Buscar

PROINTER PARCIAL IV_Versão Final

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Alvorada/RS
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
Deyze Ribeiro Leal – RA: 5501792406
Frank Meyer – RA: 8798018325 
Guilherme Rodrigues Pereira – RA: 5369736215
Tatiane Chibiaque Roedes – RA: 5318526423
Thaís de Oliveira Medeiros – RA: 5376758188
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais – PROINTER IV
RELATÓRIO PARCIAL
Alvorada
2018 
Deyze Ribeiro Leal – RA: 5501792406
Frank Meyer – RA: 8798018325 
Guilherme Rodrigues Pereira – RA: 5369736215
Tatiane Chibiaque Roedes – RA: 5318526423
Thaís de Oliveira Medeiros – RA: 5376758188
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais – PROINTER IV
RELATÓRIO PARCIAL
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais IV
Tutor EAD: Rodrigo Shimasaki
Tutor Presencial: Gabriela Raupp
Alvorada
2018
 
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	EMPRESA DI STILLUS	5
2.1. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS	5
2.2. CADEIA DE SUPRIMENTOS	7
2.3. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL DA EMPRESA DI STILLUS	7
2.4. DESCRIÇÃO DO SISTEMA DA EMPRESA DI STILLUS	8
2.5. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAL DA EMPRESA DI STILLUS	8
3.	ENTREVISTA	8
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
5.	REFERÊNCIAS	11
	
1. INTRODUÇÃO
Este respectivo trabalho refere-se à loja Di Stillus, a loja está localizada no estado do Rio Grande do Sul na cidade de Alvorada, Esse trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância do uso do Sistema de Informação e o quanto um sistema bem alinhado as necessidades da empresa pode ser um diferencial para que empresa se destaquem no mercado. Obtivemos acesso a ferramenta de trabalho usada para o gerenciamento da loja, e através do mesmo se desenvolveu o respectivo projeto, analisando assim todos os valores ganhos e gastos pela empresa, averiguamos a melhor forma de utilizarmos tal ferramenta para que a mesma transforme dados em informações consistentes para atender a diversas áreas da organização. A loja de vestuários Di Stillus respeita o seu cliente acima de tudo e traz um ambiente familiar que proporciona uma visão de qualidade e bem estar ao mesmo. O Trabalho em si, mostra a importância de se ter um Sistema de Informação Gerencial, trazendo nele todas as informações diárias necessárias para se tomar decisões mais assertivas em diversas situações.
1. EMPRESA DI STILLUS
· Razão Social: Rs. Diogo Santos da silva;
· Localidade: End. Rua Hermínio Machado 446. Jardim Algarve- Alvorada;
· CNPJ: 11271975000170;
· Ramo de Atividade: Vestuário e acessório;
· Principais Produtos e/ou Serviços oferecidos: Produtos moda em geral (tendências da estação);
· Número de Colaboradores: Um;
· Missão, Visão e Valores da empresa: Em elaboração pela empresa;
· Breve Histórico: Empresa fundada no ano de 2008, tem como fundador Diogo Santos, que trabalhou alguns anos como camelô, depois em uma eletrônica de vídeo games. Durante este período, para complementar a renda, Diogo começou a vender roupas, e com estas vendas viu então a oportunidade de abrir uma loja de roupas jovens. Hoje com 10 anos de mercado;
· Conquistas: Fidelidade dos clientes, e com isso a estabilidade financeira do negócio, adquirindo na vida pessoal, casa própria, carros , viagens e na vida profissional diversos cursos e graduação em prol do crescimento da empresa.
	
2.1. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo. 
Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:
Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes. Exemplos típicos desses relatórios são os relatórios de vendas diários e semanais ou demonstrativos financeiros mensais.
Relatório de exceção: São casos excepcionais de relatórios onde o gerente pode obter informações específicas. Como exemplo, um gerente de crédito pode receber um relatório que contém informações apenas sobre clientes que excedem os limites de crédito.
Informes e respostas por solicitação: Este tipo de relatório mostra as informações sempre que o gerente requisitar. Possibilitam através de suas estações de trabalho respostas imediatas ou que encontrem e obtenham respostas imediatas.
Relatórios em pilhas: As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.
Todas as funções de gestão, planejamento, organização, direção e controle são necessários para o bom desempenho organizacional. Os sistemas de informação gerenciais são fundamentais para suportar essas funções, especialmente a de planejamento e controle.
Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.
2.2. CADEIA DE SUPRIMENTOS
A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais. 
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
2.3. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL DA EMPRESA DI STILLUS
A loja Di Stillus, utiliza um sistema de gestão integrado. Este sistema emite cupons já com as novas notas NFce, importa xml das notas dos fornecedores, utiliza código de barras, gera etiquetas com código de barras, controla a inadimplência informando quais clientes lhe devem e quanto. Controla o giro do estoque, ajudando assim a comprar melhor. Disponibiliza também relatórios, unificando a visão geral facilitando a análise do seu negócio.
Com esse sistema, consegue gerir a empresa de modo que gere lucros, mantendo estoque cheio e com saída rápida de produtos, também conhecendo o perfil de seus clientes através do mesmo sistema que também cadastra seus clientese disponibiliza relatórios do estilo que cada cliente costuma comprar e com qual frequência.
2.4. DESCRIÇÃO DO SISTEMA DA EMPRESA DI STILLUS
Todos os clientes e fornecedores são cadastrados, assim o controle de entrada e saída se torna mais eficaz. Como a empresa é pequena, possui apenas um funcionário, o processo é bem simples. Este mesmo funcionário cadastra o fornecedor, o cliente, vende e emite a nota fiscal. 
O controle de estoque também é feito pelo sistema. Toda mercadoria que entra é cadastrada, recebe um código. Ao efetuar a venda, o sistema da saída da mercadoria. 
2.5. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAL DA EMPRESA DI STILLUS
O Sistema é de suma importância para a empresa, pois através do mesmo são realizados os cadastros de clientes e de fornecedores, informações sobre vendas e controle de estoque.
1. ENTREVISTA
1) A empresa possui algum Sistema de Informação Gerencial? Sim, sistema Lucrativo
2) Como funciona este sistema? É um sistema de gestão, onde controla Cadastros, produtos, clientes, vendas...
3) Qual a importância do Sistema, para a gestão dos recursos produtivos? Ter uma base de dados completa para informações essenciais.
4) Quem são os responsáveis pelas análises dos relatórios emitidos pelo
sistema? Eu diretamente.
Claro por ter varias informações estou me adaptando com algumas.
5) Existem treinamentos para gerenciamento e manutenção do sistema? Esta havendo uma readaptação já que o mesmo n era utilizado de forma complementar e benéfica
6) Quantos colaboradores são responsáveis pelas informações gerenciais
sobre o processo produtivo? Somente o gestor
7) Como funciona seu gerenciamento logístico? Através do sistema, e por ser uma loja pequena, no olho também!
8) Quais os principais custos do sistema? Manutenção mensal 150 reais
9) Quais as maiores dificuldades? Detalhes de ajustes.
Por ser um sistema n segmentado apresenta algumas falhas que demandam tempo e atenção.
10) Quais os maiores benefícios de um gerenciamento eficaz? Informação é a base para QUALQUER AÇÃO. 
Quanto mais souber melhor saberá agir.
1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Finalizamos este estudo com a certeza de que a tomada de decisão embasada em informações consistentes é fundamental para a saúde organizacional e financeira de qualquer empresa. 
A interação de informações consistentes disponível em sistema facilita a tomada de decisões em qualquer área da empresa, visando ajudar a aumentar a lucratividade. A interação das áreas facilita a visão futura de tudo que relaciona produtos/clientes. Temos o exemplo da empresa Di Stillus que está a 10 anos no mercado, se mantendo firme diante da crise que o país atravessa. Este é um grande exemplo de que um bom sistema de gestão, mantém uma empresa de pé e dando lucros. O planejamento, estratégia e previsão de gastos não só ajuda na organização, mas também mostra possíveis lucros futuros através de estratégias extraídas do sistema de gestão.
1. REFERÊNCIAS 
Sistema de Informação Gerencial
http://robson.fjaunet.com.br/fatec/sis_informacao/aulas/pdf/aula_08_si.pdf
Acesso em: 14 de Outubro de 2018.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/
Acesso em: 14 de Outubro de 2018.
http://www.professores.aedb.br/miguel/SistemasEmpresariaisTexto.pdf
Acesso em: 14 de Outubro de 2018.
http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Sig.pdf
Acesso em: 14 de Outubro de 2018.
http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1828 
Acesso em: 14 de Outubro de 2018.
			11

Continue navegando