Buscar

PLANO DE CURSO DIVERSIFICADAS VMR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PIEMONTE DO PARAGUAÇU–NTE14
COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – 1176429
PLANO DE CURSO DA PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO – ANO LETIVO 2022
	TÍTULO: VOCÊ O MUNDO E SUAS RELAÇÕES
	UNIDADE ESCOLAR: CMLEM
	PROFESSOR/ES RESPONSÁVEL/EIS: DAIANE RIBEIRO E SILVA MOREIRA
	ÁREA (S) DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
	COMPONENTES CURRICULARES: VOCÊ O MUNDO E SUAS RELAÇÕES
	CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 HORAS
	CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 AULAS
	ETAPA DE ENSINO: I UNIDADE
	SÉRIE: 2º ANO
	EMENTA
	História dos números, operações, grandezas e medidas a partir de construções, representações, relações e suas aplicabilidades. Geometria Plana e suas relações em especial na medição de terra, na ocupação dos espaços geográficos. Escola Pitagórica. Poliedros de Platão. Matemática na música; Matemática e as Grandes Navegações. Matemática e arquitetura: na antiguidade Clássica, no Renascimento e no período Moderno, dos povos pré-colombianos e na Cultura Africana; Geometria Espacial e Trigonometria nas medidas de distâncias, navegação pelas estrelas ângulos relacionados com a astronomia e relações entre triângulo
	RESUMO/APRESENTAÇÃO
	
	OBJETIVO GERAL
	Oferecer um ensino de Matemática que proporcione a todos a oportunidade de aprender; O aprimoramento do educando enquanto ser humano, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Dar grande importância ao esforço realizado pelos alunos na realização de atividades individuais ou em grupo, mesmo que não esteja a contento e, orientá-los para que possam melhorar sempre. Objetivamos também que os discentes saibam utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, desenvolvendo a capacidade de analisar, relacionar, comparar, conceituar, representar, abstrair e generalizar.
	OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	· Tornar o aluno capaz de construir ângulos com auxílio de instrumentos de medidas (régua, transferidor e compasso). 
· Analisar figuras congruentes no plano cartesiano para determinar as transformações isométricas que podem ser aplicadas para levar uma figura a outra.
· Construir figuras no plano cartesiano a partir de composições de transformações isométricas.
· Reconhecer e nomear os tipos de simetria.
· Formular problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas conhecidas, como quadriláteros, triângulos e círculos.
	ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR
	( X ) Oficina ( ) Projeto 
( ) Clube ( ) Núcleo/Observatório de Estudo 
	TEMAS TRANSVERSAIS/ INTEGRADORES
	O ensino da matemática tem sido alvo de muitos estudos ao longo do tempo, visto que muitos alunos apresentam fragilidade no aprendizado de alguns conteúdos de matemáticos, diante da necessidade de se buscar novas estratégias de ensino de Matemática, frente ao baixo rendimento de nossos alunos e a fim de minimizar os já reiterados problemas do ensino, o presente trabalho, ao reconhecer a importância da Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino que deve ser incorporada à prática pedagógica do professor, tem como objetivo propor materiais concreto que contribua no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e a participação ativa do aluno na reflexão da preservação do meio ambiente.
	
	OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS – ODS
	O trabalho com materiais recicláveis permite repensar a forma de trabalhar com os conteúdos matemáticos, partindo de objetos conhecidos e presentes no cotidiano dos alunos. O uso de materiais recicláveis em jogos matemáticos aproxima o aluno de aprendizado significativo, pois favorece a reflexão e análise de situações concretas ou mesmo relacionadas com o mundo real. Além disso, atividades trabalhadas em sala de aula que são vinculadas a questões atuais e que fazem parte do cotidiano do educando, ou sejam, que trazem uma contextualização, auxiliam na aprendizagem pois partem de informações já conhecidas por ele.
Assim, nos dias atuais, os jogos matemáticos vêm se apresentando como um recurso utilizado para a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem.
	EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
	( ) INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ( X ) PROCESSOS CRIATIVOS
( ) MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCICULTURAL ( ) EMPREENDEDORISMO
	HABILIDADES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS ÀS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC
	EMIFCG01
EMIFCG03
	HABILIDADES ESPECÍFICAS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS ASSOCIADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES
	EMIFMAT04
EMIFMAT05
EMIFMAT06
	OBJETOS DE CONHECIMENTO POR UNIDADE LETIVA – III UNIDADE
	Números e medidas, sequências e padrões, média harmônica, progressões, Sequência de Fibonacci e fractais. Triângulos, semelhanças, Teorema de Tales, Razão, proporção, frações, Escala pitagórica, regra do retângulo dourado. Perspectiva presentes nas pinturas dos quadros de pintores renomados. Geometria Plana e Espacial, relação de área, perímetro e volume, vistas, simetrias, perspectivas. Trigonometria: medidas de distâncias, ângulos e relações entre triângulos.
	METODOLOGIA
	A utilização de livros paradidáticos, uma vez que possuem a peculiaridade de integrar-se com outras áreas do conhecimento e de não se restringir a um conteúdo matemático específico; • Ler jornais, revistas e folhetos de propaganda para extrair o máximo de informações através do conhecimento de Matemática; • Promover aulas com a utilização de vídeos, motivando um assunto ou complementado, sendo um excelente recurso para facilitar o debate após cada apresentação; • O uso do computador também ´e fundamental, principalmente com programas específicos para aprofundamento da aprendizagem Matemática; • A internet, para enriquecer as aulas de Matemática; • Jogos, divertimento e quebra-cabeças, visto que por meio desses recursos, os alunos aprendem Matemática de uma maneira mais descontraída. •. As aulas também terão exposição da teoria com resolução de exercícios que crescerão em nível de dificuldade. A cada aula serão propostos exercícios para serem resolvidos após a aula. Ao final da exposição de cada capítulo serão feitos em sala de aula exercícios complementares para sanar quaisquer dúvidas que ainda restarem.
	PRODUTO (S)
	Jogos, planilhas, atividades xerografadas, vídeos e cards.
	PROCESSO AVALIATIVO
	CRITÉRIOS
	INSTRUMENTOS
	Os alunos serão avaliados seguindo alguns princípios básicos: De forma contínua, constante e planejada; funcional, verificando se os objetivos previstos estão sendo atingidos; Orientadora, permitindo ao aluno conhecer erros e corrigi-los o quanto antes; integral, considerando o aluno como um todo, ou seja, analisando os aspectos cognitivos e comportamentais como também sua habilidade psicomotora. Será levado em consideração o desenvolvimento de modo geral do aluno durante todo o processo de construção do conhecimento. Para isto serão utilizados diferentes instrumentos de avaliação, tais como: trabalhos em grupo, pesquisas, participação nas discussões e relatórios escritos pelos alunos.
	RECURSOS
	Laptop, aplicativos de programas matemáticos, equipamentos audiovisuais (caixa de som, projetor, lousa interativa, filmadora), impressora, kits de desenho geométricos, papel de oficio, papel quadriculado, cartolina, folha sulfite a4 colorido, palito de churrasco, canudo de pirulito, garrote (borracha de soro), tesoura, nylon, balança, fita métrica, copos de medidas
	FONTES DE INFORMAÇÃO
	BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.COSTA, J. F. da. Projeto Político Pedagógico. Nova Cantu-Pr, 2011. Projeto Araribá: Matemática / organizadora Editora Moderna; obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Mara Regina Garcia Gay. - 4. ed. - São Paulo: Moderna, 2014; Obra em 4 volumes para alunos do 6° ao 9° ano. IEZZI, GELSON. Matemática e realidade: 8º ano / Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado – 6ª ed. – São Paulo : Atual, 2009. Base Nacional Comum Curricular, 2022. Site da OBMEP: obmep.org.br

Continue navegando