Buscar

UN3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Avaliação Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iniciado em
	domingo, 14 mai 2023, 08:11
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 14 mai 2023, 08:13
	Tempo empregado
	1 minuto 43 segundos
	Avaliar
	1,70 de um máximo de 1,70(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
A reflexão sobre diversidade cultural perpassa pela perspectiva da educação e cultura. Isso porque compreende que a escola é um espaço propício para fundamentar esta temática, visto que ela tem como consequência a alteridade, a humanização e a cidadania, pontos nos quais a escola procura agir e questionar juntamente com toda a sociedade e o ambiente educacional. Nesse sentido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
(1) O diálogo sobre a diversidade cultural nos espaços escolares propicia a reflexão acerca das transformações, permanências e rupturas no embate entre os valores da tradição e da modernidade, o que promove o respeito às diferenças.
Porque
(2) Diante de um sistema de símbolos passíveis de interpretação, a cultura é um contexto capaz de refletir esses significados de forma inteligível. Assim, entender a cultura de determinado grupo significa considerar sua universalidade sem reduzir sua particularidade.
A respeito dessas duas assertivas, assinale a resposta CORRETA.
Escolha uma opção:
a. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b. As duas assertivas são falsas.
c. A primeira assertiva é verdadeira, e a segunda é falsa.
d. A primeira assertiva é falsa, e a segunda é verdadeira.
e. As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Questão 2
Conforme Seehaber e Machado (2007, p. 86), a educação intercultural não surge somente por “razões pedagógicas, mas por motivos sociais, políticos, ideológicos e culturais.” Nas últimas décadas vem crescendo a consciência das diferentes culturas presentes no tecido social brasileiro – que são expressões de uma educação para autonomia. Tais culturas, por pressão social de seus movimentos articulados, tendem a seu reconhecimento e valorização. 
Desse modo, sobre a educação para autonomia, marque a alternativa CORRETA.
Escolha uma opção:
a. A educação para autonomia acontece quando a escola trabalha temas que ela julga necessários.
b. A educação para autonomia leva o professor a refletir sobre o seu processo de condução do ensino-aprendizagem sem densconsiderar seus valores, crenças e preconceitos.
c. A educação para autonomia pressupõe independência do aluno e submissão do professor.
d. A educação para autonomia proporciona uma liberdade de pensamentos e atitudes da equipe pedagógica escolar, o que proporciona uma autoridade de ações da escola perante os alunos.
e. A educação para autonomia deve desenvolver nos alunos a visão crítica, realista e presente, permitindo que o universo social esteja em sintonia com a escola.
Questão 3
O conceito de cultura, de acordo com Godoy e Santos (2014), surgiu no séc. XVIII, na França, e foi repassado posteriormente à Alemanha e à Inglaterra. Naquele momento, cultura significava um ideal universal, sendo associada à ideia de progresso, educação e razão. No entanto, o termo cultura acompanhou a evolução societária. Dessa forma, os autores explicitam os vários conceitos de cultura. Marque a alternativa que apresenta as três concepções antropológicas de cultura.
Escolha uma opção:
a. Concepções histórica, moderna e estrutural.
b. Concepções histórica, artística e literária.
c. Concepções descritiva, simbólica e estrutural.
d. Concepções histórica, simbólica e estrutural.
e. Concepções descritiva, moderna e estrutural.
Questão 4
Um currículo, na perspectiva da diversidade cultural, possibilita diálogo entre diferentes culturas. Isso significa o respeito à variante linguística dos alunos, à inclusão na escola de elementos da cultura popular, ao conhecimento das tradições e ao significado de diferentes aspectos da cultura negra, da cultura indígena e da cultura de outros grupos marginalizados socialmente. Desse modo, marque a alternativa que contempla como devem ser desenvolvidos trabalhos com essa abordagem na escola.
Escolha uma opção:
a. A diversidade cultural e as diferenças culturais e sociais presentes na escola precisam ser trabalhadas pelas famílias dos alunos, e não pelos profissionais da educação, visto que a cultura está relacionada com valores.
b. A diversidade cultural deve ser trabalhada pelos professores de História, pois são os profissionais mais aptos da escola para trabalhar tal temática e promover o respeito a todas as diferenças.
c. A diversidade cultural deve ser trabalhada no desenvolvimento de atividades, como palestras e reflexões nos dias de comemorações especiais, como o Dia da Consciência Negra, mostrando para todos os alunos a importância de não se ter preconceito. Assim, a escola já cumpre a sua missão de trabalhar a diversidade cultural.
d. A diversidade cultural deve ser trabalhada em eventos realizados em ocasiões especiais, como o Dia da Consciência Negra, da Pessoa com Deficiência, do Negro, ou do Folclore. Essa ação já cumpre o papel da escola na perspectiva da diversidade cultural.
e. A diversidade cultural deve ser trabalhada na escola e perpassar todo o currículo, à medida que o professor procura no dia a dia eliminar preconceitos, dar voz aos alunos de diferentes origens culturais e valorizar as diferentes manifestações culturais.
Questão 5
Antropologia e educação são interligadas, pois as duas voltam para a expressão do homem, com influência nas criações humanas, além de ser, a educação, em particular, a educação escolar, um campo em que acontecem muitos encontros e desencontros entre o “eu” e o “outro”. Desse modo, a escola pública, no momento em que se apresenta à sociedade como um espaço social aberto a todos (a educação é direito e dever de todos os cidadãos), torna-se um dos locais que representa:
Escolha uma opção:
a.  A igualdade de estilos, costumes e modos de vidas. A escola pública promove a união e igualdade das culturas.
b. O autoritarismo, visto que a escola pública é o local em que o conhecimento é produzido e repassado.
c. A variedade da composição social e cultural do país. A escola pública é, antes de tudo, pela sua própria definição, um lugar de convivência entre os diferentes componentes da sociedade.
d. A regionalidade de um povo e, dessa forma, atualmente, a escola pública consegue promover uma igualdade, banindo todas as formas de preconceito e bullying.
e. A diversidade de métodos e formas de ensino e aprendizagem, o que promove harmonia na escola pública, visto que é o local que expressa uma única cultura conforme a idade dos alunos na sala.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando