“[...] No Brasil, diante desse cenário mundial, são criadas as primeiras instituições especializadas com objetivos e práticas semelhantes ao contexto europeu [...] ” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 45.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que identifica as duas instituições criadas na época do Império por D. Pedro II:
Nota: 10.0
A
Casas de deficientes
B
Casa Dom Pedro para deficientes
C
Casas médicas imperiais
D
Pequeno Deficiente e Amigos dos deficientes
E
Instituto Benjamin Constant e Instituto Nacional de Educação de Surdos
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “[...] as duas primeiras instituições para pessoas com deficiência visual e surdez, criadas à época do Império por Dom Pedro II, existem até hoje como centros de referencia nacionais, mantidos pelo governo federal. São elas o Intituto Benjamin Constant (1854) e o Intituto Nacional de Educação de Surdos – Ines (1857), ambas no Rio de Janeiro. (livro-base, p. 45).
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:

“Além de trazerem tratados médicos, os papiros revelam a cultura, os ensinamentos éticos e morais do Egito Antigo. O pergaminho ‘Ensinamento de Amenemope’ lança luz à necessidade do respeito pelas pessoas com deficiência e nanismo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 4.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema – 2.1 Antigo Egito, de Educação Especial e Inclusiva sobre os ensinamentos éticos e morais do Egito Antigo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A
As pessoas deveriam apedrejar o cego, anão ou coxo por terem deficiência.
B
As pessoas deveriam prestar apoio ao cego, anão ou coxo por terem deficiência.
C
O cego, anão ou coxo no Antigo Egito deveriam ser exilados por possuir deficiência.
D
As pessoas com deficiência eram consideradas divinas, e deveriam ser reverenciadas.
E
As pessoas não deveriam debochar, satirizar ou causar dificuldades para o cego, anão ou coxo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é alternativa correta porque: “Além de trazerem tratados médicos, os papiros revelam a cultura, os ensinamentos éticos e morais do Egito Antigo. O pergaminho ‘Ensinamento de Amenemope’ lança luz à necessidade do respeito pelas pessoas com deficiência e nanismo: 'não zombes de um cego nem ridicularizes um anão ou causes apuro a um coxo' [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 1, p. 4).
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto: 

"De acordo com Mendes [...], associado ao movimento da Escola Nova, houve o avanço da psicologia no campo educacional e na identificação de alunos com deficiência intelectual por meio dos testes de inteligência."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 4.
Considerando o excerto acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 2 – O uso dos Testes de Inteligência e Educação Especial, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre os testes:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Realizados em laboratórios para avaliar a anormalidade utilizando animais de várias espécies, com isso os testes foram aceitos e ganharam credibilidade na época.

B
Com estudos realizados em laboratórios experimentais para avaliar a anormalidade de um aluno a partir do grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade, com isso os testes foram fortalecidos.
Esta é a alternativa correta porque: “A partir de então, os testes ganharam força por meio dos estudos desenvolvidos por laboratórios experimentais para avaliar a anormalidade de um aluno a partir do grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade.” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 4).
C
Os estudos eram realizados em laboratórios para avaliar os alunos de diversas idades, com isso os testes ganharam credibilidade.
D
Os testes eram realizados em clínicas para avaliar a anormalidade de pessoas na terceira idade, com isso os testes foram ganhando espaço.
E
Com os estudos realizados em sanatórios para avaliar a anormalidade de adolescentes e jovens, com isso os testes foram ganhando força.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“Podemos supor que nesse grupo de Homo sapiens que caçou o mamute tínhamos pessoas com destacadas habilidades físicas e de liderança necessárias para o arremesso certeiro na costela do mamute e para organização do trabalho coletivo no sucesso da caçada”.
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 2.
Considerando o fragmento acima e as informações da Aula 1, Videoaula do Tema 1 – Vestígios do talento e da deficiência na pré-história, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre a vida das pessoas com deficiência na pré-história:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Eram excluídas do grupo por terem deficiência.
B
Eram exterminadas do grupo por terem deficiência.
Você assinalou essa alternativa (B)
C
Faziam parte do bando e eram acolhidas.
Esta é afirmativa correta, pois: “Elas estavam integradas ao grupo, tinham uma vida adulta, pessoas com deficiência também tinha uma vida próspera, nesse sentido de serem acolhidas" (Rota de Aprendizagem da Aula 1, Videoaula do Tema 1 – Vestígios do talento e da deficiência na pré-história, - 3'8”-3'21").
D
Ficavam isoladas e deixadas para trás.
E
Serviam de "chamariz" para os animais da pré-história.
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:

“Compreender a Educação Especial é tarefa que exige um olhar contextualizado entre a sociedade [...] pois permanecem indicadores de uma cultura escolar que não dialoga com as vivências do outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 2.
Considerando o fragmento de texto acima e as informações da Aula 3, Videoaula do Tema 1 – Clarificando Conceitos e Terminologias, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre a educação especial:
Nota: 10.0
A
Continua sistematizada na exclusão e no colonialismo, que é a herança de nosso passado colonial.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é alternativa correta porque: "Skliar [...], ele nos afirma que educação especial ainda hoje é pautada na lógica da exclusão e no colonialismo, o que é o colonialismo? É a herança do nosso passado colonial, e essa herança está presente nos indicadores de meritocracia, imposição da cultura da normalidade, dos comportamentos corretos, dos métodos certos, da sexualidade correta, vejam bem aqui, meu caro estudante, essa relação da meritocracia que hoje seria a forma, a expressão que nós utilizamos hoje para a exclusão, quando nós colocamos em situação de desvantagem, a pessoa que vem já em situação desvantagem [...]" (Aula 3, Videoaula do Tema 1 – Clarificando Conceitos e Terminologias – Tempo: 0'41" - 1'31").
B
Baseia-se na educação inclusiva com influência dos senhores feudais.
C
Marcada pelo processo de inclusão que já acontecia nos tempos escravidão.
D
A herança do colonialismo trouxe aspectos importantes de inclusão para pessoas com deficiência.
E
A educação inclusiva tem suas raízes no sistema feudal.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Reportar-se ao passado, buscando compreender aspectos da produção cultural humana como expressão da vida material de dada sociedade, amplia a compreensão histórica do homem e colabora para a compreensão dos fenômenos de nossa própria época."  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 45.
Considerando o fragmento de texto  e as informações da Aula 01, Videoaula do Tema Fatos históricos da educação especial, assinale a alternativa que identifica as fases do extermínio:
Nota: 10.0
A
O extermínio e a valorização da beleza física.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “Dentro do extermínio temos duas fases: podemos perceber que o primeiro fato era a valorização da beleza física e intelectual e o sacrifício de bebês deficientes e deformados”. (Aula 01, Videoaula 01,  04’23’’ a 08’53’’).
B
O extermínio e a inclusão.
C
A exclusão e a inclusão.
D
A segregação e a exclusão.
E
A integração e a segregação.
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto de texto: 
"Temas como a gestão participativa na escola, formação Inicial continuada, diversidade educação, necessidades educacionais especiais, [...], passam a integrar as agendas governamentais e a direcionar o debate acerca da inclusão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.80
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta corretamente os três documentos que estimulam a adoção do paradigma inclusivo nas décadas de 1990 e 2000:
Nota: 10.0
A
Declaração de Jomtien, Declaração de Salamanca e Convenção de Guatemala.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “ Destacamos três documentos que estimulam a adoção do paradigma inclusivo pelos sistemas de ensino [...] nas décadas de 1990 e 2000.” (Livro-base, p.81).
B
LDB 9.394/96, Estatuto da Criança e Adolescente e Diretrizes Curriculares Nacionais.
C
Declaração da ONU, Declaração para paz e Declaração dos Direitos Humanos.
D
Estatuto da Criança e do Adolescente, Declaração de Jomtien, Tratado de Kyoto.
 
E
Declaração para os direitos sociais, Declaração de Salamanca e Declaração para educação de todos.
 
 
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva
Considere o extrato de texto:

“Na verdade, todas as pessoas com deficiências apresentam necessidades especiais, mas o contrário não é verdadeiro, ou seja, nem toda pessoa com necessidades especiais possui uma deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013 (Série Fundamentos da Educação).p.136.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que explica o surgimento da expressão necessidades educacionais especiais:
Nota: 10.0
A
A expressão surgiu com a intenção de atenuar as terminologias negativas que rotulavam os alunos como deficientes, anormais, retardados, excepcionais e incapazes.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “A expressão surgiu com a intenção de atenuar as terminologias negativas que rotulavam os alunos como deficientes, anormais, retardados, excepcionais e incapazes”. (livro-base, p.136).
B
A expressão surgiu para reforçar antigas terminologias utilizadas para se referir aos deficientes visuais.  
C
O surgimento se deu em decorrência da necessidade de matrículas dos alunos com deficiência nas escolas regulares.
D
A expressão surgiu para consolidar os direitos dos alunos a se matricular em escolas especiais.
E
A expressão surgiu para garantir a educação para todas as crianças sem deficiências em escolas comuns.
 
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação:
“Em seu conjunto,  a legislação brasileira tem uma orientação inclusiva,  já que aponta a escola regular como lócus  preferencial oh necessidades educacionais especiais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.125
Considerando a citação e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente as finalidades da Educação especial definidas nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica  Res. n.2 /2001:
 
Nota: 10.0
A
Complementar a ação da família e do Estado, substituir o currículo tradicional e propor serviços educacionais comuns.
 
 
B
Incentivar a formação de professores, complementar a ação da escola
especial, substituir o currículo da escola regular comum.
C
Atender alunos com múltiplas deficiências, apoiar as famílias de crianças com deficiência e incentivar a contratação de profissionais especializados.
 
D
Apoiar a inclusão, complementar a base curricular, suplementar o currículo comum em alguns casos, substituir os serviços educacionais.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “No texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, promulgado pela Res. no 2/2001, define-se: ‘Art. 30 Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.’ Essa conceituação traz uma série de avanços à compreensão da educação especial, pois a insere no contexto geral da educação com finalidade claramente pedagógica articulada à oferta de educação regular, oferecendo recursos para o desenvolvimento dos sujeitos desse processo. ”
E
Substituir as escolas especiais, complementar a ação educativa da família e do Estado.
 
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“No ideário que passa a reger as relações sociais na Idade Média, a situação de extermínio de pessoas com deficiência começa a ser questionada, a partir do século XII [...]. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 40.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta a tendência que se tinha a interpretar o nascimento de uma criança deficiente na Idade Média:
Nota: 10.0
A
Como uma pessoa com habilidades especiais.
B
Como pessoas que receberam dons divinos.
C
Como um castigo de Deus, como punição de pecados.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “As representações sociais acerca da deficiência, no entanto, são projetadas de maneira ambígua e contraditória. Por um lado, havia uma tendência como um castigo de Deus, como punição de pecados cometidos por seus pais e familiares. Essa interpretação analisava a deformidade dos corpos como um sinal de possessão demoníaca. (Livro-base p. 40)
D
Como pessoas privilegiadas.
E
Como pessoas com altas habilidades físicas.
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia a citação de texto:
“Os princípios filosóficos como aqueles emanados na Declaração de Salamanca [...], ou na Convenção de Guatemala (Decreto nº 3.956/2001), contribuem para direcionar as grandes linhas de ação nas políticas públicas dos governos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p. 118.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que apresenta o que dispõe o Artigo 58 da Lei 9.394/96 sobre a educação especial:
Nota: 10.0
A
Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.
 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é afirmativa correta porque: “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino [...]”. (Livro-base, p.121).
 
B
A educação de excepcionais deve, no que for possível, enquadrá-los no sistema geral de educação a fim de integrá-los à comunidade.
C
Os alunos que apresentam deficiências físicas ou mentais deverão receber tratamento especial de acordo com a lei.
D
A educação especial diz respeito à matrícula de superdotados e com atraso considerável.
E
Entende-se por educação especial aquela destinada aos alunos matriculados na escola regular comum.
 
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto: 

"De acordo com Mendes [...], associado ao movimento da Escola Nova, houve o avanço da psicologia no campo educacional e na identificação de alunos com deficiência intelectual por meio dos testes de inteligência."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 4.
Considerando o excerto acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 2 – O uso dos Testes de Inteligência e Educação Especial, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre os testes:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Realizados em laboratórios para avaliar a anormalidade utilizando animais de várias espécies, com isso os testes foram aceitos e ganharam credibilidade na época.

B
Com estudos realizados em laboratórios experimentais para avaliar a anormalidade de um aluno a partir do grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade, com isso os testes foram fortalecidos.
Esta é a alternativa correta porque: “A partir de então, os testes ganharam força por meio dos estudos desenvolvidos por laboratórios experimentais para avaliar a anormalidade de um aluno a partir do grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade.” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 4).
C
Os estudos eram realizados em laboratórios para avaliar os alunos de diversas idades, com isso os testes ganharam credibilidade.
Você assinalou essa alternativa (C)
D
Os testes eram realizados em clínicas para avaliar a anormalidade de pessoas na terceira idade, com isso os testes foram ganhando espaço.
E
Com os estudos realizados em sanatórios para avaliar a anormalidade de adolescentes e jovens, com isso os testes foram ganhando força.
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto  de texto:
“ No artigo 89, explicita-se o apoio financeiro a iniciativa privada que ofereça atendimento a essa parcela [...] o direito à educação de pessoas com deficiência em classes comuns e a organização do movimento apaeano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013. p.68
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que descreve corretamente o resultado da incorporação do discurso de integração pela sociedade:
Nota: 10.0
A
Resultou na educação especial voltada à prestação de serviços nos campos da reabilitação e da educação terapêutica.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
 esta é afirmativa correta porque: “O discurso de integração resultou numa configuração de Educação Especial como uma área voltada à prestação de serviços nos campos da reabilitação e da educação terapêutica”. (livro-base, p.69).
B
Resultou na educação especial como prestadora de serviço para deficientes severos.
C
Reconhecimento de que o atendimento positivo os deficientes é oportunizado na escola especial.
D
Resultou no atendimento especializado em escolas regulares dos alunos com deficiências múltiplas.
E
Resultou no aumento das matrículas de excepcionais nos centros de reabilitação.
Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Reportar-se ao passado, buscando compreender aspectos da produção cultural humana como expressão da vida material de dada sociedade, amplia a compreensão histórica do homem e colabora para a compreensão dos fenômenos de nossa própria época."  
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 45.
Considerando o fragmento de texto  e as informações da Aula 01, Videoaula do Tema Fatos históricos da educação especial, assinale a alternativa que identifica as fases do extermínio:
Nota: 10.0
A
O extermínio e a valorização da beleza física.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque “Dentro do extermínio temos duas fases: podemos perceber que o primeiro fato era a valorização da beleza física e intelectual e o sacrifício de bebês deficientes e deformados”. (Aula 01, Videoaula 01,  04’23’’ a 08’53’’).
B
O extermínio e a inclusão.
C
A exclusão e a inclusão.
D
A segregação e a exclusão.
E
A integração e a segregação.
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:

“Compreender a Educação Especial é tarefa que exige um olhar contextualizado entre a sociedade [...] pois permanecem indicadores de uma cultura escolar que não dialoga com as vivências do outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 2.
Considerando o fragmento de texto acima e as informações da Aula 3, Videoaula do Tema 1 – Clarificando Conceitos e Terminologias, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre a educação especial:
Nota: 10.0
A
Continua sistematizada na exclusão e no colonialismo, que é a herança de nosso passado colonial.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é alternativa correta porque: "Skliar [...], ele nos afirma que educação especial ainda hoje é pautada na lógica da exclusão e no colonialismo, o que é o colonialismo? É a herança do nosso passado colonial, e essa herança está presente nos indicadores de meritocracia, imposição da cultura da normalidade, dos comportamentos corretos, dos métodos certos, da sexualidade correta, vejam bem aqui, meu caro estudante, essa relação da meritocracia que hoje seria a forma, a expressão que nós utilizamos hoje para a exclusão, quando nós colocamos em situação de desvantagem, a pessoa que vem já em situação desvantagem [...]" (Aula 3, Videoaula do Tema 1 – Clarificando Conceitos e Terminologias – Tempo: 0'41" - 1'31").
B
Baseia-se na educação inclusiva com influência dos senhores feudais.
C
Marcada pelo processo de inclusão que já acontecia nos tempos escravidão.
D
A herança do colonialismo trouxe aspectos importantes de inclusão para pessoas com deficiência.
E
A educação inclusiva tem suas raízes no sistema feudal.
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:
“Podemos supor que nesse grupo de Homo sapiens que caçou o mamute tínhamos pessoas com destacadas habilidades físicas e de liderança necessárias para o arremesso certeiro na costela do mamute e para organização do trabalho coletivo no sucesso da caçada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 1. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 2.
Considerando o fragmento acima e as informações da Aula 1, Videoaula do Tema 1 – Vestígios do talento e da deficiência na pré-história, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre a vida das pessoas com deficiência na pré-história:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
Eram excluídas do grupo por terem deficiência.
Você assinalou essa alternativa (A)
B
Eram exterminadas do grupo por terem deficiência.
C
Faziam parte do bando e eram acolhidas.
Esta é afirmativa correta, pois: “Elas estavam integradas ao grupo, tinham uma vida adulta, pessoas com deficiência também tinha uma vida próspera, nesse sentido de serem acolhidas" (Rota de Aprendizagem da Aula 1, Videoaula do Tema 1 – Vestígios do talento e da deficiência na pré-história, - 3'8”-3'21").
D
Ficavam isoladas e deixadas para trás.
E
Serviam de "chamariz" para os animais da pré-história.
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto: 

"A promoção de inclusão social dos residentes por meio de plano de atividades de equipe multidisciplinar em um espaço de acolhimento e de convivência com as diferenças busca promover o desenvolvimento de habilidades de vida diária, independência e participação social [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 12.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema 5 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre o Decreto n. 7.612/2011:
Nota: 10.0
A
Constitui a Implementação do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência (Plano Viver Bem).
B
Constitui a Implementação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência (Plano Viver Bem).
C
Constitui a Implementação do Plano Nacional da Pessoa Cega (Plano Sem Limites).
D
Constitui a Implementação do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência (Plano Viver Sem Limite).
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é alternativa correta porque: "Nesse contexto, o Decreto n. 7.612/2011, que institui o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência (Plano Viver Sem Limite) [...]" (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 12).
E
Constitui a Implementação do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência (Plano Morar Bem).
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“A tentativa de apreender o significado do preconceito, da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência, em cada momento histórico, requer a significação no tempo e espaço histórico [...] . ” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 35.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente o contexto histórico:
Nota: 10.0
A
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a exclusão
B
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a compreensão de práticas humanas
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a compreensão de práticas humanas que vivemos nos dias atuais” (livro-base, p. 35).
C
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a organização
D
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a exploração
E
Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a formação
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto:

"Essas expressões usadas nas décadas de 1950 e 1960 focalizavam a deficiência e reforçavam o que a pessoa não conseguia executar em função de seu 'defeito ou deficiência'. São termos inadequados porque uma pessoa não é definida por sua deficiência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 3. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 3.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema 1 – Educação Especial e Inclusão: Clarificando Conceitos e Terminologias, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre as terminologias e expressões usadas no passado:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A
O vocabulário mais usados nas décadas de 50 e 60 eram: os loucos e deficientes.
B
As pessoas defeituosas e deficientes eram as expressões utilizadas nas décadas
de 50 e 60.
Esta é alternativa correta porque: “Terminologias e expressões: Os defeituosos. Os deficientes. Essas expressões usadas nas décadas de 1950 e 1960 [...]” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 3, p. 3).
C
Ceguinhos e deficientes, eram termos utilizados com frequência nas décadas de 70 e 80.
Você assinalou essa alternativa (C)
D
As pessoas tinham expressões de deboche, sem nenhum cuidado, nas décadas de 70 e 80.
E
As terminologias e expressões usadas nas décadas de 50 e 60 eram de forma cordial e formal.
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“São escassos os registros das condições de existência de pessoas com deficiências, na origem da humanidade. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 36.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente a condenação à morte das pessoas com deficiência:
Nota: 10.0
A
Período de morte
B
Período de expulsão
C
Período de renovação
D
Período de extermínio
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Pela condenação à morte das pessoas com deficiência, essa fase é denominada de período de extermínio” (Livro-base, p. 37).
E
Período obscuro
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“A antiguidade é o período histórico no qual encontramos menção às primeiras formas de tratamento dadas às pessoas com deficiências. ” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 36.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, identifique a alternativa que apresenta corretamente os locais recorrentes de extermínio de crianças com deficiência:
Nota: 10.0
A
Sudão e Arábia
B
Roma, Brasil e China
C
Coreia, Itália e Chile
D
Atenas, Esparta e Roma
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre o extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários à manutenção da nobreza em seus discursos.” (Livro-base, p. 38).
E
Reino Unido, Havaí e Alemanha
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto: 

"De acordo com Mendes [...], associado ao movimento da Escola Nova, houve o avanço da psicologia no campo educacional e na identificação de alunos com deficiência intelectual por meio dos testes de inteligência."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAKAGUTI, Paula Mitsuyo Yamasaki. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Educação especial e inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 4.
Considerando o excerto acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 2 – O uso dos Testes de Inteligência e Educação Especial, de Educação Especial e Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre os testes:
Nota: 10.0
A
Realizados em laboratórios para avaliar a anormalidade utilizando animais de várias espécies, com isso os testes foram aceitos e ganharam credibilidade na época.

B
Com estudos realizados em laboratórios experimentais para avaliar a anormalidade de um aluno a partir do grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade, com isso os testes foram fortalecidos.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A partir de então, os testes ganharam força por meio dos estudos desenvolvidos por laboratórios experimentais para avaliar a anormalidade de um aluno a partir do grau de inteligência em relação aos alunos da mesma idade.” (texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 2, p. 4).
C
Os estudos eram realizados em laboratórios para avaliar os alunos de diversas idades, com isso os testes ganharam credibilidade.
D
Os testes eram realizados em clínicas para avaliar a anormalidade de pessoas na terceira idade, com isso os testes foram ganhando espaço.
E
Com os estudos realizados em sanatórios para avaliar a anormalidade de adolescentes e jovens, com isso os testes foram ganhando força.
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o excerto do texto:
“[...] No Brasil, diante desse cenário mundial, são criadas as primeiras instituições especializadas com objetivos e práticas semelhantes ao contexto europeu [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes. 2013. p 45.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial, assinale a alternativa que identifica as duas instituições criadas na época do Império por D. Pedro II:
Nota: 10.0
A
Casas de deficientes
B
Casa Dom Pedro para deficientes
C
Casas médicas imperiais
D
Pequeno Deficiente e Amigos dos deficientes
E
Instituto Benjamin Constant e Instituto Nacional de Educação de Surdos
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] as duas primeiras instituições para pessoas com deficiência visual e surdez, criadas à época do Império por Dom Pedro II, existem até hoje como centros de referência nacionais, mantidos pelo governo federal. São elas o Intituto Benjamin Constant (1854) e o Intituto Nacional de Educação de Surdos – Ines (1857), ambas no Rio de Janeiro". (livro-base, p. 45).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais