Buscar

CONTEXTUALIZADA TÓPICOS INTEGRADORES I

Prévia do material em texto

Sabe-se que a educação é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, portanto a baixa qualidade de ensino e o desempenho dos estudantes torna-se um fator preocupante. O vídeo em análise, pode ser um exemplo de dificuldade que a professora encontra mesmo diante das mudanças tecnológicas na sala de aula. Dessa forma, faz se necessário que se busque propostas, soluções para construir um novo campo de conhecimento, novos métodos e estratégias de ensino para que o aluno possa ser um sujeito ativo na produção do conhecimento. 
Para isso, o professor precisa de mais abordagem com implicações didáticas, colocando assim, o professor como conhecedor do processo de aprendizagem, da natureza dos conteúdos e das intervenções mais adequadas para ensinar, valendo ressaltar que não adianta trazer novas tecnologias se o método continua o mesmo, pois é sabido que as aulas com muitos conceitos, formulas e regras, e com muitas repetições de exercícios, ainda são usados hoje em dia, porém sabe-se que não são a melhor opção. Esses procedimentos podem ser usados desde que tenham coerência com os objetivos propostos pelo planejamento, e que tragam reflexão, e gere discussão em grupo. O que pode promover a prática docente da professora protagonista é colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem e apresentar a ele situações problemas para resolver. O professor é mediador, e, ajuda a construir os conceitos e faz com que o aluno tenha mais autonomia e consciência, confiança no que está fazendo. Mas será que é o suficiente? No livro Didática da Matemática, Roland Charnay afirma: "O aluno deve ser capaz não só de repetir ou refazer, mas também de ressignificar diante de novas situações, adaptando e transferindo seus conhecimentos para resolver desafios".
O professor precisa trazer obstáculos para que o aluno possa pensar em possíveis caminhos para resolvê-los. O docente precisa criar situações que nem tudo fique explicito, assim, fazendo com que o aluno resolva usando a sua própria lógica. Isso serve para toda e qualquer disciplina. Fa

Continue navegando