Buscar

Aula 1 Antropologia e Alimentação

Prévia do material em texto

Antropologia 
e 
Alimentação
Prof. Me Camila Leonel 
Conceito de cultura na história
A palavra cultura vem do latim e significa cultivar, tratar (Ferreira, 1999). 
Com este mesmo significado da palavra em latim, cultura se refere a tudo que é cultivado pelo homem. 
Ex: falamos em cultura de soja, em cultura de bactérias ou em cultura de subsistência.
Conceito de cultura na história
Cícero (106-43 a.C.), cônsul da República romana, fala em cultura animi, que seria o cultivo do espírito, pois a alma era como um campo a ser cuidado. (Vannucchi, 2002). 
Esse conceito vem sendo discutido pelos homens desde a Antiguidade com vários significados que são válidos até os dias de hoje.
Meados do século XVI
A palavra cultura vai ser utilizado na Renascença, opondo o homem culto aos animais e aos “bárbaros”. 
Durante o Iluminismo, cultura será o atributo daquele que tem propriedade em ciências, letras e artes (RIVIÈRE apud BOUDON et al., 1990).
Cultura ainda teve o significado de civilização no século XIX. Ainda hoje, utilizamos o vocábulo com essa acepção, mas cultura e civilização não têm o mesmo sentido. 
O termo civilização se consolida na Europa durante o século XVII.
Século XVII
A palavra cultura indica certo estado de desenvolvimento, um acúmulo de progressos técnicos, intelectuais e sociais (TAYLOR apud BONTE; IZARD, 1991). 
Ele se coloca como um ideal a ser alcançado pelos outros povos, e, com a pretensão de “civilizar” outros povos considerados menos evoluídos, cruéis expansões coloniais foram justificadas.
Os civilizados também podem ser aqueles que se opõem aos primitivos ou selvagens.
Século XIX
A palavra cultura se tornará um termo central na Antropologia cultural, ciência que surge nesse momento e vai, logo nos seus primórdios, definir este conceito.
Nesse início da Antropologia, o conceito de cultura é definido por Edward Tylor, um de seus pais fundadores, da seguinte forma:
“Tomada em seu amplo sentido etnográfico, é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
(TYLOR, apud LARAIA, 2007, p.14)
Em um país desigual, como o nosso, pensar sobre cultura com o sentido atribuído pela Antropologia nos ajuda a descontruir preconceitos. 
O funk é uma manifestação cultural, assim como a música clássica. Da mesma forma, o samba e o balé clássico são danças. 
Não existe hierarquia entre manifestações culturais, elas somente são diferentes umas das outras.
Reconhecer que existem culturas diferentes será importante na sua atuação profissional. 
Não se pode fazer julgamentos de valor sobre as crenças, valores, conceitos e hábitos dos seus pacientes ou do seu público-alvo.
Edward Taylor
Deu a primeira definição formal de que a cultura é vista como um feixe de hábitos. 
Existem definições mais atuais, que dão mais dinamismo ao conceito.
Clifford Geertz
Foi Geertz (1989) que disse que a cultura é “um conjunto de mecanismo de controle – planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de ‘programas’) para governar o comportamento”. 
O autor pensa também que o homem, enquanto animal, depende desses mecanismos de forma muito importante. E nada disso faz parte da nossa biologia. 
São valores, crenças, hábitos e visões de mundo que são aprendidos pelos homens com seus semelhantes.
Ruth Benedict
Foi Benedict (2019) que formou a famosa metáfora sobre o conceito de cultura. Ela diz que “cultura é uma lente através da qual vemos o mundo”. 
Essa comparação é muito pertinente, uma vez que ela indica que os homens veem o mundo através dos “óculos” de sua cultura, que é colado em seu rosto depois do nascimento. 
Cada cultura tem a sua lente, que serve somente para enxergar aquele modo de existir. Quando olhamos outras culturas com a nossa lente, as vemos desfocadas, feias, erradas.
Mesmo com todas as culturas se equivalendo, porém existem culturas em desacordo com a lei e com nossos valores que desejamos extinguir. 
Por exemplo, aquelas culturas que representam um atentado à dignidade da pessoa humana, princípio de nossas leis.
Que culturas são essas? A cultura da violência, do machismo, do racismo, da xenofobia (aversão aos estrangeiros), da misoginia (aversão às mulheres), da intolerância religiosa, da destruição do meio ambiente etc.
Cultura e Alimentação
A cultura condiciona os sistemas alimentares e tem um papel fundamental na visão de mundo dos indivíduos. 
A categoria comida é culturalmente determinada, assim como as formas de explorar os recursos e de classificar os alimentos. 
A cultura pode também interferir no plano biológico (LARAIA, 2007) Vamos ver, por exemplo, um caso bastante conhecidos pelo senso comum:
Quais os mitos alimentares 
vocês conhecem mais defendidos pelo senso comum?
Outra característica levantada por Laraia (2007) é o dinamismo das culturas. Efetivamente, não podemos pensar as culturas como algo terminado ou estático. A cultura é, antes de mais nada, um processo, que está em constante transformação.
É o caso da linhaça, da chia, da quinoa, da farinha de amêndoas, do goji berry, dos produtos sem glúten, dos laticínios sem lactose. Esses produtos surgiram no esteio da busca por uma alimentação mais saudável e que possibilite o emagrecimento.
Nutricionista e a Cultura
Existe relação?
Nutricionista e a Cultura
Importante compreender que é nesse processo que os indivíduos de determinada cultura vão aprender a gostar de certos alimentos, vão desenvolver seus hábitos e suas preferências alimentares, vão criar conceitos sobre o que é uma alimentação saudável etc.
Etnografia
A etnografia é o método por excelência da Antropologia;
Etnografia vem do prefixo grego etno, que significa povo ou nação, e do sufixo grafia, cujo significado é escrever, ou seja, é a descrição do modo de vida de determinada sociedade.
ETNOGRAFIA 
A etnografia é o método por excelência da Antropologia. Assim, o antropólogo é quem produz os dados necessários para sua pesquisa.
Para isso, ele precisa ir a campo e estar em contato com seu objeto de estudo, seja na Nova Guiné ou em um baile funk.
A técnica utilizada é a da observação participante.
ETNOGRAFIA 
A etnografia é o método utilizado na Antropologia;
Para coletar dados para sua pesquisa, o antropólogo precisa ir a campo e procurar se imbuir da cultura que pretende estudar;
A palavra etnografia significa literalmente escrever uma cultura;
ETNOGRAFIA
O método da etnografia e a técnica da observação participante é bastante utilizados por outras ciências na atualidade. Em relação à Nutrição, não poderia ser diferente. 
Pesquisadores da área utilizam a etnografia em enquetes nutricionais e na implementação de programas e políticas de saúde pública relacionados à nutrição.

Continue navegando