Buscar

Exerc 4 Os novos rumas da EJA no Brasil a partir dos anos 70

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício - Os Novos Rumos da Eja no Brasil a Partir dos Anos 70
1. No Brasil, em termos educacionais, há uma determinação legal, que cria projetos de educação para Jovens e Adultos - focados na alfabetização - durante o período da Ditadura Civil Militar.  O nome desse projeto é:  
A - MOBRAL
B - Programa Nacional de Alfabetização 
C - PROEJA 
D - Fundação EDUCAR
E - Movimento Nacional pela Alfabetização
Resposta correta: A 
2.Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue o item subsequente:  
I - O processo ensino/aprendizagem com jovens e adultos pressupõe que o docente articule em sua práxis os conhecimentos que pretende transmitir e os já adquiridos pelos alunos.  
II - A articulação entre a proposta pedagógica e a vivência dos alunos facilita o aprendizado na EJA e em qualquer fase da vida escolar.  
III - O educador deve entender que os estudantes não são dotados de experiências que antecedem a sala de aula e isso não pode ser ignorado, imagine então com um adulto, logo vem a importância de valorizar e respeitar o tempo, a trajetória e a faixa etária dos alunos especialmente os da EJA.  
IV - A proposta pedagógica e a vivência dos alunos com certeza devem estar vinculadas para que o aprendizado ocorra com mais fluidez. 
Estão corretas as afirmativas: 
A - As alternativas I, II, III e IV 
B - Apenas I, II e III 
C - Apenas I, III e IV 
D - Apenas II, III e IV 
E - Apenas I e II 
Resposta correta: A
3. O olhar dos projetos contemporâneos de EJA são definidos a partir das resoluções do início do século XXI, neste sentido os Projetos de EJA tem como característica: 
A - A normatização do PROEJA ocorreu por Decreto, o que trouxe considerável desconforto para as escolas da rede federal de educação profissional, mas é a linha estatal defendida por Freire.  
B - EJA trouxe categorias de análise até então invisíveis para a educação profissional, tais como gênero, etnia, opção sexual, éticas religiosas, proposta tida como fundamental para Freire.  
C - O EJA atualmente traz tensões e possibilidades para a instituição escolar que, muitas vezes, não são bem-vindas, causam constrangimento e incomodam, sendo que o projeto freiriano estabelecido em projetos, sendo uma deturpação.  
D - A concepção curricular dos atuais projetos de EJA não está subordinada à integração da rede, mas a construção da valorização do sujeito como essência.  
E - Os pressupostos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, tendo uma marca da obra de Paulo Freire, considera que o aluno aprendeu antes de entrar na escola, portanto sua promoção a qualquer tempo é possível, não há necessidade do cumprimento rigoroso do calendário escolar. 
Resposta correta: D
4. Hoje em dia, não há dúvidas de que a educação escolar no Brasil é vista como essencial e indispensável. A própria Constituição da República Federativa do Brasil (1988) elege a Educação como um dos direitos do indivíduo, que é, ainda, enfatizado por outras leis e políticas governamentais e de Estado. O surgimento de diversas modalidades de ensino durante o século XX é um exemplo de como a educação escolar vem se tornando cada vez mais acessível a todos. A Educação de Jovens e Adultos é um exemplo claro desse fenômeno, na medida em que busca:  
A - Dar acesso ao jovem de baixa renda à escola.
B - Combater a evasão escolar e o abandono na educação básica. 
C - Reparar a violação de um direito que foi negado ao indivíduo. 
D - Estender o tempo de escolaridade dos alunos desfavorecidos. 
E - Atender o excesso de matrículas do ensino regular. 
Resposta correta: C
5. O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar à noite à escola, se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho. Considerando este contexto, constata-se a:  
A - Preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego. 
B - Distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona. 
C - Necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador. 
D - Organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola.  
E - Importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho.
Resposta correta: C

Continue navegando