Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS

Prévia do material em texto

Disc.: ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS   
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	01/05/2023
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Macroambiente é composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. 
Neste contexto, sobre o MACROAMBIENTE, assinale a alternativa CORRETA: 
 
		
	
	O Macroambiente exerce pouca influência sobre as organizações.
	
	O Macroambiente é muito influenciado pelas organizações.
	
	É o ambiente mais próximo das operações realizadas pelas organizações.
	
	As variáveis do Macroambiente atuam de uma maneira isolada.
	 
	Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação.
	Respondido em 01/05/2023 15:47:20
	
	Explicação:
Ambiente Geral ou Indireto ou Maior ou Macroambiente: 
É o ambiente mais distante. Exerce influência sobre as organizações, mas é pouco influenciado por elas. Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação. É composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. Estas variáveis atuam de uma maneira integrada, sendo que a variação de uma delas pode influenciar bastante ou quase nada as outras. Por exemplo: a estabilidade econômica, uma variável política, pode reduzir a inflação, aumentando o poder aquisitivo da população. Esta, por sua vez, é uma variável econômica, que influencia a demanda de mercado.
Sendo assim, a alternativa ser assinalada é: Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação.
 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Após trabalhar por quatro anos em empresa de assistência técnica de eletrodomésticos, Enzo percebe em seu bairro uma demanda não atendida por lojas de produtos para animais de estimação. Enzo não domina os processos de trabalho nesse ramo, mas decide iniciar uma trajetória de mudança profissional.
A respeito do processo de escolha do novo negócio no caso relatado, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	O novo negócio não terá sucesso, pois para um pequeno empreendedor, só é viável iniciar com base em um novo conceito, para que não haja concorrentes.
 
	
	Enzo certamente não se baseou em necessidade dos consumidores para iniciar o novo negócio, pois ele não trabalhava no ramo da empresa.
 
	 
	O novo negócio poderá ter sucesso caso Enzo compreenda e planeje corretamente a noção de criação de valor a seus consumidores, o que não implica, necessariamente, em novos produtos ou preços baixos, mas um correto posicionamento do negócio.
	
	Pode-se dizer que Enzo inicia o novo negócio com base em uma derivação de ocupação, pois amplia os produtos e serviços com os quais já trabalha.
 
	
	Por não envolver nenhuma inovação em produto, o novo negócio de Enzo não terá êxito.
 
	Respondido em 07/05/2023 15:50:09
	
	Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 2, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da organização das empresas na administração de novos negócios. 
· Conforme se vê em aula, novos negócios precisam criar algum valor aos clientes, o que não significa, obrigatoriamente, inovação em produto ou criação de novo conceito.
· A derivação de ocupação ocorre quando o profissional aproveita seus conhecimentos e se mantém, mais ou menos, no mesmo ramo. Para o caso relatado, Enzo deveria prestar algum serviço relacionado à sua profissão anterior, o que não acontece no caso de um pet shop.
· É possível que Enzo tenha se baseado em necessidade dos consumidores, pois, conforme relata o enunciado, percebeu uma demanda não atendida no bairro. A criação de valor, nesse caso, seria a comodidade da compra e o relacionamento, no ramo de pet shops.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e global. Podemos afirmar que há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio:
		
	
	crescimento social, inflação ou deflação e taxa de juros.
	 
	crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
	
	crescimento econômico, violência e taxa de juros.
	
	crescimento político, inflação ou deflação e taxa de juros.
	
	crescimento econômico, inflação ou deflação e questões ecológicas.
	Respondido em 07/05/2023 16:01:05
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Um importante componente do modelo de estratégia de Porter (1990) são as cinco forças competitivas. Em linhas gerais, trata-se de uma análise da atratividade do segmento onde a empresa pretende atuar. Qual das alternativas não é uma das cinco forças de Porter?
		
	
	Fornecedores
	
	Compradores
	
	Entrantes Potenciais
	
	Substitutos
	 
	Segmentação do Mercado.
	Respondido em 07/05/2023 16:46:46
	
	Explicação:
Todas as alternativas compõem as forças de Porter, exceto Segmentação de Mercado.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Não importa o ramo de atividade ou o tamanho da empresa, mas, desde que tenha um número razoável de colaboradores, ela precisa ser organizada. No sentido administrativo, organizar significa:
		
	
	Elaborar o plano estratégico da empresa.
	 
	Definir as responsabilidades de cada pessoa ou grupo de pessoas que trabalha para a empresa.
	
	Elaborar o plano tático da empresa.
	
	Elaborar e desenvolver um projeto.
	
	Arrumar as áreas de trabalho colocando cada objeto no seu devido lugar.
	Respondido em 07/05/2023 16:08:40
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Os mercados são compostos de compradores, e os compradores diferem de diversas maneiras. Considerando os diferentes significados de mercado, qual deles representa os consumidores ou clientes que efetivamente compram de você?
 
		
	
	População em geral
	
	Demanda agregada
	 
	Mercado alvo
	 
	Seu mercado
	
	Mercado potencial
	Respondido em 07/05/2023 16:13:53
	
	Explicação:
População em geral: a totalidade das organizações e das pessoas.
Mercado potencial: todas as pessoas e organizações que se interessam ou se interessariam por um determinado produto ou serviço.
Mercado alvo: as pessoas e organizações do mercado potencial que a empresa pretende conquistar.
Seu mercado: mercado conquistado - sua clientela. Os consumidores ou clientes que efetivamente compram de você.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A produção enxuta é o sistema que tem como princípio a maximização da eficiência por meio da eliminação de todos os tipos de desperdícios, que pode ser sintetizado em: Eficiência do processo = produtividade + qualidade de conformidade - redução de desperdícios. Em uma indústria, os seguintes processos são considerados desperdícios: I - Transformação. II - Execução de retrabalho. III - Movimentação de insumos desnecessários. IV - Operações de manufatura. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e IV.
	 
	II e III.
	
	III e IV.
	
	I e III.
	
	II e IV.
	Respondido em 07/05/2023 16:41:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em uma empresa familiar de pequeno porte, que emprega 15 colaboradores, a função recursos humanos:
		
	
	Em uma empresa de pequeno porte não é necessária a função de recursos humanos.
	
	Em uma empresa de pequeno porte, se não for familiar é preciso de um Departamento de Recursos Humanos.
	
	Em uma empresa de pequeno porte é necessária a função de recursos humanos com um órgão específico, como o departamento de pessoal.
	 
	Está presente, mesmo que não exista um departamento de pessoal.
	
	Em uma empresa de pequeno porte, se for familiar não é preciso a função de recursos humanos.Respondido em 07/05/2023 16:39:37
	
	Explicação:
Em empresas, sejam elas de pequeno, médio, ou grande porte, a FUNÇÃO de RH SEMPRE estará presente, mesmo que não haja um departamento específico, uma vez que a contratação tem que existir; tem-se que pagar os funcionários, recolher os imposto e tudo mais que se faça necessário para a manutenção dos seus colaboradores.
Opção correta: Está presente, mesmo que não exista um departamento de pessoal.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os demonstrativos financeiros são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. 
Neste sentido, assinale a alternativa que denomina o relatório abaixo descrito:
Indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de tudo o que saiu. É uma demonstração dinâmica, que evidencia a movimentação do dinheiro na empresa. 
		
	
	Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). 
	
	Patrimônio Líquido.
	
	Balanço Patrimonial. 
	
	Ativo Circulante.
	 
	Demonstração do fluxo de caixa (DFC).
	Respondido em 07/05/2023 16:37:16
	
	Explicação:
A sigla DFC significa Demonstração do Fluxo de Caixa e é um relatório de contabilidade que pretende mostrar as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados desse fluxo. Também conhecida como Demonstrativo do Fluxo de Caixa, a DFC ajuda a entender e analisar a capacidade de uma empresa de gerar caixa e equivalentes de caixa em um determinado período por meio dos seus pagamentos e recebimentos em dinheiro.
Sendo assim, a alternativa a ser assinalada é: Demonstração do fluxo de caixa (DFC). Uma vez que a definição apresentada é do relatório de Demonstração do fluxo de caixa (DFC).
 
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O documento formal contendo uma declaração de missão, a descrição dos bens ou serviços da empresa, uma análise de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégias da direção para alcançar os objetivos da empresa refere-se ao:
		
	
	Planejamento Estratégico.
	
	Fluxo Operacional.
	
	Planejamento Operacional.
	
	Planejamento Tático.
	 
	Plano de Negócios.

Continue navegando