Buscar

ATIVIDADE 03 GESTAO PESSOAS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 03 - GESTÃO DE PESSOAS
Nesta unidade, aprendemos os conceitos de gestão por competências e a importância desse tipo de gestão nas organizações.
O conceito de competência, que se conceitua pelo acrônimo CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), traz uma perspectiva importante para a gestão das pessoas nas organizações, ao incentivar as empresas a mapear os potenciais de colaboradores, para otimizar seus recursos humanos e potencializar seus resultados.
Baseado nesse conceito, desenvolva um texto descrevendo as práticas da gestão por competências, como essas práticas impactam na organização como um todo e como podem ser implantadas em uma empresa.
RESPOSTA:
A gestão por competência é uma abordagem de gerenciamento que se concentra nas habilidades e conhecimentos dos funcionários para melhorar o desempenho da organização. A prática da gestão por competência pode impactar positivamente a organização de diversas maneiras, tais como:
Identificação das habilidades e competências necessárias para o sucesso da empresa: A gestão por competência permite que a empresa identifique as habilidades e competências necessárias para atingir seus objetivos de negócios. Com essa informação, a organização pode desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento para melhorar a capacidade dos funcionários de cumprir essas exigências.
Aumento da produtividade: A gestão por competência ajuda a aumentar a produtividade, pois os funcionários têm as habilidades e competências necessárias para realizar suas tarefas com eficiência. Isso pode resultar em um aumento na produção, redução de erros e melhorias na qualidade do trabalho.
Melhoria do clima organizacional: A gestão por competência pode melhorar o clima organizacional, pois os funcionários se sentem valorizados e apoiados em seus esforços para desenvolver suas habilidades e competências. Além disso, a empresa pode promover um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, que incentiva o aprendizado e o crescimento.
Para implementar a gestão por competência em uma empresa, é importante seguir as seguintes etapas:
Identificar as competências necessárias: A empresa deve identificar as competências necessárias para atingir seus objetivos de negócios e descrever claramente o que é esperado dos funcionários em termos de habilidades, conhecimentos e comportamentos.
Avaliar as competências dos funcionários: A empresa deve avaliar as competências atuais dos funcionários para identificar lacunas de habilidades e desenvolver um plano de ação para preenchê-las.
Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento: A empresa deve desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento para ajudar os funcionários a desenvolver as competências necessárias para seu sucesso.
Avaliar e monitorar o progresso: A empresa deve avaliar regularmente o progresso dos funcionários e garantir que os programas de treinamento e desenvolvimento estejam produzindo resultados.
Integrar a gestão por competência à estratégia de negócios: A empresa deve integrar a gestão por competência à sua estratégia de negócios, garantindo que as competências dos funcionários estejam alinhadas com seus objetivos de negócios.
Ao implementar a gestão por competência, a empresa pode melhorar o desempenho dos funcionários, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional.

Continue navegando