Buscar

RESENHA AC II

Prévia do material em texto

RESENHA AC II 
Discente: Letícia da Silva Azevedo
DRE: 120163447
 O nutricionista do Setor de Alimentação Coletiva deve sempre priorizar minimizar os impactos gerados no meio ambiente. E com isso é de suma importância que a gestão de resíduos sólidos orgânicos no setor de alimentação coletiva saiba da grande importância para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade, sendo uma questão importante para garantir a sustentabilidade ambiental e a saúde pública. 
 De acordo com o documentário “A cultura do desperdício”. Todos os alimentos deveriam ser consumidos por inteiro. Tem muita gente passando fome e desperdício é uma coisa com relação a ética!
E se nós quisermos, nós podemos fazer algum tipo de reaproveitamento, de uso de partes convencionais e não convencionais, como cascas, sementes e etc... O brasileiro tem essa cultura do desperdício pois nunca passou por uma guerra, quem desperdiça é o que tem a desperdiçar. E eu concordo em partes com isso.  
   A quantidade de resíduos gerados em cozinhas industriais e restaurantes pode ser significativa, incluindo restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, borras de café, entre outros. Uma das estratégias para gerenciar esses resíduos é a compostagem, que é um processo de decomposição natural em que os resíduos são transformados em adubo orgânico. Esse adubo pode ser utilizado na agricultura, paisagismo e jardinagem, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos.
  Para implementar a gestão de resíduos sólidos orgânicos em um estabelecimento de alimentação coletiva, é necessário adotar algumas medidas. Primeiramente, é importante conscientizar os colaboradores sobre a importância da separação dos resíduos orgânicos e a destinação correta desses resíduos. A instalação de coletores específicos para resíduos orgânicos também é uma prática recomendada.
Além disso, é importante estabelecer parcerias com empresas especializadas em coleta e tratamento de resíduos sólidos orgânicos, que possam fornecer orientação e equipamentos adequados para a realização da compostagem. Também é possível desenvolver parcerias com produtores locais para a utilização do adubo orgânico gerado a partir da compostagem. 
  E para lidar com esse desafio, é de suma importância implementar uma série de medidas de gestão de resíduos sólidos orgânicos no setor de alimentação coletiva. Como, sempre separar os resíduos orgânicos dos não orgânicos, armazenar os resíduos orgânicos em ambiente adequado, quando for transportar os resíduos para um lugar adequado levando para uma composteira.

Continue navegando