Buscar

Exerc_cio_sistema_digest_rio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício sistema digestório
1 – Quais são os processos digestórios e suas funções?
2- Quais são as principais secreções gastrointestinais e suas funções?
3- Qual a importância da motilidade do trato gastrointestinal?
4- Descreva os três processos de contrações musculares que ocorrem no trato gastrointestinal.
5- Descreva as características do sistema nervoso entérico. 
6- Descreva a função dos hormônios gastrointestinais. 
7- Descreva a fase cefálica da digestão.
8- Qual a função da saliva?
9- Qual a função do muco e bicarbonato no processo de digestão?
1- Que processos ocorrem na fase gástrica da digestão?
11 – Quais são as secreções gástricas e suas funções?
12- Que processos ocorrem na fase intestinal da digestão?
13- Qual o papel do pâncreas e fígado na digestão?
14- Descreva os processos de digestão das gorduras, carboidratos e proteínas.
15- Qual a função do intestino grosso no processo de digestão e absorção?
Resposta 
1-digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processosmecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos Sistema Digestório é constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos; para o desenvolvimento e manutenção do organismo.
2-A secreção é a adição de líquidos, enzimas e muco ao lúmen do trato gastrointestinal (TGI). Essas secreçõessão produzidas pelas glândulas salivares (saliva), células da mucosa gástrica (secreção gástrica), células exócrinas do pâncreas (secreção pancreática) e pelo fígado (bile).
As funções primárias do trato gastrointestinal (GI) incluem a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes. Os múltiplos órgãos do sistema GI secretam várias substâncias no lúmen para auxiliar na digestão e/ou na regulação da função GI. A maioria das secreções digestivas têm origem nas glândulas salivares, estômago, pâncreas e vesícula biliar, embora os intestinos também secretem fluídos e muco, fundamentais para proteger as suas paredes internas.
3- motilidade esofágica é o principal componente da deglutição, em que a passagem do alimento em direção ao esôfago desencadeia um movimento peristáltico primário, deslocando-o do início do esôfago com a musculatura estriada e propagando-se ao longo da musculatura
motilidade GI caracteriza-se por padrões distintos de atividade contrátil durante os períodos de jejum e pós-prandial. Isto é particularmente evidente no estômago e no intestino delgado. O período de jejum é caracterizado por um fenômeno motor cíclico denominado complexo motor migratório.
4-Peristalse: Contrações coordenadas, em forma de onda, que movem o material para jusante através do trato GI, em última análise, em direção ao reto.
Segmentação: Contrações musculares circunferenciais (ou seja, de aperto)
Força alguns conteúdos para frente e outros para trás
As contrações de segmentação ocorrem em vários locais próximos em simultâneo.
Permite misturar, agitar e amassar o material alimentar 
Ocorre no estômago e intestinos.
Contração e relaxamento dos esfíncteres: Os esfíncteres são bandas circulares de músculo liso que estão geralmente contraídas no seu estado basal → impedem que os alimentos passem para o próximo segmento do trato GI.
A regulação do relaxamento do esfíncter permite o controlo do movimento através do trato GI.
5-O sistema nervoso entérico constitui-se em uma rede de neurônios pertencentes ao sistema digestivo (pâncreas, vesícula biliar e trato gastrointestinal) e é sistema nervosoautônomo. Divide-se em três partes de acordo com as funções e anatomia: simpático, parassimpático e sistema entérico.
sistema nervoso entérico é composto principalmente por células gliais, as células da glia entérica (CGE) e por neurônios entéricos. Estes tipos celulares fa- zem parte de uma complexa rede que controla a motilidade gastrointestinal, se- creção, absorção de nutrientes, o fluxo sanguíneo e processos inflamatórios.
6-Os hormônios que controlam a digestão são a gastrina, a secretina e colecistocinina.
- A gastrina faz com que o estômago produza ácido que dissolve e digere alguns alimentos. Também é necessária para o crescimento normal da mucosa do estômago, intestino delgado e cólon.
- A secretina faz com que o pâncreas secrete um suco digestivo rico em bicarbonato. Estimula o estômago a produzir pepsina, uma enzima que digere as proteínas, e o fígado para que produza bile.
- A colecistocinina faz com que o pâncreas se desenvolva e produza as enzimas do suco pancreático e faz com que a vesícula biliar se esvazie
7- fase cefálica constitui-se de estímulos sensoriais (olfatório, visual, etc) mais o pensamento sobre consumo de comida, que causam aumento do fluxo parassimpático excitatório neural para todo o trato gastrointestinal (TGI).
A fase cefálica começa antes mesmo que a comida chegue ao estômago e envolve a preparação do organismo para a alimentação e a digestão. Ela é estimulada pelo aroma e gosto e também pela mastigação, deglutição e reflexos condicionados em antecipação de alimento
8-Com a função de lubrificar e umedecer o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos em uma massa fácil de ser digerida, a saliva pode também indicar outras disfunções no organismo
9-A defesa da camada mucosa do estômago é constituída de muco e bicarbonato, cuja função principal é evitar o contato do ácido clorídrico com as células do epitélio.
O muco produzido pela porção superior do esôfago evita a escoriação mucosa causada pela entrada do alimento, enquanto a secreção da sua porção distal protege a parede da digestão por sucos gástricos ácidos, que com frequência refluem do estômago
10- fase gástrica inicia após passagem do alimento em direção ao estômago, órgão que tem função de armazenamento, secreção do fator intrínseco para absorção de vitamina B12, digestão química e mecânica, mistura dos alimentos, entre outras. Após uma refeição, a secreção aumenta rapidamente e ocorre em três fases: cefálica, gástrica e intestinal .
11- Constituintes Inorgânicos: depende da intensidade da secreção. Secreção de H+ é um processo energético intenso. H+, K+, Cl+ são os componentes inorgânicos do suco gástrico.Constituintes Orgânicos: pepsinogênio (pró-enzima inativa da pepsina), fator intrínseco (necessário para a absorçãoo da vitamina B12).
12-Nessa fase, o suco intestinal é lançado no alimento: a maltase, que hidrolisa a maltose em glicose; a sacarose, que transforma sacarose em glicose e frutose; a lactase, que quebra a lactose em glicose e galactose, entre outros.
13-Estimula o estômago a produzir pepsina, uma enzima que digere as proteínas, e o fígado para que produza bile. - A colecistocinina faz com que o pâncreas se desenvolva e produza as enzimas do suco pancreático e faz com que a vesícula biliar se esvazie.
14-digestão dos lipídeos começa na boca e continua no estômago através da ação das lipases (enzimas-módulo proteínas), que quebram as ligações dos ésteres de ácidos graxos (triglicerídeos), liberando os ácidos graxos.
digestão de proteínas não ocorre na boca, mas ao longo do percurso passando pelo sítio principal de digestão das proteínas - estômago, através da enzima Pepsina, nas células acinares pancreáticas pelas enzimas tripsina, quimiotripsina, elastase e carboxipeptidades A e B, e nos enterócitos as enzimas .
A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago. No intestino delgado sofre ação da amilase pancreática que desdobra todo o amido restante em maltose.
15-A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável peloarmazenamento e pela eliminação da massa fecal.

Continue navegando

Outros materiais