Buscar

APOL - MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Analise o caso a seguir, o qual apresenta o relato de duas empresas - a empresa Philos e a empresa Coimbra.
A Philos é uma editora de livro científicos, atua em todo o Brasil, tem cerca de 520 funcionários efetivos. Esta empresa tem como estratégia considerar que o trabalho dos colaboradores deve ser fonte motivadora, por isso, em suas políticas de gestão de pessoas, preocupam-se em despertar as variedades de habilidades das pessoas, proporcionam que estas se identifiquem com suas tarefas, dando-lhes autonomia e feedbacks constantes.
A Coimbra é uma empresa que atua no ramo reciclagem de lixos, com sede no sul Brasil, vem se despontando por sua moderna tecnologia. Hoje conta 650 funcionários. A Coimbra, ao estabelecer suas estratégias de gestão de pessoas, considera que o funcionário se sente motivado a despertar um alto grau de esforço quando acredita que isso vai resultar em boa avaliação de desempenho, por isso entende que há relação entre o esforço e o desempenho, entre  o desempenho e a recompensa e entre a recompensa e as metas pessoais.
Você, como um profissional de RH, após analisar as estratégias de gestão de pessoas destas duas empresas, identifica em quais das teorias motivacionais estas procuram atuam.
Após a sua análise, assinale a alternativa correta.
Nota: 33.3
	
	A
	A Philos considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho. A Coimbra considera a abordagem da teoria da expectativa.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A  Philos ao se preocupar em despertar as variedades de habilidades das pessoas, ao proporcionar que estas se identifiquem com suas tarefas, dando-lhes autonomia e feedbacks constantes está considerando teoria do planejamento do trabalho (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 77).
Já a Coimbra considera a abordagem da teoria da expectativa, pois entende que há relação entre o esforço e o desempenho, entre  o desempenho e a recompensa e entre a recompensa e as metas pessoais (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 81).
As demais alternativas, portanto, não estão corretas, pois não se tratam das teorias do reforço e da fixação de objetivos, como apontam as alternativas "b" e "c". Além de que, não se tratam das teorias da avaliação cognitiva e nem da equidade, como apontam as alternativas "d" e "e"
A resposta está no capítulo 2 do Livro-base: WALTER, Carolina; VIAPIANA, Larissa; BARBOZA, Mariana M. Motivação e satisfação no trabalho: em busca do bem-estar de indivíduos e organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 72 - 81).
	
	B
	A Philos considera a abordagem da teoria do reforço. A Coimbra considera a abordagem da teoria da fixação de objetivos.
	
	C
	A Philos considera a abordagem da teoria da fixação de objetivos. A Coimbra considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho.
	
	D
	A Philos considera a abordagem da teoria da avaliação cognitiva. A Coimbra considera a abordagem da teoria da equidade.
	
	E
	A Philos considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho . A Coimbra considera a abordagem da teoria da avaliação cognitiva.
Questão 2/3 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Conforme demonstra a figura, existem fatores que influenciam e/ou interferem a relação entre a motivação e o desempenho.
Fonte da imagem: Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 33.
Considerando o acima exposto, analise as afirmativas a seguir e identifique quais apontam, de forma correta, os fatores mediadores entre a motivação e o desempenho.
I - A motivação intrínseca e a motivação extrínseca.
II - O significado do trabalho para quem o realiza.
III - O sistema de recompensa e punição vigente na organização.
IV - A necessidade de autorrealização dos colaboradores.
V - A convergência entre os valores pessoais e os valores organizacionais.
VI - O ambiente psicossocial, através do estilo gerencial e da participação na tomada de decisão.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 33.3
	
	A
	As afirmativas I, IV e VI estão corretas.
	
	B
	As afirmativas II, III, V e VI estão corretas.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Os fatores que influenciam e/ou interferem na relação entre a motivação e o desempenho são: o significado do trabalho para quem o realiza, o sistema de recompensa e punição vigente na organização, a convergência entre os valores pessoais e os valores organizacionais e o ambiente psicossocial, através do estilo gerencial e da participação na tomada de decisão (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 36).
A afirmativa I está incorreta, motivação intrínseca e a motivação extrínseca não se referem aos fatores mediadores entre a motivação e o desempenho (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 27)
A afirmativa IV -  necessidade de autorrealização dos colaboradores - se refere a um dos componentes da hierarquia de necessidades de Maslow (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 57).
(A resposta está no capítulo 1 do Livro-base: WALTER, Carolina; VIAPIANA, Larissa; BARBOZA, Mariana M. Motivação e satisfação no trabalho: em busca do bem-estar de indivíduos e organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 33, 27 e 57).
	
	C
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	D
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	
	E
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Questão 3/3 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre as teorias motivacionais:
Conforme apontam Walger, Viapiana e Barbosa (2014, p. 52), "A partir da década de 1950, os conceitos relacionados à motivação do trabalhador começam a despertar". Nesse período foram formuladas três teorias, as chamadas teorias motivacionais tradicionais.
 
Tendo em vista o texto acima, identifique entre as afirmativas a seguir quais se referem as teorias motivacionais tradicionais:
I - Teoria da hierarquia das necessidades, proposta por Maslow, a qual classifica as necessidades em primárias, sendo estas as fisiológicas e as de segurança, e em secundárias, sendo estas as sociais, as de estima e as necessidades autorrealização.
II - Teoria das necessidades de McClelland, enfoca as necessidades em três grandes grupos: necessidades de realização, de poder e de associação/afiliação.
III - Teoria X e teoria Y, proposta por McGregor. A teoria X enfatiza o controle, entende que o homem não é motivado e que não pode se desenvolver. A teoria Y enfatiza a pessoa, entende que homem é motivado e quer se desenvolver.
IV - Teoria ERG, proposta por Alderfer. Este autor faz uma revisão da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Para Alderfer existem três níveis de necessidades, estes são: a de existência, relacionamento e crescimento.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 33.3
	
	A
	Apenas as afirmativas I, III e IV.
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV.
	
	C
	Apenas a afirmativa II.
	
	D
	Apenas a afirmativa III.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e III.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
As teorias motivacionais tradicionais são:
Teoria da hierarquia das necessidades, proposta por Maslow, a qual classifica as necessidades em primárias, sendo estas as fisiológicas e as de segurança, e em secundárias, sendo estas as sociais, as de estima e as necessidades autorrealização (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 57).
Teoria X e teoria Y, proposta por McGregor. A teoria X enfatiza o controle, entende que o homem não é motivado e que não pode se desenvolver. A teoria Y enfatiza a pessoa, entende que homem é motivado e quer se desenvolver (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 60).
Há uma terceira que não constas nas afirmativas, que é a teoria dos dois fatores de Herzberg (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 63).
As afirmativas II e IV estão incorretas, pois se tratam das teorias contemporâneas sobre motivação, a saber: teoria das necessidades de McClelland e a teoria ERG de Alderfer (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 69 - 70).
(A resposta está no capítulo 2 do Livro-base: WALTER, Carolina; VIAPIANA, Larissa; BARBOZA, Mariana M. Motivação e satisfação no trabalho: em busca do bem-estar de indivíduos e organizações.Curitiba: Intersaberes,

Continue navegando