Buscar

ATIVIDADE A4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Salvador Dalí nasceu em 1904, em Figueres, na Espanha. Juntou-se ao grupo dos Surrealistas em 1929, período em que o movimento estava sacudido por conflitos pessoais e políticos, que posteriormente fariam com que Joan Miró se afastasse do grupo. Uma das principais obras de Dalí, no Surrealismo, foi o quadro A persistência da memória, no qual diversos relógios parecem “derreter” em um cenário extremamente árido. Observe a figura a seguir:
image0015d4338e35d4338e3_20211112170542.gif[1] 
Fonte: Elton Luz / Wikiart.[2] 
 
Com base no enunciado e na figura apresentados e considerando a obra de Dalí, assinale a alternativa correta.
Resposta: As obras de Dalí são marcadas pela presença de elementos simbólicos.
2) Leia o excerto a seguir:
“A arte moderna foi acompanhada de uma diversificação crescente na escolha dos materiais pelos artistas. Os artistas continuaram a utilizar os materiais tradicionais, entretanto, em seguida, utilizam materiais considerados pobres, como na Arte Povera; a interferência na natureza como na Land Art; o uso de objetos industriais no Novo Realismo; a utilização do corpo na Body Art, chegando à desmaterialização do objeto na Arte conceitual”.
 
PIERI, M. A. B. Conservação-restauração: possibilidades e limites na arte contemporânea. 2012. 103 f. Monografia (Especialização em História da Arte)-Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2012. p. 24.
 
Considerando o excerto sobre os materiais empregados na Arte Contemporânea, assinale a alternativa correta.
Resposta: Na Arte Contemporânea, materiais inusitados, como alimentos, são usados nas obras de arte.
3) Em 2017, a exposição Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira, realizada no Santander Cultural, foi cancelada após uma série de críticas que julgaram o conteúdo como imoral e ofensivo. Gaudêncio Fidelis, o curador da exposição, afirmou que, na época, chegou a receber ameaças de morte, precisando, inclusive, contratar seguranças pessoais.
SIMÕES, M. “Eu recebi mais de cem ameaças de morte”, diz curador da exposição Queermuseu. Pública, 28 ago. 2018. Disponível em: https://apublica.org/2018/08/eu-recebi-mais-de-cem-ameacas-de-morte-diz-curador-da-exposicao-queermuseu/
 
Considerando o exposto e a produção na Arte Contemporânea, assinale a alternativa correta.
Resposta: A Arte Contemporânea apresenta novos paradigmas e não deve ser interpretada como uma obra clássica ou moderna.
4) Leia o excerto a seguir:
“Os artistas da land art tiveram ligação estreita com as ideias que nortearam o movimento minimalista americano. Segundo R. Krauss essas ideias eram fundamentadas a partir da declaração de uma ‘externalidade pura’ no significado em oposição à qualquer possibilidade transcendente da obra de arte [...].”
 
CURI, I. T. Arte pública contemporânea no Brasil e o problema de lugar. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. p. 10.
 
Considerando o excerto sobre a Arte Pública, assinale a alternativa correta.
Resposta: No land art, os artistas propõem intervenções sobre o espaço físico.
5) Nos Estados Unidos, a arte pop avançou por etapas lentas em meio ao Expressionismo Abstrato, que era predominante. A cena artística de Nova York só sentiu o pleno impacto do Pop Art por volta de 1961. Apesar dessa hesitação inicial, o estilo ganhou raízes mais sólidas nos Estados Unidos do que em qualquer outro país. A arte pop
era o instrumento ideal para enfrentar o ambiente norte-americano. Assinale a alternativa que relacione, corretamente, as características do Pop Art.
Resposta: Retorno da arte figurativa e emprego de signos da publicidade.
6) O Modernismo no Brasil teve início em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, um evento que contou com exposições e espetáculos. Dentre os principais artistas desse período, destacam-se Anita Malfatti (1889-1964), Cândido Portinari (1903-1962) e Tarsila do Amaral (1886-1973). O Modernismo no Brasil apresenta semelhanças e diferenças com relação à arte produzida naquele mesmo período, na Europa. Assinale a alternativa que indique as particularidades da Arte Moderna no Brasil.
Resposta: 
7) Uma das técnicas empregadas nas obras de arte surrealistas era o frottage, que deriva do verbo frotter. Em francês, esse termo significa friccionar. A técnica consiste, basicamente, em friccionar o lápis sobre uma superfície texturizada, copiando o relevo da face.
 
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.
 
I. A técnica de frottage está alinhada ao programa surrealista.
Pois
II. O artista pode pensar e estruturar sua composição de modo prévio.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
8) O Pop Art surgiu nos Estados Unidos e na Inglaterra, em 1955, e se converteu em estilo em 1960. O termo “Pop Art” foi empregado pela primeira vez em 1954, pelo crítico britânico Lawrence Alloway (1926-1990), como rótulo para a “arte popular” que estava sendo criada pela cultura de massa.
 
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.
 
I. O Pop Art se contrapõe à Arte Moderna.
Pois
II. Aproxima a arte da vida e do cotidiano das pessoas.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
9) O cenário da Arte Contemporânea, no Brasil, é bastante plural. Uma das primeiras artistas dentro desse cenário foi Lygia Clark (1920-1988). Suas primeiras obras, da década de 1940, eram pinturas sobre tela. No entanto, foi por meio das obras tridimensionais que Lygia alcançou notoriedade.
 
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.
 
I. As esculturas de Lygia Clark apresentavam articulações e podiam ser movimentadas.
Pois
II. A artista queria promover a interação entre arte e público.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
10) O Expressionismo Abstrato foi um movimento que surgiu nos Estados Unidos e teve o auge após a Segunda Guerra Mundial (1938-1945). O termo foi empregado, pela primeira vez, em 1952. Para os norte-americanos da época, os principais desenvolvimentos da arte europeia do século 20 foram o Cubismo e o Surrealismo. Um dos principais artistas desse período foi Jackson Pollock (1912-1956).
 
STANGOS, N. Conceitos de Arte Moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.
 
Com base no exposto e considerando o Expressionismo Abstrato, assinale a alternativa correta.
Resposta: Nesse estilo, a arte é criada de forma espontânea, como uma expressão individual do artista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais