Buscar

Fisioterapia saúde do idoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à fisioterapia aplicada à saúde da pessoa idosa
O envelhecimento é um processo que ocorre de forma natural para todos os seres vivos. Esse processo se dá de forma dinâmica, progressiva e fisiológica, com alterações morfológicas, funcionais e até mesmo bioquímicas e/ou psicológicas. 
Todos esses fatores levam a um declínio da reserva funcional dos órgãos. O conjunto dessas manifestações são os elementos que constituem o conceito de velhice, sendo esta a última fase do ciclo da vida. 
A história do envelhecimento menciona que algumas civilizações as pessoas mais velhas tinham bastante prestígio em virtude de sua experiência de vida. Em outros povos, os idosos eram considerados como uma sobrecarga e por vezes, eram abandonados.
Na atualidade existe uma maior atenção à longevidade já que a população está envelhecendo e esse é um fato comum. Por isso, existem mais estudos direcionados para a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa.
O perfil epidemiológico da população idosa demonstra uma redução de doenças infectocontagiosas e um aumento em doenças crônico-degenerativas. 
A fisioterapia na saúde do idoso age através de ações de ordem preventiva, reabilita, promove a saúde e atua nos cuidados paliativos. Visa-se também garantir os direitos da pessoa idosa, de acordo com as políticas sociais vigentes, a promoção da melhoria na independência, autonomia e capacidade funcional com a respectiva qualidade de vida.

Continue navegando