Buscar

Prévia do material em texto

Biblioteconomia e sua relação com a Arquivologia e a Museologia.
RESUMO:
O campo da informação apresenta diversas concepções e controvérsias. As relações entre Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia se baseiam na existência e aplicações dos profissionais, em especial no âmbito das praticas documentais e informacionais. Essas relações estão vinculadas aos aspectos da política e mediação cultural. 
INTRODUÇÃO: 
A biblioteconomia lida com diversas perspectivas de práticas interdisciplinares, possuindo fronteiras internas vinculadas vinculadas ao campo da informação, quando se relaciona diretamente com disciplinas como a Arquivologia e a Museologia.
A biblioteconomia se relaciona de formas diferentes co a Arquivologia e a Museologia, pois embora pareçam semelhantes elas possuem particularidades que devem ser respeitadas. As biblioteconomia em conjunto com a arquivologia e a museologia formam o núcleo de atuação profissional do campo da informação.
2. RELAÇÕES HISTÓRICAS NO CAMPO DA INFORMAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA E MUSEOLOGIA
O conceito Informacional não é único, os quais podemos dividir em: Ciência da Informação, Ciências Sociais Aplicadas e Biblioteconômico-informacional. 
A Ciência da Informação, envolve as disciplinas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Documentação e também tem relação com o campo da Comunicação, formalizando uma relação concreta entre informação e comunicação;
As Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Tecnológicas, que investiga os conceitos e práticas de informação sob diversas óticas, processos, fluxos e suportes;
A Biblioteconomia-informacional está atrelada as noções como economia da informação, gestão da informação, processos da informação, que auxiliam na aplicação dos conceitos de informação no âmbito da cultura, política e educação.
2.1 RELAÇÕES ENTRE BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA
As relações históricas entre a Biblioteconomia e a Arquivologia vem desde as suas origens por estarem ligadas ao surgimento dos suportes escritos do conhecimento humano, porém com o passar do tempo cada uma dessas disciplinas foram sendo constituídas por suas particularidades. A principio por técnicas e procedimentos, conservação, guarda, organização recuperação e acesso, e recentemente ao uso da informação.
2.1.1 CONCEITO DE DOCUMENTO: 
A ideia de documento na Biblioteconomia está ligada à construção de técnicas e linguagens documentárias com múltiplas linguagens e finalidades no fazer das bibliotecas, como organização de acervos, mensuração da produção científica e mediação e disseminação de livros, artigos, revistas e demais suportes bibliográficos/documentais para acesso e uso.
Na Arquivologia o documento toma uma maior dimensão. Para Paes (2006) o documento de arquivo é aquele produzido ou recebido recebido por uma instituição seja esta pública ou privada, no exercício de suas atividades, por pessoa física no decurso de sua existência, com caráter institucional, jurídico ou administrativo.
2.1.1 CONCEITO DE INFORMAÇÃO:
Na Biblioteconomia, informação tem ampla dimensão no sentido do objetivo da biblioteca ser digital e preservar os recursos informacionais, relata Choi; Rasmussen (2006).
Silva (2014) destaca que o significado de informação na biblioteca passa pelas seguintes condições pragmáticas: 
· A densidades semântica da informação em biblioteca contemplada pelo acesso varia das fontes de informação; 
· É por meio dos serviços de informação que as fontes de informação são mediadas/disseminadas pelas bibliotecas;
· Os serviços de informação tem a finalidade de promover a informação para diversos setores da Biblioteconomia;
· A informação em biblioteca quando pensada a partir de fundamentos cotidianos podem ser levados a sua plenitude.
A arquivologia possui uma dimensão mais institucional, de acordo com Silva (1999) o arquivo emerge, sistêmico, do fenômeno da informação mergulha nas raízes da ação humana centrada na sociedade.
2.2 RELAÇÕES ENTRE A BIBLIOTECONOMIA E MUSEOLOGIA
A relação entre a Biblioteconomia e a Museologia são bem menos intensa do que a relação entre a Biblioteconomia e a Arquivologia, uma vez que a Museologia faz parte da chamada Ciências documentais, uma vez que os museus são espaços focados em conservar obras de arte, sendo distintos dos documentos escritos.
Portanto a relação entre as duas disciplinas permite a utilização de técnicas, a Biblioteconomia das atividades de política e mediação cultural por intermédio das bibliotecas e a Museologia das técnicas em Biblioteconomia e da documentação para a organização e preservação da memória artística e cultural.
CONCLUSÃO:
Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia possuem particulares que caracterizam a proximidade entre cada uma de SUS área. A relação entre elas são a base da historia da humanidade relatada em fatos, fotos, objetos, fósseis e demais documentados onde um complementa e comprova a existência do outro, e buscam reconhecimento amplo na atuação das bibliotecas, arquivos e museus, além do reconhecimento dos profissionais que gerenciam esses ambientes.
BIBLIOGRAFIA: 
CHOI, Y.; RASMUSSEN, E. What is needed to educate future digital librarians. D-lib 
magazine, [S.l.], v. 12, n. 9, p. 1-8, Sept. 2006. 
SILVA, A. M. et al. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: 
Afrontamento, 1999. 
SILVA, J. L. C . Múltiplas interlocuções da informação no campo da Ciência da 
Informação no âmbito dos fundamentos técnicopragmáticos, humanos e científicos. 2014. 
490f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de P ós-Graduação em 
Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da 
Bahia, Salvador, 2014. Orientadora: Profa Dra Henriette Ferreira Gomes.