Buscar

Atividade Tipos de Liderança

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
ADMINISTRAÇÃO
ALINE BARBOSA DE LIMA RA 2717078
TIPOS DE LIDERANÇA
SÃO PAULO
2021
Liderança Autocrática: O indivíduo que segue esse tipo de liderança, tem o perfil de chefe, pois este acaba sendo o centro das atenções e decisões. Trata os colaboradores com rédeas curtas, sob pressão, com excessivas cobranças e não permite que os colaboradores sejam mais participativos, não leva em consideração suas opiniões e/ou que mostrem suas ideias. Esse perfil de liderança torna o gestor autoritário, causando desmotivação e medo nos colaboradores e consequentemente alta rotatividade no setor ou na empresa, pois os funcionários não se sentem bem com a forma na qual são liderados. Essa liderança só acaba sendo válida se algum funcionário está dando problema demais, atrapalhando o desempenho na empresa, mas mesmo assim, essa liderança deve ser de forma dosada.
Liderança Democrática: O líder democrático visa o bem de todo o grupo e para isso inclui os liderados nas decisões, solicita suas opiniões e dá espaço para que os colaboradores proponham novas ideias, proporcionando assim a conquista das metas e alcançando os resultados planejados. Como o líder e equipe estão sempre em integração, os funcionários recebem mais reconhecimento, conseguem melhor qualidade no trabalho, o clima fica bem mais motivador e lhes são oferecidos oportunidades de crescimento. Tudo isso gera maior satisfação no trabalho, motivação, confiança e diminui a rotatividade. Mas é preciso ter cuidado para não ser democrático demais, pois os funcionários podem acabar querendo coisas que não estão ao alcance do líder ou da empresa e esse líder pode acabar perdendo o comando.
Liderança Liberal: Nessa liderança, a presença do líder é bem pequena, pois os liderados que tomam as próprias decisões e escolhem os melhores caminhos para fazer suas tarefas e para resolver os problemas oriundos do trabalho, pois acredita-se que estes colaboradores são maduros e qualificados para exercerem suas funções sem a supervisão direta de um líder. Mas com esse tipo de trabalho, corre-se o risco de que algum funcionário não seja maduro ou preparado o suficiente e acabe relaxando no trabalho ou ficando à vontade demais e consequentemente prejudicando o desempenho, não alcançando os resultados e os prazos não sejam cumpridos. E por falta de feedback de um superior, o funcionário pode ficar meio desmotivado.
Liderança Situacional: É uma liderança adaptativa, pois é exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais e também de como está a situação na organização. O gestor consegue se adequar a essas necessidades e pode agir com mais assertividade, rapidez e escolher a estratégia mais adequada para o momento. O gestor precisa desenvolver várias formas de liderança e ter a capacidade de avaliar os cenários e o comportamentos dos funcionários para atribuir-lhes as tarefas mais corretas e coerentes e assim conseguir o bom resultado esperado.
Liderança Coach: Esse gestor, com seus conhecimentos de Coaching, tem o objetivo de identificar, treinar e desenvolver sua equipe, ajudando os liderados a identificarem e aprimorarem suas técnicas e habilidades. O foco desse líder está inteiramente direcionado ao desenvolvimento dos colaboradores, por isso o gestor está sempre estimulando, dando feedback e orientando para a equipe conseguir se aprimorar e seguir no rumo certo. O ambiente de trabalho fica mais produtivo e os resultados obtidos são mais que os esperados.

Continue navegando