Buscar

Atividade Contextualizada - Educação em Direitos Humanos

Prévia do material em texto

Propostas efetivas para a educação formal e a não formal no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
Aluna: Paula Lobo Cintra
De forma muito efetiva é possível verificar que o Plano Nacional para Educação em Direitos Humanos contém diversas propostas para a educação formal, sinalizando a necessidade de inserção da educação em direitos humanos nas diretrizes curriculares, criando uma forma de integrar os objetivos da educação em direitos humanos aos conteúdos, recursos, metodologias e formas de avaliação utilizadas pelos sistemas de ensino; O plano propõe também passar a incluir no currículo escolar temáticas sobre formas de discriminação e violação de direitos;  e a busca por meios de incentivar a organização estudantil e de tentar estabelecer experiências de interação da escola com a comunidade, além do foco para a promoção de ações com o objetivo de que a escola seja livre de preconceitos e violências; trazendo assim para a escola programas e projetos educativos na socioeducação e no sistema penitenciário.
O plano ressalta também a necessidade da compreensão de que o aprendizado não acontece somente nos ambientes formais e por esta razão não somente a educação formal é capaz de produzir a educação em direitos humanos. As relevantes ações práticas para a Educação não-formal são: desenvolver e investir em programas de formação e capacitação também para a sociedade civil; promover cursos e o intercâmbio entre agentes governamentais e a sociedade civil; e também agir de forma a incentivar que existam ações educativas para atender às populações vulneráveis.
Referências: 
Brasil. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. 76 p.

Continue navegando